Os Urais são uma região com condições climáticas difíceis, por isso o cultivo de calor é associado a várias dificuldades. O material proposto se concentrará em como cultivar vegetais delicados, como pepinos em estufas nos Urais.
Variedades adequadas
As condições climáticas dos Urais dificilmente podem ser consideradas ideais para pepinos amantes do calor, mas uma grande variedade de variedades desse vegetal permite escolher aqueles que se enraízam nessa região.
Você sabe Pátria dos Pepinos — sopé norte do Himalaia.
Considerando o curto e quente período de verão, as variedades autopolinizadas de maturação precoce e média são as mais adequadas para o cultivo em estufa, como:
Nome da nota | Período de amadurecimento | Recurso |
Gorgeous Five F1 | amadurecimento precoce |
|
Cupido F1 | amadurecimento precoce |
|
Emelya F1 | maturação média |
|
Masha F1 | amadurecimento precoce |
|
Mar Negro F1 | amadurecimento precoce |
|
Ekol F1 | maturação precoce média |
|
Família Esmeralda F1 | amadurecimento precoce |
|
Datas de plantio
Dadas as difíceis condições climáticas dos Urais, na determinação do tempo de plantio dos pepinos, deve-se levar em consideração a ameaça de geadas a longo prazo (até o início do verão), bem como o risco de sua ocorrência na segunda quinzena de agosto.
Com base nisso:
- Plante mudas no solo na estufa do filme nos últimos dias de maio.
- O plantio de mudas em estufa a partir de um filme usando esterco deve ser feito no início de maio.
- O plantio de pepinos no solo em uma estufa de vidro é realizado de 25 a 28 de abril.
Importante! As datas indicadas para o plantio de pepinos são aproximadas, para referência. Ao tomar a decisão final sobre o plantio, você precisa se concentrar nas condições climáticas em uma área específica da região dos Urais.
Requisitos do solo
As culturas de pepino são extremamente caprichosas em relação ao solo em que crescem, portanto o solo deve ser preparado levando em consideração os seguintes requisitos:
- O solo deve estar solto e ter boa respirabilidade (que deve ser mantida o tempo todo cultivando pepinos).
- O solo deve ser bem enriquecido com matéria orgânica e com acidez moderada.
- A melhor opção para o solo é o barro, em que o sal é de 15 g por litro, também é uma boa opção uma mistura de solo de jardim e jardim na proporção de 1 para 1.
- Adubar a terra com fertilizantes complexos para as culturas de pepino (de acordo com as instruções).
- O solo deve ser aquecido a + 20 ... + 24 ° C.
Plantar e cultivar mudas
O cultivo de pepinos em mudas permite acelerar o crescimento da cultura em 25 dias. As mudas são cultivadas em recipientes especialmente projetados para isso.
O algoritmo para o cultivo de mudas é o seguinte:
- As sementes para aquecimento são vertidas com água fervida e após 2-3 horas são conservadas em uma solução de permanganato de potássio.
- Depois, durante 11 horas, as sementes são embebidas em água aquecida a 40 ° C.
- Após esse período, as sementes são tratadas com sulfato de cobre (também é possível usar sulfato de zinco ou ácido bórico) na taxa de 0,05 g de substância por 1 litro de água.
- As mudas por 20 a 25 dias são deixadas em uma sala bem iluminada. Se necessário, use fontes de luz artificiais.
- Com o advento de uma folha (isto, em condições favoráveis, ocorre 5 dias após a germinação), é feita a primeira recarga (Cálculo da alimentação: para 5 plantas, 200 ml da composição).
- A alimentação repetida antes do transplante no solo é feita após 4 dias.
Importante! Um dia antes da recarga, para evitar queimaduras nas raízes, a planta deve ser regada.
Plantar mudas no chão
A transplantação de mudas preparadas no solo é a seguinte:
- 14 dias antes do desembarque pretendido, as mudas devem começar a ser preparadas para novas condições ambientais que o aguardam: em clima calmo e ensolarado, os contêineres com mudas são levados ao ar livre por algum tempo, aumentando cada vez mais o tempo gasto na rua.
- Se for planejado cultivar pepinos em uma estufa de vidro em solo que não contenha estrume, um transplante está agendado para aproximadamente 5 de maio; se solo com estrume - em 25 de abril. Em uma estufa de filme no chão com estrume - a partir de 1 de maio.
- Um sinal de prontidão das mudas para transplante é a presença de 4 a 5 folhas na planta.
- Para fins preventivos, na véspera do plantio, as mudas são tratadas com formulações especiais (por exemplo, Epin).
- O plantio em um local em estufa deve ser realizado levando-se em consideração a rotação de culturas nos locais onde costumava haver tomate, berinjela, couve e cebola; Evite lugares onde a abóbora, abóbora e abóbora foram cultivadas.
- A área selecionada é nivelada, solta, liberada de detritos de plantas e ervas daninhas.
- Os poços da aterrissagem fazem-se 20 cm um de outro, entre linhas - 40 cm.
- Os caroços são abundantemente regados com água fria, 2-3 sementes são depositadas neles e preenchidas.
- Depois, o jardim é regado e, para evitar a evaporação intensiva da umidade, é coberto com um material de cobertura (por exemplo, agrospan).
- Após 5 a 7 dias, com o aparecimento dos primeiros rebentos, o material de cobertura é removido.
Cuidados de acompanhamento
O cuidado após o plantio de mudas é simples, mas suas regras precisam ser consideradas em detalhes.
Rega
Dada a higrofilicidade da cultura, é necessário molhar os pepinos em tempo hábil. Antes da floração, a rega é feita uma vez a cada 5-6 dias e depois a cada 2-3 dias. Em dias quentes - duas vezes, com precipitação natural, a rega não é necessária. Água aquecida ao sol é usada. Para evitar danos ao sistema radicular de pepinos jovens durante a irrigação, o uso de uma mangueira não é recomendado.
Importante! Temperatura ideal para pepinos em estufa — +18…+22°C.
Aplicação de fertilizantes
A cobertura é feita duas ou três vezes por estação. Os fertilizantes, em regra, são preparados de acordo com as receitas populares, usando casca de cebola, pão e fermento. A infusão de urtiga também é útil - a urtiga picada é colocada em um recipiente grande, cheio de água e infundido por três dias. Antes do uso, um litro de infusão é diluído em 10 litros de água. Consumo: para uma planta - 2-3 litros de solução.
Afrouxamento do solo
Periódico, para manter a friabilidade do solo e a condução do ar. Ao afrouxar, é necessário cuidado para não ferir as raízes dos pepinos.
Você sabe Pepino — uma das mais antigas hortaliças, é cultivada há mais de 6 mil anos.
Beliscar
Feito com uma tesoura limpa e afiada. As folhas que crescem para baixo e as hastes laterais, assim como o início mais baixo das flores, são removidas.
Controle de Pragas e Doenças
Apesar do fato de as variedades de pepino apresentarem boa resistência a doenças e pragas, o perigo desse tipo delas, no entanto, está à espera.
Considere as principais doenças de pepinos e métodos de tratamento:
- Oídio Na luta contra a doença, é utilizado o tratamento coloidal em pó de enxofre - 20 a 30 g de substância por 10 m².
- Podridão branca. As plantas afetadas são destruídas pela queima, o solo é tratado com uma solução composta por 2 g de sulfato de cobre e 10 uréia por 10 litros de água.
- Cladosporiose. A cultura é tratada com 15% de fluido Bordeaux. Como uma prevenção adicional - cobertura com sulfato de potássio.
Pragas e meios de controlá-los que são perigosos:
- Pulgões de cabaça. Preparação de comprimidos usados "Inta-vir" ou infusão de tabaco.
- Ácaro. Pulverização com infusão de alho ou cebola - 0,2 litros por 10 litros de água.
- Slug - aspersão de camas com tabaco ou cinza; também é possível colocar pires com cerveja entre os desembarques - pela manhã, os insetos pegos nessa armadilha são jogados fora.
Datas de colheita e recursos de armazenamento
O tempo de coleta dos pepinos depende do tempo de maturação da variedade, como segue:
- Gorgeous Five F1 - amadurecimento por 38 a 42 dias a partir de mudas.
- Cupido F1 - amadurecimento por 37-40 dias a partir do aparecimento de brotos completos.
- Emelya F1 - amadurecimento em 40 dias após o plantio.
- Masha F1 - amadurecimento por 36 dias após a germinação.
- Mar Negro F1 - frutificação após 46-50 dias a partir do aparecimento de mudas.
- Ekol F1 - amadurecimento por 42 a 45 dias a partir do aparecimento de mudas.
- Família Esmeralda F1- amadurecimento por 40 a 43 dias a partir do aparecimento de mudas.
Importante! Ideal para armazenamento de pepinos é uma temperatura de +6°C a + 8°C na umidade 85–95%.
Pepinos frescos, e especialmente os de efeito estufa, são difíceis de armazenar. É possível preservar as verduras por mais tempo com a ajuda de temperatura baixa e alta umidade, o que impede que as frutas murchem. Para o armazenamento, são tomados apenas pepinos frescos, que ficaram sem refrigeração por até um dia. A maneira mais fácil de guardar é na geladeira.
Considere as recomendações para armazenar verduras em um dispositivo de resfriamento:
- Usando guardanapos. Cada pepino é embrulhado com um guardanapo de papel e depois colocado em um saco com orifícios de ventilação. Em seguida, a embalagem é colocada no compartimento para armazenar frutas e legumes.
- Na água. Uma capacidade rasa de 2 cm é preenchida com água e os pepinos são colocados ali com caudas longas (este é um pré-requisito). O recipiente com o conteúdo é enviado para a geladeira, a água muda diariamente. Devido ao fato de os pepinos reabastecerem a umidade perdida com a água do tanque, eles podem ser armazenados por 3-4 semanas.
- Em clara de ovo. Os melhores verduras são selecionados, lavados com água e secos. Os frutos secos são mergulhados em clara de ovo, dispostos em uma superfície de treliça e deixados até o filme protetor secar. Em seguida, são colocados em um recipiente (de madeira ou plástico) e enviados para uma unidade de refrigeração. O prazo de validade é de 30 a 40 dias, mas na véspera do consumo, os pepinos deverão ser bem lavados para remover a clara do ovo.
- Com vinagre. O vinagre é despejado na panela de forma a cobrir seu fundo em 1 cm. Do topo, qualquer grelha ou peneira é colocada no tanque, mas para que os pepinos colocados nela não entrem em contato com o líquido. Pepinos são dispostos, a panela é coberta com uma tampa para evitar a evaporação dos vapores de vinagre. Assim, um reservatório de gás especial será criado em torno de Zelentsy. Um recipiente de conteúdo é enviado para a geladeira (porão frio). Prazo de validade - de um a dois meses.
Importante! É imperativo verificar periodicamente os pepinos enviados para armazenamento, a fim de remover os frutos danificados a tempo.
Armazenamento na adega. Aqui estão seus segredos:
- Em caixas ou bandejas de madeira, o filme se espalha, as frutas são depositadas e cobertas com um pano úmido por cima. Este método fornece a umidade desejada e atrasa a evaporação da umidade dos pepinos.
- Um frasco de vidro é perfurado em um forno ou grelhador a ar. Seu fundo é coberto com rábano ralado ou picado e colocado no topo previamente lavado com água fervida e pepinos secos. O recipiente cheio é fechado com uma tampa de polietileno escaldado e enviado ao porão, no local, sem acesso à luz.
Algumas recomendações gerais de armazenamento:
- Você não deve embrulhar os pepinos com firmeza em um filme - isso interromperá o acesso ao ar fresco e provocará o processo de decomposição.
- Quando armazenados ao lado de pepinos, não deve haver maçãs, bananas, peras, melões, tomates, pêssegos e damascos. O etileno, secretado por essas frutas, provoca um processo bioquímico desnecessário aos pepinos.
- Pepinos finos não são adequados para armazenamento.
- Para maximizar a vida útil dos pepinos, é necessário limitar a evaporação da umidade.
A principal coisa ao cultivar pepinos com efeito de estufa em condições Urais difíceis é a escolha certa de uma cultivar adequada e cuidados cuidadosos. Em seguida, é fornecida uma colheita generosa e saborosa de pepinos Urais.