Alguns jardineiros estão interessados em cultivar uma tulipa do Hawaii Super Siesta. A seguir, são descritas as características do cultivo, regras de plantio, sutilezas de cuidados, doenças e pragas, além do uso no paisagismo.
Descrição da nota
Entre as muitas espécies e variedades de tulipas, as com franjas são consideradas as mais memoráveis e atraentes. É a esta espécie que as tulipas Super Siesta pertencem. Essa variedade é bastante rara, mas cada vez mais é usada no projeto paisagístico de parques, becos e casas de veraneio. Isto é devido à aparência incomum dessas flores, que atrai a atenção dos jardineiros.
Você sabe Em 1623, a Holanda estava coberta pela "febre das tulipas". Isso se deve ao fato de uma lâmpada Viceroy custar mais de 1000 florins e ter grande demanda.
Uma característica distintiva desta flor é a forma de broto em forma de agulha. A cor pode ser a mais diversificada. A borda do broto é sempre brilhante, assim como sua base. A cabeça da flor em si é relativamente grande e pode atingir 7 a 8 cm de altura.
Super Siesta é considerada floração tardia e floresce principalmente em maio. Resistente a todos os eventos climáticos, pragas e geadas. As lâmpadas estão perfeitamente adaptadas às geadas do inverno. Eles devem ser plantados no outono, de setembro a outubro, e na primavera, as tulipas se deliciarão com a floração.
Recursos crescentes
Os havaianos são despretensiosos em seus cuidados, mas pelo tamanho e brilho da flor é sempre claro se a planta recebeu nutrientes suficientes. Mesmo antes da floração, as tulipas precisam ser alimentadas. Para que as folhas sejam largas, suculentas e retidas, é necessário nitrogênio. Adicione fósforo e potássio somente se o azul aparecer na borda da folha.
Assim que encontrar uma tulipa doente ou morta no canteiro, é necessário não apenas removê-la agarrando um pedaço de terra, mas também regar o local de plantio com permanganato de potássio quente para desinfecção.Importante! Antes de guardar as lâmpadas, estas devem ser secas à sombra.ёlugar. É melhor implementar isso longe dos raios diretos.
Quando seus havaianos florescerem, é hora de pensar na qualidade do material de plantio para o outono. Para obter uma lâmpada forte e saudável na nova estação, é importante remover as flores murchas sem deixar a caixa de feno se formar. Cortando tulipas, é necessário deixar 2-3 folhas na planta para uma nutrição e desenvolvimento adequados.
Regras de desembarque
Se você quiser apreciar a exuberante cor multicolorida no início da primavera, precisará plantar tulipas no outono. Recomenda-se fazer isso antes da geada persistente no solo, o mais tardar em novembro. Em diferentes regiões, o horário de pouso ideal é quente em outubro ou no final de setembro. Muita atenção deve ser dada à escolha do site. As tulipas são higrófilas, mas não toleram águas subterrâneas estagnadas. Escolha um local mais alto para a organização dos canteiros de flores ou se preocupe em organizar um sistema de drenagem.
A preparação do material de plantio difere pouco de outras lâmpadas. Descartando bulbos doentes e feridos, os saudáveis são embebidos por 30-60 minutos em uma solução de manganês (0,5%) e tratados com estimulantes do crescimento.Importante! O uso de esterco fresco não é recomendado, e não apenas porque pode causar doenças fúngicas. O cheiro de um fertilizante popular atrai minhocas e toupeiras, que destruirão a composição que você concebeu.
Antes de plantar as lâmpadas, é recomendável classificá-las por tamanho, o que ajudará a escolher a profundidade de plantio correta e a distância entre as plantas. Ao formar um buraco, lembre-se de que a lâmpada deve mergulhar no chão em suas três alturas, mas não mais que 20 cm.Se você sabe que o solo em sua área é pesado, a profundidade pode ser reduzida em um terço.
É impossível empurrar as lâmpadas no chão, pois o rolo raiz ficará danificado. Um plantio confortável e bonito é obtido com uma densidade de 45 a 50 plantas grandes por metro quadrado. Se o material de plantio for pequeno, a quantidade poderá ser aumentada para 80–90 por 1 m². No fundo do buraco, você pode derramar um pouco de areia do rio, o que criará um regime de ar mais favorável para a lâmpada e reduzirá o risco de infecção.
É importante lembrar que após o plantio, você não precisa regar as plantas. A primeira rega leve é recomendada não antes de uma semana após o plantio. Nitrato de amônio (30 g por 10 l de água) pode ser adicionado à água, o que acelerará o crescimento das plantas.
Cobrindo as plantas para o inverno, você obterá caules de flores mais fortes e um bom tamanho de flor. Portanto, assim que o solo começa a congelar, a área de plantio precisa ser coberta ou coberta com galhos de coníferas. Com o início de geadas estáveis (quando o solo congela durante a noite e derrete durante o dia), é aconselhável fazer uma cobertura dos plantios e cobri-los com lapnik. Mas não se apresse e cubra imediatamente as plantas com cobertura morta, pois o calor pode causar o desenvolvimento prematuro do sistema radicular e, no frio, as plantas morrem.
As sutilezas do cuidado
Tulipas começam a florescer na primavera. Este tempo dura de 3 a 7 dias. Em solo bem preparado, cuidar de tulipas de qualquer tipo não será difícil. Portanto, recomenda-se afrouxar periodicamente o solo, remover ervas daninhas e fornecer rega precisa e regular, que deve continuar por mais 2-3 semanas após a floração.
Pragas e doenças
As tulipas são plantas ornamentais, por isso são facilmente suscetíveis a doenças e pragas. No momento, são conhecidas mais de três dezenas de doenças das tulipas, mas nem todas são comuns.
As mais comuns são várias doenças:
- Podridão da raiz. Esta é a deterioração de parte do sistema raiz. Note-se que muitas vezes nesta infecção não há grande perigo. Como medida preventiva, é necessário o uso de solo fresco, com boa estrutura e drenagem. Também é recomendável cultivar a terra com fungicidas como Fitosporin-M (25 g por 10 litros de água), Topsin-M (10 g por 10 litros de água) e outros.
- Podridão cinzenta. Aparece em tempo chuvoso, pois a umidade provoca a propagação do fungo. Esta doença afeta todas as partes visíveis da tulipa, bem como a lâmpada. A fonte de infecção são os bulbos doentes que foram infectados antes do plantio. A doença parece manchas amareladas cinza-amareladas. Para combater a podridão cinzenta, recomenda-se que as lâmpadas sejam tratadas com uma mistura de “Tiram”, “Éter-sulfofonal” e caldo de enxofre. Também é recomendado alimentar o solo com fósforo, potássio e magnésio.
- Podridão branca. A doença ocorre de diferentes maneiras: é possível cobrir com um revestimento branco, que depois de algum tempo se transforma em marrom, e também o aparecimento de formações na forma de podridão úmida em torno do ponto de crescimento do bulbo. As plantas são infectadas pelo solo em que existem esporos do fungo. A maneira mais adequada de combater a podridão é remover as lâmpadas danificadas junto com um pedaço de terra. Para evitar danos às tulipas por esta doença, é recomendável não plantá-las em locais onde outras plantas bulbosas já haviam crescido.
- Podridão suave. Uma característica desta podridão são as lâmpadas aquosas, com um odor incomum. No início, as raízes parecem saudáveis e, de repente, apodrecem, ou esse processo começa logo antes da floração. Eles lidam com a podridão mole, substituindo o solo por solo fresco e estruturado, e também o fertilizam com o complexo mineral correspondente.
- Tifulez. Tulipas afetadas são atrofiadas, seus botões são subdesenvolvidos. Os portadores são ervas daninhas nas quais o patógeno vive. Além disso, o solo com esporos de fungos também pode ser infectado. Geralmente, o material de plantio é tratado com permanganato de potássio e a terra deve ser cuidadosamente desenterrada e removida de ervas daninhas para prevenção.
- Fusarium ou podridão molhada. A dinâmica das plantas com flores diminui, o tamanho das pétalas diminui. O sistema radicular é pouco desenvolvido e adquire uma cor marrom-amarelada. Um método eficaz de controle é considerado o tratamento com os medicamentos "Fundazol" e "Uzgen".
- Rizoctonia. Em baixas temperaturas do solo (abaixo de + 13 ° C), esse fungo pode começar a ser afetado. Recomenda-se alterar o local de pouso a cada 5 anos. Lâmpadas doentes e danificadas devem ser removidas. Um dos métodos de prevenção é o tratamento com fungicida.
- Trichoderma. As raízes infectadas parecem transparentes e apodrecem com o tempo. As folhas adquirem um tom cinza claro.
- Variedade. Esta doença nas folhas se manifesta na forma de manchas leves, traços ou listras verdes claras. Carregado por pulgões. Tulipas danificadas não podem ser tratadas. Eles devem ser removidos do local junto com o solo.
Vídeo: doenças das tulipas
As tulipas podem ser danificadas não apenas por fungos e infecções, mas também por pragas de insetos, por exemplo, diferentes tipos de pulgões que danificam as tulipas, o que leva à deformação das folhas jovens da flor. Para a luta, recomenda-se o uso de agentes químicos que sejam aconselháveis pulverizar plantas e solo.
Insetos pragas atacados por uma tulipa:
- Os ácaros de cebola penetram no bulbo e alimentam-se até morrer. Para impedir a derrota da tulipa por carrapatos, recomenda-se cavar cuidadosamente o solo na primavera, antes de plantar, processar o cogumelo da cebola e cobrir as camas.
- Os nemátodes deformam e engrossam os brotos, inchaços característicos se formam nos brotos. Recomenda-se que as lâmpadas afetadas sejam imersas em água quente para matar as bactérias.
- Tulipas podem sofrer danos causados por lesmas. Eles devem ser coletados da superfície da flor. Você pode montar armadilhas para lesmas da grama fresca, onde elas mesmas subirão, se escondendo do sol.
Tulipa em paisagismo
Essas flores são ótimas para paisagismo do solo, ficam ótimas nos canteiros. Eles têm um broto grande, um caule fino, a borda é emoldurada por uma franja, que cria o efeito da geada, e pode ser cultivada em campo aberto e em estufa.
Dependendo da finalidade do plantio, escolha um local de desembarque. Para decorar o local ou formar canteiros, eles preferem plantar uma tulipa com franjas em pequenos grupos. Vários critérios são apresentados ao local de pouso, por exemplo, ele deve ser protegido do vento e ter iluminação suficiente; o local deve ser plano, para que a água não fique estagnada na primavera e no outono.Você sabe Na Turquia, de 168.000 tulipas, foi criada uma composição de bandeira que caiu no Guinness Book of Records. 400.000 pessoas participaram de sua formação, o processo levou 12 horas.
Depois de se familiarizar com a maneira de plantar tulipas e ter os detalhes de cuidar deles, você pode obter um jardim bonito e bem cuidado. Siga as regras descritas para cuidar de plantas, bem como combater suas doenças e pragas em tempo hábil, para que fiquem bem no exterior do projeto paisagístico.