O pinhão não possui apenas excelente sabor, mas também muitas propriedades curativas. Em particular, a valiosa matéria-prima usada na medicina popular é sua casca. Quais são exatamente as propriedades benéficas da casca de pinhões, como usá-la corretamente e a quem é contra-indicada, leia abaixo.
Vitaminas e Minerais
A composição bioquímica da concha é diferente do próprio núcleo.
Inclui:
- proteínas - 2%;
- gorduras - 1,9%;
- fibra - 70%;
- resinas - 4%;
- tanetos (taninos);
- pentosanos - 23%;
- macro e microelementos - 19%, representados por cálcio, potássio, ferro, cobre, zinco, sódio, magnésio, estanho, vanádio, bário, titânio;
- ácido ascórbico;
- uma pequena quantidade de compostos éter;
- aminoácidos, incluindo 16 substâncias diferentes, com predominância de glutamina.
Na lista de minerais que compõem a casca dos pinhões, o cálcio prevalece. Em seu conteúdo, o produto é 2 vezes superior ao bolo principal.
Propriedades úteis e possíveis danos
A casca do pinhão possui uma rica composição bioquímica, portanto seu uso é relevante para muitas doenças.
- Propriedades úteis da casca de cedro:
- adstringentes;
- anti-inflamatório;
- antibacteriano;
- cicatrização de feridas;
- tônico;
- fortalecimento geral;
- antitumor.
O benefício do produto em questão pode resultar em danos ao corpo se uma pessoa não souber das contra-indicações existentes para o uso ou negligenciar a conformidade com a dose. Nesses casos, vários desvios no funcionamento dos sistemas orgânicos podem ser observados.
Entre eles, os mais comuns são:
- náusea
- fraqueza
- vômito
- diarréia
- hiperemia;
- comichão
- dificuldade em respirar
- broncoespasmo.
Propriedades medicinais e aplicação na medicina tradicional
Casca de pinhão tem uma ampla gama de aplicações na medicina popular. Muitas vezes, é prescrito como adjuvante, além da principal terapia medicamentosa para várias doenças. Também pode ser usado para prevenir a deficiência de vitaminas, resfriados, o desenvolvimento de inflamação das articulações, etc.
Importante! Somente um médico pode prescrever terapia usando meios baseados em casca de pinhão. A automedicação pode ser prejudicial.
Com hemorróidas
Devido ao fato de o produto em questão ter uma propriedade adstringente, é recomendável aplicar fundos na fase inicial das hemorróidas. Eles são usados externamente e internamente. Os taninos fornecem a formação de uma película protetora nas superfícies da ferida, o que impede a propagação de bactérias nocivas. A vitamina C melhora as funções protetoras do corpo como um todo e também acelera a regeneração das células na área afetada.
Decocções externas são usadas para procedimentos sanitários. O concentrado é diluído 1: 1 com água. Para uso interno, uma decocção também é usada. O concentrado é bebido não diluído por 1 colher de chá. três vezes ao dia após as refeições. O curso do tratamento é de 1 mês.
Para tosse
Casca de pinhão também é útil para resfriados acompanhados de tosse.. Meios baseados nele estimulam a remoção acelerada de líquido dos pulmões. Além disso, devido ao efeito geral de fortalecimento, as funções protetoras do corpo são aumentadas. Isso torna possível reduzir significativamente a taxa de infecção por doenças infecciosas.
Para doenças infecciosas, tome tintura de álcool. Eles bebem por 1 hora 3-5 vezes ao dia após as refeições. O curso do tratamento é de 14 a 21 dias.
Se forem prescritos antibióticos, eles não poderão ser combinados com tintura de álcool. Nesse caso, é aconselhável usar uma decocção. É tomado de acordo com o mesmo esquema - 1 hora 3-5 vezes ao dia durante 2-3 semanas.
Com psoríase e outras doenças de pele
Nas doenças da derme, agentes baseados no produto em questão são utilizados interna e externamente. Na forma de loções, estimulam a restauração celular, que é prejudicada em tais doenças.. Isso permite que você elimine a descamação, a lavagem e evite a propagação do processo inflamatório. A ingestão interna ajuda a melhorar o desempenho dos sistemas endócrino, imunológico e nervoso, o que garante um longo período de remissão.
Os meios baseados em cascas de pinhão são indicados para:
- herpes;
- eczema
- acne;
- dermatite.
Com essas doenças, as áreas afetadas são limpas com caldo concentrado ou aplicadas por 20 minutos. comprimir. Para uso interno, pode ser usada tintura. Ela está bêbada 1 hora três vezes ao dia antes das refeições por 1-3 meses. O curso é repetido 2 a 4 vezes por ano.
Com diabetes
Chá curativo à base de casca de pinhão será benéfico para diabetes tipo 2 e pré-diabetes (violação do metabolismo dos carboidratos, que é assintomática, mas com aumento do açúcar no sangue). Com o tipo 1, uma pessoa é dependente de insulina; portanto, a medicina tradicional não é usada.
Com essas patologias, a casca de noz é derramada em água fervente por 20 minutos e depois diluída com água 1: 2 e bebida 2 vezes ao dia, em vez de chá comum. O curso dura de 1 a 3 meses. Com esse tratamento, o paciente deve ser submetido a um exame para identificar melhora ou deterioração da saúde. Se o último estiver disponível, eles estão procurando outra maneira de diminuir o açúcar no sangue. Além disso, é mostrado aos pacientes uma dieta rigorosa e terapia medicamentosa. O chá também desempenha o papel de uma ferramenta auxiliar que aprimora a ação dos medicamentos básicos..
Com varizes
Utilizando meios com base no produto em questão, é realizado o tratamento de varizes nos estágios iniciais. Para esse fim, use tintura de álcool. Beba 1 colher de sopa. três vezes ao dia antes das refeições por 1,5 a 2 meses. Então eles interrompem e repetem o curso novamente. Os procedimentos terapêuticos visam aumentar o tônus vascular, imunidade, acelerar a circulação sanguínea.
Doenças do sangue
Para anemia e leucemia, é usada a tintura à base de casca de noz de pinheiro.. Ajuda a limpar o sangue do colesterol, compostos nocivos. Também impede o crescimento de radicais livres e tem um efeito antibacteriano.
Tome o medicamento três vezes ao dia por 1 hora por 2 meses. Em seguida, são interrompidos por 21 dias e retomam a tomada. Ao mesmo tempo, eles estão fazendo testes para avaliar a eficácia do tratamento. Eles também seguem uma dieta especial e tomam medicamentos.
Para dor nas articulações
Devido à grande quantidade de cálcio na composição do produto em questão, seu uso é aconselhável para várias patologias das articulações. Esse mineral promove a rápida restauração do tecido ósseo. Devido ao teor de ácido ascórbico e taninos, é fornecido um efeito anti-inflamatório e analgésico.
Para eliminar a dor nas articulações, moer e comprimir usando tinturas de álcool. A ferramenta é esfregada lentamente em um movimento circular na área afetada ou um pedaço de gaze embebida em líquido é colocado por 10 a 15 minutos. O procedimento é realizado 2 ou 3 vezes ao dia até que os sintomas desapareçam completamente.
Para prolongar o efeito terapêutico e reduzir a probabilidade de recaída no futuro, paralelamente ao uso externo, você pode beber uma decocção à base de casca de cedro. O concentrado é diluído com água 1: 2 e, em vez de chá, eles bebem 100 ml 2 vezes ao dia. Essa recepção é continuada por um mês. Como profilaxia, 3-5 cursos por ano podem ser realizados usando a bebida.
Com doenças gastrointestinais
A tintura de casca de pinhão será útil na presença de doenças gastrointestinais acompanhadas de baixa acidez. Durante um mês, beba 1 hora três vezes ao dia, meia hora antes das refeições. No mês seguinte, o regime de aplicação permanece o mesmo, mas com um aumento na dose para 1 colher de sopa. eu
Para problemas com o trato gastrointestinal, acompanhados por aumento da acidez, a tintura contendo álcool não é usada. Em vez dela aplicar uma decocção. Beba 100 ml por dia pela manhã com o estômago vazio por 2 meses.
Você sabe Na natureza, o cedro pode crescer até 40 m de altura e até 2 m de diâmetro.
Com doenças hepáticas
Em caso de doenças do fígado, recomenda-se tomar uma infusão de farinha de casca de pinhão. Durante o dia, beba 50 ml do produto. O curso do tratamento é de 2 a 3 semanas. Para evitar recaídas, a terapia é realizada até 5 vezes por ano, com um intervalo de 2-3 meses.
É possível durante a gravidez
Durante a gravidez, produtos à base de plantas podem ser tomados se não houver contra-indicações e o médico aprovar tal terapia. Com a ajuda deles, será possível aumentar a imunidade, melhorar a condição dos vasos sanguíneos e evitar manifestações desagradáveis como constipação, inchaço, hemorróidas.
É melhor usar infusão durante a gravidez. É bebido 100 ml por dia, dividido em 6 recepções. O esquema é observado por 1 semana, depois é feito um intervalo de 3 semanas e o tratamento é repetido novamente. Durante todo o período de gestação, são realizados até 7 cursos.
Aplicação em cosmetologia
Cascas de pinhão podem ser usadas não apenas na medicina tradicional, mas também na cosmetologia. Além disso, o escopo de uso de matérias-primas é bastante extenso.
A partir dele você pode fazer:
- esfoliação da pele;
- ferramenta para remover pêlos indesejados.
Um extrato de óleo ou uma decocção padrão ajudará a fortalecer as unhas.
Esfoliação da pele
Para preparar uma esfoliação saudável para a pele do rosto e do corpo, você precisará de 2 cones médios de cedro, 50 g de farinha de aveia e 50 ml de água fervente.
Instruções de cozimento:
- Ferva o material pineal para remover a resina. Retire as nozes, limpe-as dos grãos.
- Moa a casca e os flocos de aveia em um moedor de café. Peneire uma peneira de malha fina.
- Frações de matérias-primas, raladas em farinha, deixar para preparar uma esfoliação facial, tudo o resto - para o corpo.
- Adicione tanta água fervente à mistura seca, para que o produto final tenha a consistência de creme azedo espesso.
- Ao preparar esfoliantes para a pele propensa à secura, adicione 1 parte de azeite ou óleo de pêssego à composição.
A massa resultante é aplicada no rosto limpo enquanto ele ainda está quente.. Mantenha por 20 minutos e depois enxágüe com bastante água em temperatura ambiente. Após o procedimento, mergulhe suavemente, mas não esfregue o rosto com uma toalha macia.
Ao usar uma esfoliação corporal, você pode adicionar um pouco do seu gel de banho favorito.. A pele é suavemente esfregada com movimentos de massagem e, em seguida, a composição é lavada com bastante água. Após o procedimento, você pode lubrificar a pele com azeite ou óleo de amêndoa.
Para remover pêlos indesejados
Para a depilação, aplique uma decocção ou cinzas da casca dos pinhões. A vantagem deste procedimento é a segurança completa, porque a pele não está completamente ferida. A desvantagem é a necessidade de gastar muito tempo na eliminação completa de "vegetação" indesejada.
Também é importante notar que o procedimento funciona apenas em cabelos com uma estrutura fina, cor clara. Mas aqueles com cabelos pretos grosseiros não devem ficar chateados. Além de encerar, podem ser usadas ferramentas para corrigir e prolongar o efeito.
Com uma decocção
Vai demorar 2 cones de cedro. Eles precisam ser fervidos em água por 3 horas. Para uma quantidade tão grande de ingredientes, é necessário 1 litro de água. Em seguida, as nozes são descascadas e cozidas separadamente por 3 horas.O líquido restante após o cozimento dos cones (0,5 l) e da casca (tudo o que existe) é misturado. A composição resultante diariamente esfregou três vezes o local em que você deseja remover o cabelo. O curso é de 3 semanas. Após essa depilação, o cabelo desaparece completamente ou fica muito mais fino.
Com cinzas
Para fazer cinzas, você precisa de 300 g de casca de pinhão. Anteriormente, deve ser seco a + 80 ° C no forno por 3 horas. Em seguida, as matérias-primas são queimadas na estaca até a obtenção de cinzas. A composição final é diluída com azeite ou água até obter uma consistência pastosa..
O produto é aplicado no local onde os cabelos devem ser removidos por 12 minutos. Em seguida, as cinzas são lavadas com uma esponja umedecida em água. O procedimento é realizado diariamente por uma semana.
Benefícios para as unhas
Para fortalecer a unha, beba 1 colher de sopa. decocção com base em casca de pinhão de manhã com o estômago vazio por 2 semanas. Então eles interrompem por 2 semanas e retomam o curso novamente.A cada 7 dias você pode fazer banhos para unhas. Para isso, uma decocção das cascas dos pinhões é misturada 1: 1 com camomila. As mãos são cozidas no vapor por cerca de 10 minutos. Em seguida, generosamente lubrificado com um creme nutritivo. Isso não apenas elimina as unhas quebradiças, mas também preserva a pele jovem das mãos.
Contra-indicações
Drogas populares não podem ser tomadas por todos. Antes de usar os produtos, que incluem casca de pinhão, você deve se familiarizar definitivamente com a lista de contra-indicações.
- Você não pode usar essas ferramentas com:
- aumento da coagulabilidade do sangue;
- trombose;
- exacerbações de doenças intestinais;
- intolerância individual de pinhões.
Receitas de medicina tradicional
A bebida curativa pode ser preparada em casa. Isso exigirá uma lista mínima de ingredientes. Você precisa escolher a base (cones de cedro) com cuidado, porque a qualidade do produto final depende disso. Nos frutos do cedro não deve haver assaduras, manchas, rachaduras. Também vale a pena prestar atenção ao cheiro de matérias-primas. Deve ser agradável, fresco com notas de coníferas.
Quando o ingrediente principal é adquirido, você pode começar a preparar uma bebida, selecionando a receita ideal a seguir.
Decocção
Cozinhar uma decocção envolve definhar as matérias-primas na água em fogo baixo.
Ingredientes
- casca - 200 g;
- água - 1 l.
Cozinhar:
- Ferva o líquido.
- Despeje matérias-primas vegetais na água.
- Cubra o recipiente, reduza ao mínimo o calor e cozinhe por 15 a 20 minutos.
- Após o tempo especificado, retire o caldo do fogo, coe e deixe esfriar.
- Tome como indicado, observando a dose. Guarde na geladeira por no máximo 3 dias.
Infusão
Este tipo de bebida medicinal envolve a infusão de matérias-primas em água fervente.
Ingredientes
- casca de noz de pinheiro - 1 colher de chá;
- água fervente - 100 ml.
Cozinhar:
- Adicione o ingrediente principal ao recipiente.
- Despeje água fervente.
- Cubra com uma tampa e insista 3 horas.
- Após o tempo especificado, a composição final é filtrada e tomada conforme as instruções.
Importante! A infusão não pode ser armazenada por mais de 12 horas. Ele precisa ser cozido todos os dias.
Tintura
Este tipo de bebida envolve a infusão de materiais vegetais em álcool.
Ingredientes
- Casca de pinhão - 400 g;
- vodka (álcool etílico pode ser) - 0,5 l.
Cozinhar:
- Coloque o material vegetal em um prato de vidro transparente.
- Encha com uma base de álcool.
- Agite a composição, cobrindo-a com uma tampa.
- Insista em um local escuro e fresco por 2 semanas, agitando periodicamente o recipiente.
- Coe a tintura, guarde na geladeira por não mais de 12 meses.
De que outra forma usar a casca
Casca de pinhão é um produto muito valioso. É adequado não apenas para fins médicos e cosméticos.
Escopos de uso de uma casca:
- construção - como matéria-prima para a fabricação de blocos de espuma, bem como isolamento natural para as paredes dos quartos;
- paisagismo - para a formação de caminhos de jardim;
- cozinhar - para a produção de bebidas alcoólicas, xarope;
- perfumaria - obter óleo essencial, seguido pela produção de água de toalete e perfumes.
Você sabe Cremes vegetais são produzidos a partir de pinhões, que são superiores em nutrição aos laticínios.
Farinha
Farinha é feita a partir das cascas de pinhões. É utilizado na produção de suplementos alimentares. Também utilizado na preparação de infusões contendo água e álcool na medicina popular. Somente pela quantidade desse ingrediente deve ser tomado metade do indicado nas receitas usando cascas inteiras.
Aplicação de jardim
Com a ajuda de cascas de pinhões, você pode fertilizar o jardim. Devido ao seu alto teor de cálcio, este curativo ajuda a melhorar a floração e a aumentar a fertilidade.. Taninos fornecerão proteção confiável contra pragas.
A concha é ótima para a cobertura do solo sob árvores como thuja, pinheiro, abeto, abeto, zimbro. Além do valor prático, essa cobertura é usada para melhorar a aparência estética de várias composições. Fica bem em jardins ornamentais e jardins de pedras em combinação com pedras de diferentes texturas.
Casca de pinhão é muito valiosa. Ele tem uma ampla gama de aplicações em quase todas as áreas da atividade humana, e não apenas na medicina tradicional e na cosmetologia.