Os tomates do presente da variedade para a mulher F1 coletaram muitas críticas positivas entre os jardineiros domésticos. No entanto, ao cultivar tomates dessa variedade, você deve seguir as regras de cuidado. Sobre como plantar adequadamente o tomate Presente para as mulheres F1 e como cuidar delas, leia abaixo.
Descrição e características da variedade
Tomates híbridos Um presente para a mulher de F1 foi trazido pelos criadores da empresa agrícola russa SeDeK. A variedade é meio cedo. Prazo de vencimento - 105-110 dias. Os jardineiros cultivam um presente para a mulher F1 no jardim e na estufa, com base nas condições climáticas.
Importante! Não confunda Presente para uma mulher F1 com um presente de qualidade para minha esposa! Apesar de nomes semelhantes, estes são tomates completamente diferentes por características.
Os arbustos crescem a uma altura de 0,8 m, são determinantes. As hastes são fortes, há muitas folhas nos brotos. Em uma escova, cresce em média 5 tomates. Os frutos desta variedade são rosa. O peso de um tomate varia de 200 a 250 G. Os frutos possuem casca espessa e polpa densa. O sabor é quase doce, a acidez não é sentida. Em média, os agricultores colhem 8 kg de culturas de 1 m² de plantações de tomate.
Vantagens e desvantagens da variedade
Você estará interessado
- Vantagens da classe
- alta produtividade;
- tolerância à seca;
- armazenamento de longo prazo;
- boa qualidade de manutenção;
- sabor doce agradável;
- resistência a doenças;
- falta de necessidade de beliscar;
- arbusto compacto.
O presente para a F1 Woman não apresenta deficiências significativas.
Momento aceitável para semear variedades
As sementes das mudas são semeadas no início de março. Após 55 a 65 dias, em maio, as mudas podem ser plantadas na estufa. Ao mesmo tempo, os agricultores das latitudes do sul movem com sucesso as mudas para abrir o solo. Na faixa do meio, um transplante para o jardim é realizado mais perto de junho.
Você sabe Na natureza, os tomates ainda crescem na América do Sul, de onde vêm.
Recursos crescentes
Tomates desta variedade são cultivados por mudas. As sementes são pré-semeadas e germinadas em casa, após o que são transplantadas para o campo aberto. Antes do transplante, as mudas devem ser cuidadas adequadamente.
Cultivo de mudas
Para mudas, você precisa preparar um recipiente:
- caixa para sementeira em geral;
- Separe pequenos vasos ou xícaras para semear separadamente.
Antes da semeadura, as sementes são desinfetadas. Para fazer isso, eles precisam ser preenchidos com solução de permanganato de potássio a 1% e deixados por meia hora. Grãos pop-up podem ser removidos. As sementes adequadas são lavadas com água morna e secas. Enquanto as sementes estiverem secando, prepare o substrato. Combine o solo e o húmus, misture. Além disso, pode ser calcinado no forno por 30 minutos a uma temperatura de + 90 ° C (isso desinfeta o solo). Despeje o substrato acabado em recipientes.
Coloque as sementes no solo na proporção de 2 peças por 1 cm². Em copos separados, coloque 2 grãos a uma distância de 1 cm um do outro. Polvilhe as sementes com uma camada de 0,5 cm de solo e polvilhe levemente com água da pistola. Cobrir os recipientes com filme celofane e colocar em um local escuro com uma temperatura de +23 ... + 25 ° C. Quando os primeiros brotos aparecerem, reorganize as caixas com mudas à luz.
Agora, as mudas precisam das condições corretas:
- temperatura ao nível de +20 ... + 25 ° С;
- luz difusa brilhante;
- rega à medida que o substrato seca;
- cobertura com minerais complexos.
Quando as mudas aparecem 2-3 folhas, elas mergulham. De uma caixa comum, as mudas precisam ser transplantadas em vasos separados. Mudas em copos separados são transplantadas para recipientes de maior diâmetro. Antes do transplante, o cuidado com as mudas é o mesmo.
Preparação do local de desembarque
Para melhor enraizamento dos arbustos, os produtores de vegetais pré-processam o local de plantio.
O processo de processamento é o seguinte:
- Solte o chão.
- Adicione o curativo na forma de húmus.
- Misture o húmus com o solo usando um ancinho.
Tecnologia de plantio de mudas
As mudas são plantadas usando a seguinte tecnologia:
- 2-3 horas antes do plantio, regue as mudas em vasos.
- Cavar buracos. A distância ideal entre os canteiros é de 0,6 m, entre as plantações - 0,4 m.
- Despeje 1 colher de sopa em cada poço antes de plantar. eu superfosfato ou carvão pulverizado.
- Retire as mudas das panelas sem remover o pedaço de terra.
- Coloque as mudas nos poços.
- Encha os caroços com terra.
- Molhe o solo no fundo dos arbustos.
Importante! Plante mudas no final da tarde, quando o sol não estiver mais ativo.
Recursos de cuidados com o tomate
Após o transplante de mudas para um local permanente, você precisa cuidar adequadamente delas. Os arbustos precisam de rega, fertilização, formação, afrouxamento e remoção de ervas daninhas.
Normas de rega e cobertura
Tomates precisam de rega adequada. A temperatura ideal da água para irrigação é +18 ... + 22 ° C. É aconselhável defendê-lo primeiro. Você precisa regar o solo, não os topos, caso contrário, poderá aparecer uma queima de folhas.
Presente para sua esposa F1 - um híbrido atrofiado. 3-5 l de água são suficientes para um arbusto para o crescimento ativo. Normalmente, a terra é irrigada 1-2 vezes por semana. No entanto, a frequência da rega depende do tempo e do clima. Quanto mais quente, mais rápido o solo seca. Se a terra estiver com crostas ou folhas penduradas nos arbustos, os produtores de vegetais os regam imediatamente. Para uma boa frutificação, o arbusto precisa de cobertura.
Os jardineiros que cultivaram essa variedade são aconselhados a fertilizar os tomates uma vez a cada 2 semanas. Verbasco pode ser usado a partir de produtos orgânicos: 0,5 l da substância é diluído em 10 l de água e agitado. Você também pode adicionar 1 colher de sopa. nitrofoski. Para um arbusto, 0,5 l de fundos é suficiente. A fertilização mineral é melhor usar complexo. No entanto, quando os arbustos florescem, é melhor evitar fertilizantes que contêm nitrogênio.
Pasynkovka e formação de um arbusto
Não é necessário beliscar arbustos. Os tomates são formados, removendo parte das folhas inferiores. Então as frutas receberão mais oxigênio.
Cultivo do solo e capina
Os jardineiros geralmente soltam o solo para ter acesso aéreo ao rizoma dos tomates. Raízes enriquecidas com oxigênio se desenvolvem bem. A qualidade da frutificação depende do desenvolvimento do sistema radicular. Por conveniência, o solo é afrouxado durante a irrigação. As ervas daninhas também precisam ser removidas à medida que aparecem.
Doenças e pragas do tomate
O híbrido é resistente a três doenças comuns:
- praga tardia;
- mosaico de tabaco;
- verticelose murcha.
Infecções fúngicas são mais comuns em canteiros de tomate.
Entre eles estão:
- alternariose;
- antracose;
- rizoctonia;
- perna preta;
- podridão cinza.
As variedades determinantes de tomate também incluem:
Agentes fungicidas são usados para tratar fungos. Ridomil e fluido de Bordeaux provaram ser bons.
Entre as pragas nos arbustos e no solo, você pode notar:
- pulgões;
- ácaro;
- Besouro de batata do Colorado;
- tripes.
Parasitas são excretados por inseticidas. Você pode usar a droga "Aktara" popular entre os agricultores. A principal medida preventiva é o atendimento competente e de qualidade. Além disso, os jardineiros processam plantações com solução a 1% de sulfato de cobre.
Você sabe O tomate é um produto dietético. Seu conteúdo calórico por 100 g é de apenas 19 kcal.
Padrões de colheita e armazenamento
Frutos maduros encontram uma cor rosa brilhante. É melhor não removê-los todos de uma vez, mas à medida que os tomates amadurecem. As frutas são armazenadas por 1 a 1,5 meses. Tomates despretensiosos Um presente para uma mulher F1 é adequado tanto para profissionais quanto para iniciantes no cultivo de vegetais. Com uma abordagem competente para o cultivo, o jardineiro receberá uma colheita abundante e saborosa.