A praga tardia é uma doença contagiosa das plantas. A família predominante da família Paslyonov é impressionante, mas pode prosperar em outras culturas, e os pepinos não são exceção. Se a doença não for erradicada no estágio inicial, ela poderá destruir toda a colheita. Vamos falar sobre os sinais de infecção, métodos de controle e prevenção no artigo.
O que é a praga tardia
Phytophthora é um fungo que vive, se desenvolve e parasita as plantas. Possui cerca de 100 espécies conhecidas, mas os cientistas sugerem que ainda existem quase 500 variedades não descobertas.
Este fungo é perigoso, pois é capaz de destruir completamente a planta afetada. É transportado rapidamente e por longas distâncias.
Isso acontece das seguintes maneiras:
- de uma planta infectada para uma saudável;
- o vento carrega esporos por quilômetros;
- a chuva libera a infecção das folhas e o fungo entra no solo, onde infecta novas plantas;
- os esporos permanecem nos tubérculos, frutas ou raízes afetadas que permanecem no solo.
Importante! As condições mais favoráveis para o desenvolvimento ativo da praga tardia são a alta umidade (acima de 75%) e a temperatura do ar não muito alta (de + 10 ° a + 25 ° C).
Causas e sinais de desenvolvimento em pepinos
Phytophthora afeta pepinos por tais razões:
- mudanças repentinas de temperatura;
- condições climáticas em que alta umidade e ar fresco são combinados;
- irrigação excessiva com estagnação da água;
- plantio espessado;
- sombra excessiva, na qual o solo não seca;
- excesso de cal no solo;
- as sementes já estão infectadas com o fungo antes do plantio;
- transmissão de infecção de outras plantas doentes;
- imunidade enfraquecida dos pepinos devido a cuidados inadequados, crescimento em solo empobrecido, falta de fertilização;
- condições de estufa com estagnação do ar úmido e sem ventilação;
- colheita de baixa qualidade da última colheita no local, após o que as raízes infectadas com a praga tardia apodreceram no solo.
- o aparecimento de pequenas manchas marrom-acastanhadas nas folhas e caules;
- uma teia de aranha branca fina e grossa pode aparecer na parte de trás das folhas;
- a folhagem ondula, escurece e cai;
- o crescimento diminui;
- os ovários deixam de se formar;
- pontos macios e amarronzados nos frutos, levemente aprofundados, semelhantes aos podres;
- as manchas crescem com o tempo e a podridão se espalha por todo o feto;
- o arbusto inteiro pode ser afetado, marrom;
- áreas em decomposição exalam um odor desagradável.
Você sabe Até meados do século XX, a Europa não sabia nada sobre a praga tardia. O fungo chegou até nós do outro lado do oceano e imediatamente causou enormes danos aos campos de batata, destruindo a colheita e provocando fome na Irlanda em 1847.
Métodos de luta
Às vezes, mesmo com o cuidado adequado das lavouras no local, é impossível evitar a ocorrência de praga tardia. Mas se você não combater a infecção, ela se espalhará rapidamente para outras plantas, penetrará no solo e destruirá todas as plantações.
Primeiro de tudo, para combater a doença, você precisa seguir o regime de atendimento correto:
- Molhe os arbustos de pepino à medida que a camada superior do solo seca, evitando a estagnação da água. Por conseguinte, é melhor não usar rega com uma mangueira, mas usar o método de aspersão ou regar cada planta de um balde ou regador. Assim, é mais fácil controlar a quantidade de água fornecida aos arbustos.
- Evite o espessamento dos desembarques. Plante pepinos em intervalos suficientes entre si e entre linhas. Corredores de ervas daninhas regularmente, destruindo ervas daninhas.
- Não cal o solo no local.
- Ventile a estufa regularmente para evitar a retenção de umidade.
- Afrouxe o solo, garantindo sua respirabilidade.
- Realize fertilização regular com fertilizantes, contribuindo para a formação de forte imunidade em pepinos e aumentando assim sua resistência a infecções.
- Destrua plantas doentes ao primeiro sinal de praga tardia.
No entanto, se a praga já apareceu nas plantações, é preciso usar ferramentas e medicamentos especiais para combater o fungo.
Produtos químicos
O remédio mais seguro adequado para a destruição da praga tardia é o líquido de Bordeaux: os arbustos de pepino podem ser processados com uma solução preparada em sua base. No entanto, a dosagem deve ser rigorosamente observada, porque uma mistura muito concentrada pode queimar as folhas.
Um método de preparação de uma solução de líquido Bordeaux:- Primeiro tratamento: Diluir 20 ml de líquido Bordeaux em 3 litros de água (0,5%).
- Segundo tratamento: Diluir 20 ml de líquido Bordeaux em 4 l de água (4%).
- "Alufit";
- "Barreira";
- "Ridomil MC";
- Oksikhom;
- Tatuagem
- "Bravo";
- "Antracol";
- "Barreira";
- "Quadríceps";
- "Ordan";
- Home.
Além dos venenos, as preparações biológicas são eficazes contra a fitofora:Importante! Essas drogas são tóxicas e perigosas para os seres humanos, podem causar intoxicações graves. Os pepinos podem ser pulverizados o mais tardar duas semanas antes da colheita, e o processamento é melhor realizado na ausência de vento.
- "Fitosporina";
- Tricodermina.
Essas ferramentas são mais seguras. Além disso, o primeiro deles pode ser usado não apenas no processamento de arbustos, mas também no derramamento de terra.
Um análogo de "Fitosporin" pode ser uma infusão de fungo de um fungo de madeira. São esmagados 100 g de polpa de cogumelos (por exemplo, através de um moedor de carne) e são derramados 10 l de água fervente, deixados esfriar, após o que os arbustos são filtrados e pulverizados. O processamento pode ser realizado a cada 10 dias.
Contra a praga tardia, um simples medicamento para farmácia - "Furacilin" se provou bem. O medicamento tem atividade antimicrobiana e antifúngica, é barato. Para preparar a solução, você precisa dissolver 10 comprimidos da substância em um balde de água e pulverizar as camas.
Remédios populares
Os remédios populares são seguros e diversos, podem ser usados sem problemas em casa.
Infusão de alho com permanganato de potássio
Para preparar a infusão, tome 100 g de alho picado (qualquer parte dele: folhas, setas, cabeças) e despeje 1 xícara de água. Essa composição deve ser administrada em infusão 24 horas. Após esse período, a mistura precisa ser filtrada e o líquido do alho deve ser adicionado juntamente com 2 g de permanganato de potássio em 10 litros de água. A frequência da pulverização é de 10 a 15 dias.
Cinzas de madeira
A cinza pode ser usada somente depois que os pepinos jovens já ganharam um pouco de força após o transplante para um local permanente.
A solução é preparada da seguinte maneira:
- 500 g de cinza devem ser diluídos em 10 litros de água.
- Deixe a mistura fermentar por 3 dias.
- Enquanto a mistura é infundida, é interrompida periodicamente.
- Após 3 dias, outros 20 litros de água e 40 g de sabão em pó são adicionados à mistura.
Você sabe Pequenos espinhos em pepinos jovens são de importância prática para a planta: eles removem o excesso de água da fruta. Ao amanhecer, por exemplo, nas pontas dos picos, você pode ver pequenas gotas.
Levedura
- São adicionados 100 g de fermento a 10 l de água.
- Eles deixaram fermentar por um dia.
- Após o tempo, adicione 30 ml de iodo.
Soro de leite ou kefir
- 1 litro de kefir ou soro de leite deve ser diluído em 10 litros de água.
- Permitir infusão errante por 2 dias.
- Com o tempo, misture bem e processe os pepinos.
Como cultivar a terra depois de pepinos infectados com a praga
Para destruir a praga tardia no solo, o local deve ser tratado com cuidado, pois o fungo é muito viável.
Métodos agrotécnicos:
- Remova completamente quaisquer detritos de frutas e plantas no outono. Os frutos podres infectados deixados no chão continuarão a espalhar a infecção.
- Após a colheita, cave profundamente o solo.
Na primavera antes do plantio, o solo deve ser descontaminado de qualquer maneira:
- queimar;
- despeje água fervente;
- galpão com permanganato de potássio, líquido de Bordeaux ou sulfato de cobre;
- tratado com Fitosporin.
Prevenção de doenças
A praga tardia é uma doença difícil de tratar, portanto, é melhor prevenir sua ocorrência do que lidar com as consequências posteriormente.
Métodos de Prevenção:
- desinfecção de sementes antes do plantio com permanganato de potássio, líquido para barba, vitríolo, solução de iodo;
- tratamento de sementes "Fitosporin";
- conformidade com todas as regras de cultivo - solo leve e respirável, plantio não espessado, umidade e temperatura normais;
- remoção de brotos, frutas e folhas ao primeiro sinal de infecção por fungos;
- pulverizar mudas e arbustos com solução salina (1 xícara de sal comestível por balde de água);
- processamento de todos os pepinos com qualquer desinfetante após detectar os menores sinais de praga tardia.
É possível comer pepinos infectados
Até o momento, não há evidências de que os frutos afetados pela praga tardia sejam perigosos para a saúde humana. No entanto, não há evidências de que seja seguro.
As doenças fúngicas das plantas não são transmitidas aos seres humanos, no entanto, algumas pessoas sofrem de alergias a esporos de fungos e, portanto, podem provocar uma reação alérgica aguda ao comer pepinos infectados.
De qualquer forma, frutas com traços de ferrugem tardia não são tão saborosas, têm um cheiro levemente podre e não diferem em atratividade: a decisão de usar ou não um produto desse tipo é apenas para você tomar.
Variedades resistentes
Variedades de pepinos resistentes à praga tardia:
- Adam F1;
- Aquário;
- Hector F1;
- Delpina F1.
Você sabe Phytophthora é tão voraz que pode destruir todas as plantas cultivadas! Não existe um único continente na Terra, exceto a Antártica, onde a fitofotora não estaria ativa.
A praga dos pepinos é uma doença fúngica perigosa que pode destruir todas as plantações. É difícil de tratar, requer remoção imediata das áreas afetadas e tratamento subsequente com desinfetantes de todos os outros arbustos de pepino. Phytophthora é mais fácil de prevenir em seu site, observando as regras da tecnologia agrícola, do que então lidar com isso.