Com o crescimento livre, o arbusto do tomate fica muito espesso. O leito de tais arbustos se transformará em matagais impenetráveis, que não permitirão cuidar da planta e colher. Além disso, sem formação, a planta produz pequenos frutos e geralmente são afetados por doenças. Portanto, é necessário formar um arbusto corretamente. O artigo discutirá as características da formação de variedades de baixo crescimento.
Regras para o cultivo de tomates subdimensionados
Essas variedades são famosas por sua despretensão, mas existem regras para que elas cresçam, de modo que a planta seja forte e saudável:
- Semeando sementes para mudas: final de março - início de abril.
- A seleção de sementes de qualidade.
- Preparação de sementes para plantio de mudas (desinfecção, imersão, borbulhamento).
- Seleção de solo rico em matéria orgânica.
- Decapagem de mudas com o advento da segunda folha verdadeira.
- Aterragem em terreno aberto após o estabelecimento da temperatura média diária em torno de +12 ° C.
- Hilling 2-3 semanas após o plantio em campo aberto.
- Irrigação regular, cobertura e, se necessário, liga.
Você sabe Os tomates podem ser usados para limpar banheiros e encanamentos. O ácido contido no vegetal pode corroer o calcário.
Preciso apertar tomates de tamanho menor e por que fazer isso?
Acredita-se que variedades de tamanho menor do tomate não exijam beliscar. Sim, a maioria deles para de crescer quando atinge uma certa altura. No entanto, será necessário formar um arbusto, mesmo que seja apenas para poder apreciar os frutos mais cedo. Também é necessário beliscar a parte superior quando três pincéis aparecerem na foto.
Como formar tomates subdimensionados?
Como aparar os arbustos de tomate, explicamos passo a passo. Não há diferenças no procedimento para aparar enteados em campo aberto e em estufa. Existem diferenças no princípio da formação.
Em campo aberto
Os enteados pela primeira vez são removidos 14 dias após o plantio das mudas em campo aberto. O intervalo é de 10 dias.
O procedimento é o seguinte:
- O tronco principal é selecionado (a primeira inflorescência aparece nele).
- Nas axilas das folhas, eles encontram um broto jovem com folhagem. Se o seu comprimento é de 4-6 cm - cortado, os menores deixam crescer.
- A poda deve ser realizada com um instrumento estéril (tesouras de podar). Na poda, resta um toco de 2 cm de altura, impedindo o crescimento de um novo enteado.
- Se mais de 4 inflorescências aparecerem no caule principal, remova as extras.
- Os brotos cortados são removidos do local e destruídos.
Em terreno aberto, arbustos baixos são formados a partir de duas ou três hastes. A formação de duas hastes requer a remoção de todos os enteados. Apenas o que apareceu sob a inflorescência permanece. A formação de três hastes implica a presença do primeiro enteado sob a escova e um dos mais fortes, inferiores. Os arbustos formados desta maneira estão amarrados.Importante! Ao trabalhar com tesouras de podar, antes de mudar para uma nova planta, as lâminas da ferramenta são tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio, para que as doenças não sejam toleradas.
Na estufa
Em casa de vegetação, arbustos baixos de tomate são formados a partir de um, ocasionalmente de dois caules. A tecnologia de corte é semelhante à descrita acima. Somente o enteado é realizado com mais frequência, duas vezes por semana.
Se plantas determinantes são cultivadas, então:
- o broto, que continuará a crescer, é deixado sob a primeira inflorescência;
- este tiro irá liberar várias inflorescências e folhas - beliscar é realizada;
- se um arbusto com um caule cresce por cinco meses, a presença de enteados é necessária para o crescimento contínuo (é deixada sob a segunda ou terceira inflorescência);
- variedades semi-determinantes não precisam de um enteado de backup (seu crescimento não para com o aparecimento de inflorescências).
Vídeo: Corte de tomates com tamanho menor. A formação de um arbusto em 3 hastes
Características de beliscar em diferentes variedades
As variedades de baixo crescimento são:
- padrão;
- superdeterminado;
- determinante.
Todos eles têm características da formação de um arbusto.
Importante! Para parar o crescimento do enteado, é necessário beliscar duas folhas após o aparecimento do segundo pincel.
Variedades de carimbos
Esta espécie forma primeiro a inflorescência e depois os enteados, que não privam as plantas de sua força. Por esse motivo, eles praticamente não são enteados. O procedimento é adotado se você precisar de uma colheita precoce (pode acelerar o amadurecimento em 14 dias).
Super determinantes
Superdeterminantes formam três escovas em cada haste. Os enteados e a folhagem mais baixos são removidos. Podem ser formadas duas hastes para acelerar o processo de amadurecimento, mas os tomates crescerão de tamanho médio. Mas o número deles será maior. A formação de uma haste permitirá obter tomates grandes, mas haverá apenas três pincéis.
Determinantes
Eles são formados a partir de uma ou duas hastes. Na primeira versão, a haste principal é deixada e os enteados são cortados. No segundo - apenas o enteado sob o pincel de flores inferior não é removido. Dois pincéis são deixados nele, o restante ficará no principal.
A formação do mato é possível de outra maneira: quando três mãos aparecerem no caule principal, aperte o topo. O enteado crescerá ainda mais, que aparecerá no seio do primeiro pincel de flores. Ele é beliscado quando dois pincéis são formados e dá outro enteado para crescer, nele, a partir do seio de seu primeiro pincel de flores.
Vídeo: plantio e arbustos de variedades determinantes de tomate
Variedades de tomate de tamanho menor que não requerem beliscar
Despretensioso com bom rendimento:
- Aquarela;
- Presa vermelha;
- Milagre da Sibéria;
- Patinhos;
- Cracóvia.
Grande frutado:
- Cavaleiro;
- Senhor
- Gina TST;
- Viscounte de framboesa.
Assim, é necessário beliscar mesmo variedades de tamanho menor para acelerar o amadurecimento e a frutificação. Este procedimento é simples, você não precisa ter habilidades especiais.