Há muito tempo que ervas aromáticas picantes são usadas na culinária para melhorar o sabor e dar um aroma agradável aos pratos. O artigo de hoje é dedicado às sementes de cominho e, mais precisamente, às suas sementes e suas propriedades.
Característica do produto
As sementes com nervuras parecem um arco alongado de até 6 mm de tamanho. Eles podem ser marrom-acinzentados ou completamente escuros, dependendo do tipo de planta. Eles se distinguem por um cheiro forte de pimenta apimentada e um sabor acentuado com notas de anis. Os grãos considerados são ricos em vitaminas, minerais e outros elementos úteis. Ácidos graxos ômega-6, ácidos monoinsaturados e uma pequena quantidade de aminoácidos essenciais estão presentes em grandes quantidades.
Você sabe De acordo com as palavras do profeta Muhammad impressas no Alcorão, o cominho preto pode curar qualquer doença, exceto a morte.
Além disso, a composição inclui:
- vitaminas - B1, B2, B6, C, E, PP;
- minerais - potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, manganês, cobre, zinco, selênio.
Propriedades da semente de cominho para o corpo humano
O uso de sementes de cominho é especialmente popular no leste, famoso por seus centenários. Isso sugere os efeitos benéficos do produto.
Benefício
- A rica composição dos grãos confere ao produto muitas propriedades importantes para o corpo:
- melhora os processos metabólicos do corpo;
- suporta o sistema nervoso, ajuda a normalizar o sono;
- aumenta a capacidade do cérebro de se concentrar e lembrar;
- afeta positivamente o trabalho dos sistemas endócrino e reprodutivo, fortalece o sistema imunológico;
- limpa o sangue, promove a produção de glóbulos vermelhos;
- acelera a regeneração das células da pele e a absorção de colágeno natural;
- inibe os radicais livres;
- aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e capilares;
- fortalece o esmalte dos dentes e o tecido ósseo;
- apoia o trabalho do músculo cardíaco, evita o infarto do miocárdio;
- melhora o fundo hormonal.
Danos e possíveis contra-indicações
O uso excessivo de especiarias pode levar a inchaço e azia. Com cautela, o tempero deve ser usado para mulheres grávidas, especialmente no primeiro trimestre, uma vez que algumas substâncias na composição são agressivas para o feto.
Importante! Crianças com menos de três anos de idade não devem receber produtos temperados com sementes de cominho ou infusões medicinais com seu uso.
É melhor que as nutrizes consultem primeiro um pediatra. Os diabéticos devem estar cientes de que o uso regular de sementes de cominho reduz o açúcar no sangue.
Áreas de uso do componente da planta
As propriedades das sementes são diversas: o produto é usado não apenas na culinária - como tempero, mas também na medicina e na cosmetologia.
Culinária
As sementes de cominho são frequentemente polvilhadas com produtos assados ou adicionadas ao interior da massa para fazer:
- pão;
- biscoitos;
- tortas.
Ingredientes
- manteiga: 50 g;
- farinha: 1 colher de sopa. l.;
- caldo de carne: 0,5 l;
- queijo: 100 g;
- sementes de cominho em pó: uma pitada.
Passo a passo de cozimento:
- Passer farinha em uma panela com manteiga derretida.
- Despeje o caldo em pequenas porções quando a farinha estiver dourada.
- O queijo é esfregado em um ralador grosso, adicionado à mistura em uma panela.
- Tempere com pó de cominho.
Remédio
Os grãos são usados como uma droga independente e na coleção de ervas para esses problemas:
- doenças respiratórias;
- hipertensão
- coriza;
- dificuldades de digestão;
- neurose e estresse;
- doenças da pele;
- alergias
- helmintíase;
- doença hepática
- doenças fúngicas em ginecologia;
- inflamação da cavidade oral;
- deficiência de vitamina;
- anemia
Importante! Ao usar sementes de cominho como prevenção de resfriados e deficiência de vitaminas, você não pode combiná-las com a ingestão de complexos vitamínicos.
Algumas receitas médicas:
- para constipação - preparar 2 colheres de sopa. eu grãos em banho-maria em 200 ml de água, fresco, tensão. Tomar após as refeições até que as fezes estejam normais;
- de tuberculose - em 2 copos de água por 7-10 minutos, prepare sementes esmagadas. Após a filtragem, beba uma bebida gelada meia xícara duas vezes por dia antes de comer;
- da neurose - misture os grãos picados com mel em proporções iguais. Tome 1 colher de chá após as refeições, 10-12 dias.
Cosmetologia
O tratamento com sementes de cominho também pode ser cosmético. Considerando as vitaminas e os minerais contidos neles, bem como os antioxidantes, os grãos têm muitas propriedades benéficas para o cabelo e a pele:
- hidratação e nutrição;
- regeneração e rejuvenescimento das células da pele;
- normalização das glândulas sebáceas;
- restauração e fortalecimento dos folículos;
- eliminação de caspa;
- acne e tratamento da acne.
A máscara de acne é preparada a partir de sementes em pó, lavanda e óleos de tea tree. Os ingredientes são misturados nas seguintes proporções: 1 colher de chá de pó, 7 gotas de óleo.
Você sabe O óleo de cominho foi usado por Cleópatra, limpando a pele com ele para manter a juventude.
A máscara de caspa contém óleo e sementes de cominho. O óleo e o pó de cominho são misturados em proporções iguais, adicionando 1/3 do óleo de bardana do volume obtido. Aplique antes de lavar o cabelo por 40 minutos, coloque em um saco e enrole em cima com uma toalha. Lave a composição com shampoo com água morna.
Regras básicas para armazenamento de sementes
Os grãos secos são armazenados em frascos de vidro com uma tampa bem fechada, de preferência com uma borda emborrachada. O local de armazenamento deve estar escuro e seco, temperatura de armazenamento - de + 10 ° C a + 22 ° C: você pode usar um armário de cozinha, despensa.
Sujeito a secura e falta de iluminação, o produto mantém suas propriedades por até dois anos. O cominho é um tempero incomumente aromático com efeito curativo. Sujeito a dosagens e precauções para limitar o consumo, o produto beneficiará o corpo.