Uma semeadora de milho é uma coisa indispensável que economiza tempo e esforço físico para plantar sementes de milho. Graças a esta tecnologia, a produtividade das culturas vegetais aumenta. Mais informações sobre a plantadeira são discutidas abaixo.
Você sabe O milho é uma planta anual que pode crescer até 7 m de altura, e esta é a altura de uma casa de dois andares.
O que é um plantador de milho?
O plantador é um mecanismo usado para semear sementes no solo. Antes de serem inventadas, a semeadura era realizada manualmente, os grãos eram espalhados o mais horizontal e uniformemente possível. A vantagem das semeadoras mecânicas é um plantio mais preciso das sementes, em profundidade e distância uma da outra, o que sem dúvida aumenta a produtividade e torna desnecessário o procedimento de grade subsequente após a semeadura.O princípio de operação do plantador é que ele alimenta as sementes no aparelho de semeadura, que as coloca na profundidade desejada e no intervalo necessário, após o qual a semeadura completa o mecanismo de semeadura especialmente arranjado. Ao usar uma plantadeira em solo não preparado ou em uma cobertura morta, os discos são instalados diretamente na frente da relha, que corta os resíduos da colheita anterior e faz ranhuras de aterrissagem para facilitar a carga na relha de esteira.
Espécies
As mudas de milho podem ser de vários tipos e modelos, devido às peculiaridades de sua aplicação, principalmente ao tamanho da parcela, fazenda, onde o milho é semeado. A seguir estão os tipos de plantadores.
Importante! A taxa de semeadura é regulada de acordo com as instruções da unidade na faixa de 25.000 a 100.000 por 1 ha, a profundidade da semeadura é de 4 a 20 cm.
Máquina de semear SUPN-8
Tem um objetivo universal, ou seja, pode ser usado para semear não apenas milho, mas também outros grãos. Equipada com uma estrutura articulada pneumática pontilhada, que permite semear em fileiras, a uma distância de 50 a 60 cm e, juntamente com a introdução de grãos no solo, é capaz de fertilizar as culturas. O SUPN-8 está equipado com 8 seções para semeadura, localizadas na suspensão, bem como 4 seções de fertilizantes projetadas para fertilização.
Semeadeira para trator de operador a pé
O motoblock é um dispositivo de autopropulsão com um eixo; na verdade, é uma espécie de mini-trator, inferior ao último em tamanho e potência. No caso de um trator de operador a pé, a semeadora é uma unidade adicional na forma de um elemento articulado, necessariamente equipado com um calibrador de grãos para a possibilidade de seu uso universal.
Você sabe Estamos acostumados a pensar que o milho é amarelo. De fato, acontece: branco, vermelho, roxo, preto e até tons diferentes ao mesmo tempo.
A profundidade de colocação das sementes desse tipo de semeadora varia de 1 a 5 cm, a distância entre as fileiras é de 15 a 30 cm, com a possibilidade de processamento simultâneo de 2 a 4 linhas. A plantadeira de milho para trator walk-behind pode ser feita em fábrica ou em casa.
Semeador mini-trator
Como já mencionado, uma semeadora para um mini-trator é uma cópia ampliada de uma plantadeira para um trator de passeio. Também é equipado com um calibrador de sementes, com o ajuste apropriado de acordo com as instruções que podem ser configuradas para a semeadura de milho. Ao contrário de uma semeadora para um trator de passeio, é aplicável a uma área de semeadura maior, permite a semeadura a uma profundidade ligeiramente maior (até 8 cm) e possui uma maior variedade de espaçamento entre linhas - até 70 cm.
Semeador manual
A unidade mais fácil de usar para semear milho, projetada para uso em pequenas fazendas de jardins. Consiste em uma tremonha para o carregamento de sementes, uma luva dosadora de sementes, um tubo de sementes, uma engrenagem de corrida, incluindo rodas e uma estrutura para fixar outros elementos do mecanismo.
Importante! Se O semeador manual está equipado com várias mangas de sementes, o que permitirá usá-lo não apenas para semear milho, mas também para outras culturas.
Regras e critérios de seleção para o modelo acabado
Ao escolher este ou aquele tipo de semeadora e seu modelo, além da área da área semeada, é necessário levar em consideração parâmetros como a precisão da semeadura em largura e profundidade, com a capacidade de controlar esses indicadores, bem como a simplicidade do projeto, a confiabilidade da unidade e seus componentes. Obviamente, a versatilidade do modelo e a possibilidade de aplicação simultânea de fertilizantes no solo desempenham um papel importante. Finalmente, o preço do dispositivo desempenha um papel. Comparando todos esses critérios, a importância de cada um deles em cada caso, você pode escolher a melhor opção.
Como fazer uma semeadora de milho com suas próprias mãos?
Uma alternativa para comprar um plantador de milho pode ser um plantador caseiro. Aqui, em termos de materiais e métodos de fabricação, a fantasia folclórica é ampla. Considere várias opções para fabricar uma semeadora.
Materiais e ferramentas para o trabalho
Para implementar a fabricação caseira, você precisa de:
- recipiente transparente de plástico para grãos em forma de lata;
- um parafuso, durante o movimento da semeadora, o reservatório com sementes gira;
- um tubo de plástico comparável em comprimento à largura do recipiente de sementes;
- um tubo de metal de diâmetro ligeiramente menor que o de plástico;
- duas arruelas para fixação do tanque;
- uma cobertura de uma lata, aqui servirá como uma cobertura para uma lata com sementes;
- fio de alumínio;
- cabo de madeira;
- helicóptero.
Instruções passo a passo da fabricação
Instrução de produção:
- Meça com precisão o centro no recipiente de sementes e faça um furo passante.
- A tampa da lata pode servir como uma válvula para evitar a erupção de sementes. Para isso, a tampa é recortada um pouco mais do que o orifício para encher as sementes; deve ser fixada com um fio de alumínio para que, durante a rotação, a tampa se abra e feche livremente.
- Coloque um tubo de plástico no centro da lata para impedir a compressão da lata quando o parafuso for apertado.
- Insira um tubo de metal dentro do tubo de plástico, isso produzirá um rolamento.
- Insira um parafuso, porca em um tubo de metal e aperte com duas arruelas.
- Usando uma unha quente, faça dois orifícios na lateral da tremonha de feijão. O tamanho do buraco deve ser igual ao tamanho dos grãos de milho.
- O uso de um cabo de madeira tornará a semeadora mais conveniente de usar.
- O helicóptero cobrirá as sementes semeadas com terra. Ele deve estar dobrado e preso à alça.
Há também uma segunda opção para fabricar uma plantadeira de design mais complexo, aplicável tanto à semeadura manual quanto ao uso de um trator de passeio.
Os materiais para sua fabricação são mais duráveis:
- chapas de aço com 2,5 mm de espessura para a fabricação de uma moldura de 85 × 78 mm;
- abridor
- como um reservatório para sementes - uma caixa de aço galvanizado;
- cobertura em plexiglass para cobrir o contêiner de sementes, a dobradiça e a trava do móvel;
- como eixo de sementeira - um tubo de alumínio com um diâmetro de 28 mm;
- Parafusos M5, parafusos M6;
- uma escova;
- duas rodas.
Instrução de produção:
- No eixo de semeadura, faça 3 fileiras de orifícios de diâmetros diferentes, correspondentes ao calibre das sementes.
- Configure o quadro de acordo com o tamanho do tanque de sementes.
- Na parte inferior, faça furos com um diâmetro de 28,05 mm onde inserir o eixo da semente.
- Para fixar a caixa de grãos com parafusos na estrutura, uma escova que regula a densidade de semeadura com suas vibrações verticais em relação ao eixo - sob o tanque com parafusos.
- É necessário fornecer a configuração desejada de um tanque trapezoidal truncado para sementes e aberturas do eixo.
- Prenda a tampa com uma dobradiça de móveis em cima do tanque e equipe-a com uma trava.
Vídeo: como fazer uma semeadora de milho faça você mesmo
Ao semear manualmente sem um trator auxiliar, também é necessário fazer sulcos de maneira independente para semear grãos. No entanto, mesmo ao trabalhar com uma semeadora manual, as forças dos jardineiros são significativamente salvas, a produtividade do trabalho e a qualidade da semeadura aumentam, e uma semeadora de milho caseira economizará dinheiro na compra de uma unidade fabril.