A maioria dos jardineiros prefere cultivar hortaliças em estufa e em condições de estufa, principalmente devido às características climáticas das regiões. Mas muitas vezes um jardineiro que deseja estabelecer uma estufa enfrenta o problema da falta de espaço no jardim. A instalação da estufa “Butterfly” ajudará a resolver esse problema, mais sobre os recursos de design que serão discutidos no artigo.
Recursos de design
A estufa ganhou esse nome devido ao fato de que, na forma aberta, realmente se parece com uma borboleta gigante, que se sentou para descansar em uma cabana de verão. A estufa está equipada com asas peculiares que se abrem como as asas de uma mariposa e, assim, o ar fresco e a luz do sol penetram na estufa. Se você fechar a estufa, ela se torna como um casulo. Os parâmetros dessa construção podem ser diferentes, o que permite ajustá-lo ao tamanho da área selecionada.
Não há nada complicado na construção de empena da estufa. Seus principais componentes são laterais (4 peças), molduras (2 peças) e uma parte superior estreita. Para a fabricação da estrutura usando um perfil de metal-plástico ou plástico. Cubra a estrutura com policarbonato ou polietileno.Você sabe As primeiras estufas antes de nossa era eram casas humanas. Assim, segundo os arqueólogos, o cultivo de plantas em casas começou na China há 5 mil anos. O objetivo desta lição ainda não é conhecido. Talvez as plantas tenham sido cultivadas para uso em rituais mágicos ou propósitos médicos.
Para maior comodidade, os quadros podem ser divididos em seções. Em seguida, se necessário, você pode abrir a seção desejada e não elevar o quadro inteiro. Essa separação das molduras permite fazer seções na própria estufa e também possibilita o cultivo de várias colheitas separadamente umas das outras, sem envolver um grande espaço.
Você sabe A maior estufa do mundo chamada Eden foi construída no Reino Unido. Sua área — 22 mil m².
Vantagens e desvantagens da estufa
Os residentes de verão que procuram a estufa perfeita preocupam-se principalmente com a questão de saber se é confortável ou não. Encontrar uma resposta para isso ajudará a se familiarizar com a lista de benefícios da estufa Borboleta.
E ele é diferente:
Confira
- Universalidade, que está associado a seus parâmetros: você pode escolher os tamanhos para chalés grandes e pequenos. Esse recurso permite usar racionalmente o espaço e até salvá-lo.
- Mobilidade. A estrutura da estufa, se necessário, pode ser facilmente decomposta e transferida para outro local. Não há necessidade de instalar o edifício na fundação.
- Durabilidade. O projeto da estufa suporta o vento, uma velocidade de 20 m / s, uma cobertura de neve de 10 centímetros.
- Facilidade de ventilação. As abas de ventilação funcionam graças a amortecedores especiais. Isso não é apenas prático e confortável, mas também aumenta o período operacional.
- Economia. Apesar de todas as suas vantagens, comprar ou construir essa construção com suas próprias mãos custará relativamente barato.
- Excelente termorregulação. A estufa retém idealmente o calor, o que cria condições confortáveis para o crescimento e desenvolvimento das culturas, para que possam ser plantadas uma a duas semanas antes.
- Facilidade de manutenção. Cuidar de uma estufa não exige muito esforço.
- Funções de proteção. Se a estufa for coberta com policarbonato, ela protegerá sua colheita dos raios ultravioletas.
- A conveniência de cuidar de plantas. Não há necessidade de subir dentro da estrutura: graças às folhas abertas, é possível obter mudas “da rua”, mesmo nos cantos mais remotos.
- Pequenas dimensões do edifício eles não obscurecerão a área e as plantações plantadas em campo aberto.
- Entre as poucas deficiências, vale destacar:
- Vida útil curta das dobradiças que seguram as asas (no caso de uma estufa comprada). Isso ocorre devido aos processos freqüentes de abertura / fechamento das "asas de borboleta", portanto a estufa deve ser regularmente verificada quanto a essas avarias e, se necessário, reparar ou substituir as dobradiças.
- A possibilidade de deformação dos arcos inferiores do edifício sob o peso de policarbonato (se for usado como abrigo). Tal menos deve ser previsto e amplificadores de arco adicionais devem ser instalados. Se um filme foi usado como material de revestimento, ele pode ceder.
- Pintura pobre e até terrível (no caso de uma estufa comprada). Se o fabricante for inescrupuloso, ele poderá usar tintas e vernizes de baixa qualidade, que logo começam a rachar e desmoronar. Nesta situação, é necessário apagar essa pintura e pintar os detalhes do edifício.
- Falta ou má qualidade dos orifícios de montagem. Isso é facilmente corrigido com um arquivo.
Importante! Instale uma estufa em uma área plana. Se o terreno for irregular ou o local estiver localizado em uma planície, você ainda precisará de uma fundação.
Como escolher uma estufa você mesmo
Todo mundo que quiser comprar uma "borboleta" deve estudar os critérios para sua escolha. O primeiro passo é escolher a área em que a estrutura ficará. Isso é necessário para a determinação correta das dimensões da estufa. Em seguida, você deve escolher um fabricante confiável e de boa reputação, concentrando-se nas críticas na Internet e nos conselhos de jardineiros familiares.
Se a estufa já estiver à sua frente, preste atenção aos materiais a partir dos quais é feita e que serão responsáveis pela resistência e garantirão a duração da operação do edifício. Considere também em que a moldura é pintada e se existem todos os furos necessários.
Jardineiros experientes dão algumas dicas sobre como fazer a escolha certa:
- Certifique-se de prestar atenção se a curvatura dos arcos coincide com a curvatura do quadro para evitar problemas de montagem.
- É melhor dar preferência ao revestimento de policarbonato da estufa, porque, no caso do filme, podem formar rachaduras, o que levará à perda permanente de calor.
- Inspecione as instruções e verifique se todos os desenhos estão claramente desenhados e se você não terá problemas com a montagem.
- Dê preferência às estufas, cujos detalhes são pintados com tinta em pó com verniz, mas não com anti-vandalismo.
Importante! Se você deseja cultivar em clima frio, selecione uma estufa aquecida.
Como fazer uma estufa com suas próprias mãos
É fácil fazer uma “borboleta” com suas próprias mãos, especialmente se você não é avesso à criação e consegue. Leia mais sobre as etapas da construção.
Desenhos para construção
O estágio inicial de construção de uma borboleta com suas próprias mãos é a preparação de desenhos. Eles são necessários para fabricar e encaixar perfeitamente as peças, bem como estocar os materiais, ferramentas e calcular custos necessários.
É melhor usar desenhos pré-fabricados que podem ser encontrados na Internet. A altura padrão da estufa é de 1 a 1,5 m, a largura é de 1,3 m. Quanto ao comprimento, você pode escolher: 2 m ou 4 m. Se você pretende cultivar culturas altas, a altura padrão deve ser maior. A área aproximada de policarbonato para um comprimento de 2 metros é de 2,1 × 4,5 m, e para um comprimento de 4 metros é de 2,1 × 7 m.
Materiais e ferramentas
Para o quadro "Borboleta", independentemente do tamanho, devem ser preparados os seguintes componentes estruturais:
- 3 barras transversais;
- 4 longarinas superiores com orifícios pré-fabricados para loops;
- 8 longarinas laterais;
- 4 asas de asa com longarina;
- 1 arco intermediário;
- 2 arcos finais para anexar folhas;
- 6 talões.
Importante! Para montar a estrutura, vale a pena estocar parafusos, porcas, parafusos autorroscantes, arruelas, puxadores e batentes para faixas, dobradiças e acessórios para elas, um suporte angular e intermediário.
Você também deve resolver a questão dos materiais.
Assim, a estrutura, os lados e o abrigo da "Borboleta" podem ser construídos a partir de:
- Árvore. Este material se presta bem ao processamento e está prontamente disponível. Mas o período operacional é muito menor que o de metal, já que a madeira pode ser danificada pelos marceneiros ou apenas começa a se deteriorar e apodrecer.
- De metalque difere em confiabilidade, durabilidade e durabilidade. O único ponto negativo é a ductilidade da ferrugem na ausência de pintura.
- De vidroo que é ótimo para abrigo. Você pode até usar vidro retirado de janelas antigas ou até molduras de janelas. Mas os caixilhos de vidro devem ser manuseados com muito cuidado, porque a durabilidade de sua operação depende da atitude em relação ao material.
- Policarbonato celular. Ideal para abrigar faixas. Não é tão frágil quanto o vidro e pode suportar pequenos solavancos. Não vale a pena experimentar, pois o policarbonato pode quebrar sob a influência da força. É muito fácil trabalhar com esse material: pode ser cortado com uma faca comum. Além disso, não é caro.
- Filme de polietileno - Uma das opções mais econômicas para abrigo, mas sua vida útil também não é longa - é fácil danificar o filme.
Para criar uma estufa, você precisa preparar as seguintes ferramentas:
- Serra para cortar metal ou madeira;
- um martelo;
- roleta;
- chave de fenda;
- cortador de vidro;
- tesoura;
- uma faca;
- broca;
- serra circular.
Importante! Se você estiver criando uma armação de metal, estoque uma máquina de solda. Além disso, você deve ter habilidades de soldador. Caso contrário, abandone a idéia de fazer uma “borboleta” com suas próprias mãos ou entre em contato com um soldador familiar.
Preparação e instalação da estrutura
O procedimento não é complicado e consiste nas seguintes etapas:
- Antes de começar a instalar o quadro, você precisa preparar um local para a estufa. O site deve ser o mais plano e limpo possível. O subleito superior pode ser removido se estiver sujo.
- Se o solo for irregular, é necessário colocar a estrutura na fundação. Para fazer isso, você terá que cavar uma vala correspondente ao perímetro da futura estufa. Coloque uma camada de impermeabilização dentro da vala. Também é necessário reforçar os cantos e só então derramar uma solução líquida de areia e cimento. Parte da fundação, que se projeta acima do solo (porão), é projetada com tijolos.
- Quando o site com a base estiver pronto, você poderá prosseguir diretamente para a montagem da estrutura. Isso deve ser feito em estrita conformidade com os desenhos. As peças de metal são conectadas por soldagem ou por parafusos. A estrutura deve ser firmemente fixada no porão. O prendedor principal é o parafuso M5 (M4) × 30.
- A estrutura deve ser processada: metal - agente anticorrosivo, madeira - anti-séptico e verniz.
- Após o processamento, na parte superior da estrutura, é instalada uma viga central, na qual os caixilhos serão fixados, ou melhor, os furos das dobradiças serão perfurados. As asas de borboleta devem estar firmemente presas às extremidades da estrutura, pré-conectadas com perfis especiais.
- Então você precisa fazer o corte do policarbonato de tamanho necessário com uma serra circular. As folhas acabadas são fixadas na estrutura usando parafusos auto-perfurantes, cavidades termométricas e elementos de fixação com juntas. As folhas de policarbonato devem ser fixadas para que seus favos de mel fiquem localizados verticalmente nas extremidades e abas da estufa.
- Cada junta da estrutura da estrutura deve ser tratada com silicone hermético.
- Para manter a faixa na posição aberta, os lados da estufa são reforçados com suportes especiais.
- O estágio final da montagem é a instalação de alças nas asas, onde for conveniente para você.
Vídeo: Instalação da estufa borboleta
A espessura necessária da pele
Como a “Borboleta” se refere a pequenos edifícios de efeito estufa, a espessura ideal da pele é de 4 mm. Para garantir que você receba policarbonato de qualidade, concentre-se no peso. O peso de uma folha padrão de policarbonato (2,1 m × 6 m) com uma espessura de 4 mm é 10 kg. Se o vendedor oferecer folhas com indicadores de peso muito mais baixos, há todos os motivos para supor que você deseja vender uma falsificação.
Como você pode ver, para obter uma boa colheita de suas colheitas favoritas, não há absolutamente nenhuma necessidade de gastar dinheiro em estufas caras e impressionantes. Basta comprar ou fazer uma estufa borboleta com suas próprias mãos. Essa construção o satisfará completamente com seus parâmetros, economia e versatilidade.Importante! Uma instalação não termina aí. A estufa deve ser constantemente cuidada: pintada, unte as dobradiças.