Ficus é uma das plantas mais populares, tanto em casas e apartamentos, como em escritórios. Mas, muitas vezes, ao cultivá-lo, você pode encontrar o fato de que as folhas do vaso começam a ficar pretas. Com o que ele pode ser conectado e o que precisa ser feito neste caso - continue a ler.
Regras básicas para o cultivo de ficus
Os floristas costumam expressar a opinião de que o ficus é uma cultura caprichosa e extravagante de se cuidar. No entanto, isso não é totalmente verdade.
Você sabe Na Índia, as longas raízes do ficus de borracha são usadas para criar pontes "vivas". Eles fazem isso com a ajuda de varas de bambu, ao longo das quais as raízes gradualmente "se movem" para a margem oposta.. O comprimento dessas pontes verdes pode chegar a 30 m, e elas servem por muito tempo, algumas por vários séculos.
Uma sempre-viva exige o cumprimento das mesmas regras de cultivo que qualquer outra flor, a saber:
- Fornecendo luz solar - a cultura é fotofílica.
- Cumprimento das regras de hidratação. A violação desta regra pode levar a várias doenças, em particular ao escurecimento das folhas ao longo das bordas.
- Organização do banho de verão. Em clima quente, o ar ao redor da flor tropical precisa ser adicionalmente umedecido por pulverização.
- Cumprimento das regras de transplante, que devem ser realizadas todos os anos (o horário ideal é meados de março). O método de transplante é o transbordo. Em caso de transplante inadequado, as raízes da planta podem ser danificadas, o que posteriormente provocará um escurecimento das bordas das folhas.
- Curativo adequado e moderado.
- Execução de procedimentos de higiene - remoção de poeira com uma esponja ou sob um chuveiro quente.
- Folhagem brilhante para dar um brilho especial.
Por que as folhas de ficus ficam pretas
A cultura tem vários requisitos para o produtor, cuja violação pode ser a razão pela qual as folhas do ficus ficam pretas. Saiba mais sobre isso.
Excesso ou déficit de umidade
Uma das principais causas do escurecimento das folhas de ficus é a umidade excessiva. A quantidade de rega depende da época do ano, da idade da panela e das condições ambientais.
Produtores experientes recomendam regar 2 vezes por semana. Nesse caso, vale a pena verificar se a flor precisa de umidade. Para a rega, é necessária água quente, que é derramada sobre o substrato até ficar completamente coberta de água e começar a fluir pelos orifícios de drenagem. 30 minutos após o procedimento, drene a água acumulada na panela.
A falta de umidade também pode afetar adversamente a flor e causar o escurecimento da folhagem. Um fenômeno tão desagradável adquire particular relevância nos dias quentes de verão. Portanto, verifique cuidadosamente a qualidade e o nível de umidade do solo.
Importante! Para verificar se a planta precisa de hidratação, vale a pena tentar tocar o chão - aprofundar o dedo no solo em 3-5 cm. Se o dedo permanecer seco, o vaso deverá ser regado, se o solo grudar no dedo. — ele não precisa de hidratação.
Confirmação de que o motivo do escurecimento das bordas das folhas do ficus está em hidratação inadequada são os seguintes fatos:
- o solo superficial não seca por muito tempo e forma uma crosta sobre ele;
- a folhagem se torna letárgica, perde elasticidade;
- ao esfregar as áreas enegrecidas, a umidade é liberada e essas áreas são bastante macias;
- o solo começa a espalhar um cheiro desagradável e mofo.
Falta de componentes úteis no solo
Se você seguir cuidadosamente as regras de irrigação, e o ficus ainda escurecer, então, possivelmente, a falta de fertilizantes.
Portanto, você deve se familiarizar cuidadosamente com a organização do procedimento de alimentação das plantas:
- No verão e na primavera, o ficus precisa de fertilizantes minerais e orgânicos. Você pode alimentá-lo com meios como "Ideal", "Kemira", "Gigante", "Arco-Íris", "Palm", "Gumisol". Fertilize a panela com uma solução dos fundos listados, seguindo rigorosamente as instruções. Frequência de alimentação - a cada 10-14 dias.
- No outono, a quantidade de cobertura é reduzida para 1 vez por mês.
- No inverno, a cultura hiberna, não sendo necessário fertilizá-la.
O motivo do escurecimento das margens decíduas pode ser a falta de nitrogênio no solo, especialmente durante o período de crescimento ativo do ficus na primavera e no verão. No outono e inverno, pelo contrário, a introdução de produtos contendo nitrogênio deve ser interrompida.
Importante! Após o transplante, o ficus não pode ser alimentado por 2 meses, pois o substrato contém nutrientes suficientes para garantir o funcionamento normal da flor.
Má qualidade da água de irrigação
É estritamente proibido regar ficus com água fria, especialmente em dias quentes - isso pode levar às chamadas queimaduras nas raízes. Devido a essa rega, as raízes da cultura ficam doentes e externamente isso é expresso pelas bordas enegrecidas da folhagem. A temperatura ideal da água para umidificação é de + 20 ° C. Além disso, o líquido deve ser filtrado e infundido.
Escolha de lugar errado
Ficus não gosta muito da mudança de residência; portanto, mesmo na fase de plantio, é preciso considerar cuidadosamente onde ele ficará.
Ao escolher um local, os seguintes critérios devem ser considerados:
- Nível de iluminação. A cultura pertence ao número de fotófilos, mas ao mesmo tempo reage mal à luz solar direta. Portanto, você precisa fazer sombreamento para o ficus.
- Indicadores de temperatura. A planta ficará ótima se no verão for fornecida com uma temperatura do ar de + 25 ... + 30 ° С e no inverno - + 16 ... + 20 ° С. A temperatura mínima em que o ficus pode ser localizado é de + 10 ° C.
- Porcentagem de umidade. Apesar de sua origem tropical, o ficus não recebe alta umidade na atmosfera. O desempenho ideal é de 50 a 70%.
Se esses requisitos não forem observados, o ficus pode expressar sua insatisfação com a folhagem enegrecida. Um lugar ideal para uma flor é o lado leste da casa.
Você sabe O ficus mais antigo cresce em Buenos Aires. Foi plantado em 1781. Agora é uma árvore impressionante, chamada de "árvore de Homero".
Você não pode escolher um local para esta instalação perto de objetos de aquecimento (baterias) e aquecedores. No inverno, para evitar a secagem do ar, é necessário pulverizar a flor com água morna e macia 1-2 vezes em 7 dias.
O que fazer para evitar que as folhas de ficus fiquem escuras
Para que a folhagem do ficus não escureça, é necessário realizar medidas preventivas:
- Proteja a planta da luz solar direta: suas folhas podem queimar e logo escurecer.
- Certifique-se de que no inverno o solo sob o ficus não fique muito úmido e no verão não seque.
- Proteja o vaso de flores dos rascunhos, o que pode provocar o aparecimento da doença de folhagem descrita.
- Prepare adequadamente o recipiente para o plantio: ele deve ser bem drenado.
- Se, mesmo que todas as regras acima sejam observadas, a planta ainda esteja doente, ela deverá ser transplantada para um novo substrato, misturando partes iguais de areia, solo de folha e turfa.
Você pode evitar problemas com o crescimento de ficus com inspeção regular, cuidados adequados e remoção de folhas danificadas.
Dicas úteis sobre cuidados
Produtores experientes compartilham alguns dos segredos do cultivo de ficus:
- Você não pode mover o vaso de um lugar para outro - ele não gosta de ser tocado, movido, perturbado. A resposta da planta a tais ações será sua opressão, um campo sem graça, escurecimento da folhagem.
- Ao cuidar da folhagem, tenha muito cuidado: o suco láctea ficus contém substâncias tóxicas. Certifique-se também de que crianças ou animais não mastigam as folhas do vaso.
- Não compre ficus no outono ou no inverno: neste momento, será muito ruim criar raízes em um novo local.
- Os cultivadores inexperientes acreditam que quanto maior a planta, melhor. Mas não é assim: a adaptação de uma planta adulta a novas condições de vida será longa e difícil.
- Verifique o sistema radicular da planta regularmente. Para fazer isso, basta olhar para as raízes através do orifício de drenagem: se elas adquiriram uma cor preta ou marrom, a cultura está doente.