O cultivo de repolho requer conformidade com a tecnologia agrícola; caso contrário, vários problemas podem surgir. E um deles é a falta de desenvolvimento de uma cabeça de repolho. Se esse incômodo ocorreu, medidas urgentes devem ser tomadas, mas primeiro você precisa descobrir o motivo. Vamos descobrir por que a cabeça do repolho não se enrola e o que fazer para obter uma boa colheita.
Razões para interromper a estação de crescimento vegetal
Pode haver vários fatores para os quais o repolho não se desenvolve. Na maioria das vezes, os ovários não se formam sob condições climáticas inaceitáveis ou violam as regras de tratamento.
Se o verão estiver frio ou muito quente e seco, a cultura não poderá se desenvolver normalmente.Importante! Para o crescimento e desenvolvimento de arbustos de repolho, é necessária uma temperatura do ar de + 18 ... + 20 ° C e uma umidade de pelo menos 60%.
Outra causa do mau desenvolvimento são as mudas ou sementes defeituosas. Mudas fracas cultivadas em solo pobre raramente formam garfos. Além disso, sementes com um grande número de amostras rejeitadas ou que produzam mudas dolorosas devem estar alertas.
Há outros motivos que afetam adversamente o desenvolvimento do repolho:
- Pouca luz. A cultura ama o sol e áreas bem ventiladas. Na área sombreada, as mudas darão um verde espalhado de uma cor verde escuro. A luz é especialmente importante para as variedades posteriores, pois a luz do dia no estágio de formação da cabeça já é muito curta.
- Alta acidez. A acidez ideal do solo para a colheita é de 6,5 a 7,5 unidades.
- Plantio denso. A falta de ar provoca as plantas a lutar pela vida. Nesse caso, eles não amarram os garfos, mas liberam uma grande quantidade de vegetação, o que é inadequado para alimentos.
- Deficiência de rastreamento. O repolho para amarrar precisa de uma quantidade suficiente de nitrogênio e potássio; portanto, é necessário seguir o regime de fertilização e as regras de rotação de culturas. Os fertilizantes são especialmente relevantes durante o enraizamento das mudas e no primeiro estágio do crescimento.
- Falta de umidade. O repolho não formará garfos devido à falta de água. Como resultado, a muda não tem nutrição e, em vez de um repolho, libera uma flecha de flor.
- Solo pesado. Se você não afrouxar o solo, isso pode levar à falta de oxigênio no sistema radicular.
- Pragas e doenças. Ao atingir uma planta, eles a enfraquecem tanto que o repolho não consegue amarrar os garfos.
Você sabe Existe um sinal tão popular: as cabeças de repolho de variedades tardias são amarradas quando o dia está acabando.
O que fazer se o repolho não estiver amarrado na cabeça, do que alimentar ou regar
Falando em alimentar o repolho, deve-se lembrar que essa cultura adora solo neutro e levemente alcalino; portanto, a acidez ideal deve ser alcançada inicialmente.
Alimentação de estrume
Execute este procedimento dependendo do tipo de vegetal (branco precoce, amadurecimento médio ou tardio).
É bom fazer adubação orgânica no outono, durante a escavação. A lavoura deve ser completa, com profundidade não inferior a 40-50 cm. Serão necessários 6-7 kg de estrume apodrecido (fresco admissível) por metro quadrado da parcela. Em vez disso, você pode usar excrementos de frango, mas o cálculo será diferente - 300 g por 1 m². m
A adubação orgânica reflete bem a composição do solo: satura com micro e macro elementos, húmus, que são simplesmente necessários para o repolho. Se você não conseguiu fertilizar o solo no outono, pode se vestir bem na primavera, duas semanas depois de transferir o repolho para um local permanente. Para fazer isso, o esterco é produzido em água (1: 5).
Se o verbasco foi introduzido no outono, a primeira cobertura é realizada 14 dias após o plantio. Mas, para isso, são usados fertilizantes nitrogenados (uréia, nitrato de amônio).
Importante! A urina dos animais contém muita amônia, portanto, para evaporar, a solução deve ser envelhecida 2–3 dias.
O segundo curativo é realizado antes da formação dos ovários, quando 8 a 9 folhas são formadas na planta. Em seguida, 40 g de cinza (por balde de solução) são adicionados à solução com esterco.
2 semanas após o segundo curativo, o solo é regado novamente. Para fazer isso, use pasta ou mistura de verbasco (0,5 kg por balde de água).
Fertilizando o solo com infusões de ervas
A tintura de urtiga é popular entre os jardineiros. Esta planta é rica em vários oligoelementos e vitaminas que beneficiarão o repolho. As urtigas são cortadas, colocadas em um tanque, cheias de água pura e deixadas ao sol para fermentação. ½ xícara de mistura fermentada é dissolvida em um balde de água e o repolho é regado com essa composição.
Levedura Alimentação
As cabeças se desenvolvem bem se plantadas com uma solução de fermento fermentado. 100 g de fermento são dissolvidos em um balde de água morna, uma colher de açúcar é jogada e deixada para fermentar. Um copo da solução preparada é diluído em um balde de água e usado como cobertura.
Importante! É melhor usar esse método à noite, quando o solo se aquecer bem. Antes do procedimento, o solo deve ser umedecido.
Ácido bórico para ovário
Se nenhum garfo for formado e o repolho parecer fraco, você pode tratá-lo com ácido boro usando o método foliar para sair. Para fazer isso, o pó (2 colheres de chá) é dissolvido em dois litros de água aquecida. Depois que a solução esfriar, adicione mais 9 litros de água fria e trate as plantas.
O que fazer para obter suculentas cabeças de repolho
Se o repolho não formar garfos, são utilizados vários métodos de preparação e endurecimento do material das sementes e eles também organizam a atenção adequada durante a estação de crescimento.
Preparação de sementes e parcela para plantio
A principal razão pela qual os ovários não aparecem é o solo. Muitas vezes, a terra está esgotada e deficiente em minerais.
Aqui está o que você precisa fazer para aumentar a fertilidade do solo (cálculo por 1 metro quadrado):
- faça um copo de madeira cinza;
- adicione 50 g de sulfato de potássio;
- adicione 70 g de fertilizante fosfatado.
No outono, o local é desenterrado, acrescentando estrume podre, e na primavera o solo é nivelado apenas com um ancinho. Para as mudas caírem na camada fértil e bem enraizadas, elas a plantam "embaixo do helicóptero". O local selecionado não deve estar na sombra.
Importante! Qualificar qualitativamente os frutos em um só lugar, não será superior a três anos. É bom que, na estação anterior, legumes, batatas, pepinos ou cenouras tenham crescido no local. Não plante repolho onde as plantas crucíferas foram cultivadas antes.
Ao escolher sementes, você não deve ser tentado por pacotes brilhantes e promissores. As sementes podem ser de boa qualidade, mas não consistentes com as condições climáticas. Uma variedade pode responder negativamente a condições extremas, incluindo não formar garfos.
Se a variedade for selecionada corretamente, as datas de plantio devem ser observadas. Antes do plantio, o material é tratado com permanganato de potássio para prevenir a infecção da futura planta com doenças.
Datas e regras de desembarque
Se as mudas são plantadas na hora errada e na sombra, elas crescem e a cabeça do repolho não se forma; portanto, o momento é importante.
As primeiras variedades são semeadas até março e, em junho, você pode colher. As variedades de meia estação devem ser plantadas no final de abril e as espécies tardias no início.
Mudas de variedades precoces são transferidas para um local permanente em meados de maio, o restante - de 1 a 10 de junho. A distância entre os arbustos também desempenha um papel. Nas variedades iniciais, mede 40 a 50 cm, nas variedades posteriores, de 60 a 70 cm, e as mudas são enterradas em cotilédones.
Você sabe As pessoas sempre associaram o repolho às fases da lua. Para salgar, por exemplo, era costume cortá-lo apenas na lua cheia de setembro.
Para amarrar as folhas, adicione ao buraco:
- húmus - 500 g;
- nitrato de amônio - 3 g;
- superfosfato - 7 g;
- sal de potássio - 3 g.
Métodos de prevenção
Doenças e pragas são prejudiciais aos garfos. Eles simplesmente não deixam crescer a cabeça do repolho.
Porém, medidas preventivas competentes ajudarão a salvar a planta e obter uma boa colheita:
- Inseticidas. Assustado longe do repolho do inimigo principal - o repolho voa. Os jardineiros experientes são aconselhados a espalhar o pó do tabaco misturado com cinzas e serragem nas camas.
- Actellik. O tratamento oportuno de uma planta jovem com a droga protegerá o repolho das conchas de borboletas. Para plantas adultas, quando uma cabeça de repolho já começou, uma praga gulosa não é terrível. Este medicamento vai ajudar com a traça do repolho.
- Caldo de pimenta. Serve como um excelente profilático contra vários vírus e bactérias.
- Cavalinha e Malmequeres. A vizinhança dessas plantas ajudará a proteger o repolho de doenças fúngicas.
Importante! A principal dificuldade na proteção do repolho contra doenças é que é indesejável tratar os arbustos com produtos químicos em todas as fases da estação de crescimento e, depois de amarrá-lo, o garfo fica completamente tabu.
Também é importante identificar e prevenir oportunamente as principais doenças do repolho, que podem destruir a colheita.
As doenças mais comuns e medidas preventivas:
- Podridão branca. Siga as regras de rotação de culturas, colheita oportuna, evite ferimentos nos garfos.
- Podridão cinzenta. Siga as regras de rotação de culturas, aplique quantidades moderadas de fertilizantes nitrogenados e remova as partes superiores a tempo.
- Kila. O principal inimigo do repolho. É impossível curar a doença. O risco de danos pode reduzir o tratamento do solo por cúmulo, e em condições de estufa, e conduzir o tratamento térmico do solo.
- Fusarium murcha. É recomendado como medida preventiva o tratamento da terra com uma solução de sulfato de cobre (5 g por balde de água).
- Mosaico. Lutar é inútil. As ervas daninhas devem ser cuidadosamente arrancadas e tratadas com inseticidas.
- Peronosporose.. Com o apoio de condições favoráveis à cultura, as infecções por fungos são minimizadas.
- Perna preta. As mudas são tratadas com produtos biológicos (Planriz, Bactofit, Fitosporin, Fitolavin-300).
Você sabe Existe um sinal popular segundo o qual, ao plantar mudas de repolho, deve-se agarrar a cabeça com uma toalha ou cachecol. Então os garfos serão amarrados sem problemas.
A fixação das cabeças não é um processo fácil, que depende da qualidade das sementes e das condições de crescimento do vegetal. Mesmo erros elementares nos cuidados podem fazer com que o repolho não produza uma colheita. Não se esqueça das coberturas, das medidas preventivas e de rega, e os garfos saborosos e suculentos certamente amadurecerão no seu jardim.