Existem muitos cogumelos no planeta. Até agora, apenas 100 mil espécies foram estudadas pela ciência, mas ninguém sabe quantas delas realmente são. Você pode encontrar cogumelos com cores diferentes, às vezes incomuns, por exemplo, frutas nas quais o chapéu e a perna são exclusivamente brancos ou a perna é branca, e o chapéu é vermelho, laranja, amarelo e até preto. Essas "belezas" podem ser encontradas em diferentes partes do mundo, muitas delas nas florestas russas. O que são chamados e se são comestíveis é considerado no artigo.
Cogumelos com um chapéu branco e uma perna branca
Na natureza, existem muitos cogumelos de cor branca. Alguns catadores de cogumelos têm receio de levá-los, porque muitos estão acostumados a chapéus marrons e avermelhados de presentes da floresta, considerando o branco não natural. De fato, entre os cogumelos “albinos”, existem muitos representantes não apenas saborosos, mas também úteis, embora os mergulhões também sejam encontrados.
Importante! Sem exceção, todos os fungos têm a capacidade de acumular toxinas, sais de metais pesados. Eles não devem ser coletados perto de rodovias, perto de empresas industriais e locais de eliminação de resíduos.
Champignon
Talvez não exista uma pessoa que não saiba sobre a existência desses cogumelos. Mesmo sem ser um apanhador de cogumelos, todos pelo menos uma vez provaram champignon com seu excelente aroma e sabor. A propósito, eles podem ser consumidos crus e é recomendado até fazê-lo periodicamente, pois contêm muitas substâncias úteis que são perfeitamente preservadas sem tratamento térmico.
Hoje, os cogumelos aprenderam a crescer em casa, em camas, em porões, bem como em outras implementações. Na natureza, crescem em áreas com clima temperado, como prados, florestas e até solos de jardins. Colha frutas de maio a outubro.
Os champignon, por via de regra, são completamente brancos, com menos frequência você pode encontrar uma cor levemente acastanhada. O chapéu tem a forma de um hemisfério, mas eventualmente adquire uma forma mais plana com um diâmetro de 6 a 12 cm.A tampa superior é frequentemente aveludada, mas às vezes também pode ser encontrada uma pele escamosa.
A perna é reta e uniforme, expandindo-se ligeiramente mais perto da base. Os cogumelos são limpos e pequenos, de 7 a 10 cm de altura, e a carne é branca, mas se quebrada, ela muda rapidamente de cor para rosa quando em contato com o ar.
Boleto branco
Boletos brancos podem ser encontrados em florestas de pinheiros e florestas de abetos com solo úmido. O tempo de colheita é de agosto a outubro. Os boletos são comestíveis, os espécimes jovens geralmente são conservados em conserva e os adultos são fritos e cozidos.
Boleto branco - cogumelo grande. Ele tem um chapéu de carne branca, cujo diâmetro às vezes atinge 25 cm. A superfície inferior é esponjosa, consiste em pequenos poros, inicialmente também brancos, mas eventualmente adquire uma tonalidade cinza. A carne é densa, com um intervalo se torna preto. A perna alta e delgada do boleto se estende para baixo, a superfície é caracterizada pela presença de escamas oblongas.
O peito
Indo para a floresta em busca de seios brancos, os catadores de cogumelos raramente vêm com cestos vazios. Na maioria das vezes, os cogumelos crescem em grupos, para os quais receberam seu nome, que veio da palavra eslava antiga "Geórgia" - um monte. Eles são coletados nas florestas da região do Volga, na Sibéria, do meio do verão até o final de setembro.
Importante! Ao cozinhar, os peitos brancos secretam amargura, portanto devem ser fervidos em água e sal.
Os seios brancos são claramente visíveis mesmo à distância, pois são caracterizados por um impressionante chapéu denso com um diâmetro de 10 a 20 cm, cuja cor é principalmente branca, mas às vezes o amarelo pode estar presente.
Nos espécimes jovens, é plano, mas eventualmente se torna mais em forma de funil. Se você olhar de perto, poderá ver nas bordas da tampa, dobradas para dentro, um pequeno cotão.
Os seios brancos também são chamados de "crus" ou "úmidos" devido ao fato de o chapéu do cogumelo estar realmente úmido e pegajoso ao toque; restos de plantas geralmente grudam nele. A parte inferior é coberta com placas frequentes da mesma cor que o chapéu inteiro. A perna é de forma cilíndrica, de 6 a 10 cm de altura, oca por dentro.
Capa de chuva
As capas de chuva pequenas são colhidas do final da primavera ao meio do outono. Eles crescem em grupos em qualquer floresta, pois não são exigentes quanto ao solo e às condições climáticas. Os catadores de cogumelos geralmente os ignoram e, em vão, as capas de chuva têm bom gosto e contêm muitas substâncias úteis. Por exemplo, se você anexar a fruta cortada à ferida, ela se recuperará rapidamente, o que indica a presença de propriedades bactericidas.
Existem muitas variedades de capas de chuva, mas apenas algumas espécies são adequadas para comer, entre as quais uma capa de chuva gigantesco branco e esférico gigante. Ambas as espécies são caracterizadas por uma cor branca como a neve. A diferença está no tamanho e em alguns sinais externos.
Por exemplo, a forma de uma capa de chuva branca comum é inicialmente esférica e depois muda para em forma de pêra. O tamanho é pequeno, um chapéu de 6 a 10 cm de diâmetro.Em espécimes jovens, quando pressionados, quebra e, em adultos, quebra com o tempo. Perna - reta, grossa, 5 a 7 cm de altura.
Representantes gigantes e em estado maduro têm a forma de uma bola grande, cujo diâmetro pode chegar a 40 cm (essa variedade é rara). A perna debaixo dela é quase invisível.
Linha branca
Este cogumelo parece, à primeira vista, apetitoso, causando a simpatia dos catadores de cogumelos. No entanto, o ryadovka branco (tricoloma) é um representante venenoso do reino dos cogumelos, que pode causar uma leve intoxicação, portanto, você precisa saber como fica para não confundi-lo com um cogumelo comestível.
Pelo nome, fica claro que o tipo de fileiras em questão é caracterizado por uma cor branca, na qual o cogumelo é completamente pintado - da base da perna ao topo da tampa, incluindo as placas internas. As dimensões são impressionantes: um chapéu seco e liso com um diâmetro de até 12 cm tem uma estrutura densa.
A princípio, é convexa, mas depois se torna plana com as bordas inclinadas. Em espécimes mais antigos, às vezes o chapéu escurece, adquirindo uma tonalidade cinza no centro. No interior são placas sinuosas.
A perna é elástica, de forma cilíndrica, com até 10 cm de comprimento, com revestimento em pó. Com o tempo, a base da perna escurece, torna-se resinosa, às vezes rachando. A polpa do cogumelo na ruptura exala um odor pungente específico que lembra o mofo.
Hygrophor branco
Outro representante dos cogumelos albinos. Os higrofores são representados na natureza por diferentes espécies, mas são todos comestíveis. Quanto ao higróforo branco, é popularmente chamado de "adoçado" por causa de um sabor levemente adocicado.
Basicamente, o cogumelo é usado para fazer picles e amostras jovens são coletadas. Cresce em prados e florestas, formando micorrizas com ervas e árvores e prefere florestas de pinheiros, lugares úmidos e planícies. O horário da coleta é de agosto a início de outubro.
O diâmetro do chapéu higróforo branco é de 4 a 11 cm. Em representantes jovens, é em forma de sino e, em adultos, é aberto, às vezes coberto com pele mucosa ou leve pubescência. Existem placas raras no interior da tampa. Perna 4-10 cm de comprimento, ligeiramente curvada com faixas escamosas.
Com um chapéu vermelho
Cogumelos com chapéu vermelho costumam ser encontrados na floresta. E devemos prestar homenagem - eles parecem atraentes e visíveis no contexto da cobertura de solo de coníferas cinza-marrom da floresta. Mas você precisa considerar que nem todos esses "bonitos" são adequados para uso, muitos deles são venenosos e podem causar envenenamento grave.
Você sabe O cogumelo Plasmodium cresce no território da Rússia, que é capaz de se mover. Por vários dias, ele é capaz de "rastejar" em uma pequena clareira.
Boleto vermelho
O boleto vermelho é um cogumelo comestível inofensivo que sem dúvida pode ser dobrado em uma cesta. A partir dele, você pode cozinhar muitos pratos saborosos e saudáveis, além de preparar os preparativos para o inverno. A espécie cresce principalmente em florestas de coníferas; os frutos podem ser colhidos de junho a outubro.
Você pode distinguir a vista com um chapéu vermelho-alaranjado brilhante, para o qual as pessoas chamavam o cogumelo de "vermelho-sangue". Seu diâmetro é de 5 a 15 cm. Na idade "jovem", o chapéu parece convexo, como se "esticado" sobre a perna, mas se abre com o tempo, formando uma plataforma aberta com uma pele aveludada.
A polpa de boletos é inicialmente densa e branca, mas quando cortada, rapidamente se torna preto-azulado. A perna é estável, de forma cilíndrica e espessada. A altura chega a 15 cm, diâmetro - até 5 cm A perna vai fundo no chão e na parte inferior é caracterizada por uma tonalidade verde, coberta por escamas longitudinais fibrosas.
Pântano de Russula
Este cogumelo também é chamado de "bobber". Cresce mais frequentemente em florestas úmidas de coníferas nas margens dos pântanos, frutificando ativamente de junho a setembro. Russula molhado pertence a cogumelos comestíveis: são cozidos, fritos, usados para fazer sopas, mas não são adequados para picles.
É verdade que os catadores de cogumelos nem sempre preferem a russula devido ao fato de que ela se quebra facilmente, mas se você conseguir trazer os cogumelos sãos e salvos, poderá preparar um jantar nobre.
O chapéu possui bobinas de 6 a 15 cm de diâmetro, em espécimes jovens, em forma de sino, e em adultos, endireitado, com bordas serrilhadas. A casca é vermelho-laranja, brilhante, a cor no centro é muito mais escura, chegando a vermelho-marrom. Os russules são baixos. O aumento das pernas raramente atinge 8 cm, enquanto é bastante elástico, carnudo.
Russula Pungent
Anteriormente, esse fungo era classificado como não comestível, pois sua composição química contém a substância venenosa muscarina, que em grandes quantidades pode causar perturbações no sistema gastrointestinal.
Hoje pertence à 4ª categoria de variedades comestíveis, podendo ser consumida, mas somente após tratamento térmico completo. Como a russula em chamas tem um sabor pungente, o cogumelo é adequado apenas para salgar.
Na aparência, o cogumelo é muito semelhante ao pântano Russula - possui um chapéu vermelho brilhante ou rosa púrpura, parecido com pires, com uma superfície pegajosa e lustrosa. O chapéu mantém sua forma até um diâmetro de 10 cm; em cogumelos mais velhos, começa a rachar. A perna é elástica, de forma cilíndrica, cresce até 11 cm de comprimento.
Como o pântano e a russula escaldante têm aparência muito semelhante, surge uma pergunta justa: como diferenciá-los. Para fazer isso, tente levemente a carne da tampa com os lábios (não morda!). Se depois de alguns minutos você sentir uma forte sensação de formigamento nos lábios, essa rúcula está queimando.
Agaric de mosca vermelho
Desde a escola, todo mundo sabe que agaric de mosca - um cogumelo venenoso. E embora as pessoas digam que também pode ser cozido e consumido fervendo muitas vezes, isso não é recomendado. Amanita muscaria causa intoxicação grave, até fatal.
O Amanita é fácil de reconhecer - este cogumelo majestoso geralmente se eleva acima da grama e atrai com seu chapéu vermelho brilhante, que não pode ser ignorado. O chapéu no espécime adulto é aberto, brilhante, com um diâmetro de até 20 cm, com manchas brancas claramente visíveis na forma de flocos. A perna é alta, oca, na parte superior há um anel pendurado.
Com um chapéu laranja
As tampas de cogumelos laranja se destacam em um ambiente de solo florestal não menos espetacular. No sentido literal, essa cor é rara, pode ser vista principalmente depois de chover, e as tampas dos cogumelos brilham à luz do sol. Mais frequentemente, a sombra fica marrom, enferrujada ou com um tom vermelho.
Raposa
A peculiaridade das cantarelas é que elas nunca são vermes, e tudo graças à substância que contêm - hinomanose, que pode matar larvas de helmintos. Os cogumelos têm um sabor e aroma muito agradáveis, pelos quais são apreciados pelos catadores de cogumelos. Eles crescem em qualquer floresta, muitas vezes ao lado de bétulas, pinheiros e árvores coníferas.
A tampa da chanterelle não se distingue pela correção das formas: pode ser convexa, côncava, em forma de funil, e as bordas apresentam alguma ondulação. O diâmetro do chapéu varia entre 3-12 cm. Cor - amarelo-laranja.
A perna atinge um comprimento máximo de 10 cm, mas isso é raro. Como regra, as cantarelas crescem pequenas, de 6 a 8 cm, e a perna é conectada à tampa por placas internas.
Nos cogumelos jovens, pode ser branco, mas com o tempo adquire uma tonalidade amarelada e pode até se tornar da mesma cor da pele superior do chapéu. A polpa é branca, carnuda, o cheiro lembra o aroma de frutas secas.
Ovo falso
Cogumelos de mel são catadores de cogumelos. Estes pequenos cogumelos que crescem por famílias são muito saborosos de qualquer forma. Mas os cogumelos comestíveis são muito fáceis de confundir com os falsos; portanto, ao ir para a floresta, você precisa entender bem suas diferenças.
Como nos cogumelos de verdade, as pernas falsas são muito finas, muitas vezes curvas, ocas por dentro. Os chapéus são quase planos, com cerca de 7 cm de diâmetro, pintados em cores vivas, entre as quais predominam as enferrujadas, e é por isso que os cogumelos também são chamados de "cogumelos vermelho tijolo". A carne é de cor amarelada e de sabor amargo. Cogumelos são muito venenosos.
Birch
Na natureza, existem cerca de 10 espécies de boletos, 9 das quais crescem no território da Rússia. O boleto comum mais comum. Não basta dizer que é comestível, o cogumelo é caracterizado por incríveis características de sabor, adequadas a qualquer método de cozimento. O nome do cogumelo enfatiza precisamente o local do crescimento - bosques de bétulas.
A tampa do cogumelo é marrom-avermelhada e algumas vezes completamente marrom (dependendo das características climáticas de uma região específica). Tem uma forma convexa, tipo inchaço, com um diâmetro de 5 a 12 cm. A perna atinge 4 cm de comprimento, branca ou acinzentada, de forma cilíndrica, mas diminui para baixo.
Os catadores de cogumelos devem ter cuidado, pois o boletus boletus comum possui um cogumelo de galão duplo. Ele é muito venenoso. Para distinguir um cogumelo, você precisa cortar o cogumelo. No fungo biliar, a carne no local do corte rapidamente fica vermelha.
Com um chapéu amarelo
O conceito de "chapéu amarelo" é arbitrário. Esta categoria inclui cogumelos com sinais de cores ensolaradas, que podem ser mais escuras ou, pelo contrário, desbotadas. Alguns cogumelos têm um chapéu amarelo em tenra idade, mas depois de um tempo adquire cores mais escuras.
Butterdish
É difícil confundir borboletas com outros cogumelos, graças ao seu chapéu com uma pele pegajosa e mucosa, e é por isso que o nome dos cogumelos surgiu. A cor pode ser representada em diferentes interpretações, mas predominam os tons amarelo-marrom e cinza-oliva.
Os cogumelos jovens se assemelham à forma do hemisfério e, nos adultos, o chapéu parece endireitado, às vezes com bordas elevadas. Perna - branca com um tom amarelado, com 4 a 12 cm de comprimento, com um anel membranoso.
As borboletas são comestíveis e adoradas por muitos apreciadores de pratos de cogumelos. A única coisa que cria o problema é a limpeza, uma vez que é aconselhável remover a película adesiva superior dos cogumelos, caso contrário, eles ficarão mais duros durante o processo de preparação e perderão a aparência estética.
Cep
Borovik pode ser legitimamente chamado de rei do reino dos cogumelos, já que suas qualidades nutricionais e de sabor estão além da dúvida. Sim, e seu tamanho, ele pode se qualificar para este post. A tampa do cep pode atingir um diâmetro de 30 cm e uma forma hemisférica convexa é claramente visível.
A pele é lisa e pode rachar em clima seco. Nos cogumelos jovens, o chapéu é leve, a cor varia de quase branco a amarelo limão, laranja. Escurece com a idade, adquire um tom vermelho-marrom.
A perna do cogumelo é maciça, em forma de barril. Com um comprimento médio de cerca de 12 cm, a espessura é de 6 a 8 cm.
A parte inferior da tampa é coberta com uma camada tubular com um recesso próximo ao pé. Nos cogumelos jovens, é branco, mas depois fica amarelo, adquirindo um tom de azeitona. A polpa do corpo do cogumelo é suculenta, com um sabor suave.O aroma é mais evidente durante o cozimento.
Com um chapéu preto
E esses cogumelos são encontrados em nossas florestas. Talvez nem todos os fãs de "caça aos cogumelos" os notassem no caminho ou simplesmente tivessem medo de pegá-los. Por um lado, isso está correto, pois você precisa coletar apenas os cogumelos que conhece bem. Por outro lado, vale a pena perguntar quais cogumelos são distinguidos por um chapéu de resina, porque muitos deles são saborosos e saudáveis.
Coprinus grey
Apesar do adjetivo “cinza” soar no título, de fato, muitos espécimes adultos são caracterizados por sinais significativos de uma cor resinosa. Na maioria das vezes, cogumelos podem ser encontrados na Rússia central.
Eles crescem em grupos esparsos, preferindo tocos podres, estradas florestais.
Você pode encontrar coprinus cinza em locais de animais em pastejo, em montes de esterco. Esse fato frequentemente desencoraja os catadores de cogumelos, apelidado de "besouro do esterco".. A forma da tampa é em forma de sino, com um diâmetro não superior a 10 cm.A tampa superior é lisa, as bordas são irregulares. Nos cogumelos adultos, os chapéus se dividem em fibras separadas. A perna é fina, com 1 a 2 cm de diâmetro.
Você sabe O cogumelo mais assustador do mundo — Anthurus Archer. Externamente, lembra uma estrela do mar ou um polvo de cor vermelha brilhante, tem um cheiro repugnante. As pessoas receberam o nome «Dedos do diabo».
Raposa cinzenta
Este é um dos representantes dos Lisichkovs, que é frequentemente ignorado pelos catadores de cogumelos devido às suas características externas.. O cogumelo é um corpo frutífero, onde a perna e a tampa são um todo único, ou seja, não há borda pronunciada. O chapéu pode ter um diâmetro de 2 a 15 cm, aprofundado no centro, e as bordas dobradas, onduladas.
Aberto por cima, um chapéu de resina cinza-preto e às vezes saturado, gradualmente se estreita e passa para a perna. Este último tem uma cor cinza claro, curvo, oco por dentro. A polpa de cogumelos é macia e elástica, com um sabor agradável e azedo.
As primas cinzentas crescem principalmente em florestas decíduas e mistas. Você pode colecioná-los de julho ao início de outubro. Os cogumelos são adequados para cozinhar de qualquer forma.
Indo para a floresta em busca de cogumelos, tente descobrir o máximo de informações possível sobre quais espécies crescem em sua área, como elas se parecem e quais são comestíveis. Na menor dúvida, é melhor abandonar o fungo, mesmo que ele tenha uma aparência incrivelmente atraente.