Os tomates são muito caprichosos para cuidar, portanto, a decoração e o enteado são importantes para o cultivo de tomates, especialmente quando cultivados em estufa. É esse procedimento que garante o fornecimento de nutrientes ao tomate na fruta, em vez de dispersá-los para o cultivo de folhas.
O que é beliscar
O procedimento para beliscar é remover o excesso de brotos que crescem da base das folhas, esses processos são chamados enteados. Realizar essa remoção regularmente é muito útil para os tomates, porque os brotos em excesso retiram força do mato, fazendo com que os frutos sofram e, como resultado, a colheita. Os nutrientes que a planta recebe através das raízes simplesmente não atingem os frutos.
A manada de tomates geralmente tem os seguintes objetivos:
- criando uma forma de arbusto e limitando o número de hastes de um a três;
- amadurecimento anterior dos próprios tomates;
- aumento do tempo de frutificação;
- aumento no rendimento comparado ao cultivo convencional em estufa de policarbonato, além de melhoria na qualidade dos frutos.
Importante! Não é recomendável procrastinar com beliscões; caso contrário, interromper brotos já crescidos pode ferir o arbusto mais uma vez.
Preciso beliscar tomates em uma estufa
Se o jardineiro decidiu negligenciar o beliscão, é claro que isso não trará muitos danos aos tomates. Os arbustos de tomate ficam macios, ramificados e podem até dar frutos. Mas, ao mesmo tempo, as frutas se tornam muito pequenas devido à falta de nutrientes. O número ideal de ovários para um arbusto é o número de até quatro ovários, então os tomates serão maiores.
É muito importante fazer beliscar variedades altas e indeterminadas de tomate. Na maioria das vezes, são plantas de estufa e têm muitas vantagens sobre outras variedades; não são suscetíveis à praga tardia. Esses arbustos dão frutos até as geadas, portanto, por um período tão longo, eles conseguem dar uma colheita bastante impressionante. Apertar os enteados nessas plantas é muito mais fácil do que nas variedades comuns.Jardineiros inexperientes costumam ter a questão de remover filhos adotivos. Todo mundo decide por si mesmo. Mas, para entender a necessidade de beliscar, a primeira coisa que você precisa entender é por que, em princípio, esse procedimento é realizado:
- depois de colher o crescimento excessivo, a planta receberá mais luz, pois folhas desnecessárias não impedirão a penetração dos raios, incluindo os frutos;
- os galhos de frutas receberão mais micronutrientes que, sem beliscar, seriam direcionados ao desenvolvimento de galhos desnecessários;
- a produtividade da planta começará mais cedo e terminará mais tarde, devido ao fato de que o tomate terá força suficiente para formar frutos ao longo da temporada;
- nada interferirá no desenvolvimento adequado do arbusto e no amadurecimento completo dos frutos do tomate.
Uma grande colheita de tomate pode não ser tão feliz para um residente de verão como gostaríamos sem beliscar. O fato é que a abundância de vegetação não permite que os frutos amadureçam, e os jardineiros são forçados a colhê-los verdes e trazê-los à maturação, simplesmente decompondo as casas ao sol.
Quando e com que frequência você precisa remover o excesso de brotos
Os jardineiros precisam se lembrar da importância de um enteado oportuno; caso contrário, atrasar o processo tornará muito difícil distinguir brotos desnecessários de galhos frutíferos. Os enteados podem liberar botões e formar um ovário; após o qual você não deseja selecioná-los, novos processos também podem aparecer.
Importante! A impressão é realizada toda semana, pelo menos uma vez, a contagem regressiva começa com o aparecimento do primeiro processo. Tais ações permitirão tempo para identificar novos galhos e formar um arbusto.
Você pode começar a beliscar já a partir do momento em que os primeiros brotos dos enteados crescem no mato e atingem um comprimento de 3 cm. Durante esse período, o broto ainda não tem tempo para absorver as substâncias benéficas do tomate, e beliscar o broto não prejudicará a planta, o que é inevitável quando o corte já está grande fuga. Além disso, esse procedimento não é único, mas é realizado constantemente à medida que o mato cresce e novos brotos aparecem.Não há prazos bem definidos para iniciar a remoção de brotos laterais. Alguns jardineiros começam a conduzi-lo a partir do início de agosto, guiados pelo fato de que, durante o período remanescente, os frutos recém-emergidos não têm tempo para amadurecer e absorver o excesso de nutrientes. Assim, todas as frutas vão desacelerar em crescimento e amadurecimento.
Há outra opinião, cujos seguidores começam a remover os enteados quando novas inflorescências se formam nos tomates. O procedimento para formar um arbusto também é realizado regularmente, até o final da frutificação.
Você sabe Se você agitar um tomateiro antes de beliscar, poderá polinizar melhor os arbustos adjacentes.
As regras básicas de beliscar
Para que a colheita de brotos laterais afete positivamente a colheita e não prejudique o mato, o jardineiro deve seguir as seguintes regras:
- Embora seja permitido cortar enteados de 3 cm de tamanho, mas muitos especialistas não aconselham fazer isso, porque durante esse período ainda não está claro quem forma um pincel, por isso é melhor cortar os brotos que cresceram para 5 cm.
- Antes de remover os brotos, você precisa considerar cuidadosamente quais deles são adequados para a formação do tronco e deixá-los.
- Se o enteado continuar a crescer após a circuncisão, é melhor deixá-lo, ao mesmo tempo em que limita o crescimento da sessão, beliscando.
- A compressão é recomendada apenas para tomates com efeito de estufa, pois a remoção de brotos de rua pode ser muito prejudicial aos tomates de rua.
- É melhor beliscar os tomates pela manhã quando a planta é derramada com suco. Isso facilita a interrupção do enteado, bem como a lentidão do mato devido à baixa atividade do sol pela manhã.
- Se você remover a filmagem com as mãos, nesse caso, precisará tomar o enteado com dois dedos e girar em direções diferentes até que ele se solte do arbusto. Depois disso, se formam danos na planta, que não precisam ser tentados para fechar. À noite, naturalmente será coberto com suco seco, para que as bactérias não entrem nele.
- No caso de cortar os processos com uma tesoura, você precisa cuidar da nitidez das lâminas, e o próprio corte deve ser feito com rapidez e precisão, sem danificar as hastes adjacentes. Novos enteados podem aparecer no local do corte, para que isso não aconteça, é recomendável deixar um toco pequeno, com cerca de 1,5 cm de tamanho.
- Todos os processos de corte devem ser removidos da estufa, para que não se tornem uma fonte de infecção durante a decomposição e não prejudiquem os arbustos em crescimento.
- Quando os enteados começam a crescer novamente no tomate, o procedimento é repetido, removendo todos os brotos indesejados, mesmo quando eles surgem de um botão anteriormente adormecido ou em galhos velhos.
Tomate passo a passo na estufa passo a passo
Antes de beliscar, é importante determinar exatamente quantas hastes você deseja deixar. Geralmente, os arbustos são formados a partir de uma, duas ou três hastes. Não é recomendável fazer mais galhos no tomate, pois verduras grossas prejudicam a colheita ou as plantas precisam ser plantadas a uma grande distância uma da outra.
Em 1 talo
Muitos cientistas acreditam que, para uma horta com estufa, o cultivo de uma haste de tomate é considerado o mais favorável:
- Todos os brotos de um tomate são quebrados, deixando apenas pedúnculos e até os localizados no fundo do mato.
- Além disso, é necessário interromper todos os tiros bifurcados e, se a ponta se dividir em dois, é recomendável deixar o lado mais forte e remover o tiro mais fraco.
- A remoção dos brotos deve ser realizada com uma frequência de 7 dias, o que permitirá ao arbusto captar a quantidade máxima de luz e ventilar bem.
Importante! Se você não quebrasse os brotos a tempo e eles crescessem, ainda assim seria melhor para a colheita se você os remover.
Em 2 hastes
Em contraste com o pensamento científico, existe uma opinião entre jardineiros experientes, segundo a qual mais hastes trazem uma safra maior. É por isso que nas parcelas você costuma encontrar arbustos com duas a três hastes:
- Para formar um tomate com duas hastes, é necessário, além do tronco central, deixar o primeiro processo lateral ou o melhor desenvolvido. Geralmente aparece sob o primeiro pedúnculo.
- Todos os outros enteados são removidos regularmente, uma vez por semana.
3 hastes
O processo de formação de um arbusto de três caules não é como cultivar um tomate em duas hastes:
- Nesse caso, além do enteado sob o primeiro pincel com flores, eles deixam outro processo mais baixo, geralmente esse é o ramo mais forte e mais sólido.
- Depois de decidir sobre os ramos laterais necessários, você precisará remover cuidadosamente todos os brotos desnecessários restantes. A bucha é limpa da mesma maneira que nas versões anteriores - uma vez a cada 5-7 dias.
Erros comuns no trabalho
Pasynkovka, embora não seja um processo complexo, mas demorado e exigente. Muitos jardineiros cometem muitos erros quando decidem adotar um enteado, isso é especialmente verdade para os iniciantes no verão. As omissões mais comuns são as seguintes:
- Aparar aperto. Alguns jardineiros acreditam que não há nada errado com o fato de que eles não tiveram tempo de cortar o mato a tempo e chegaram na próxima vez. De fato, o enteado já começou a se desenvolver ativamente e se tornou uma parte completa do mato, e cortá-lo significa ferir a planta.
- Cânhamo. Você pode deixar o cânhamo apenas se cortar os enteados com uma faca ou tesoura; caso contrário, poderá danificar seriamente o tomate. Em outras situações, é estritamente proibido fazer isso, uma vez que o coto pode apodrecer e a infecção se espalhará por todo o caule.
- Arbustos com formas irregulares. Os jardineiros às vezes se arrependem de remover brotos resistentes ou beliscar a parte superior do caule; nesse caso, o arbusto fica bonito e arrebatador, mas não há frutos nele.
- Pastoreio pouco frequente. Devido ao fato de os cultivadores de legumes às vezes beliscarem os arbustos apenas algumas vezes por temporada, as colheitas sofrem muito. Afinal, esse procedimento permite não apenas regular o tamanho do arbusto, mas também evita o aparecimento de doenças. Além disso, se esse erro for cometido, as frutas ficam menos saborosas, pequenas e seu número diminui.
- Rasgue um tomate completamente. Alguns jardineiros pensam erroneamente que, se você cortar o excesso, não poupe nada. Tanto as folhas quanto os frutos já formados são utilizados. Isso não deve ser feito, pois o enteado sozinho já dá luz suficiente aos tomates e, se você remover as folhas, haverá mais iluminação, mas queimaduras serão adicionadas às frutas.
Você sabe Os médicos acreditam que o uso regular de tomates e produtos a partir deles pode proteger contra o risco de câncer.
Que variedades de tomate não precisam beliscar
O procedimento de beliscar é útil para obter bons rendimentos, mas existem variedades que se saem bem sem produzir frutos saborosos e grandes, e essas variedades também são adequadas para o plantio em campo aberto. Entre essas variedades, os seguintes são populares:
- Chio-cio-san - É uma variedade no meio do início que amadurece dentro de 120 dias após a aceitação das mudas no local. Os arbustos são grandes, podem atingir dois metros de altura, portanto precisam ser amarrados em tempo hábil. Frutas durante todo o período de crescimento. As frutas são como um leque, as frutas em si são rosadas, de sabor adocicado. Durante a temporada, até 4 kg da colheita podem ser colhidos no mato, com um tomate pesando em média 35 g. O tomate é resistente a várias doenças e pode se adaptar a diferentes climas, e seus frutos são adequados para a preservação e para a preparação de vários pratos. A planta é despretensiosa nos cuidados.
- Foguete - Essa variedade é considerada determinante e é adequada para estufas e áreas abertas. A colheita desses tomates já ocorre no 110º dia a partir do momento do plantio. O arbusto em si é baixo e atinge uma altura não superior a 60 cm, é coberto por um pequeno número de folhas e as inflorescências com frutos estão localizadas no caule principal. Uma inflorescência dá uma colheita de 3 a 8 tomates. Os tomates são vermelhos, oblongos com a parte superior, e seu peso é de 35 a 60 G. A planta é despretensiosa, e o rendimento de 1 m² é de até 7 kg. O tomate pode ficar pendurado no mato por muito tempo sem excesso de maturação, bom gosto e adequado para conservar de forma holística. Mas, ao mesmo tempo, as plantas são muito sensíveis ao excesso de rega e cobertura, nesse caso, rachaduras aparecem nos frutos e o clima também pode se tornar outra razão para esse fenômeno. Os arbustos são plantados a uma distância de 70 cm entre si e 30 cm entre as fileiras.
- Lutador - uma variedade madura precoce que amadurece em 95 dias a partir do momento do plantio. O arbusto atinge até 50 cm de altura e é caracterizado por florescimento abundante. Os frutos deste tomate são amarelos e vermelhos, com casca lisa, a forma lembra um cilindro e o peso médio é de cerca de 100 G. O tomate é suculento, carnudo, levemente azedo, adequado para consumo fresco e para preservação, mas pouco armazenado. O rendimento por 1 m² é de 8 kg. Despretensioso no atendimento e resistente a doenças. Você não precisa plantar mais de 9 arbustos por quadrado. Para melhorar a produtividade, é desejável regar abundantemente, fertilizar com fertilizantes minerais e soltar o solo.
- De carvalho - Trata-se de uma variedade de tomates bastante precoces que amadurecem em 85 dias. O arbusto do tomate é baixo, cerca de 50 cm, e tem poucos galhos. De 4 a 6 inflorescências estão localizadas no caule principal, no qual são formados frutos vermelhos com nervuras redondas (não mais que 6 por haste de flor), que crescem até um peso médio de 50 a 100 ge amadurecem uniformemente. Os tomates têm um bom sabor, têm acidez e são adequados para cozinhar pratos e conservar. O carvalho não é caprichoso em seus cuidados e, mesmo que você se esqueça de regá-lo ou, pelo contrário, vá longe demais com água, isso não afetará a planta e os frutos. Além disso, ele é imune a doenças. Ao sair, soltar, fertilizar e amontoar são bem-vindos. Como qualquer cultura, você precisa tecê-la com cuidado. O carvalho é plantado a uma distância de 70 cm entre os arbustos e 50 cm entre as fileiras. Você pode coletar até 8 kg de tomate em um metro quadrado da cama, que é armazenado por muito tempo e suas sementes podem ser coletadas para semeadura no próximo ano.
- Nevasca - uma variedade determinante madura precoce, cuja altura dos arbustos pode atingir 70 cm.As folhas desta planta são médias, os tomates são vermelhos e de forma arredondada, o peso de um tomate atinge cerca de 100 g, mas às vezes os tomates com até 200 g podem aparecer.Os frutos são carnudos, densos, em uma casca fina e lisa. Esses vegetais são caracterizados pela versatilidade em uso e podem ser armazenados por algum tempo. Cuidar de plantas requer manutenção de baixa umidade, rega com água morna, além de fertilização e desapertamento regulares. Normalmente, essa variedade é plantada na quantidade de 6 arbustos por 1 m². Tem um rendimento muito alto e é popular entre muitos moradores de verão.
- Bonnie MM - a maturidade nessa variedade ocorre muito rapidamente, em 80 a 85 dias. O arbusto em si é atrofiado, não mais que 50 cm. Os frutos são redondos e achatados, pesando de 60 a 80 g. O rendimento não é muito alto - até 2 kg de frutos podem ser colhidos de um arbusto, mas a variedade se adapta muito bem a várias condições e não é muito suscetível. doenças. Despretensioso no cultivo, você precisa apenas de rega regular e cobertura com fertilizantes orgânicos ou minerais. No Boni MM, você pode cozinhar como picles para o inverno, além de vários pratos, além de comê-los frescos. Geralmente são plantadas até 9 plantas por 1 m².
- Shuttle - Essa variedade é precoce e já começa no 85º dia. Os arbustos atingem 50 cm de altura e têm poucos galhos, suficientemente compactos, o que economiza espaço no local. Os frutos são de cor vermelho escuro com uma ponta da ilha, pesam até 70 g. No interior, os tomates são carnudos e têm um sabor adocicado. O ônibus traz boas colheitas nas quais até 8 kg de tomate, adequados para qualquer uso, podem ser colhidos a partir de 1 m². Frutifica o arbusto por tempo suficiente e não requer cuidados especiais. A desvantagem dessa variedade é que ela é instável para certas doenças e, portanto, requer atenção e tratamento regulares. Até 4 arbustos podem ser plantados em 1 m² de terreno.
- Alpha - a variedade é caracterizada por plantas baixas (de 40 a 55 cm), e os frutos começam a cantar no 85º dia a partir do momento do plantio. Os tomates em si têm um peso de cerca de 50 g, redondos e achatados, vermelhos. Tem um sabor suculento e doce. O cuidado é despretensioso e o rendimento de 1 m² é de cerca de 6,5 kg de frutas. Os tomates são bastante frágeis e não são armazenados por muito tempo, além de serem muito difíceis de transportar sem danificá-los. Projetado para consumo fresco.
- Danko - esta variedade no meio da estação já dá frutos aos 120 dias de cultivo. O arbusto não tem mais de 60 cm de altura, possui poucas folhas, poucos galhos. Os frutos são bastante grandes, pesando até 170 g, têm cor vermelha e casca brilhante, parecendo um coração em forma. Do mato por temporada, você pode coletar até 3 kg de tomate, amplamente utilizado na culinária. Além disso, a variedade é despretensiosa em termos de cuidados e é capaz de permanecer sem regar por um longo tempo. A única desvantagem deste tomate é sua baixa tolerância ao transporte. Geralmente essa variedade é plantada com 5 plantas por 1 m².
- Cereja de inverno - Esta variedade amadurece cedo o suficiente, já no 95º dia após o plantio. O arbusto tem uma altura de cerca de 70 cm e ramos exuberantes. As frutas de framboesa são grandes o suficiente e pesam cerca de 100 g. Os tomates são bastante densos, não quebram e estão bem armazenados. Pode ser usado para conservas inteiras. A produtividade das cerejas de inverno é alta, pois é possível coletar até 10 kg de produto a partir de 1 m². Este tomate é resistente a muitas doenças e despretensioso nos cuidados. Durante o plantio, é necessário observar uma distância entre os arbustos de cerca de 25 cm, e as fileiras ficam melhor posicionadas a 40 cm uma da outra.
Importante! Além das variedades conhecidas de tomate, há também um super-determinante, que passa para a primeira escova, após a qual não mais coberta de vegetação, então variedades como Moskvich e Yamal, não exija beliscões frequentes.
Graças à criação, todas as forças no cultivo de tomates não são gastas no desenvolvimento do mato, mas na obtenção de bons rendimentos. Além disso, esse procedimento permite evitar o surgimento de doenças nas plantas e você não precisa lidar com o processamento delas; portanto, é melhor não ter preguiça e formar um arbusto, para poder desfrutar de boas colheitas.