Escolhendo a variedade certa de pepinos, é difícil não se confundir em um grande número de híbridos diferentes. Mas se for necessária uma versão clássica com alta e rápida produtividade, não haverá melhor concorrente.
Caracterização e descrição da variedade
Em 1980, uma nova variedade de pepinos, chamada de Concorrente, foi introduzida no Registro Estadual pela Estação Experimental de Criação da Criméia. O nome da instituição pode ser um pouco enganador - não a península da Crimeia, mas a pequena cidade do território Krasnoyarsk, Krymsk.
Inicialmente, essa variedade de pepinos era criada em um clima temperado quente, mas hoje é amplamente popular em muitas regiões, porque, devido à sua maturidade precoce, é capaz de dar uma boa colheita em um curto verão.
Você sabe A pátria dos pepinos são as montanhas do Himalaia, nas proximidades das quais os pepinos selvagens ainda podem ser encontrados hoje..
O concorrente pertence a variedades polinizadas por abelhas, o que significa que exige terreno aberto ou canteiros sob arcos com a presença de material de cobertura usado à noite. O peso da fruta chega a 100 g e comprimento - até 12 cm, e o formato do pepino é cilíndrico, com nervuras, com listras brancas características no “nariz”.O rendimento de 1 m² é de cerca de 3-5 kg. Pepinos desta variedade têm uma carne suculenta e doce.
O concorrente se compara favoravelmente com suas qualidades gustativas, frescas e enlatadas. Outra vantagem é que essa variedade não pertence aos híbridos, o que significa que as sementes amadurecem em seus frutos, que no futuro poderão ser usadas para semear no próximo ano.
Além disso, de acordo com inúmeras revisões, esses nasceres do sol mostram maior resistência a inúmeras doenças.
Vantagens e desvantagens
- O Competidor de Variedades tem muitas vantagens, dentre as quais se destacam:
- alta taxa de germinação;
- alta sobrevida após o processo de transplante;
- boa resistência a doenças fúngicas, nomeadamente oídio;
- longo período de frutificação;
- a capacidade de preparar você mesmo o material da semente.
- Entre as principais desvantagens dessa variedade, pode-se distinguir sua intolerância à superexposição no jardim, o que pode levar a:
- deterioração rápida de frutas;
- espessamento da pele;
- rachaduras;
- perda de aroma e amargura.
Datas de plantio
Dependendo do método de plantio de pepinos, o tempo de plantio variará:
- A semeadura diretamente no campo aberto deve ser realizada no início ou meados de junho.
- A semeadura sob abrigo temporário (filme) é realizada na segunda quinzena de maio.
- Para mudas, as sementes são semeadas no início de maio.
Importante! O cultivo de pepinos em mudas acelera a frutificação em 2 semanas.
Plantar e cultivar pepinos
Para obter uma colheita rica que pague mais do que o tempo e o dinheiro gastos, os pepinos dessa variedade devem ser semeados e cultivados de acordo com algumas recomendações.
Requisitos de solo e tamanhos de tanque
Você pode preparar o solo para semear e cultivar mudas adicionais ou comprar um substrato pronto. No caso da primeira opção, você precisará de uma mistura de partes iguais de turfa, serragem, terra de relva e húmus.
Ao escolher um recipiente para mudas, vale a pena considerar que existem várias maneiras de germinar sementes:
- O uso de uma grande capacidade seguida de replantio de mudas em campo aberto - vale a pena notar que essa variedade nem sempre responde bem à colheita, portanto esse método não é recomendado para jardineiros iniciantes.
- Copos pequenos separados (você pode usar plástico descartável) ou vasos especiais, cujo volume não excede 300-500 ml, com aberturas obrigatórias na parte inferior para evitar o acúmulo de umidade.
Preparação e tecnologia para semear sementes
Antes da semeadura, é necessário passar por um procedimento de preparação que ajudará a obter mudas mais fortes e saudáveis, o que significa que aumentará a probabilidade de uma boa colheita:
- Primeiro, as sementes devem ser embebidas em solução salina (35 g de sal é dissolvido em 1 litro de água) por 15 minutos, após o que as sementes que surgiram são removidas - elas não são adequadas para a semeadura e não germinam.
- Além disso, todas as sementes são bem lavadas em água corrente e embebidas por um dia em uma solução fraca de permanganato de potássio - esse procedimento ajudará a desinfetar as sementes de várias doenças virais, fúngicas e bacterianas.
- Para obter mudas precoces, todas as sementes são germinadas antes do plantio. Para isso, são colocados em um recipiente e cobertos com um pano úmido, que é periodicamente umedecido com água. O procedimento de germinação dura até as sementes germinarem do tamanho de metade da própria semente (geralmente até 10 dias). Depois disso, também é recomendável realizar o endurecimento para a estabilidade da futura planta em relação às diferenças de temperatura.
- As sementes são colocadas em temperatura variável por vários dias. Cerca de 6 horas de sementes germinadas estão a uma temperatura de +18 ... + 20 ° C, e as 18 horas restantes - a uma temperatura de +2 ... + 5 ° C. Nesse caso, o crescimento excessivo de mudas deve ser evitado.
- 2-3 sementes são semeadas em copos separados. No caso de germinação de todas as sementes, deixe uma, a brotação mais forte. O restante é cortado ou cuidadosamente cortado com uma tesoura.
Importante! Acredita-se que as melhores sementes para plantar sejam 3–5 anos de idade.
Cuidados com mudas
Após a semeadura, o recipiente com futuras mudas é coberto com um filme até que os primeiros brotos apareçam em uma semana. A rega durante este período é realizada com água morna 1 vez. É importante lembrar que as mudas são muito suscetíveis às condições de temperatura, que devem ser mantidas durante o dia a +20 ... + 23 ° С e à noite - +16 ... + 19 ° С.As mudas requerem muita luz, mas a luz solar direta deve ser evitada. Com a falta de luz natural, recomenda-se o uso de lâmpadas fluorescentes, localizadas a uma distância de 5 a 10 cm dos brotos.
Rascunhos e aglomerações devem ser evitados - vasos com mudas são colocados a alguma distância um do outro.
A rega é realizada com água morna e regularizada 1 vez por dia sob luz natural e 2 vezes com iluminação adicional por lâmpadas. A pulverização regular também é recomendada.
Importante! Condições de temperatura acima de + 23 ° C, especialmente em combinação com o aumento da umidade, levam a mimos nas mudas, o que pode afetar negativamente o crescimento e desenvolvimento da planta.
Além disso, as mudas requerem cobertura pelo menos 2 vezes:
- A primeira alimentação é realizada após 2 semanas após o aparecimento dos primeiros brotos, são usados fertilizantes prontos ou uma solução de uréia na proporção de 1 colher de chá por 1 litro de água, com a condição de 1 xícara por 1 broto.
- O segundo curativo é realizado quando uma segunda folha aparece no caule das mudas e é usada uma solução de 1 colher de chá de cinza de madeira e nitrofoska, dissolvida em 3 litros de água. A parte da cobertura também faz 1 copo em 1 raiz.
A principal regra da fertilização é a aplicação de fertilizantes com a rega matinal sob a raiz da planta, evitando o contato com o caule ou as folhas.
Plantio de mudas em local permanente
As mudas são geralmente plantadas no início de junho a uma temperatura ideal do ar de +20 ... + 25 ° C. Como solo para plantio, é usado solo solto e drenado, que deve ser aquecido a um mínimo de + 15 ° C.Para melhores resultados, é melhor usar a área em que culturas como batata, tomate, ervilha ou milho foram cultivadas no ano passado.
A preparação dos canteiros para a semeadura de pepinos é realizada no outono, adicionando fertilizantes orgânicos ao solo (você pode usar esterco de vaca, esperando que sejam necessários cerca de 14 kg de esterco por 1 metro quadrado). Na primavera, três semanas antes do plantio, a cama é desenterrada, afrouxada e os fertilizantes são aplicados novamente, mas agora minerais (fósforo, potássio, magnésio).
O plantio de mudas é realizado em fileiras pré-preparadas a uma distância de 40 a 45 cm uma da outra e cerca de 40 cm devem ser deixadas entre as fileiras.
Você sabe Pepinos começaram a ser usados em alimentos mais de 6000 anos atrás.
Cuidados com o pepino após o plantio
Após o plantio, cuidar de pepinos é bastante simplificado, mas algumas nuances ainda valem a pena ser consideradas.
Formação de Bush
A formação é um dos princípios mais importantes no processo de cultivo de pepinos. Os rizomas dos pepinos não podem suprir totalmente a água e os nutrientes de todos os ovários formados no mato. Isso leva a um desperdício de energia sem sentido, amarelado e murcha, por isso é necessário remover, antes de tudo, o excesso de partes da planta.
Para fazer isso, no chicote principal, contando do chão, três folhas são deixadas seguidas e todas as flores e galhos são arrancadas. Da quarta folha, as flores e as folhas são deixadas e os cílios laterais são beliscados por 1 nó (ou seja, apenas a primeira folha e todas as flores ao seu redor permanecem, o restante é removido).A partir da próxima folha, deve-se seguir o mesmo padrão, deixando mais um nó nas pestanas laterais.
Fertilização e rega
Ao regar essa variedade de pepinos, deve-se lembrar que os pepinos adoram umidade abundante, mas a rega excessiva pode desencadear o aparecimento de doenças fúngicas. É melhor regar os pepinos todos os dias à noite usando um regador ou um sistema de irrigação por gotejamento.
A temperatura da água não deve ser inferior a + 18 ° C. Durante o período de frutificação, a frequência da rega aumenta, pois a umidade insuficiente pode levar à amargura dos pepinos.
Durante o período de floração, os pepinos precisam urgentemente de cobertura. Como fertilizantes, excrementos de vaca ou frango, bem como fertilizantes minerais (por exemplo, uréia ou superfosfatos), são perfeitos.
Cuidado do solo
Para evitar a formação de crostas na superfície da terra e o vapor de água, além de fornecer uma quantidade suficiente de oxigênio e enriquecê-lo com o sistema radicular, o solo deve ser afrouxado após cada rega (ou chuva).
Antes de afrouxar nos corredores, os cílios dos pepinos são cuidadosamente deslocados para o lado e depois retornados ao local. O afrouxamento é realizado a uma profundidade de 4 a 8 cm.
Além disso, o solo deve ser coberto com cobertura vegetal, ou seja, cobrir o solo com uma camada protetora composta por palha, turfa, serragem, revestimentos sintéticos e outros. Este procedimento é capaz de proteger os pepinos de temperaturas extremas, retém perfeitamente a umidade do solo e dobra a frutificação.Também é obrigatório remover as ervas daninhas dos canteiros de pepinos, que retiram uma grande quantidade de água e nutrientes do solo. Capina ou puxar deve ser realizada juntamente com as raízes. Permanecendo no chão, eles rapidamente darão novos brotos.
Prevenção de doenças
As doenças mais perigosas e comuns entre todas as variedades de pepinos são a cladosporiose, oídio e bacteriose. O concorrente é famoso por sua resistência a esse tipo de doença, mas como medida preventiva requer tratamento obrigatório com o fluido Bordeaux.
As mudas podem ser processadas se houver 2 a 4 folhas. O procedimento em si é realizado apenas de manhã ou à noite para evitar queimaduras nas folhas e no caule.
Recursos de colheita e armazenamento
O processo de colheita não é muito diferente de outras variedades. Durante a frutificação máxima, os pepinos são colhidos em dias alternados e para conservação - 2 vezes ao dia (manhã e noite). Se necessário, armazenamento a longo prazo, os frutos são cortados com uma tesoura, deixando uma pequena parte do caule.
Antes de colocar os pepinos na geladeira, é necessário deixá-los por algum tempo ao ar livre em um local sombreado.
O concorrente de variedades por muitos anos continua a gozar de popularidade merecida. Devido ao seu cuidado pouco exigente e excelente sabor, essa variedade é perfeita para jardineiros profissionais e iniciantes.