Entre a grande variedade de variedades de tomate, o Raspberry Giant ocupa um lugar especial. Os tomates desta variedade são caracterizados por uma aparência bonita e um sabor excelente, e o cultivo não leva muito tempo. O artigo considerará uma descrição detalhada do "Gigante de Framboesa", bem como os recursos das variedades crescentes em casa.
Descrição da nota
Considere as informações básicas sobre a variedade "Raspberry Giant":
- refere-se a variedades determinantes;
- maturação precoce, com maturidade de 90 a 105 dias;
- criado na Rússia;
- possui um sistema raiz bem desenvolvido;
- a formação das primeiras inflorescências ocorre sobre uma folha de 5-6;
- frutas têm uma forma arredondada;
- os frutos são caracterizados por um excelente sabor - doce com acidez mínima;
- tomates carnudos, muito suculentos, com uma pequena caixa de sementes, casca de espessura média;
- a cor da fruta é framboesa;
- os frutos são muito grandes - de 200 a 400 g;
- o rendimento da variedade é de 18 kg por 1 km². m;
- não requer beliscar.
Vantagens e desvantagens
A variedade de tomate em consideração tem muitas vantagens e um mínimo de desvantagens.
- As vantagens do "Raspberry Giant" incluem:
- a versatilidade da fruta;
- excelentes características de sabor;
- aparência bonita;
- a possibilidade de transporte prolongado de frutas sem perda de aparência;
- aumento da resistência a doenças;
- simplicidade em cuidar de plantas.
- As desvantagens da variedade incluem:
- tamanhos grandes de frutas, o que não é muito conveniente para conservas inteiras;
- a possibilidade de derrota por doenças e pragas com pouco cuidado com os arbustos;
- quebra de frutas maduras.
Mudas de crescimento próprio
Para economizar na compra de mudas, você pode semear independentemente sementes de tomate compradas na loja ou coletadas de forma independente no ano passado.
Datas de semeadura
Como a variedade "Raspberry Giant" pertence aos primeiros, as sementes devem ser semeadas no meio ou no final de março, para que antes que as mudas sejam plantadas em campo aberto, elas cresçam mais fortes e construam um poderoso sistema radicular.
Você sabe A pátria dos tomates é considerada a América do Sul, onde ainda são encontradas formas semi-culturais na natureza.
Solo
O solo para mudas pode ser comprado ou preparado de forma independente. No segundo caso, será necessária turfa (2 partes), terra do jardim (1 parte), areia (1 parte) e húmus (0,5 partes). Antes de começar a semear, misture todos os componentes da terra e peneire bem.
Além disso, para evitar o desenvolvimento de doenças de mudas ou pragas que possam estar em uma mistura de solo recém-preparada, ela é desinfetada com banho-maria. Uma caldeira dupla destrói qualitativamente patógenos, esporos de fungos e até sementes de plantas daninhas. O solo deve ser descontaminado com antecedência, aproximadamente 10 dias antes do uso, para que as bactérias benéficas para as plantas possam se recuperar (uma vez que microorganismos prejudiciais e benéficos morrem sob a influência de altas temperaturas).
A mistura do solo, que está completamente pronta para uso, é caracterizada por uma estrutura frouxa, possui boa permeabilidade ao ar e capacidade de umidade. Para melhorar as propriedades respiráveis da mistura de solo no vapor, recomenda-se adicionar musgo de esfagno seco.
Capacidade de crescimento
As mudas são cultivadas em caixas de madeira, copos individuais ou pastilhas de turfa. Jardineiros experientes escolhem pastilhas de turfa para plantar sementes, pois são muito fáceis de usar. Eles podem ser enterrados no solo sem destruir o caroço de terra ao redor das raízes, assim o sistema radicular da planta não é ferido e mais rapidamente cria raízes em um novo local. Também é conveniente cultivar mudas em copos de plástico, mas antes do transplante para um local constante de crescimento, elas são cortadas e as plantas juntamente com um caroço de terra são plantadas no solo.
Você pode plantar sementes muito rapidamente em caixas de madeira, mas ao plantar em campo aberto, existem pequenos problemas associados à necessidade de desenterrar cada planta, durante os quais você pode prejudicar o sistema radicular.
Você sabe O líder no cultivo e exportação de tomate no mundo é a China - 16% da produção mundial.
Preparação de sementes
As sementes compradas geralmente são de alta qualidade e, portanto, não precisam ser rejeitadas. Se você mesmo coletou as sementes no ano passado, é preciso revisá-las, descartar as ocas, danificadas.
Para determinar com certeza quais das sementes coletadas pessoalmente são adequadas para a semeadura e quais precisam ser jogadas fora, é recomendável usar água salgada. Para fazer isso, use 0,5 colher de sopa e 0,5 l de água. eu sal, mexa bem e mergulhe as sementes: as que caíram no fundo - as de qualidade que vieram à tona - não são adequadas para a semeadura.
Sementes de alta qualidade devem ser descontaminadas: para isso, use uma solução fraca (1%) de permanganato de potássio, na qual são imersas por 30 minutos. Após o processamento, a semente é lavada com água quente corrente e seca.
Para melhorar o rendimento e o desenvolvimento da parte terrestre das plantas, as sementes devem ser tratadas com um estimulador de crescimento. Estimulantes populares incluem Epin e "Imunocitito"que são usados de acordo com as instruções. As sementes tratadas não requerem lavagem com água limpa: são secas e deixadas por 2 dias em temperatura ambiente.
Semeando sementes
A semeadura é a seguinte:
- No recipiente preparado preenchido com o substrato, são feitas ranhuras; a profundidade de cada 1 cm, o intervalo entre eles é de 4 cm.
- Plante as sementes em sulcos, com um espaçamento de 3 cm entre cada semente (se plantadas em recipientes separados, são colocadas 2-3 sementes em cada copo com um intervalo de 3 cm).
- Polvilhe as sementes sobre o solo e pulverize um pouco com água morna da pistola.
Cuidados com mudas
Para obter plantas viáveis fortes como resultado da semeadura, é necessário observar na sala os indicadores de microclima recomendados, para regar e alimentar as mudas.
Imediatamente após a semeadura das sementes, um filme transparente é puxado para o recipiente, criando um efeito estufa que acelera a germinação e mantém o nível de umidade necessário. Durante o período de germinação, a temperatura ambiente deve ser ajustada em +25 ° C. A umidade é mantida em 60%.
Também é melhor colocar o recipiente em um local bem iluminado e à noite forneça mudas com iluminação artificial, para que o horário de verão seja superior a 12 horas por dia. Periodicamente, a mini-estufa deve ser arejada abrindo o filme por 1 hora para evitar a formação de mofo ou o desenvolvimento de patógenos no solo.
Quando leva 10 dias após a semeadura e a maioria das sementes germina, o filme deve ser removido. A temperatura do ar é então reduzida para +18 ° C; a iluminação não muda, continuando a usar mais.
Eles começam a regar as mudas quando as plantas ficam mais fortes e seu sistema radicular cresce um pouco, antes de serem pulverizadas. Ao regar, é necessário garantir que a água não caia sobre as plantas e que apenas o solo seja umedecido. Regado com água em temperatura ambiente, previamente assentado. Antes do aparecimento das primeiras folhas verdadeiras, a pulverização é realizada uma vez por semana. Quando 2-3 folhas reais aparecem nas mudas, elas começam a regá-las sob a raiz.
No 10º dia após o surgimento das mudas, as mudas podem começar a fertilizar. Como suplementos, são utilizados complexos leves de fertilizantes contendo nitrogênio, que incluem sal de potássio, uréia e superfosfatos. A cobertura é diluída em água e usada de acordo com as instruções da embalagem.
Endurecimento de mudas
É necessário o fortalecimento de mudas para prepará-lo para possíveis mudanças de temperatura e mudanças nas condições de crescimento ao transplantar em campo aberto. O endurecimento consiste em uma mudança gradual de temperatura. No quinto dia após a semeadura, eles começam a baixar gradualmente a temperatura na sala de +25 ° a +17 ° C durante o dia e de +18 ° a +12 ° C à noite. Todos os dias, recomenda-se baixar a temperatura em 1 grau, para que as mudas não sofram estresse severo. Além disso, a sala é ventilada abrindo a janela primeiro por 20 minutos e aumentando gradualmente a quantidade de tempo para 4 horas.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas estarão prontas para o plantio em campo aberto no início de junho, quando o solo aquecer até +15 ° C e a temperatura do ar durante a noite não cairá abaixo de +10 ° C. Eles recomendam o plantio à noite, quando o sol já está se pondo e não será capaz de secar as camadas superiores do solo, o que significa que haverá uma alta probabilidade de que todas as plantas assumam o controle.
É necessário cavar buracos em profundidade até a baioneta completa de uma pá, mantendo a distância entre os buracos de 90 cm. Adicione 2 punhados de húmus e um pouco de solo da camada superior de solo ao buraco, depois plante a planta e preencha o espaço vazio. Em seguida, os arbustos são regados sob a raiz com água à temperatura ambiente.
Características de cuidados ao ar livre
Após o plantio de mudas em campo aberto, as condições de cultivo mudam completamente, portanto, para normalizar o crescimento e fortalecer o sistema radicular, é necessário garantir cuidados adequados para as plantas.
Rega
Molhar os tomates é necessário quando o solo seca bem, cerca de 1 vez por semana.
Os tomates são regados com água em temperatura ambiente, abundantemente sob a raiz, tentando não molhar a planta. A melhor maneira de regar é a noite, para que os arbustos absorvam a água durante a noite. Se você regar os tomates durante o dia, a água poderá evaporar rapidamente e as raízes não receberão a quantidade necessária de umidade.Importante! Com fortes chuvas, a rega é reduzida para 1 vez em 3-4 semanas.
Aplicação de fertilizantes
Os tomates precisam ser fertilizados pelo menos 3 vezes durante toda a temporada, mas é melhor alimentá-los regularmente - uma vez a cada 2 semanas. Vários fertilizantes com alto teor de fósforo e potássio e uma pequena quantidade de nitrogênio são adequados para a alimentação. Você pode comprar um complexo pronto de fertilizantes ou fazer você mesmo. Para fazer isso, você precisa comprar superfosfato (50 g), nitrato de amônio (15 g), cloreto de potássio (30 g) e dissolver tudo isso em 10 litros de água.
Além disso, a cada 2 semanas, os tomates são alimentados com magnésio e, durante a floração, são fertilizados com boro: 1 g de ácido bórico é dissolvido em 1 litro de água. A solução resultante é pulverizada com tomates da pistola à noite.
Moldar e amarrar arbustos
A variedade “Gigante de Framboesa” não requer a formação de arbustos, pois pertence aos determinantes. Em conexão com a formação de frutas grandes, recomenda-se amarrar o tomate para reduzir a carga na planta. Amarre os tomates assim que forem plantados em um local constante de crescimento. Recomenda-se que as estacas sejam instaladas no lado norte do arbusto, a uma distância de 10 cm do caule, levando ao solo 40 cm de profundidade.
Importante! A altura do pino deve ser de 1,5 m, de modo que seja suficiente para todo o período de crescimento do mato.
Cuidado do solo
Além de cuidar da planta, também é necessário cuidar do solo ao redor do arbusto. Recomenda-se afrouxar o solo regularmente após a rega com um forcado, a fim de garantir o acesso de oxigênio ao sistema radicular da planta. A remoção de ervas daninhas é feita quando necessário, quando o solo está cheio de ervas daninhas. As ervas daninhas devem ser removidas cuidadosamente para não ferir as raízes dos tomates.
O solo ao redor dos arbustos é coberto para retardar o crescimento das ervas daninhas e o processo de secagem da camada superior do solo. Serragem, capim seco e palha são usados como cobertura morta: a camada deve ter pelo menos 5 a 7 cm para alcançar o efeito desejado.
O procedimento de moagem é necessário para enriquecer o solo com oxigênio, fortalecer as raízes e caules da planta e reter a umidade nas raízes. O primeiro abate é realizado 10 dias após o transplante. Antes disso, o solo é regado, depois o solo é ajuntado, formando um monte, no centro do qual o caule está localizado. O próximo hilling é realizado após 20 dias.
Assim, o cultivo de tomates gigantes de framboesa em casa é bastante simples, o principal é seguir as recomendações de cuidados e seguir todos os procedimentos para crescimento e frutificação normais.
Revisões de usuários de rede
VANTAGENS: Colheita, saborosa, doce, grau de salada, precoce, carnuda
DESVANTAGENS: Não
Com a experiência dos últimos anos, concluí que as variedades de tomate rosa amadurecem melhor e têm um sabor mais doce do que as comuns. Portanto, nossa escolha recaiu sobre o gigante de framboesa. E também porque é cedo. A embalagem diz que essa variedade é a mais antiga das variedades de frutos grandes. Eu não concordo O "gigante das framboesas" começou a amadurecer da mesma maneira com essa variedade de sementes no meio da temporada em um pacote de 0,1 g, que é de cerca de 30 a 35 peças. Semeei uma dúzia. Quando as mudas começaram a crescer, suas folhas não eram como tomates comuns. Fiquei surpreso, pensei ((os sacerdotes, que cresci com ela ... Mas rapidamente me acalmei porque cheiravam a folhas de tomate. As folhas são enormes, realmente gigantescas!) Por causa dos longos galhos e folhas grandes, a planta parece se espalhar e sua altura cerca de um metro. Era necessário cortar e cortar as folhas com frequência. E aqui o primeiro tomate amadureceu. É verdade que não é um gigante. Mas o produtor diz que as primeiras frutas pesam 200-400 gramas, e as próximas são maiores. Há mais frutas acima dela. oh, seu peso é decente, o arbusto se dobra sob o peso da fruta, mesmo que eu tenha amarrado a tempo. Embora não seja gigante, é definitivamente vermelho. Sua cor é claramente diferente da cor dos tomates vermelhos de outra variedade, que são mostrados de cima à esquerda. Eu estava ansioso para testar o "gigante" "gosto". Gostei do "Raspberry Giant". Doce! Saboroso! Não líquido, açúcar, pedacinhos. Na salada é incomparável! Digo a essa variedade - SIM! Eu recomendo!