Na vida de muitas mulheres, há um período em que é necessário monitorar cuidadosamente a dieta, uma vez que a saúde não apenas da própria mulher, mas também do bebê no útero depende da qualidade e dos benefícios dos produtos. Há vários produtos que você precisa usar durante a gravidez com restrição ou eliminá-los completamente. Vamos descobrir se o aipo pode ser comido por mulheres grávidas.
É possível comer aipo durante a gravidez
Sabe-se que o aipo tem uma série de efeitos benéficos no corpo de uma mulher. Existem vários tipos de aipo: nos primeiros pratos, por via de regra, eles colocam um vegetal de raiz, nas saladas e adicionam pecíolo como tempero. Além disso, o suco de aipo é rico em composição vitamínica. Sugerimos considerar quais ações uma bebida vegetal e vegetal pode ter quando consumida em diferentes estágios da gravidez.
Você sabe Até os habitantes da Roma antiga estavam convencidos de que o aipo aumenta o desejo sexual. Séculos depois, isso também foi confirmado por cientistas que descobriram a androsterona em seus órgãos - feromônio, secretado pelas glândulas sudoríparas masculinas para atrair representantes do sexo oposto..
Nos estágios iniciais
Apesar dos grandes benefícios para o corpo humano, no primeiro trimestre da gravidez, o aipo deve ser excluído da dieta de uma mulher sob qualquer forma. O fato é que algumas das substâncias que compõem sua composição aumentam a circulação sanguínea na pelve e, portanto, no útero, que é repleta de aumento no tom e no aborto.
2 trimestre
Durante o segundo trimestre, quando o feto já está devidamente fixado no útero, o aipo também não é recomendado, pois provoca aumento da formação de gases, inchaço. Esses processos afetam adversamente o feto.
Em termos tardios
Nos estágios posteriores, a mulher também não vale a pena consumir nem o suco, nem a raiz, nem o caule da planta. A primeira razão é que, devido ao seu uso, é possível o nascimento prematuro. Segundo — o aipo é um alérgeno que pode servir como o desenvolvimento de uma alergia em uma criança.
A propósito uma contra-indicação ao uso de vegetais verdes é a amamentação. Novamente, devido à provocação de alergias, bem como devido ao fato de afetar adversamente a secreção de leite e levar a uma redução em sua quantidade.Importante! Antes de usar qualquer produto de uma mulher grávida, é imperativo consultar um ginecologista que monitora o curso da gravidez.
Os benefícios do aipo
Com uma análise cuidadosa da composição química da planta, você pode notar que ela contém uma grande quantidade de vitamina A, envolvida no trabalho dos órgãos reprodutivos, órgãos da visão, pele e sistema imunológico. Ao comer 115 g de aipo, é possível satisfazer a necessidade diária desta vitamina.
Contém uma planta vegetal e uma grande dose de beta-caroteno — uma substância que é caracterizada por um efeito antioxidante.
- Com o uso regular de aipo, você pode melhorar o funcionamento de vários órgãos e sistemas da seguinte maneira:
- Fortalecer o sistema imunológico.
- Saturar o corpo com vitaminas e minerais.
- Normalize a pressão sanguínea.
- Reforçar as paredes dos vasos sanguíneos.
- Fortalecer o apetite e ter um efeito benéfico no trato digestivo.
- Elimine o problema da constipação.
- Melhore a memória e a concentração.
- Acalmando o sistema nervoso.
- Normalize o sono.
- Reforçar a acuidade visual.
- Normalize a atividade dos rins e do sistema geniturinário.
- Retardar o processo de envelhecimento.
- Acelere seu metabolismo.
- Normalize o fundo hormonal.
- Melhore a condição da pele, cabelos e unhas.
- Limpe o corpo de toxinas e toxinas.
Você sabe Os povos antigos não comiam aipo, mas o usavam para decoração. Por exemplo, no túmulo de Tutancâmon, os arqueólogos encontraram uma mortalha com guirlandas de várias plantas, entre as quais o aipo. E os gregos antigos fizeram grinaldas, que decoravam os vencedores da competição.
Contra-indicações e precauções
Portanto, a gravidez é uma contra-indicação absoluta durante a gravidez.
- Existem outros avisos sobre comer vegetais:
- varizes;
- gastrite;
- úlcera no estômago;
- picadas;
- aumento da acidez do estômago;
- colecistite.
Recomendações úteis para uso
Observe que alguns ginecologistas compartilham uma opinião de que no primeiro e segundo trimestres você pode comer verduras, mas apenas para mulheres completamente saudáveis e com restrições — 1-3 colheres de chá por dia da raiz na forma triturada. Pode ser adicionado como tempero a outros pratos, bebidas. Você também pode beber 0,5 colheres de sopa por dia. suco. Mas avisos sobre os efeitos nocivos no corpo da mulher grávida ainda são muito mais comuns.
Queremos prestar atenção ao fato de que o aipo só pode ser prejudicial quando ingerido. Mas é capaz de ter um efeito benéfico na pele, cabelos e unhas com uso externo, o que não é proibido para mulheres grávidas a qualquer momento. A partir do vegetal, você pode fazer várias máscaras, loções, além de decocções e tinturas para a cicatrização de feridas.
O agente cicatrizante é preparado da seguinte maneira:
- Moer a raiz e as folhas de aipo (1 colher de sopa. Raiz e 2 colheres de sopa. Folhas).
- Coloque as matérias-primas em água fervente.
- Cubra com uma tampa.
- Insista 2-3 horas.
- Filtro.
Essa ferramenta é aplicada como loções ou compressas na área afetada. Guarde na geladeira.
Durante a gravidez, muitas mulheres pioram significativamente a condição de sua pele, cabelos e unhas, de modo que as máscaras cosméticas do aipo podem ser uma salvação, tonificação, refrescamento, nutrição e clareamento da pele.
Aqui estão algumas receitas populares:Importante! Antes de usar qualquer produto cosmético, é necessário testar uma reação alérgica da pele - aplique uma máscara no cotovelo ou no pulso e aguarde 1 hora. A ferramenta pode ser usada se não aparecerem vermelhidão e coceira.
- Para tonificar. Conecte 2 colheres de sopa. verduras picadas com 0,5 colheres de sopa. leite. Coloque a mistura no fogão e deixe ferver. Após o resfriamento e a filtragem, aplique no rosto por 15 minutos.
- Para refresco. Conecte 1 talo com 2 colheres de sopa. purê de maçã, 2 colheres de sopa. pepino ralado, 2 colheres de sopa. batatas raladas, 2 colheres de sopa. kefir, um pouco de arroz. Aplique no rosto por 20 minutos.
- Para nutrir a pele. Combine suco de 2-3 peças. pecíolos com 20 g de amido e 1 colher de chá de mel quente. Aplique no rosto por 10 minutos. Depois de enxaguar, unte com um creme nutritivo.
- Para clarear manchas da idade e sardas. Combine 2 partes de suco de aipo, 0,5 partes de suco de limão, 1 colher de sopa. creme de leite. Aplique no rosto por 30 minutos. Após a lavagem, aplique gelo.
- Para limpeza. Combine 3 aipo pecíolo, 15 g de gengibre, 15 g de coentro, 15 g de noz-moscada, 0,5 colher de chá de canela, 1 colher de sopa. querida. Lubrifique a pele com movimentos de massagem. Retire a mistura com um pano úmido.
Então aipo — uma planta única, porque possui um grande número de propriedades úteis. No entanto, este vegetal é proibido para mulheres grávidas. Durante a gravidez, ele pode fazer muito mais mal do que bem. As mulheres "em uma posição interessante" podem usar o aipo apenas externamente.