Uma das dez variedades mais populares e populares de tomate para cultivo é o tomate Mazarini, difícil de resistir para quem prefere legumes com frutos grandes. Além de seu tamanho grande, o tomate possui um sabor muito delicado, sem acidez e alta produtividade. Como plantar tomates Mazarini corretamente e como cuidar deles, vamos descobrir.
Descrição da nota
O tomate "Mazarin" é uma variedade híbrida de tipo indeterminado, com crescimento ilimitado do caule principal. É adequado para cultivo em estufas ou nas regiões sul, onde prevalece um clima quente e úmido.
Você sabe Tomate pode melhorar o humor. O fato é que, em sua composição, eles contêm serotonina - o "hormônio da felicidade", presente nas bananas e no chocolate amargo.
A variedade se distingue por essas características:
- amadurecimento precoce, a primeira colheita pode ser colhida 95 a 115 dias após o transplante;
- tomate de alta velocidade, a altura do caule pode chegar a 1,8-2 m O arbusto requer liga e formação em um caule;
- as folhas são exuberantes, bastante grandes, com uma ligeira borda na superfície;
- os pincéis de flores são formados por 8 a 9 folhas e depois a cada 2. De 3 a 6 frutas podem amadurecer em uma escova;
- os rendimentos são bons, embora não sejam os maiores do grupo de grandes variedades maduras precoces. Com 1 sq. m, sujeito às regras da tecnologia agrícola, você pode coletar cerca de 14 kg de frutas;
- os frutos do tomate têm uma cor saturada de framboesa brilhante em forma de coração. Em média, o peso de uma pessoa chega a 500-600 g. Eles têm um sabor agradável e muito delicado, sem acidez e um aroma pronunciado de tomate;
- a polpa é macia, suculenta, com uma pequena quantidade de sementes;
- a casca é fina, mas resistente a rachaduras, possui boa qualidade de manutenção;
- a variedade tem um longo período de frutificação e é capaz de dar frutos antes do início da primeira geada;
- "Mazarini" é caracterizado pela boa resistência às doenças tradicionais que afetam todos os tomates;
- adequado para cultivo em estufas e em campos abertos em regiões com clima quente;
- os frutos são utilizados para a preparação de conservas de salada, ketchups, molhos, pasta de tomate, salga em grandes recipientes e também para consumo fresco.
Vantagens e desvantagens
Variedade "Mazarin" é o resultado do trabalho de criadores russos.
- Tem as seguintes vantagens:
- amadurecimento precoce e um longo período de frutificação;
- altos rendimentos;
- resistência à seca, capacidade de dar frutos a uma temperatura de cerca de 40 ° C;
- boa adaptação às condições ambientais;
- resistência a doenças que podem afetar solanáceas;
- boa qualidade das frutas e sua transportabilidade;
- O tomate é despretensioso e adequado para o cultivo de jardineiros iniciantes;
- excelente sabor de frutas, a possibilidade de usá-los para a preparação de saladas, preparações de saladas para o inverno.
- Enquanto isso, o tomate não tem falhas:
- a incapacidade de fazer a preservação da fruta inteira devido ao grande tamanho da fruta;
- a necessidade de plantio de ligas e arbustos;
- dependência do sabor das frutas e do rendimento do tomate em condições ambientais, em particular temperatura e umidade.
Como cultivar mudas de tomate
A melhor opção é plantar o tomate "Mazarin" em estufa ou em terreno aberto na forma de mudas, que podem ser cultivadas de forma independente.
Momento ideal
Os especialistas recomendam o plantio de sementes para mudas no final de fevereiro - início de março. As sementes devem ser compradas em lojas especializadas, uma vez que a variedade híbrida e o material das sementes dos tomates colhidos anteriormente serão bastante difíceis.
Mistura do solo
Para o plantio de sementes, é necessário preparar uma mistura leve e nutritiva do solo com acidez neutra, cujos componentes podem ser húmus e terra do jardim, tomados em proporções iguais. É possível enriquecer o solo com cinzas de madeira e superfosfatos.
Como solo para futuras mudas, também é adequada uma mistura de chernozem, areia fina de rio e terreno adquirido, na proporção de 1: 1: 1.
Antes de semear, o solo deve ser desinfetado de possíveis parasitas e pragas.
Existem várias maneiras de fazer isso:
- aqueça o solo no forno por 15 a 20 minutos, a uma temperatura de 180 a 200 ° C;
- Despeje o solo com uma solução concentrada de permanganato de potássio e deixe secar.
Importante! Se uma mistura de solo adquirida for usada para semear, não é necessário desinfetá-la.
Capacidade de crescimento
Para o cultivo de mudas, você pode usar todos os recipientes que estão na fazenda. Como regra, são utilizados copos, caixas e caixas de papelão descartáveis. Para a conveniência de trabalhar com mudas, você pode comprar caixas especiais - cassetes.Comprimidos de turfa, que são posteriormente plantados no chão junto com mudas, serão uma opção ideal.
Preparação de sementes
Recomenda-se comprar sementes de tomate Mazarini apenas em lojas especializadas e confiáveis, para não desinfetar o material.
Ao comprar sementes nos mercados "em peso", você deve:
- Verifique-os quanto à germinação. Despeje as sementes em água fria e reserve por meia hora: grãos de alta qualidade se depositam no fundo do tanque, grãos vazios permanecem flutuando na superfície.
- Realizar desinfecção. Prepare uma solução de 0,5 g de refrigerante e 100 ml de água, mergulhe as sementes e deixe descansar por cerca de um dia. Você também pode embeber as sementes durante a noite em uma solução fraca de permanganato de potássio.
Importante! A desinfecção de sementes permitirá destruir possíveis pragas e também fortalecerá a imunidade dos brotos, melhorará a fertilidade da planta e sua produtividade.
Semeando sementes
A semeadura é realizada da maneira tradicional:
- o solo é derramado em um recipiente de mudas e nele são feitos pequenos orifícios de até 0,5 cm Alguns jardineiros recomendam semear sementes sem um buraco, simplesmente aspergindo com o solo;
- A semeadura é realizada de acordo com o esquema: entre ranhuras não inferiores a 3-4 cm, entre sementes - 1-2 cm.
Após o desembarque, o solo deve ser umedecido com uma pistola de pintura. Quando o solo assentar, o recipiente com a semente deve ser coberto com filme plástico e colocado em um local quente e seco. Com o aparecimento das primeiras folhas, as mudas precisam ser mergulhadas em vasos separados, se forem cultivadas em caixas ou copos descartáveis.
Cuidados com mudas
Para brotar fortes e poderosos, eles precisam fornecer condições confortáveis de crescimento e desenvolvimento:
- Local: Recomenda-se colocar as mudas em um local quente, onde não haja correntes de ar, luz solar direta e saltos acentuados de temperatura.
- Temperatura: Os índices ideais de temperatura são considerados de 22 a 24 ° C, nos quais os primeiros brotos podem aparecer dentro de 5 a 6 dias após o plantio. A umidade deve ser mantida em valores médios.
- Iluminação: é preferível organizar a planta com 12 horas de luz do dia. Em dias nublados ou quando há falta de iluminação natural, é necessário instalar fontes de luz adicionais na forma de lâmpadas fluorescentes.
- Rega: Recomenda-se umedecer o solo enquanto seca usando uma pistola de pintura. Não permita que o solo seque ou vice-versa, sua umidade excessiva.
- Top vestir: cerca de duas semanas após a germinação dos primeiros brotos, o solo deve ser enriquecido com fertilizantes, que devem ser aplicados regularmente a cada semana. Como cobertura, produtos líquidos à base de potássio e fósforo são adequados.
Você sabe Os médicos dizem que o consumo constante de tomate reduz o risco de câncer.
Endurecimento de mudas
Para tornar a planta mais fácil e rápida de se adaptar às condições ambientais após ter sido plantada em um local permanente, os especialistas recomendam que seja extinta sem falhas.Para fazer isso:
- algumas semanas antes de plantar em uma sala com mudas, é necessário baixar a temperatura para 12-15 ° C;
- os indicadores de temperatura devem ser gradualmente reduzidos para que de 5 a 6 dias antes do plantio no solo sejam iguais à temperatura ambiente;
- ao mesmo tempo, o sistema radicular deve ser endurecido, reduzindo o número de irrigações. Nesse caso, o volume de irrigação deve permanecer inalterado e apenas os intervalos entre a umidade do solo devem ser aumentados;
- 1-2 dias antes do plantio, recomenda-se que o recipiente com mudas seja levado para o ar fresco - por exemplo, para a varanda - e deixado por várias horas. Na véspera do plantio no solo, as mudas devem ser deixadas no ar a noite toda.
Plantio de mudas em local permanente
O plantio de mudas em campo aberto ou em estufa deve ser realizado de 55 a 60 dias após a germinação dos brotos, aproximadamente no final de maio - no início de junho. Como a planta pertence a variedades altas, o plantio deve ser realizado de acordo com este esquema: por 1 quadrado. m não mais que 3 arbustos.
Importante! O plantio próximo afeta negativamente o desenvolvimento do mato e leva a uma diminuição da produtividade.
Antes de desembarcar, é necessário preparar o solo:
- solte o solo completamente, umedeça;
- fertilizar: para cada poço - 1 colher de sopa. colher de superfosfato e sulfato de potássio.
Imediatamente após o plantio, os arbustos devem ser amarrados.
Como cuidar em campo aberto
Uma das principais vantagens da variedade Mazarini é sua despretensiosidade no atendimento, que consiste em:
- rega oportuna e cobertura;
- circuncisão de enteados;
- capinar ervas daninhas;
- descontaminação de arbustos de pragas e doenças.
Rega
Após o plantio das mudas, a primeira rega deve ser realizada após 1,5 a 2 semanas, dependendo das condições naturais, e depois - à medida que o solo seca.A umidade excessiva do solo não deve ser permitida, caso contrário, o sistema radicular sofrerá.
Como parte do cultivo em estufa, os especialistas recomendam a organização da irrigação por gotejamento, através da qual as plantas receberão a umidade necessária.
Para a irrigação, você deve usar água sedimentada à temperatura ambiente, que é derramada diretamente nos poços, sob o mato, a uma taxa de 0,8-0,9 litros por planta. É obrigatório regar durante o período de floração da planta e formação de frutos, depois de afrouxar o solo, sob a terra (se for realizada).
Top vestir
Durante a temporada, o vegetal deve ser alimentado regularmente até quatro vezes, usando produtos orgânicos e minerais. O intervalo entre fertilizantes deve ser de 2 a 3 semanas. Os especialistas recomendam a aplicação de curativos imediatamente após o afrouxamento do solo, a remoção de ervas daninhas, bem como na fase de formação e desenvolvimento da fruta.
Importante! Se a planta começar a crescer intensamente a massa verde, é necessário reduzir a umidade do solo por um tempo, bem como introduzir fertilizantes fosfatados, que ativarão o crescimento dos frutos.
Stepson
Um pré-requisito para o cultivo de tomate "Mazarini" é considerado uma perseguição ao caule. A remoção de pequenos enteados laterais de até 3-4 cm de tamanho pode aumentar o rendimento do mato e obter grandes tamanhos de frutas. Recomenda-se formar um arbusto em uma haste, deixando 2-3 escovas.
Toda semana, os processos laterais que removem os nutrientes das frutas devem ser removidos. Você também precisa remover vários pedaços das folhas inferiores a cada 10 dias.
Cuidado do solo
Para uma rica colheita de tomate, as ervas daninhas devem ser periodicamente removidas das ervas daninhas e o solo solto.
Este último permitirá:
- saturar a terra com oxigênio e ativar o fluxo de nutrientes para o sistema radicular, melhorando assim o crescimento do tomate;
- criar condições favoráveis ao aquecimento do solo.
O primeiro afrouxamento deve ser realizado após o transplante, aprofundando-se no solo em 10 a 12 cm.O segundo e subsequente afrouxamento deve ser realizado após cada umedecimento do solo, após a secagem do solo, a uma profundidade de 4 a 5 cm.
Para evitar o aparecimento de ervas daninhas, você pode cobrir a cama com vários materiais de origem orgânica e inorgânica, por exemplo, palha, serragem, areia.
Além do fato de a cobertura morta servir como uma excelente prevenção do crescimento de ervas daninhas, permitirá:
- mantenha a umidade no solo;
- impedir a evaporação da água da superfície do solo;
- simplificar o processo de rega de mudas.
Bush amarrando
Imediatamente após o plantio, recomenda-se a união de arbustos usando longos pinos de madeira ou treliça. Os pinos devem ser inseridos no solo, no lado norte do mato, a uma distância de 10 cm do caule. Com uma corda forte, mas não rígida, você precisa amarrar a vegetação.
Treliça de liga será a melhor opção para camas grandes. Nesse caso, no chão, com um intervalo de 4 m, é necessário colocar pinos de madeira ou plástico, entre eles, puxar uma corda na qual você deve amarrar a bucha.A ligação das plantas deve ser realizada necessariamente, pois protegerá o arbusto de apodrecer, além de doenças que podem se desenvolver devido ao contato da vegetação com o solo úmido.
Tratamento preventivo
Embora essa variedade seja resistente a doenças solanáceas, se as regras da tecnologia agrícola não forem seguidas, o vegetal poderá ser afetado: praga, mosaico de tabaco, manchas cinzentas etc.
Para a prevenção de doenças, várias atividades devem ser realizadas regularmente:
- não permita umidade excessiva no solo. Nesse caso, é melhor não encher demais do que encher demais;
- afrouxar regularmente o solo, cavando-o e removendo ervas daninhas das ervas daninhas;
- ventilar sistematicamente a estufa, evitar umidade ou correntes de ar;
- faça fertilizantes a tempo;
- Não se envolva em fertilizantes à base de nitrogênio, pois levam a uma descarga maciça de ovários e ao desenvolvimento de certas doenças;
- trate periodicamente os arbustos com produtos biológicos, por exemplo, a Fitosporina, que protege o vegetal contra vírus e fungos.
Para a prevenção de parasitas e doenças, remédios populares são frequentemente usados.
A planta é tratada:
- água ou soro de alho - da praga tardia;
- água e sabão - de pulgões;
- solução de amônia - de lesmas;
- solução de permanganato de potássio - do mosaico do tabaco.
Você sabe Ainda há muito debate sobre a definição biológica de tomate. Assim, nos EUA em 1893, os tomates eram reconhecidos como vegetais, pois, embora sejam formados a partir de sementes, como frutas, não são utilizados como sobremesa. E aqui União Européia em 2001, decidiu classificar os tomates como frutas.
Observando as regras usuais da tecnologia agrícola, até jardineiros iniciantes poderão obter uma rica colheita de frutas saborosas e saudáveis.