A melancia é uma das frutas mais deliciosas do verão, igualmente apreciada por crianças e adultos. Uma atitude positiva em relação a esta baga é bastante justificada, pois além do excelente sabor, possui muitas propriedades úteis, entre as quais vale destacar o efeito curativo no intestino. O que você precisa saber sobre os recursos de beber melancia e qual é exatamente o seu benefício para o corpo - continue lendo.
Teor de calorias e composição química
A melancia costuma servir como ingrediente principal em várias dietas, o que não é surpreendente se você souber o conteúdo calórico do produto. 100 g de polpa é responsável por não mais que 27 kcal, uma vez que 93% do volume total da fruta é água. Os restantes 6 a 7 g são atribuídos a fibras e cinzas alimentares. A proporção de BZHU (em gramas) - 0,6: 0,1: 5,8.
Você sabe A maior melancia do Guinness Book of Records foi cultivada em Arkansas (EUA). A família Bright conseguiu atingir um peso de 122 kg, e o gigante atingiu a maturidade total em 147 dias.
A composição química das bagas listradas é rica em vitaminas e minerais:
- vitaminas: grupos A, C, E, PP, B (B1 - B3, B6, B9);
- macronutrientes: cálcio, magnésio, sódio, fósforo, potássio;
- oligoelementos: ferro.
O efeito da melancia no intestino
Entre as muitas propriedades úteis da melancia, vale a pena destacar seu efeito positivo no intestino humano - é claro, se você seguir as normas recomendadas para comer bagas e escolher apenas as amostras mais maduras com uma quantidade mínima de nitratos na composição. Considere os possíveis benefícios e contra-indicações para o consumo desta baga.
Benefícios e propriedades curativas
A polpa de melancia possui uma quantidade bastante grande de fibras em sua composição, o que limpa perfeitamente o intestino e melhora o peristaltismo. Apenas alguns dias dessa limpeza de melancia ajudarão a remover o colesterol, toxinas e toxinas do corpo e, para perder adicionalmente alguns quilogramas, vale a pena comer pelo menos 1,5 kg de polpa vermelha por dia, substituindo-o por todos os pratos fritos e gordurosos.
Após a limpeza, o intestino começa a absorver melhor os nutrientes dos alimentos consumidos e restaura sua microflora normal. Por esse motivo, a melancia é recomendada para uso com gota, artrite e disbiose e, para uma rápida saturação, você pode combiná-la com pão preto ou centeio.
Danos e contra-indicações
Apesar de a melancia limpar perfeitamente o intestino e o corpo todo, algumas pessoas devem ser extremamente cuidadosas com o uso dessa baga.
Antes de tudo, é contra-indicado em:
- violação dos processos naturais de produção de urina;
- diarréia e colite;
- a presença de grandes pedras nos rins e na vesícula biliar;
- pielonefrite;
- patologias graves do pâncreas e próstata.
Além disso, não abuse da melancia, ingerindo mais de 2,5 a 3 kg de polpa por dia, e combine-a com vários picles (o sal reterá água no organismo, o que pode provocar o desenvolvimento de inchaço). Frutas de baixa qualidade e com alto nível de nitrato também podem levar a conseqüências indesejáveis na forma de peso no estômago, náusea, diarréia ou vômito.
Importante! Se não for possível verificar a naturalidade da fruta selecionada, tente comer apenas a parte média da polpa e descartar as áreas imediatamente sob a pele, pois é nesses locais que as substâncias mais nocivas se acumulam.
Recursos de uso
Para que a melancia traga apenas benefícios ao corpo, é importante saber como limpá-lo e consumi-lo adequadamente.
Com boa saúde e a ausência das doenças acima, a sequência de preparação é a seguinte:
- lave bem a fruta em água (você pode até com sabão);
- corte a melancia, cortando a polpa a uma distância de pelo menos 3 cm da casca;
- coma uma certa parte da baga (é melhor que as crianças dêem o meio) e coloque o resto na geladeira, onde deve ser armazenada por mais de um dia.
Você sabe A República Popular da China é considerada líder no cultivo de bagas gigantes listradas doces, em cujo território são cultivadas 15 a 16 vezes mais frutas a cada ano que na Turquia (considerado um dos maiores exportadores).
A melancia não será menos útil para mulheres grávidas, pois contém uma grande oferta de vitamina B9 (ácido fólico). E para evitar o aumento da formação de gases e o desconforto associado, você não deve comer mais do que 3-4 fatias por dia e comer melancia à noite. O mesmo se aplica às mulheres que amamentam, embora, neste caso, seja melhor começar a consumir o feto com 1 pedaço pequeno e, se não houver reações negativas, ao longo do tempo você pode alcançar essas mesmas 3-4 fatias por dia.Existem também peculiaridades do consumo de melancia para pessoas que sofrem de pedras nos rins. Dado o efeito diurético da baga, é importante buscar o consumo medido, reduzindo a norma diária usual em 2 vezes e dividindo a quantidade obtida por 2-3 doses. Isso também se aplica a pacientes com diabetes mellitus ou outras doenças, que pelo menos não excluem o uso de frutas, mas limitam significativamente sua quantidade na dieta.
Como escolher uma boa melancia
Para obter a máxima eficiência dos produtos utilizados, só é possível em caso de naturalidade máxima. E se você não tem problemas com o corpo e está pronto para comer em grande quantidade de melancias, deve saber como escolher a fruta mais adequada para isso.
Importante! Você pode verificar a maturação da melancia selecionada usando um grande recipiente de água: boas amostras não se afogam e sempre sobem à superfície.
Portanto, é melhor não comprar uma melancia se:
- Seção muito grande e brilhante (o peso ideal de uma baga é de 4 a 5 kg, e a cor da polpa deve ser rosa ou vermelho pálido, mas definitivamente não é escarlate brilhante).
- Tem um rabo de cavalo fresco e é uniformemente colorido por todos os lados (uma fruta com um rabo de cavalo seco e uma mancha amarela ou ligeiramente laranja no lado é uma boa opção).
- Tem uma pele macia e sem brilho (isso indica que você tem uma baga verde).
- Tem cheiro de grama recém cortada (como as características anteriores, indica o estado imaturo da amostra selecionada).
- Ela causa danos em alguns lugares (rachados ou simplesmente cortados em algumas áreas) - porque os patógenos se multiplicam rapidamente na polpa doce.
- Ele foi armazenado por muito tempo na forma de corte e possui áreas endurecidas visíveis na polpa.
- É vendido diretamente do lado do carro, próximo a uma estrada poeirenta ou em uma cabaça na beira da estrada sem a permissão correspondente.
- Está deitado no chão e armazenado em condições inadequadas de temperatura, com alta umidade.
- É vendido no início do verão, enquanto a estação principal dessas frutas cai no final de agosto ou no início de setembro.