Cultivar uma boa colheita de cebolas é, obviamente, um evento agradável, mas aqui surge um sério problema prático para a anfitriã: como manter os suprimentos pelo menos até o final do inverno. Essa tarefa não é particularmente difícil na presença de uma adega, mas em um apartamento na cidade parece quase impossível. Como e o que é a cebola mais bem preservada, bem como alguns outros truques que um morador de um prédio comum precisa conhecer para preservar a colheita, é descrito nesta revisão.
Preparação da colheita para armazenamento
Para que a cebola seja armazenada o maior tempo possível, ela deve ser:
- completamente maduro;
- seco
- absolutamente saudável e intacto;
- camada completa protegida de casca;
- limpo (sem torrões de terra e sujeira).
Mas determinar o grau de maturidade da colheita e removê-la no momento certo é uma arte. O primeiro e principal sinal de prontidão da colheita para a colheita é a secagem e colocação maciça de partes da planta horizontalmente acima do solo (penas verdes). Dependendo da variedade, isso geralmente ocorre de 3 a 4 meses após o plantio da primavera, ou seja, por volta de agosto.
Importante! Cebolas, destinadas ao armazenamento a longo prazo, você precisa tentar limpar em clima seco, ensolarado e com vento. Em solo pesado, a planta deve primeiro ser desenterrada, caso contrário, existe uma alta probabilidade de o fundo ser deixado no chão, uma cebola que apodrece rapidamente.
Se você cavar uma lâmpada durante esse período, pode ter certeza de que ela já está coberta com uma casca de proteção dourada (branca ou vermelha, se estivermos falando da classe correspondente) e o pescoço ficar fino. No entanto, acontece que as datas da colheita do calendário já chegaram e o canteiro de cebola continua verde. Em tal situação, o amadurecimento da cebola deve ser "apressado"; caso contrário, você pode não ter tempo para prepará-la adequadamente para o armazenamento.
Os vários métodos utilizados pelos jardineiros causam uma atitude ambígua entre os cientistas, por exemplo, tais opções são praticadas:
- cortar completamente a parte aérea da planta (após esse procedimento, a maior parte da colheita simplesmente permanece no chão, de modo que a opção está longe de ser mais bem-sucedida);
- abaixe as partes superiores no chão e empurre levemente, certificando-se de que não se quebre completamente;
- minar as raízes com uma pá inserida sob a planta em um ângulo obtuso;
- execute a mesma tarefa puxando um pouco as penas, como se estivesse tentando elevar a planta acima do solo (outra opção é levar o forcado à raiz e elevar levemente todo o pedaço de terra);
- execute o procedimento, o oposto de amontoar - para colher a terra da planta, expondo-a levemente.
O próximo passo é classificar. Amostras não maduras, doentes e abaixo do padrão são selecionadas para uso imediato, com a parte restante cortada na parte aérea a uma altura de 4-5 cm do pescoço (se o arco estiver planejado para ser armazenado em tranças, a poda será realizada acima). A parte inferior da lâmpada também deve ser processada - corte cuidadosamente todas as raízes, em nenhum caso sem danificar o próprio fundo.
Importante! As cebolas colhidas prematuramente devido ao subdesenvolvimento da camada de cobertura da casca e do pescoço aberto restante são presas fáceis para vários patógenos e, portanto, estão sujeitas a rápida deterioração. Em espécimes maduros, as escamas caem facilmente, o que também facilita a infecção. Além disso, esse arco geralmente cria raízes e flechas, o que significa que não é adequado para armazenamento.
Qual cebola é melhor armazenada
Numerosas variedades de cebola diferem entre si de acordo com critérios diferentes, incluindo manter a qualidade, ou seja, a adequação ao armazenamento a longo prazo. Portanto, ao escolher uma variedade adequada para si, os residentes experientes no verão sempre levam em consideração essa característica técnica e, além de produzirem alto e possuem o sabor desejado (especiaria ou, pelo contrário, doçura), devem ser plantadas que possam ser armazenadas sem problemas até a primavera.
Além disso, você precisa saber que algumas variedades de cebolas com alta resistência ao gelo podem ser plantadas no inverno para obter uma colheita anterior, enquanto outras são adequadas apenas para o plantio da primavera. Ao mesmo tempo, o inverno, bem como as variedades maduras e de amadurecimento precoce, como regra geral, devem ser consumidas imediatamente após a colheita e deixar a cebola mais recente para a colheita.Do ponto de vista das propriedades úteis, é ele quem é o mais valioso, pois durante o amadurecimento ele consegue obter a quantidade máxima de vitaminas, minerais e outras substâncias biologicamente ativas que nosso corpo precisa. E mais uma regra importante: para armazenamento, os bulbos cultivados não a partir de sementes, mas a partir da chamada semeadura - cabeças pequenas com um diâmetro de 15 a 30 mm são mais adequadas.
Ao escolher uma variedade de cebolas para criar estoques para o inverno, você deve prestar atenção às seguintes opções:
Variedades picantes | Arzamassky, Bessonovsky, Volsky, Skvirsky, Strigunovsky, Sturon, Centurion |
Notas semi-doces | Hércules, Danilovsky, Donetsk dourado, Ermak, Karatalsky, Krasnodar, Lugansk, Samarcanda, Stuttgart rizen |
Variedades violeta e vermelha | Carmen, Campillo F1, Orion, Barão Vermelho, Calcedônia, Yalta local |
Variedades brancas | Alba, Cometa F1, Nevada, Bola de neve |
Como secar cebolas
Mesmo a menor variedade de cebola não será armazenada por muito tempo se for colocada em caixas e enviada à adega imediatamente após ser removida do solo; portanto, antes da colheita no inverno, a colheita deve ser seca com muito cuidado.
Importante! As variedades amarelas de cebola sempre mantêm uma qualidade melhor do que o branco e o violeta (vermelho). As cebolas picantes são armazenadas por mais tempo do que as doces e as semi-afiadas.
Dependendo das condições climáticas e das possibilidades do residente de verão, existem várias maneiras de fazer isso:
- Deixe-o diretamente no chão, para que cada cabeça fique acesa e aquecida da melhor maneira possível. Esses banhos de sol não apenas removerão o excesso de umidade dos flocos superiores da casca, mas também se tornarão uma excelente desinfecção natural para as lâmpadas. Tudo o que um jardineiro precisa fazer é virar a cabeça de vez em quando para que o "bronzeamento" ocorra de maneira uniforme.
- Coloque sob um dossel em uma área bem movimentada - no mirante, na varanda aberta, à sombra das árvores em um leito de material impermeável, etc. Este método é usado quando a colheita é realizada no outono, e os raios do sol não podem mais aquecer ativamente o solo.
- Coloque uma rede improvisada de uma malha com uma malha pequena, equipado em um terreno entre árvores, no sótão ou em uma varanda aberta. Este método fornece um sopro e secagem muito mais eficazes; além disso, as lâmpadas neste caso não precisam ser viradas.
Para controle adicional, os especialistas aconselham tentar rolar o pescoço em torno de seu eixo. Uma cebola bem seca quebrará. Se o verão estiver frio, úmido e chuvoso, é recomendável lavar e descascar a camada superior da casca antes de secar. Durante 2-3 semanas ao ar livre, a cebola fica coberta por uma fina camada de casca jovem, o que lhe confere uma qualidade de manutenção relativamente boa.
Você sabe As cebolas, obviamente, foram muito apreciadas pelos antigos egípcios. Assim, foi preservada a informação de que um dos custos importantes durante a construção da pirâmide de Quéops foi a compra de cebolas para os escravos que a construíram e, no túmulo de Tutancâmon (data estimada da morte - 1325 aC), foi descoberta uma imagem que nos era bem conhecida. lâmpadas.
Há também um método de secagem expressa, com o qual você pode entrar em contato se nenhum dos métodos acima estiver disponível (por exemplo, não há como deixar a colheita no país e o apartamento não possui uma varanda aberta). Nesta situação, é recomendável usar um forno. Depois de aquecê-lo a + 40 ... + 45 ° C, coloque uma assadeira com as cebolas colocadas, deixe a porta do forno entreaberta e, assim, aqueça a lavoura por 12 horas com agitação periódica.
Maneiras de manter as cebolas no apartamento
Depois que a cebola adequada para a colheita for selecionada e seca, você poderá prosseguir para a coisa mais importante - preparar a colheita para armazenamento a longo prazo. Existem várias maneiras de fazer isso.
Onde armazenar
A primeira coisa a decidir é a escolha de um recipiente adequado. O principal requisito apresentado é que o material deve "respirar"; caso contrário, os processos de putrefação nos frutos começarão a ocorrer muito rapidamente. Tendo excluído imediatamente o vidro e o plástico monolítico por esse motivo, consideraremos as opções mais bem-sucedidas.
Importante! Para desinfecção adicional e absorção do possível condensado durante a postura das cebolas em caixas ou caixas, recomenda-se polvilhar as cebolas com carvão picado ou giz triturado em uma quantidade de cerca de 200 g de pó por 10 kg de vegetais.
Nas gavetas
As caixas de madeira são perfeitas para a tarefa, pois inicialmente possuem lacunas entre as placas, que são usadas para ventilação natural. A largura dessas ranhuras deve ser de pelo menos 10 a 15 mm; caso contrário, devem ser feitos respiradouros artificiais no fundo. Caixas de plástico desempenham essa função um pouco pior.Embora eles também possam ser usados se os lados e o fundo do contêiner forem feitos na forma de uma grade com uma célula pequena. Quanto mais fina a camada de cebola estiver no tanque, melhor (o indicador máximo permitido é de 40 cm); portanto, é melhor escolher as gavetas baixas e empilhá-las umas sobre as outras.
Você sabe Na Rússia, as cebolas eram preparadas para armazenamento pelo método de fumar, para o qual os banhos camponeses eram frequentemente usados. O procedimento durou de dois a três dias e proporcionou excelente desinfecção das culturas por produtos de combustão e também bloqueou sua germinação subsequente, o que acabou aumentando a vida útil da cebola em pelo menos um ano e meio a dois meses.
Em caixas de papelão
O papelão é um bom material natural para o armazenamento de vegetais, mas não existem furos prontos em tais caixas, portanto, você deve fazê-los no fundo e nas laterais. Caso contrário, os requisitos para o tamanho do recipiente e a colocação da colheita nele são semelhantes aos descritos acima. Um microclima adequado na caixa também ajudará a criar ervas secas (melhor urtiga) ou cascas de cebola pré-secas.Na ausência de caixas de papelão, as cebolas também podem ser armazenadas em sacos de papel comuns, embora, do ponto de vista prático, essa opção ainda não seja muito conveniente, pois o papel, mesmo grosso, com o peso dos vegetais colocados nele, pode estourar a qualquer momento.
Importante! Batatas, beterrabas e cenouras são melhor armazenadas em condições frescas e úmidas, mas as cebolas exigem secura, de modo que uma anfitriã experiente nunca colocará esses preparativos ao lado deles.
Nas cestas de videiras
Se a anfitriã tiver esse contêiner, ele deverá ser usado. É fabricado a partir de matérias-primas naturais, possui baixa condutividade térmica e é bem ventilado. Além de tudo o mais, os estoques empilhados nesses recipientes parecem muito mais estéticos do que caixas e caixas, o que também é importante para um apartamento na cidade. Deve-se lembrar apenas que as cestas não devem ser selecionadas muito grandes, com a expectativa de que em cada uma delas não tenham sido colocados mais de 8 a 10 kg de cebola. O volume ideal de recipientes é de 5-6 litros.
Em sacos de tecido
Linho, algodão, juta, cânhamo, corda, kenaf e outros materiais naturais como base do tecido para a confecção de sacolas os tornam um excelente material de embalagem que permite armazenar vegetais, inclusive cebolas por um longo tempo. Como no caso de cestas, é melhor costurar as malas pequenas, para que você possa aumentar significativamente os indicadores de desempenho.
Em redes de polietileno
As cebolas são frequentemente transportadas e vendidas em sacos especiais de malha vegetal. Eles são feitos de vários materiais poliméricos, na maioria das vezes fios de polipropileno. A vantagem de tais embalagens é sua alta resistência, durabilidade, praticidade, baixo custo, boa ventilação, bem como a disponibilidade visual dos produtos contidos nela.
Você sabe A maior lâmpada do mundo (diâmetro 81 cm, peso 8,49 kg), incluída no Guinness Book of Records, em 2014 foi criada por um inglês chamado Tony Glover. A maior surpresa desta história é que a principal profissão de Tony não é a agricultura, mas ... fazer bolas de bilhar.
De acordo com esses indicadores, as redes de vegetais podem muito bem ser usadas para armazenamento prolongado de cebola, no entanto, é preferível escolher o tamanho mínimo calculado para 5 kg de vegetais de todo o sortimento. O tamanho padrão de uma sacola é de 25x30 cm. Algumas donas de casa armazenam estoques de cebola em meias-calças de nylon velhas ou meias da maneira antiga.
Curiosamente, esse método tem o direito de existir e, em geral, não é de forma alguma inferior a uma malha de polipropileno ou polietileno. Finalmente, vale mencionar outra maneira tradicional de colher cebolas para o inverno - tranças e grinaldas, durante a tecelagem, além dos topos da planta, hastes de palha, barbante fino ou fio são usados para maior resistência.Além de boa ventilação e minimização do risco de condensação, essa opção, ao contrário de todas as anteriores, pode ser considerada uma decoração muito elegante da sala - despensa ou cozinha. Outra vantagem da trança é que é muito fácil de usar: se necessário, você pode selecionar e cortar facilmente a cebola que quiser, enquanto precisa desatar as sacolas, abrir as caixas e depois de extrair a quantidade certa de vegetais, execute o procedimento de embalagem reversa .
Condições de armazenamento
Independentemente de qual recipiente de armazenamento de cebola foi escolhido, a colheita deve ser preservada sob condições estritamente definidas, as principais são frescura, secura, falta de luz brilhante (as cebolas não são tão propensas a germinação no escuro) e boa ventilação.
O microclima na sala onde a cebola está armazenada deve atender aos seguintes requisitos:
Temperatura ideal | -1 ° C |
Temperatura mínima permitida | 0 ... + 3 ° C |
Temperatura máxima permitida | + 4 ° C |
Umidade Máxima | 75–80% |
Na geladeira, as cebolas podem ser armazenadas apenas pelo menor tempo; para a colheita prolongada, não há nenhuma condição importante aqui - circulação de ar.
Como guardar cebolas no inverno - na varanda ou na adega
Curiosamente, uma adega para armazenamento de cebola no inverno não é a melhor opção. Para os proprietários de casas particulares para esse fim, é melhor usar um sótão ou um porão seco, onde a umidade do ar é muito menor, ou recorrer a truques adicionais, por exemplo, para colocar recipientes cheios de serragem ou outro material na vizinhança imediata de caixas ou caixas com cebola que possam absorver o excesso. umidade.
Em um apartamento na cidade, salas com temperatura ambiente (armários ou despensas) podem ser usadas para armazenar cebolas, mas as galerias sem aquecimento, mas com vidros, são mais adequadas para esses fins. É indesejável armazenar vegetais em varandas ou varandas abertas: é muito úmido no outono e frio no inverno.Se a temperatura na varanda fechada puder cair abaixo do indicador crítico indicado na tabela, as donas de casa experientes tentam isolar caixas ou caixas de cebola colocando uma camada adicional de material isolante de calor, por exemplo, espuma de poliestireno, na parte superior, na parte inferior e nas laterais. O mesmo papel, no entanto, pode desempenhar um velho cobertor de algodão.
No entanto, o isolamento das embalagens ainda deve ser tratado com muita cautela, porque no calor e no suprimento de ar limitado, os vegetais começam a produzir condensado, o que, por sua vez, estimula a microflora patogênica e inicia processos de podridão. Ao armazenar cebolas em uma sala aquecida, você precisa entender que essas condições reduzem bastante o tempo durante o qual o vegetal pode permanecer utilizável e também reduzem ligeiramente sua qualidade.
Sob qualquer circunstância, quanto mais frio o ar na sala, melhor. Finalmente, para aumentar o prazo de validade da colheita, os especialistas aconselham que ela seja inspecionada regularmente. Para fazer isso, pelo menos uma vez por mês, caixas ou caixas devem ser trazidas para a casa, abertas e classificadas, removendo todas as cópias que apresentem pelo menos leves sinais de danos (não é necessário jogá-las fora, basta colocá-las na geladeira e colocá-las em uso o mais rápido possível) .O armazenamento de cebola é um processo demorado e responsável. Talvez a principal chave para o sucesso neste caso seja a escolha certa de matérias-primas e sua completa preparação preliminar. Mas, tendo feito todas essas medidas, não se deve esquecer o estoque por um longo tempo, apenas assim é possível impedir o início do processo de putrefação e salvar a maior parte da colheita de rápida deterioração.