Rutabaga e nabo são muito parecidos entre si. Mas, na verdade, esses são dois vegetais diferentes. Ambas as culturas têm um conjunto especial de elementos e vitaminas benéficos. Eles são bastante populares e são cultivados por muitos jardineiros. Qual é a diferença entre essas culturas, vamos tentar descobrir.
Descrição e características das culturas
Para muitos, o fato de essas culturas de raiz pertencerem à família do repolho provavelmente será uma descoberta. E embora externamente sejam semelhantes, ainda têm algumas diferenças. Considere os recursos de cada cultura separadamente.
Nabos
Este vegetal é crucífero. No primeiro ano após o plantio, forma um ninho de folhagem e cultivo de raízes, e no segundo ano - um broto de flores e grãos. Essa cultura é tão despretensiosa que as pessoas até têm a expressão "mais simples que um nabo cozido no vapor".
Os nabos são carnudos, variando em tamanho, geralmente têm uma forma plana ou arredondada, o peso médio de um fruto chega a 700–900 g.Os tubérculos não estão profundamente enterrados no solo.Você sabe Esta colheita de raízes na Roma antiga foi ativamente cultivada no mesmo nível das colheitas. Algumas variedades apresentaram frutos que atingiram tamanhos impressionantes (até 16 kg). Foi a partir de formas de frutos grandes no futuro que surgiram variedades forrageiras.
A cor da fruta pode ser amarela, verde, rosa. Tops tem um tom roxo, cobre e verde. A polpa da fruta é suculenta, amarela ou branca, adocicada; com uma deficiência de umidade, pode ser amarga.
Esta cultura de raiz é uma cultura fotófila, resistente ao gelo e ao calor. As mudas começam a germinar a +2 ... + 4 ° C e toleram geadas a -2 ° C (brotos adultos - até -4 ... -6 ° C). A temperatura ideal para a formação de frutos é de + 18 ... + 20 ° C.
Os jardineiros apreciam esse vegetal por precocidade. As primeiras variedades amadurecem em 55 a 60 dias e, posteriormente, em 70 a 80 dias.
Sueco
Esta colheita de raiz também é chamada de nabo sueco. Este vegetal é um pouco maior e tem uma polpa alaranjada macia. De fato, este é um híbrido de nabo e repolho selvagem.
Rutabaga é cultivada principalmente nas regiões do norte, onde recebem as frutas mais deliciosas. O cultivo das raízes se desenvolve da mesma maneira que seu progenitor: no primeiro ano, o aparecimento de um fruto comestível, no segundo, o crescimento de brotos e sementes. O período de maturação é de 3 meses.
Os frutos são carnudos, verde opaco ou vermelho-violeta. A forma pode ser cilíndrica ou plano-circular.Importante! A polpa amarela do vegetal é consumida e o branco é alimentado para o gado.
A polpa é leve. A massa do nutriente nas formas de alimentação atinge 20 kg.
Qual é a diferença entre rutabaga e nabos
Apesar de todas as aparentes semelhanças, essas ainda são duas culturas de raízes diferentes. Qual é a diferença deles, você pode descobrir estudando com mais cuidado sua composição química, origem e escopo.
Aparência
A principal diferença externa entre rutabaga e nabo é o tamanho. Rutabaga é mais parecido com beterraba sacarina. Suas raízes são muito maiores e a polpa é mais escura, mais próxima dos tons de cenoura. Além disso, rutabaga é doce e não amargo.
Composição quimica
As culturas de raízes são quase idênticas na concentração de proteínas, carboidratos e gorduras, sua principal diferença é a composição química.
O nabo contém mais cálcio e há vitamina A, ausente no sueco. As frutas também contêm muito ácido succínico e nicotínico, açúcar.
Rutabaga é superior ao seu ancestral no número de componentes minerais (fósforo, potássio, sódio, ferro, cálcio, enxofre) e vitamina C. Também contém caroteno e vitamina PP, que podem durar muito tempo.Você sabe Todos os anos, em novembro, na Suíça, é realizado o festival Raben-Chilbi, dedicado à rutabaga. Em 2004, este festival foi realizado pela centésima vez.
Aplicação
Inicialmente, o rutabaga foi criado como um substituto mais satisfatório e grande para o nabo, por isso é usado com mais frequência na alimentação de gado, onde os volumes são importantes.
Ao mesmo tempo, a forma de nabos - nabos, que é cultivada com sucesso em todo o mundo, também foi criada.
Os nabos também são usados como remédio popular para a prevenção de doenças do trato gastrointestinal, pâncreas, rins, fígado, edema e aterosclerose.
Apesar do objetivo da alimentação, muitos jardineiros cultivam rutabaga em suas áreas e o preferem porque é mais nutritivo.
O sueco é considerado um excelente diurético e expectorante. O suco de raiz fresco é usado para curar feridas e queimaduras.
Importante! Você não pode comer sueco e nabo com complicações da inflamação intestinal. Eles podem ser prejudiciais na hepatite aguda, inflamação da vesícula biliar e patologias do sistema nervoso central.
Origem
As diferenças entre rutabaga e nabos existem não apenas na aparência e na composição química, mas também na origem.
Existe uma hipótese de que o rutabaga apareceu a partir do cruzamento espontâneo de repolho selvagem comum e de uma das variedades de nabo. Alguns estudiosos afirmam que a primeira menção dessa cultura remonta a 1620. Naquele ano, no trabalho "Prodromus theatri botanici", um cientista suíço K. Baugin mencionou essa colheita de raízes.
Há também uma teoria de que rutabaga é um nativo da Sibéria, de onde veio para a Península Escandinava. Como erva daninha na natureza, a colheita de raízes cresce apenas em partes do norte da África.
O nabo na Europa foi cultivado por muito tempo, segundo alguns relatos, muito antes de os romanos chegarem lá.
Qual é melhor
É difícil responder inequivocamente a essa pergunta: tudo é determinado pelas preferências de gosto.
Como o nabo é caracterizado por polpa amarga, será mais ao gosto da parte masculina da população.
Algumas pessoas consideram o sueco pobre em sabor. Seja como for, jardineiros experientes aconselham a colher frutas jovens que ainda não tiveram tempo de acumular excesso de umidade e serem alimentadas com amargura.
Recomendações de culinária
Para que os pratos dessas culturas de raízes saiam não apenas de dar água na boca, mas também de úteis, donas de casa experientes compartilham suas dicas:
- Rutabaga pode ser incluído nos primeiros cursos. Mas vale lembrar que, durante o tratamento térmico, a colheita de raízes adquire um cheiro específico, portanto é necessário adicioná-lo com muito cuidado.
- Para remover a amargura dos nabos, antes de cozinhar, é derramado com água fervente. Somente depois disso, a colheita da raiz pode ser cozida e cozida.
- As colheitas de raízes são fervidas em água ligeiramente salgada (1 colher de chá de sal por 1 litro de água) para remover o amargor.
- A casca é removida das colheitas de raízes cozidas prontas (é mais fácil descascar a partir de vegetais quentes).
- Ao cortar vegetais de raiz, é melhor usar uma faca de aço inoxidável. O fato é que, quando exposta ao ferro, a vitamina C é destruída.
- Para que o purê de sopa de nabo tenha uma densidade ideal, ele pode ser complementado com migalhas de pão. O pão é pré-embebido e esfregado através de uma peneira.
Como você pode ver, culturas semelhantes são realmente vegetais completamente diferentes. Tendo entendido as diferenças entre nabos e rutabaga, você pode escolher uma colheita de raízes ao seu gosto.Importante! O sueco cozido não deve ser armazenado por mais de 3 horas. Após esse período, toda a vitamina C contida no vegetal é destruída.