O cultivo de mudas de berinjela de alta qualidade em casa não é possível para todos os cultivadores. Até jardineiros experientes às vezes fracassam - e tudo porque tentam obter plantas saudáveis e fortes pelos métodos tradicionais de semear. Berinjela precisa de uma abordagem especial. Aprenda a plantar e cultivar adequadamente mudas dessa cultura, quais são as sutilezas agronômicas e as características dos cuidados.
Datas de semeadura de mudas de berinjela
Entre todas as berinjelas solanáceas, elas ocupam um lugar especial por causa de seu aumento no amor pelo calor, no rigor das condições de crescimento e no crescimento lento. Isso justifica a preferência do método de mudas de seu cultivo. Seu sucesso depende da pontualidade do plantio de grãos, uma vez que os caules crescidos crescem desde as primeiras culturas, e são fracos e sem adaptação ao replantio das últimas.
Você sabe Os gregos antigos apelidaram berinjela de "maçãs da raiva", acreditando que sua alimentação sistemática leva a turvação da mente.
Para o pleno desenvolvimento da berinjela, é necessário garantir uma temperatura estável ao nível de + 22 ... + 25 ° C. Se a coluna do termômetro cair pelo menos 2 graus abaixo dos valores mínimos, a polinização, a formação de ovários e o crescimento do mato serão interrompidos. Quando as mudas estão em um ambiente com temperatura abaixo de + 15 ° C, a frutificação não deve ser esperada, portanto, ao plantar sementes de berinjela, é importante levar em consideração o clima e as características sazonais de uma região específica.Além disso, não se esqueça do período de maturação técnica da fruta, que, dependendo da variedade, fica em 80 a 150 dias. Sob condições favoráveis, nos híbridos de maturação precoce, a floração ocorre 45 dias após a semeadura, e a primeira colheita pode ser colhida 32 dias depois. Cuidados inadequados retardarão significativamente o crescimento de brotos.
Dadas essas características, o melhor período para plantar uma planta é o final de fevereiro - o início de março. A correção dos termos indicados deve basear-se no fato de que, desde o momento da semeadura da berinjela até o transplante de mudas para um local permanente, 2 a 2,5 meses devem passar.
Seleção e preparação de sementes
As sementes de dois anos atrás são adequadas para a semeadura - ao contrário das sementes anuais, são caracterizadas por alta germinação e curtos tempos de germinação. É importante considerar ao preparar o material de plantio em casa. Dos grãos comprados, são preferidas amostras em zonas que são bem adaptadas ao clima de uma área específica.
Ao comprar sementes, os especialistas aconselham:
- Dar preferência a variedades sustentáveis e de alto rendimento com qualidade de manutenção satisfatória dos frutos.
- Distinguir variedades de híbridos, já que o objetivo de cultivar a cultura depende disso. Se você deseja obter uma colheita de qualidade, será apropriado comprar grãos híbridos rotulados F1. No entanto, a seleção híbrida retém o pool genético das plantas progenitoras apenas na primeira progênie; portanto, os híbridos não são adequados para a colheita de sementes para o plantio. Somente variedades podem ser propagadas por conta própria.
- Não ignore as conquistas agrícolas modernas nesta área. Para melhorar a germinação e preservação dos grãos no solo, muitos fabricantes recorrem a estruturas de granulação, incrustação, casca de gel, fita e plasma. Todas essas inovações visam, em um grau ou outro, estimular a viabilidade do material de plantio e sua resistência a várias doenças.
- Preste atenção aos hologramas de qualidade e confie apenas em fabricantes confiáveis.
Preparação do solo e seleção de tanques
O vegetal cresce bem em solo solto nutritivo com acidez neutra.
Para preparar uma mistura tão leve, você precisará de:
- substrato de chernozem de jardim (1 h);
- areia do rio (1 hora);
- vermiculita (1/3 h);
- turfa alta (2 horas);
- húmus ou composto (1 hora).
Importante! A sombra das plantas vizinhas, o plantio espessado e o tempo nublado prolongado retardam o crescimento da berinjela. Em tais condições, a colheita será escassa e pequena.
Para o cultivo de mudas, os jardineiros podem usar:
- Potes de turfa. Feito de um material poroso, eles promovem a aeração das raízes da planta, o que é útil para o seu crescimento. Esses produtos são preenchidos com solo levemente umedecido e sementes são plantadas nele. As mudas cultivadas não mergulham, mas são transplantadas para um local permanente junto com o tanque. Vantagens dessa escolha: respeito pelo meio ambiente e valor nutricional do material, além de um alto percentual de sobrevivência das mudas durante o transplante. A sensibilidade excessiva do pote de turfa à umidade pode ser considerada uma desvantagem - se as colheitas estiverem cheias demais, as paredes do tanque serão cobertas com mofo e infectarão o solo. Mas o solo não deve secar, caso contrário, será petrificado.
- Comprimidos de turfa. São turfas finas e compactas com a adição de micronutrientes, enroladas na parte externa com uma malha fina e durável. Existem diâmetros diferentes: de 2,5 a 4,5 cm, devido à tendência a inchar, são colocados em uma bandeja ou em copos plásticos separados, regados e, aguardando um aumento de tamanho de 5 a 6 vezes, plantam sementes. As vantagens dos comprimidos são a permeabilidade à água e ao ar do material nutriente, bem como o desenvolvimento sem impedimentos do sistema radicular. Uma falha é a necessidade de monitorar constantemente o nível de umidade nas lavouras.
- Cassetes de turfa. Essa capacidade de plantio é semelhante a uma bandeja de ovos com 70% de turfa e 30% de papelão. As mudas cultivadas são transplantadas com a célula, separando-a da seção geral e aprofundando-se completamente no solo; caso contrário, causará desidratação das raízes das mudas. As vantagens de tais recipientes são a nutrição adicional que a cultura recebe quando o material é dissolvido, bem como a segurança das raízes durante o transplante. "Menos" - uma tendência a se molhar rapidamente e com bolor.
- Cassetes de poliestireno e cloreto de polivinil. As vantagens desses viveiros portáteis são sua disponibilidade, durabilidade, leveza e compacidade. Além disso, a base perfurada do tanque fornece às mudas um ótimo regime água-ar. As raízes em crescimento são colocadas na forma de uma espiral e não são feridas durante o transplante, pois são facilmente destorcidas. As plantas cultivadas em cassetes são sempre fáceis de criar raízes. Os produtos de poliestireno são benéficos na ausência de substâncias tóxicas, mas o cloro presente no PVC é perigoso para a saúde humana.
- Caixas caseiras de madeira e plástico. Sua vantagem pode ser considerada uma variedade de tamanhos estruturais e segurança do material. Entre as deficiências estão a necessidade de mergulhar as mudas e os riscos de danos às raízes durante o transplante, porque na capacidade total brotos frágeis são frequentemente confundidos.
- Viveiros. Estes são todos os tipos de recipientes para alimentos de produtos comprados encontrados em todas as cozinhas. O seu “plus” é a transparência, que permite controlar as condições das culturas, bem como uma cobertura que fornece um efeito estufa. "Contras" são o pequeno tamanho e complexidade da extração de mudas durante o transplante.
- Caracóis. São rolos originais de um filme ou outro material sintético depositado em papel higiênico macio. As sementes são semeadas não em um substrato, mas em uma base de papel umedecida com água, que é dobrada e colocada em um recipiente profundo para germinação. Se desejar, você pode polvilhar com uma fina camada de mistura de turfa e areia. Quando os brotos aparecem, eles são transplantados para um recipiente separado.
A tecnologia de semear mudas de berinjela
Se o recipiente de plantio for um recipiente, as sementes de berinjela serão semeadas em um substrato úmido. Inicialmente, enchem o tanque e umedecem com um frasco de spray. Nesse estágio, é aconselhável usar água derretida, pois um frio de curto prazo contribuirá para o desenvolvimento da vitalidade - graças a isso, as mudas crescerão fortes e resistentes a doenças. Você pode regar o solo cobrindo-o com neve, mas essa tecnologia é aceitável apenas para sementes não germinadas. Se você plantar grãos com brotos, a temperatura da terra deve corresponder ao intervalo +25 ... + 27 ° C.
Importante! Para que as plantas plantadas nos cassetes não se ocultem, é necessário semear em um padrão quadriculado.
É importante manter a distância entre as sementes entre 8 e 10 cm. É melhor semear nas cassetes, distribuindo 1 semente por cada célula. Os grãos são aprofundados em 1,5 cm e cobertos com uma camada de solo úmido com uma espessura de 0,5 cm e, em seguida, a semeadura é ligeiramente compactada com as palmas das mãos e plantada para preservar a umidade. Na fase final, o container de aterrissagem é embrulhado em polietileno ou coberto com vidro e colocado em um local escuro e bem iluminado. Após a emergência, o recipiente deve ser movido para a luz.
Vídeo: semeadura adequada de berinjela
Cuidados com mudas
O conhecimento de quando e como plantar mudas de berinjela não garante sucesso em seu cultivo, porque os cuidados desempenham um papel importante aqui.
Você sabe Inicialmente, os jardineiros europeus cultivavam berinjelas para fins terapêuticos e decorativos, e somente a partir do século XVIII começaram a comer seus frutos.
Mudas desde os primeiros dias devem ser fornecidas:
- Modo de temperatura. Inicialmente, após a remoção do filme, o recipiente é colocado em um local fresco por uma semana. À temperatura do dia +16 ... + 17 ° C e à noite +13 ... + 14 ° C, os processos radiculares começarão a se desenvolver intensamente. Em seguida, o tanque deve ser transferido para o calor, onde durante o dia o nível é mantido em +25 ... + 27 ° С e à noite - +13 ... + 14 ° С. É importante prestar atenção à diferença nos valores permitidos de dia e noite - eles são necessários para simular condições naturais e endurecer as mudas.
- Rega moderada regular. É realizada na medida do necessário, evitando secar ou atolar um coma de terra. Todos os procedimentos de hidratação são melhor realizados com uma pistola de pintura, o que impedirá que os grãos lixiviem do solo e exponham as raízes. Água da chuva preferida ou sedimentada por 24 horas. É importante que o aquecimento seja + 18 ... + 25 ° C.
- Boa iluminação. No caso da berinjela, as lâmpadas fluorescentes auxiliam o jardineiro com 12 horas de trabalho - caso contrário, as hastes serão muito frágeis e esticadas. O dispositivo deve destacar a cultura a uma distância de meio metro, das 7h às 19h.
- Nutrientes no solo. Se você notar um atraso no crescimento, as mudas precisarão de nutrição adicional. Em contêineres que não prevêem a coleta, eles são realizados uma semana após a emergência e, em outros casos, 12 dias após a coleta. Inicialmente, os fertilizantes com fósforo são úteis para as berinjelas, que estimulam o desenvolvimento de rizomas (uma solução de "amarelo cristalino" na proporção de 30 g por 10 litros de água). A alimentação subsequente é realizada após 7 a 10 dias com medicamentos que estimulam a vegetação (Crystal Special, 30 g por 10 litros de água).
Datas para o plantio de mudas
Quando 2-3 folhas são formadas nas hastes, as mudas precisam ser mergulhadas (se crescer em uma capacidade comum). Este período começa 4 semanas após a semeadura das sementes. Os brotos são cuidadosamente separados um do outro, tentando não danificar as raízes. Para isso, é necessário preparar antecipadamente vasos individuais, de preferência turfa, para evitar lesões repetidas nas mudas ao transplantar para um local permanente.
Isso não é necessário se a semeadura foi realizada inicialmente em células cassete, comprimidos ou recipientes individuais. As mudas de berinjela são transplantadas para uma estufa ou campo aberto na primavera, quando o solo esquenta e os riscos de geada são ultrapassados. A essa altura, as mudas serão de cerca de 50 a 70 dias. O período específico é determinado pelas características climáticas de cada região e pela cultura exigente.
Por exemplo, em latitudes médias, é melhor transplantar berinjela em condições de estufa em meados de maio e em campo aberto no início de junho. Preste atenção à condição das mudas cultivadas: elas devem ser fortes, com raízes e folhas bem desenvolvidas (cerca de 7-8 peças). A altura das hastes das mudas de alta qualidade será de 20 a 25 cm. Você precisa selecionar as amostras mais fortes e promissoras.
Tipos de plantio de mudas
Uma colheita precoce pode ser obtida através do cultivo em condições de estufa, enquanto em um jardim aberto você obtém plantas mais resistentes a doenças e outros fatores externos adversos. Nos dois casos, o transplante de mudas começa com a preparação.
Na estufa
No outono, as estruturas de policarbonato são fumigadas com blocos de enxofre para desinfecção (com base em 300 g de substância por volume de 5 a 10 m³). O anidrido sulfúrico afeta adversamente a saúde humana; portanto, a desinfecção deve ser realizada escrupulosamente, mas rapidamente. Após 36 horas, os restos das plantas precursoras são removidos da estufa e tratados com uma solução de sulfato de cobre (0,05%) em todas as superfícies internas e externas, além de inventário.
Importante! Antes de plantar mudas, você não pode fazer estrume fresco.
Adubos minerais e orgânicos são adicionados ao solo, com base na composição do solo:
- Os solos argilosos e argilosos exigem a introdução de um balde de esterco, areia de rio, 2 baldes de turfa e meio balde de serragem de madeira por metro quadrado de área.
- Adicione um balde de substrato de grama, areia do rio e húmus à parcela de turfa.
- O solo arenoso é alimentado com uma mistura de argila, turfa, húmus e serragem na proporção de 3: 2: 2: 1.
- Em qualquer local, a composição nutricional de 2 copos de cinza de madeira, 15 g de uréia, 30 g de superfosfato e 45 g de sulfato de potássio não será supérflua.
Em campo aberto
Em outubro, para cada metro quadrado de camas, você precisa fazer:
- fertilizantes contendo nitrogênio (até 4 kg);
- superfosfato (80 g);
- cinza de madeira (1 kg);
- turfa alta (2 kg).
A turfa e o estrume requerem atenção especial, pois o primeiro componente contribui para a oxidação do solo e o segundo gera um ambiente patogênico. Esses nutrientes requerem preparação preliminar: a turfa é desoxidada com farinha de dolomita e o estrume é regado com uma solução de sulfato de cobre (5 g por 10 l de água).
É aconselhável cavá-lo na véspera da geada - isso vai se livrar das pragas subterrâneas. No início do verão, a cama preparada é limpa de ervas daninhas e buracos de plantio são feitos nela.
Plantar mudas no chão
Imediatamente antes do transplante, as mudas, os canteiros são limpos de ervas daninhas, nivelados com um ancinho e levemente compactados. Em seguida, com um triturador, faça recessos de até 15 cm, nos quais as mudas são plantadas. A distância ideal entre eles é de 45 cm com espaçamento entre 60 e 100 cm. É melhor plantar berinjelas em fileiras para facilitar o cuidado. O padrão de aterrissagem pode variar. O principal é que em cada metro quadrado não deve haver mais de três plantas, caso contrário, elas interferirão entre si.
Vídeo: plantando mudas de berinjela no jardim
Cuidados após o plantio de mudas
No futuro, as berinjelas precisam fornecer rega competente, cobertura oportuna, afrouxando o solo e removendo ervas daninhas; também precisa formar arbustos corretamente. Na primeira semana após o transplante, as mudas de berinjela são cobertas com fibra de fibra para a noite e sombreadas durante o dia pelo sol escaldante. 2 semanas após o transplante de mudas, quando o período de adaptação termina, os nutrientes podem ser adicionados ao solo.
Importante! A terra esgotada deve ser fertilizada a cada 2 semanas.Nesse caso, para evitar queimaduras, a solução nutritiva não deve cair sobre a folhagem.
Pela primeira vez, uma solução de:
- nitrato de amônio (5 g);
- superfosfato (20 g);
- cloreto de potássio (10 g).
Como alternativa, você pode usar qualquer fertilizante mineral complexo para hortaliças (na proporção de 20 g por 10 litros de água). Uma segunda alimentação para berinjela é necessária no verão antes da floração. Durante esse período, é melhor nutrir a cultura vegetal com matéria orgânica (infusão de verbasco ou fezes de frango). Se a planta estiver atrasada no desenvolvimento, não será errado em 7 a 10 dias realimentá-la novamente com uréia, despejando cerca de 1 litro de fertilizante sob cada arbusto. A solução é preparada à taxa de 1 colher de sopa. colher por 10 litros de água.Durante a formação do ovário no leito da berinjela, é apropriada a irrigação com soluções contendo nitrogênio com um nitrofoam (250 g por 50 l de infusão diluída de esterco de galinha). Para uma frutificação bem-sucedida, as plantas precisam de umidade estável, portanto, a secagem e a rachadura do solo não devem ser permitidas. O mesmo se aplica à sua inundação. Produtores de hortaliças experientes aconselham, em clima moderado, a regar a colheita 2 vezes por semana. Em clima quente, é necessário umedecer a berinjela todos os dias; é melhor fazer isso à noite, com água limpa e aquecida. Não se esqueça de soltar o solo e as ervas daninhas após cada rega.
Durante o período de crescimento ativo, a planta precisa ser aterrada. Isso é feito com cuidado, porque as raízes das culturas solanáceas toleram dolorosamente qualquer dano e levam muito tempo para se recuperar. Os arbustos com efeito de estufa, especialmente de variedades indeterminadas, requerem poda na medida do crescimento. O fato é que, sob o abrigo, uma planta pode crescer caules de um metro e meio, direcionando todos os seus recursos ao desenvolvimento de biomassa, e não de frutas. Para evitar isso, deixe 3 rebentos centrais e amarre-os ao suporte. As variedades de amadurecimento precoce não requerem procedimentos formativos.
Importante! Para a berinjela amadurecer mais rapidamente, aperte as partes superiores dos arbustos.
Berinjelas amam calor e luz; essas características devem ser consideradas no plantio de mudas. As mudas se adaptam rapidamente e crescem a uma temperatura de + 26 ... + 28 ° C. No calor da estufa, você precisa ventilar, evitando correntes de ar. Para o plantio, os vizinhos são de particular importância. Não coloque berinjela nas proximidades de milho, erva-doce e alho.Ideal para esta função:
- ervilhas
- estragão;
- tomilho
- cebolas;
- melão;
- abóbora
- Feijões
Os precursores podem ser:
- todas as culturas de castanheiros;
- pepinos
- legumes;
- repolho;
- cebola.
Doenças e pragas
O cultivo de berinjela é problemático não apenas por causa de sua exatidão, mas também pela necessidade de prevenção constante de doenças e ataques de insetos.
Antes de tudo, essa cultura é ameaçada por:
- The Black Leg. Aparece em condições de excesso de umidade, caracterizada por um pescoço e raízes escuros. Se nada for feito, as hastes murcharão. A doença pode ser evitada apenas controlando rigorosamente a umidade no substrato e normalizando a rega.
- Praga tardia. A infecção ocorre pelo contato com o solo contaminado com fungos e com o alagamento. Os sintomas da doença aparecem como manchas marrons na parte inferior das folhas.
- Podridão cinzenta. Parece acinzentado em todas as partes das plantas. A zona radicular é afetada primeiro devido à presença de patógenos fúngicos no solo, que são ativados a temperaturas acima de + 20 ° C e alta umidade.
- Mosaico. Geralmente ocorre durante o período do mergulho, manifesta-se em uma cor irregular e irregular das placas das folhas. O arbusto é suspenso em crescimento e seu ovário assume formas defeituosas. A propagação da infecção é pulgões.
- Stolbur. Manifesta-se por rugas, desbotamento e derramamento de folhas. A fonte da doença são organismos fitoplasmáticos transportados pelas plantas circadianas. O pico da probabilidade de infecção é o verão e o início do outono, um período de calor.
No caso de detectar sinais da doença, remova imediatamente as partes afetadas do arbusto e trate-as com qualquer fungicida.
Para solanaceae são bem adequados:
- Zircão
- "Fitosporina";
- Alirina;
- "Gliocladina";
- Gamair.
Entre as pragas, as mais perigosas são os besouros do Colorado, além de pulgões, cigarras, ursos, lesmas.
Você pode se livrar deles com a ajuda de drogas inseticidas:
- Prestígio
- "Actellicus";
- "Maxim";
- "Aktara".
Colheita e armazenamento
A má qualidade da manutenção é uma das desvantagens da berinjela. Comparado com abobrinha e batatas, eles estragam mais rápido. O prazo de validade máximo de frutas frescas é de 4-5 meses; com uma colheita adequada e oportuna, pode ser prolongada por várias semanas.
Importante! Para acelerar o amadurecimento da colheita, você pode fazer cortes rasos nas hastes dos arbustos. Se você empurrar a rachadura resultante com um fósforo, a circulação do suco diminuirá e a planta direcionará suas forças para completar a estação de crescimento.
O período de maturação começa, dependendo das características da variedade, 25 a 40 dias após a floração. A casca de uma berinjela madura adquire uma característica cor roxa, roxa ou branca, as sementes ficam brancas, a carne se torna elástica. Em frutas maduras, a casca parece sem vida, perdendo sua elasticidade e saturação de cores, a polpa adquire uma amargura e rigidez específicas. Como os vegetais maduros não aparecem no mato ao mesmo tempo, é necessário verificar a colheita 2 vezes por semana. As amostras maduras são cortadas, deixando cerca de 3 cm do pedúnculo.Guarde berinjela fresca recomendada na adega, em uma caixa de madeira ou plástico. Antes de colocar, é aconselhável limpar cada fruta com um pano seco. É importante que a temperatura no porão seja de 0 ... + 2 ° C e a umidade seja de 40%. Na umidade, a colheita se deteriorará devido à podridão cinzenta. Assim, o cultivo de mudas caseiras de berinjela requer paciência e esforço. Mas se o seu trabalho se basear no conhecimento, o sucesso nos negócios que você iniciou é garantido.