Os pinheiros há muito não são incomuns nas áreas suburbanas: coníferas desencadeiam perfeitamente arbustos decíduos e arranjos florais vibrantes. Não é difícil cultivar e propagar a planta, se você conhece algumas das sutilezas do processo. Este artigo é dedicado a.
Como o pinheiro cresce na natureza?
O pinheiro pertence a plantas coníferas com folhas de agulhas características. O órgão reprodutivo de tais árvores são cones - brotos modificados durante a evolução. Consistem em um caule fino com escamas anexadas, nas quais as sementes se desenvolvem. Os cones verdes contêm sacos com pólen, uma tonalidade avermelhada. Assim, em uma árvore existem órgãos reprodutores masculinos e femininos.Quando o pólen amadurece e sai da bolsa, o vento o pega e a leva para os óvulos. Os flocos fecham imediatamente com resina emitida. Após a fertilização, são formadas sementes que amadurecem por cerca de 1,5 anos e saem dos cones após 2 anos, no final de janeiro ou março. Eles são espalhados pelo vento, que recolhe as sementes aladas, espalhando-se por uma grande área.
Você sabe NYenets, representantes de um dos povos do extremo norte, acreditam que o espírito do vento vive em uma coroa esférica de pinheiro.
Melhor época de reprodução em casa
O plantio de sementes é realizado no inverno, se plantado em casa em caixas. Isso permite que você controle o processo, cuidando de mudas. Na primavera, no final de março, eles plantam em campo aberto, mas há desvantagens: os roedores costumam comer sementes. Mudas - o processo não é rápido, mas é usado com mais frequência pelos jardineiros. O material para propagação é coletado no final de junho ou no início de julho.Os galhos já estão formados, adaptam-se facilmente e têm tempo para criar raízes antes do inverno, graças a uma longa luz do dia de verão. O plantio de mudas no inverno só será bem-sucedido se for usada iluminação artificial. Inocule a necessidade de pinheiro durante o período de movimento ativo dos sucos nos brotos. A melhor época para este método de criação é a primeira década de julho.
Preparação do solo
As plantas coníferas desenvolvem-se perfeitamente em solos arenosos ou argilosos. A terra deve estar solta, leve e fértil.
Uma mistura ideal consiste em componentes tomados em proporções iguais:
- turfa;
- areia grossa;
- agulhas caídas.
Acidez do solo desejável neutra. Se houver um aumento na área, você precisará adicionar cal ao plantar - 200-400 g / m². Se as mudas forem plantadas, e não sementes, adicione nitrogênio (mais detalhes abaixo). Árvores jovens devem ser colocadas no fundo da drenagem do poço a partir de fragmentos de tijolo ou argila expandida.Não importa como é plantado, em uma panela em casa ou imediatamente em campo aberto, o substrato da turfa precisa ser desinfetado. É calcinada ou derramada com uma solução levemente rosada de permanganato de potássio.
Seleção de material de plantio
Para cultivar um pinheiro da parte aérea, você precisa escolher o material de plantio certo. Você precisa cortar uma árvore jovem cortando material da parte aérea do ano atual de até 10 cm de comprimento.Pinhas que caíram da árvore são colhidas em janeiro - durante esse período, as sementes já estão formadas. Você pode propagar e coletar material no outono, mas a germinação nesse caso será menor.
Os cones são aquecidos na bateria de aquecimento por vários dias, após os quais suas escamas se abrem, a semente se derrama. Ao crescer com a vacinação, as árvores jovens são usadas como descendente e como estoque. No primeiro caso, é necessária uma muda até um ano, no segundo - uma planta de até 5 anos. A vacinação na primavera é preferencialmente feita nos brotos do ano passado e no verão - nos ramos da estação atual.
Métodos de criação
Se, no ambiente natural, o pinheiro comum se multiplica perfeitamente sem ajuda humana, quando cultivado em cultura, você precisa controlar o processo.
É importante não cometer erros em nenhum estágio:
- Escolha adequadamente material saudável.
- Leve em consideração os termos favoráveis ao procedimento.
- Desinfecte o substrato, prepare um recipiente ou poço.
- Enraizar uma muda.
De cones de sementes
Na natureza, as sementes de pinheiro sofrem estratificação natural por frio. Em casa, esse processo simula a colocação de material na areia molhada, depois em uma bolsa e no freezer por 2-3 meses. Após o congelamento, as sementes são lavadas e novamente colocadas em uma concha arenosa, mas já no calor da germinação. Se as mudas eclodem na geladeira, elas não precisam ser mantidas lá pelo tempo devido.
Importante! Durante a estratificação no frio, verifique a embalagem quanto a condensação. Gotas de umidade são removidas para não provocar apodrecimento.
Os brotos são colocados no calor para maior crescimento. É melhor germinar em um peitoril da janela leve, isolado dos rascunhos. A areia deve estar sempre um pouco úmida. O transplante em campo aberto é realizado quando os brotos têm 2 pares de agulhas. O plantio em área aberta é realizado no outono, após a imersão das sementes em uma solução de permanganato de potássio por 2-3 dias. O método é adequado para regiões com invernos amenos: sob condições severas, as mudas não sobreviverão.
Padrão de aterrissagem:
- As sementes são enterradas por 3 cm, a uma distância de 12 a 15 cm uma da outra.
- A cama é coberta com uma camada de cobertura de 10 a 12 cm de espessura.Você pode usar casca de árvore ou serragem, agulhas.
- Na primavera, os brotos para incubação são cobertos com um filme para proteção contra pragas. Assim que o jovem verde deixa os restos do revestimento de sementes, o filme é removido.
- As mudas ganharão força por cerca de 3 anos, após os quais poderão ser plantadas, aumentando a distância para 80 cm.
- Quando as plantas têm 5 anos, elas podem ser movidas para um local permanente de crescimento.
Estacas
Na primavera, corte as estacas da árvore cultivada junto com um pedaço de casca. É aconselhável escolher uma sessão que cresça para cima. Cerca de 3 horas, o raminho é embebido em água morna e limpa e o final, que será colocado no substrato, é tratado com “Kornevin”. No estimulador, o pedúnculo é mantido por 12 horas.
Você sabe Na pintura tradicional chinesa e japonesa, o pinheiro é uma das imagens mais frequentes.
Tecnologia de pouso:
- Em recipientes com substrato e drenagem, o material é aprofundado em 5 cm, 10 cm de distância.
- Um recipiente com mudas é colocado em um local quente e iluminado.
- Se o processo for realizado em uma área aberta, uma camada de produtos orgânicos apodrecidos é colocada na drenagem do jardim. No processo de sua decomposição, calor adicional será gerado para as estacas.
- As plantas são cobertas com uma estufa do filme. É removido diariamente para ventilação e remoção de condensado.
- Durante o plantio da primavera, as mudas criarão raízes em um ano e, já no outono, poderão ser plantadas em um local permanente.
Vídeo: propagar estacas de coníferas
Vacinado
A maior porcentagem de sobrevivência do pinheiro após a vacinação foi observada com o método - câmbio para câmbio. São seções do tronco entre a casca e a madeira que têm uma função educacional. Na primavera, as células desse tecido se dividem, criando novas áreas de madeira e fibra.
Importante! No porta-enxerto, remova a espiral superior dentro de 3 anos após a vacinação.
A sequência de ações:
- Em um pinheiro com menos de 5 anos, um pedaço de até 10 cm de broto anual é limpo de agulhas.
- Sobre este caldo e talha, corte até 6 cm de casca.
- Conecte os dois galhos com o local do corte, bem embrulhado com um filme ou fita.
- Após um mês, a vacina deve curar, o filme é removido.
- Depois disso, para uma melhor sobrevivência, o topo da primeira espiral, a estaca e o descendente são cortados com tesouras afiadas.
Vacinação com câmbio sobre câmbio: a - estoque; b - enxerto; c - vacinação.
Cuidados de acompanhamento
Árvores jovens precisam de hidratação constante. Com uma quantidade normal de chuva, basta regar uma vez por semana, gastando 10 litros de água debaixo de uma árvore, em outras situações - 30 litros. Espécimes adultos com mais de 7 anos de idade são regados de 3 a 4 vezes por temporada, introduzindo de 60 a 80 litros de água sob a planta. Os pinheiros respondem bem à pulverização de agulhas de um pulverizador, mas o procedimento deve ser realizado à noite, para que, quando a umidade evapore sob o sol, os verdes não se queimem. 2-3 anos após o plantio, a planta precisa ser fertilizada.
Na primavera, geralmente são utilizados produtos orgânicos - composto ou estrume apodrecido. Antes da aplicação, você precisa regar e soltar o solo no círculo próximo ao tronco. Aplica-se 300 g de fertilizante por 1 m² da parcela, que é embutida diretamente no solo. A cobertura mineral é aplicada a seco no meio da estação, espalhando-se pelo chão ao redor do tronco. O pinheiro responde bem ao nitroammophoska na quantidade de 40 g por árvore. Certifique-se de limpar o solo no círculo próximo ao tronco das ervas daninhas.As gramíneas parasitas não controladas criam as condições para o desenvolvimento de doenças e, além disso, atraem insetos e extraem a maior parte da umidade e nutrição da planta cultivada. Inibe perfeitamente o crescimento da cobertura de ervas daninhas: serragem, composto. Uma planta enraizada precisa de poda formativa. A pedido do jardineiro, a coroa é aparada na forma de um hemisfério, ou cônico, piramidal. Em seguida, você só precisará ajustar o crescimento, removendo os brotos que são nocauteados no contorno geral.
Certifique-se de remover galhos congelados ou quebrados pelo vento todos os anos na primavera. Árvores jovens precisam ser cobertas para o inverno. O círculo do tronco é coberto com uma camada de 15 cm, coberto por ramos de abeto. Se o local estiver muito aberto, você poderá instalar um suporte circular de estacas e fios para proteger o arbusto das rajadas de vento. É útil apertar essa estrutura com lona ou agrospan. Portanto, não é difícil cultivar pinheiro por conta própria: os procedimentos de atendimento são padrão, não exigindo habilidades especiais do jardineiro. Para uma propagação bem sucedida da planta, não é recomendável se desviar dos esquemas descritos.