Hoya é uma das espécies de plantas mais exóticas, com inflorescências esféricas bonitas e exuberantes. Mas, para que a hera de cera decore regularmente o interior com sua floração, a planta precisa criar condições adequadas. Este artigo lista as regras básicas para o cultivo de hoya em um ambiente doméstico e os recursos de sua floração, bem como as razões pelas quais a hera de cera não floresce por um longo tempo e as maneiras de eliminá-las.
Você sabe O forte aroma das flores perfumadas de hoya pode provocar alergia em uma pessoa ou causar um ataque de enxaqueca.
Requisitos básicos para o cultivo de hoya
Não é difícil cultivar hoya em casa, mas ao mesmo tempo você precisa criar um microclima interno adequado para a planta e realizar cuidados florais adequados.
Uma lista de regras básicas para o cultivo de hera de cera é apresentada abaixo:
- o vaso com a planta deve ser colocado em um local bem iluminado, mas evite a exposição prolongada ao hoya sob luz solar direta no verão;
- a temperatura ideal do ar na estação quente é de +20 ... + 25 ° C, e no inverno cerca de + 15 ° C;
- A rega da planta na primavera e no verão deve ser abundante, pois a camada superior do solo seca, mas o alagamento do solo não deve ser permitido. No inverno, a rega é reduzida;
- a sala com o hoya deve ser ventilada regularmente, proporcionando à flor acesso a ar fresco, mas os rascunhos devem ser evitados;
- a flor pode ser cultivada em uma sala com umidade do ar moderada, mas com calor extremo, recomenda-se borrifar as folhas da hoya com água ou colocá-la brevemente em um banho quente;
- na primavera e no verão, a hera de cera precisa ser alimentada com fertilizantes orgânicos e complexos;
- após o final do período de floração, os rebentos da planta podem ser cortados um pouco para que a flor mantenha uma aparência atraente;
- a cada 4-5 anos, a hera de cera deve ser transplantada para um substrato fresco, solto e nutritivo;
- na estação fria, a planta precisa proporcionar um período de descanso para que o hoya possa recuperar a força.
Você sabe Uma das variedades de hera de cera com as maiores flores é o Imperial Khoya - o diâmetro de cada flor pode ser de cerca de 8 cm.
Características do período de floração
Normalmente, o hoya floresce na primavera e no verão e, no outono, diminui a velocidade e entra em estado de hibernação. Mas em condições favoráveis, a planta pode florescer repetidamente no outono.
As principais características da hera de cera são:
- As inflorescências têm a forma de um guarda-chuva esférico e contêm cerca de 20 flores. A cor das inflorescências depende da variedade de plantas e pode ser branca, rosa ou amarela.
- As flores de hera de cera são bissexuais e se assemelham a um asterisco de 5 pétalas, localizado em um pedúnculo avermelhado alongado.
- No centro de cada flor há uma coroa de cinco pontas, que se eleva ligeiramente acima das pétalas. Sua cor depende da variedade de hoya.
- Os tamanhos das flores dependem das variedades de hera de cera e geralmente não excedem 2 cm de diâmetro. Cada flor mantém uma inflorescência por cerca de 2-3 semanas e depois cai.
- As flores Hoya exalam um odor forte. Gotas de néctar espesso e translúcido, que atrai insetos, se formam em sua coroa.
Importante! Adubar fertilizantes não vale a pena - isso levará a um acúmulo excessivo de massa verde às custas das inflorescências e também pode desencadear o aparecimento de doenças fúngicas.
Por que a hoya não floresce e o que deve ser feito em casa
Em casa, o hoya geralmente começa a florescer aos 2-3 anos de idade, mas há momentos em que isso não acontece. Mesmo na hera de cera adulta, que anteriormente se agradava com floração regular e abundante, podem ocorrer interrupções na formação de inflorescências. As razões para esse fenômeno podem ser diferentes, mas, em qualquer caso, a longa ausência de floração indica a presença de erros no cuidado da hoya. O restante do artigo lista as principais razões pelas quais a hera de cera não floresce.
Sem transferências
Hera de cera pertence àquelas plantas que não precisam de transplantes frequentes, mas isso não significa que a hoya não precise desse procedimento. Com o tempo, o solo se esgota e a planta precisa de um substrato fresco. Às vezes, a floração pode não ser devido à longa permanência da flor no mesmo solo ou vaso.
As recomendações para transplante de Hoya estão listadas abaixo:
- A planta precisa ser replantada na primavera.
- O hoya jovem precisa ser transplantado a cada 1-2 anos e, para plantas adultas, esse procedimento é realizado a cada 4-5 anos.
- Após um transplante de hera de cera, pode-se observar uma interrupção na floração com duração de 1-2 anos.
- O solo para a flor deve consistir de folhas e terra suja de argila com a adição de húmus, todos os componentes devem ser tomados em proporções iguais.
- Uma boa camada de drenagem deve ser feita no tanque para evitar estagnação da água.
- Você precisa remover a flor do vaso antigo juntamente com um caroço de barro formado ao redor das raízes. Em seguida, a hera de cera é colocada em um novo recipiente e preenche o espaço vazio com o solo.
- Para que o hoya se adapte rapidamente a um novo local, após o transplante, é abundantemente regado com água.
Widko: transplante de Hoya
Falta de fertilizante
Mesmo ao plantar em solo contendo um máximo de nutrientes, a hera de cera requer cobertura de fertilizante. Eles precisam ser executados corretamente, pois uma quantidade excessiva de fertilizante não beneficiará a planta e a falta de nutrientes atrasará a floração.
Hera de cera deve ser alimentada com fertilizantes de acordo com as seguintes regras:
- A fertilização é necessária na primavera e no verão, quando a planta entra na fase de crescimento ativo.
- A frequência de aplicação do fertilizante é de 1 vez em 14 dias.
- Como cobertura, você pode usar fertilizante padrão para cactos e suculentas, aplicando-o de acordo com as instruções da embalagem.
- No outono e inverno, a fertilização não é necessária, pois a hera de cera entra em estado de repouso.
- Para uma floração mais magnífica, você pode alimentar uma única vez com uma solução de verbasco.
Condições incorretas
Muitas vezes, a hoya não floresce por muito tempo devido a erros nas condições de detenção. Eles podem ser causados por condições climáticas inadequadas no interior ou por um cuidado inadequado da planta.
- Esses erros incluem:
- A falta de luz solar - se o vaso estiver a 1-2 metros da janela ou no canto mais distante da sala, a planta não terá luz suficiente. Uma flor precisa de sol o dia todo, mas, devido à luz direta do sol, o hoyu precisa ser sombreado - elas podem causar queimaduras nas folhas.
- Rega inadequada - a hoya não deve ser inundada com água demais, pois isso leva ao apodrecimento das raízes. A secagem significativa de um coma de terra leva ao fato de que as folhas da planta murcham e os caules das flores não são formados.
- Solo denso em uma panela com uma flor - impede o livre acesso de água e ar às raízes da planta.
- Baixa temperatura do ar na sala no inverno - nesse caso, a hera de cera não apenas demonstra um atraso na floração, como também pode deixar cair as folhas em temperaturas abaixo de + 10 ° C.
- O calor e a baixa umidade no ambiente no verão - em calor extremo, até as folhas da planta murcham sem pulverização regular, e a formação de inflorescências no hoya não permanece forte.
- A presença de correntes de ar frio afeta negativamente a condição da planta e pode até levar à queda de folhas.
Pote grande
Para que a hoya seja agradável com a floração regular, ela precisa de um vaso adequado em tamanho. Não deve ser muito profundo e seu tamanho depende da idade da flor.
Os requisitos básicos para o pote estão listados abaixo:
- As raízes da flor devem encher completamente o vaso inteiro, sem deixar espaço livre nele.
- Após outro transplante em um recipiente maior, é recomendável deixar a planta em um vaso desse tamanho por 4-7 anos.
- O pequeno hoya adulto é transplantado para um vaso com um diâmetro não superior a 15 cm.
- Para a flor, você precisa usar apenas uma panela nova com orifícios de drenagem na parte inferior - o hoya não deve ser transplantado para vasos deixados após outras flores de interior.
- Hera de cera grande pode ser cultivada em uma panela com um diâmetro de cerca de 20 cm.
Importante! Se a planta for transplantada para um recipiente muito grande, a floração poderá demorar vários anos.
Lâmpada muito profunda
O sistema radicular da flor não deve ser muito profundo no subsolo; portanto, ao plantar uma planta, são usados vasos moderadamente profundos e a lâmpada é imersa no solo, de modo que apenas uma fina camada de terra fique sobre ela.
Esse arranjo estimulará o florescimento da hera de cera por várias razões:
- acesso aéreo aprimorado às raízes;
- a água alcançará rapidamente a lâmpada, mas não ficará estagnada em torno dela;
- o solo e as raízes esquentam melhor ao sol e recebem luz suficiente.
Falta de período de descanso
Desde o início de setembro até o final de fevereiro, a hoya pode desacelerar o crescimento e cair em estado de repouso. Esse descanso é necessário para a planta, a fim de ganhar força antes da próxima fase de crescimento ativo e floração. Mas às vezes a hera de cera pode pular o período de descanso e florescer novamente no outono. Após essa floração repetida, o hoya é significativamente esgotado e não tem tempo para recuperar a força até a primavera, como resultado da qual a próxima floração pode não ocorrer.
Você sabe No Oriente, a hera de cera é colocada no quarto dos cônjuges, considerando a planta uma boa maneira de melhorar a vida sexual dos parceiros.
Para uma floração regular, recomenda-se fornecer à flor as condições necessárias para relaxar na estação fria:
- reduza a temperatura do ar na sala para +11 ... + 14 ° С - o crescimento das plantas desacelerará e terá tempo para ganhar força para uma magnífica floração da primavera;
- minimizar a rega - durante o período de dormência, recomenda-se regar a flor com uma pequena quantidade de água, depois que o pedaço de terra na panela secar bem;
- pare de fertilizar, para que não estimulem a planta ao crescimento contínuo.
Doenças ou pragas
Às vezes, o hoya não floresce porque foi atacado por infecções ou pragas. Nesse caso, você precisa identificar corretamente o problema e começar imediatamente a tratar a flor.
Importante! Muitas dessas doenças podem ocorrer ao enfraquecer a hera de cera como resultado de danos causados por pragas de insetos.
Abaixo está uma lista das principais doenças e pragas da hera de cera:
- Ácaro. O inseto não se alimenta apenas da seiva das plantas, mas também cobre a superfície inferior da folha com uma fina teia branca. Na própria folha, pequenos pontos de passagem de cor escura são visíveis e, subsequentemente, toda a massa verde da hoya começa a ficar amarela e a cair. As pragas são removidas manualmente, limpando as folhas com um cotonete embebido em água e sabão. Com um grande número de carrapatos, a flor é tratada com inseticidas.
- Pulgões. Não é difícil notar o aparecimento desta praga na planta - pequenos insetos e larvas verdes são visíveis nas folhas da hoya, que comem as folhas e deixam para trás um revestimento pegajoso (almofada). Para eliminar os pulgões, as folhas são limpas com uma solução alcoólica e depois tratadas com um inseticida.
- Nematóide raiz. Esta praga atua no subsolo e se alimenta do sistema radicular da flor. O nematóide é um pequeno verme filamentoso que vive na camada superior do solo. Se uma praga é encontrada, as áreas afetadas das raízes são removidas e a planta é transplantada para o solo fresco, após a calcinação no forno para desinfecção.
- Shield. Esses insetos são muito pequenos e pintados de preto. Eles grudam nos caules e nas folhas da flor, sugam o suco e levam à secura da planta. Quando uma crosta aparece, as folhas de hera de cera são limpas com um cotonete embebido em uma solução alcoólica. Se houver muitos insetos, são usados inseticidas.
- Podridão (preto, cinza, raiz). Esse problema aparece com a rega excessiva e seus sinais são manchas cinza e marrons nas folhas e inflorescências da hera. Com uma lesão significativa, é impossível salvar a planta. No estágio inicial da doença, o hoyu precisa ser removido do solo, as áreas podres removidas e a flor tratada com líquido de Bordeaux e depois transplantada para um novo substrato.
- Spotting. A doença tem uma natureza fúngica e seu principal sintoma são pequenas manchas marrons com bordas irregulares e uma borda amarela. Com a disseminação da infecção, a área desses pontos aumenta, a folha fica amarela e cai. Para tratar a doença, você precisa remover as áreas afetadas das folhas e tratar a flor com fungicidas.
- Oídio Ocorre quando o solo está alagado em condições de baixa temperatura do ar. Placa branca aparece nas folhas e brotos da flor, a planta começa a murchar e morre. Para o tratamento, a hoya é tratada com uma solução de sabão e sulfato de cobre e, em seguida, são feitos ajustes no microclima.
Como evitar erros de cuidados
É muito mais fácil evitar a ocorrência de erros ao cultivar hera de cera do que lidar com suas conseqüências.
Para fazer a hoya florescer regularmente, siga estas recomendações:
- criar condições microclimáticas confortáveis na sala;
- coloque o vaso com a planta em um local permanente e não o mova durante a floração, para não causar a queda das inflorescências;
- você não pode amarrar os brotos de hoya nos suportes ou dobrá-los como desejar - a flor deve crescer da maneira que mais lhe convém;
- recomenda-se que os talos de flores secas após a floração sejam deixados na planta, pois no próximo ano as flores aparecerão novamente;
- para causar uma exuberante floração, no início da primavera, você pode fazer da hera de cera um banho quente imergindo a panela em uma bacia com água morna (+35 ... + 40 ° C) por 1,5 horas. O mesmo procedimento pode ser realizado para a parte do solo do hoya, abaixando seus brotos em água morna por 20 a 30 minutos;
- durante o período de dormência, recomenda-se secar completamente o solo em uma panela com uma planta - depois disso, a floração da primavera será especialmente exuberante.
Quando cultivada em ambientes fechados, a hoya pode ser uma planta mal-humorada que responde instantaneamente a mudanças nas condições externas devido a um atraso na floração. Mas se você seguir rigorosamente todas as recomendações acima e criar condições adequadas de microclima, a hera em cera se tornará uma maravilhosa decoração para qualquer ambiente.