As cebolas são populares para o cultivo em nosso país. Este vegetal é cultivado em pequenos canteiros de jardim e em enormes campos agrícolas. Neste artigo, consideraremos quais doenças são perigosas para as cebolas, bem como as causas de sua ocorrência e métodos de tratamento.
Informações gerais da planta
A cebola (Allium cepa L.) é uma planta bienal. No primeiro ano de cultivo, ele produz um bulbo subterrâneo, a partir do qual crescem raízes brancas e folhas verdes carnudas e suculentas. Tanto as partes subterrâneas quanto as subterrâneas são comestíveis. No segundo ano de crescimento, um bulbo adulto lança brotos de inflorescências - sua altura pode chegar a dois metros, guarda-chuvas brancos ou azuis de flores são formados sobre eles, a partir dos quais as sementes são formadas posteriormente.
As cebolas são suscetíveis a várias doenças que podem afetar uma grande variedade de partes da planta. Algumas dessas doenças podem levar a grandes perdas de colheitas se não forem tomadas medidas para proteger e tratar as plantações. As doenças podem ser fúngicas, bacterianas ou virais. O cumprimento de várias condições de cultivo pode reduzir a possibilidade do aparecimento e desenvolvimento de doenças.
Doenças fúngicas
As doenças fúngicas incluem alternariose, peronosporose, antracnose foliar, podridão radicular e botrite. Além de doenças fúngicas, o plantio de cebola pode causar sérios danos à podridão bacteriana.
Importante! O ideal para cebola é um pH do solo de 6,5–7.0 É aconselhável acidificar os solos com pH abaixo de 6,0 por calagem, no entanto, esse procedimento não deve ser realizado simultaneamente com a adubação dos canteiros com adubo, pois provoca rápida mineralização do adubo e perda de nitrogênio do solo.
Folha
Algumas doenças fúngicas preferem a parte frondosa da planta, e todo o ciclo de seu desenvolvimento ocorre nas penas das cebolas. São doenças como a peronosporose, a alternariose ou a ferrugem da cebola. Sua descrição é dada abaixo.
Peronosporose
A maioria dos tipos de cebola (verde, alho-poró, etc.) é afetada por esta doença fúngica. A atmosfera mais favorável para a ocorrência de peronosporose ocorre a uma temperatura do ar de + 20 ° C e alta umidade relativa - mais de 80%. Os esporos do fungo são transportados por longas distâncias junto com as lâmpadas doentes.
A peronosporose causa danos significativos à cultura em condições de alta umidade, com plantio muito próximo, irrigação por irrigação e durante períodos de resfriamento prolongado. A intensidade do ataque da peronosporose também está associada a um desequilíbrio de nutrientes, principalmente fósforo e potássio.
O fungo sobrevive em detritos de plantas, em bulbos usados no plantio e em sementes. A distribuição é realizada através de bulbos, sementes, água e vento infectados, com os quais os esporos do fungo viajam por longas distâncias.
Sintomas
- Inicialmente, as áreas afetadas aparecem sob a forma de linhas escuras nas lâmpadas e, em seguida, grandes manchas alongadas aparecem ao longo das penas. As lesões parecem zonas concêntricas de um tecido descolorido e podem ser cobertas com mofo esbranquiçado, bege e às vezes roxo.
- As plantas cultivadas a partir de sementes infectadas com peronosporose ficarão para trás no crescimento - como resultado, o rendimento de bulbos ou material de sementes diminuirá significativamente.
Você sabe Variedades de cebola diferem em sabor — seu sabor pode ser ao mesmo tempo picante e macio. Bulbos com sabor doce e suave são freqüentemente chamados de cebola doce - geralmente têm casca branca e carne branca como a neve, carne suculenta e tenra.
Alternariosis
Doença fúngica, cujo segundo nome é míldio. As condições favoráveis para seu desenvolvimento são umidade relativa de cerca de 70% e alta temperatura. O patógeno sobrevive em detritos de plantas e ervas daninhas que crescem perto do canteiro de cebola, se espalha principalmente pelo uso de material de plantio infectado, e os esporos também podem ser transportados pela chuva e pelo vento.
Sementes obtidas de plantas-mãe infectadas serão infectadas e podem levar a sérias perdas durante o cultivo de mudas de cebola. Se durante a estação de crescimento regularmente, para fins preventivos, tratar plantações com fungicidas contra o míldio e oídio - é possível evitar completamente a ocorrência dessas doenças na cultura. Como proteção, recomenda-se o uso de fungicidas do grupo estrobilurina, como o Amistar 250 SC. O produto é utilizado à taxa de 8 litros por hectare.
Sintomas
- Inicialmente, manchas esbranquiçadas, redondas, alongadas ou com formas irregulares se formam nas folhas, caules e bulbos, aumentando gradualmente de tamanho, com um centro escuro no interior e bordas roxas com um halo externo amarelado.
- Os danos podem aumentar, combinados e, como resultado, causar a morte da chapa. As penas de cebola também apresentam sintomas semelhantes, causando queda ou ressecamento, o que pode comprometer a produção de sementes. As lâmpadas infectadas não são adequadas para armazenamento a longo prazo.
Ferrugem
Vários tipos de cebola são suscetíveis a esta doença - cebola, alho-poró ou cebola são igualmente afetados. Como muitos outros patógenos, o patógeno da ferrugem hiberna nos canteiros, devido a resíduos de plantas não limpos. Além disso, a fonte da doença são as cebolas perenes.
Sintomas
- Na primavera, as penas verdes das cebolas ficam vermelhas, um pouco mais tarde se tornando marrom-amareladas, pequenas manchas verrugas que mudam de cor para preto com o início do verão.
- As folhas verdes morrem cedo nas plantas infectadas e os bulbos param de crescer - como resultado, o produtor recebe uma pequena safra de bulbos pequenos.
Lâmpadas
Alguns patógenos preferem se desenvolver não nas folhas, mas no bulbo - considere as seguintes doenças: aspergilose, podridão fusária da base, podridão cervical ou mofo verde.
Podridão do pescoço
A podridão cervical é uma doença comum em todas as variedades de cebola. A doença começa a se desenvolver após a colheita, seus culpados são fungos do gênero Botrytis. É difícil ver sinais da doença durante a estação de crescimento da colheita ou durante a colheita.
A infecção com podridão cervical também é facilitada por erros agrotécnicos - a semeadura muito rara de sementes de cebola (a aparência de um pescoço grosso) ou o excesso de fertilizante nitrogenado. O método de combate à doença é eliminar todas as fontes de infecção primária. Para fazer isso, você deve evitar o cultivo por cultura, especialmente se o verão estiver chuvoso.
Também é necessário evitar a secagem excessivamente longa da colheita no campo após a escavação. Recomenda-se semear sementes saudáveis, de preferência após o tratamento com um fungicida que contém a substância ativa - tiuram. 2-3 semanas antes da colheita, o plantio deve ser pulverizado três vezes com um intervalo de 1 semana. O pulverizador Amistar 250 SC (0,8 l / ha) ou outro do mesmo grupo de produtos fitofarmacêuticos é usado para a pulverização. Este procedimento também melhorará significativamente a qualidade das lâmpadas durante o armazenamento prolongado de vegetais.
Sintomas
- Os esporos do fungo se desenvolvem nos restos do revestimento das sementes, depois o tecido cotilédone morre do ápice e, posteriormente, as partes superiores das folhas também são afetadas. Em seguida, vem a fase latente da doença, progredindo para o período da colheita.
- A infecção mais perigosa ocorre no final da estação de cultivo da cebola, ou seja, desde o momento do aparecimento das penas verdes até a colheita. A infecção geralmente faz com que as pontas das folhas sequem e danifiquem as escamas externas da cebola. Na parte superior do pescoço do bulbo, o tecido fica cinza e começa a apodrecer. Durante este período, um abundante revestimento cinza pode aparecer na superfície do vegetal com aglomerados pretos - microsclerose (uma forma de fungo de esporos).
Podridão de Fusarium do fundo
Esta doença geralmente afeta a cultura da cebola. A infecção pode ocorrer em qualquer estágio da estação de crescimento e, muito provavelmente, levará à morte da planta. O fungo é encontrado no solo, sobrevivendo por longos períodos na forma de estruturas estáveis (clamidosporos). Os esporos penetram nas plantas através de lesões nos tecidos obtidos naturalmente ou mecanicamente.
Importante! Após a colheita, é necessário secar bem as cebolas ao sol para que os raios ultravioletas sejam desinfetados. A disponibilidade das cebolas para armazenamento é determinada pela superfície externa: se a casca for forte, dourada e seca - a colheita poderá ser movida para a loja.
O fungo se desenvolve durante chuvas prolongadas e intensas ou irrigação irregular; seus esporos se espalham com o vento e as sementes recebidas das mudas infectadas. O desenvolvimento do patógeno é promovido por uma temperatura de +26 ... + 28 ° C, e a propagação da infecção - alta umidade.
Sintomas
- Nas folhas, a doença começa com um amarelecimento da ponta e se estende até a base do pescoço da cebola.
- Nas plantas doentes, a lâmpada fica marrom.
- Durante o período de colheita ou durante o armazenamento, ocorre podridão, que progride e pode cobrir toda a lâmpada.
- A fusariose leva ao fato de que o fundo da lâmpada fica escuro e achatado. Durante o armazenamento, lâmpadas saudáveis e doentes entram em contato.
Podridão verde do molde
Esse molde geralmente se forma em flocos de cebola durante armazenamento prolongado. Esporos de mofo verde apodrecem no inverno sem problemas no solo, em cima do solo, em restos de culturas secas, no armazenamento. A doença se desenvolve rapidamente com alta umidade na sala onde os vegetais são armazenados ou com congelamento parcial das cebolas.
Sintomas
- Os primeiros sinais aparecem na forma de zonas concêntricas aquosas marrons na parte inferior do bulbo (perto das raízes) e nas laterais do vegetal.
- No topo das manchas e embaixo delas, há um revestimento, no início da doença esbranquiçado, um pouco mais tarde ficando verde ou verde azulado.
Aspergilose
A causa da doença são esporos de Aspergillus. A doença se manifesta principalmente durante o transporte ou armazenamento de vegetais. De maneira particularmente rápida, a doença se desenvolve em bulbos verdes ou pouco secos, armazenados em salas com pouca ventilação e alta temperatura do ar. O patógeno hiberna em detritos de plantas, no solo e em outras culturas. Desenvolve-se rapidamente a temperaturas ambientes acima de + 28 ° C.
Você sabe Desde os tempos antigos, as cebolas eram armazenadas em grinaldas e tranças. Isso não foi feito para fins decorativos. — as cabeças de cebola eram melhor mantidas penduradas no teto, onde o ar está sempre seco e quente.
Sintomas
- Vegetais doentes muitas vezes secam, mumificam.
- A doença pode entrar na fase secundária, causando cárie úmida das cebolas.
- Os esporos de aspergilose afetam a planta mesmo no jardim, mas há vestígios da doença que são difíceis de notar, exceto pela descoloração das cascas no pescoço da lâmpada.
- O apanhador de cogumelos parece um pó preto cobrindo escamas secas ou suculentas de um vegetal. No futuro, a aspergilose dará aos flocos de cebola uma estrutura aquosa, após a qual o micélio cresce neles e os esporos do fungo amadurecem.
Doenças virais da cebola
Como não existe tratamento eficaz para doenças causadas por vírus, é aconselhável tomar medidas preventivas para evitar ou reduzir a infecção das plantas.
Mosaico
O agente causador do mosaico é o vírus Allium 1 Smith. Especialmente propensas a danos ao mosaico são as cebolas do segundo ano de vegetação, cultivadas para sementes e cebolas de várias camadas, enquanto o vírus do mosaico de alho-poró não é terrível. O vírus do mosaico da cebola possui resistência natural a altas e baixas temperaturas, não morre mesmo após o tratamento com pepsina.
A infecção não ocorre através de sementes doentes ou solo contaminado - a doença carrega pulgões. Desde a infecção até a manifestação de sintomas externos, ocorrem aproximadamente 7 a 10 dias. A planta doente é removida do jardim junto com as raízes e destruída pelo fogo
Sintomas
- Nas plantas doentes, as penas verdes mudam de cor para amarelo. Folhas e flechas giram de maneira não natural, pequenas manchas e linhas esbranquiçadas aparecem nas partes aéreas da planta.
- A cebola pára de crescer, um pouco mais tarde a planta começa a murchar e seca gradualmente.
- Inflorescências de forma feia aparecem nos testículos, as sementes maduras serão pequenas e haverá muito poucas.
Nanismo amarelo
Esta doença é causada por um vírus que pode ser transmitido por várias espécies de pulgões.
Sintomas
- A doença começa com o aparecimento de faixas cloróticas e amareladas na base das folhas velhas.
- As manchas também aparecem nas folhas jovens - desde sulcos isolados até o amarelamento completo, às vezes torcendo em espiral, dobras e penas caem.
- O desenvolvimento do vírus causa uma diminuição no tamanho das lâmpadas, reduzindo o rendimento.
Importante! Jardineiros experientes recomendam plantar cebolas, alternando-as por várias fileiras com cenouras. Esse método de plantio protege as duas culturas: os fitoncidas emitidos pelas cenouras repelem as moscas da cebola e o cheiro das cebolas repele as pragas das cenouras.
Métodos para a prevenção de doenças da cebola
A fim de impedir que as doenças atinjam os canteiros de cebola, os produtores de vegetais tomam uma série de medidas contra doenças fúngicas e virais.
Prevenção de doenças fúngicas:
- A nutrição das plantas deve ser equilibradapara garantir o fornecimento de nutrientes na quantidade certa e no momento certo. O excesso ou a desnutrição predispõe as cebolas à invasão e reprodução de microrganismos patogênicos. A frequência e abundância da rega também podem afetar significativamente a suscetibilidade da cultura ao agente causador da doença.
- Ao mesmo tempo que o planejamento do plantio, são selecionadas variedades resistentes a doenças. A densidade de plantio em uma área específica pode ser afetada pela estação de plantio e pelo sistema de irrigação. Por exemplo, é importante considerar que uma alta densidade de plantio combinada com alta umidade aumentará a predisposição da cebola para doenças e exigirá o ajuste da quantidade de água e nutrientes utilizados. A preparação adequada do solo e a rotação de culturas podem reduzir a probabilidade de desenvolvimento de um patógeno ou, se realizado de forma inadequada, aumentar a gravidade do desenvolvimento de microrganismos patogênicos.
- Produtos químicos para proteção de cebola fornecem controle alternativo de patógenos, mas é preciso ter em mente que sua aplicação é apenas uma das estratégias possíveis no cultivo. A combinação adequada de métodos preventivos reduzirá a gravidade da doença, além de controlar os pesticidas. Por outro lado, a dependência apenas de produtos químicos pode causar problemas, pois com níveis muito altos de contaminação, mesmo substâncias eficazes comprovadas podem ter um efeito limitado.
Medidas preventivas contra doenças virais da cebola:
- é importante tratar sistematicamente as mudas com inseticidas durante o cultivo e após o transplante em campo aberto, a fim de combater tripes e pulgões;
- Use apenas material de plantio comprovado;
- as ervas daninhas devem ser destruídas perto do campo de cebola, que mostram sinais de doenças virais óbvias e abrigam insetos transmissores de vírus;
- é desejável alternar as culturas com espécies de outras famílias botânicas, interrompendo assim o ciclo de desenvolvimento do vírus;
- use o isolamento das plantações dos vizinhos das plantas, que podem se tornar fontes de infecção ou migração de insetos, portadores de vírus;
- realizar controle químico sobre transportadores (tripes e pulgões);
- variedades de cebola resistentes a vírus de plantas;
- fornecer barreiras ao redor dos canteiros de cebola para impedir a migração de vetores de insetos;
- organizar canteiros de cebola anualmente em um novo local, a alguma distância do local dos canteiros do ano passado;
- remover plantas infectadas com o vírus dos canteiros ou campos (junto com o sistema radicular);
- culturas alternativas com culturas resistentes a vírus.
Você sabe As sementes de cebola são semeadas no início da primavera (geralmente na terceira década de março), pois a cultura tem uma longa estação de crescimento. As sementes são semeadas em linhas com um intervalo entre elas de 25 cm, em sulcos de até 2 cm de profundidade — após as mudas, a vegetação nas fileiras é reduzida, deixando as plantas a cada 6-7 cm.
Métodos agrotécnicos
Uma das práticas agrícolas bem-sucedidas no cultivo de cebolas é o corredor de cobertura do solo. Esse método tem várias vantagens: não há necessidade de lavoura adicional (capina), portanto, a carga sobre o cultivador de legumes é reduzida, a possibilidade de danos mecânicos às lâmpadas e folhas e a umidade da cobertura é retida no solo.
Se a cama não for muito grande, pode ser coberta com qualquer material não tecido para o jardim (fiado, agrofibra). Crescer sob abrigo impedirá o surgimento de pragas e vetores de doenças na colheita. Uma cama coberta com agrofibra retém a umidade do solo por mais tempo, enquanto, ao mesmo tempo, o material de cobertura permite a passagem da umidade, para que você possa regar as plantas diretamente sobre ela.
Os canteiros de cebola são plantados ao redor do perímetro em várias fileiras com plantas altas, que servem como uma barreira para insetos que danificam a cultura. Como guarda, geralmente são plantadas 3-4 fileiras de milho ou sorgo.
Tratamento pré-plantio do local e sementes
O plantio pré-plantio e a desinfecção das sementes tornarão a planta resistente a mudanças bruscas de temperatura, o disparo, contribuirá para a germinação mais rápida das folhas verdes do bulbo.
Você sabe Além das cenouras, os vizinhos excelentes para cebola são endro, pepino, alho-poró, beterraba, salsa, alface e rabanete. O bairro das cebolas tem um efeito ruim nas ervilhas e feijões; portanto, não os plante nas proximidades.
Métodos de tratamento pré-implante:
- Pequenos conjuntos de cebola são aquecidos em água quente (+30 ... + 35 ° C) antes do plantio. Este método ajuda a evitar disparos bulbosos e desinfeta o material de plantio. Sevc é derramado com água quente, cubra o recipiente com uma tampa e deixe por 5-6 horas. Para que a água quente esfrie mais lentamente, o recipiente é embrulhado em uma manta velha. Esse procedimento é chamado de aquecimento prolongado.
- Os produtores de vegetais também praticam o aquecimento rápido das cebolas: um pequeno conjunto de sementes ou sementes (chernushka) é embebido em água a uma temperatura de +45 a + 50 ° C por 15 minutos, depois a água quente é drenada e as cebolas são vertidas com água fria e deixadas por 15 minutos. Depois que as lâmpadas processadas em água quente e fria são imersas por um par de horas em uma solução líquida contendo um complexo complexo de cobertura mineral.
- Você pode higienizar pequenos conjuntos ou sementes em uma solução rosa-escura de água e manganês (1 grama de manganês por 1 litro de água). O tempo de desinfecção é de aproximadamente 25 minutos. Para o mesmo objetivo, você pode usar uma solução de água e sulfato de cobre desse cálculo - 3 gramas de substância por 1 litro de água.
- Uma solução de manganês (1 g de permanganato de potássio por 1 litro de água) é regada com o solo para desinfecção uma semana antes de o material de plantio ser plantado. Em vez de uma solução de manganês, você pode irrigar as camas com água fervente; no entanto, isso só pode ser feito em áreas muito pequenas.
- Você também pode realizar o tratamento pré-implante de cebola com estimulantes do crescimento - estes são Biostin, Zircon, Tsitovit.
Características da luta contra doenças durante a estação de crescimento
O cumprimento de algumas condições de cultivo evitará ou reduzirá completamente o impacto negativo na cultura de patógenos fúngicos ou bacterianos, bem como de vírus.
Proteção de cebola contra doenças fúngicas:
- As plantações de conjuntos de cebola semeadas na primavera devem ser colocadas apenas em locais ventilados, longe dos canteiros com cebolas de inverno.
- No caso de cultivo de cebolas no mesmo campo da temporada passada, você precisa destruir os rebentos aleatórios de cebolas que hibernavam no solo e fazer isso o mais tardar em meados de maio.
- Sistematicamente (1-2 vezes por semana) desde o início de maio, é necessário remover as plantas com sintomas primários da doença. Ao mesmo tempo, os canteiros de cebola devem ser tratados 1-2 vezes com um intervalo de 6 a 7 dias com fungicida sistêmico - por exemplo, Ridomil MZ 67,8 WG (2,5 kg / ha). É possível realizar o processamento conjunto e misturar “Ridomil” com o fungicida Amistar 250 SC (0,8 l / ha), que além de proteger contra o míldio, protege de maneira abrangente a cebola de outras doenças fúngicas, como alternariose, mofo cinza, antracnose, durante a estação de crescimento ou durante o armazenamento.
- Se houver notícias de um surto de doenças fúngicas na área de cultivo de cebola, a proteção química deve ser continuada sistematicamente. Na virada de julho e agosto, imediatamente antes da queda das penas verdes ou após o granizo e outros danos às plantas, é recomendável usar a pulverização para limitar a ocorrência de bacteriose.
- Ao diluir produtos químicos com água, é necessário aderir à dosagem indicada. Também é desejável adicionar um adesivo, por exemplo, sabão líquido, ao fluido de trabalho acabado. Um pré-requisito para a eficácia da proteção química de plantio é um revestimento preciso e uniforme de toda a superfície da planta com uma solução protetora. As plantações de cebola são tratadas com um pulverizador de jardim de mochila. O tratamento deve ser realizado pela manhã, antes do início do calor, à noite, após 18 horas ou em um dia nublado.
Várias variedades de cebola são cultivadas em canteiros e enormes campos agrícolas em nosso país: de cebolas brancas, amarelas, vermelhas e roxas comuns a bastões e cebolas de várias camadas. Para obter uma boa safra dessa safra, é necessário realizar oportunas medidas preventivas e terapêuticas contra doenças fúngicas, bacterianas e virais.