O policarbonato, como material de revestimento, é mais frequentemente usado na organização de estufas domésticas. Possui excelentes propriedades técnicas e operacionais, fácil de instalar e pode durar muitos anos. Sobre como cortar adequadamente uma folha de policarbonato nas extremidades da estufa e como calcular corretamente o número necessário de folhas - mais adiante neste artigo.
Os principais erros ao cortar policarbonato para uma estufa
O policarbonato é um plástico transparente de estrutura moderadamente dura, do tipo polímero. As principais vantagens do material são: alta transmissão de luz, baixo peso, ductilidade, capacidade de recuperação, durabilidade e facilidade de uso. Como regra, folhas de policarbonato celular, que são caracterizadas por uma estrutura celular, isto é, pela presença de espaços vazios e células com divisórias no interior, são usadas para cobrir estufas domésticas.
Você sabe Folhas de policarbonato monolítico apareceu em 1955. O principal escopo de sua aplicação foram as indústrias de espaço e defesa, onde o material era usado para fazer peças para equipamentos militares, aeronaves e naves espaciais.
Para a fabricação de estruturas de estruturas, são utilizados tubos de perfil de aço. Na maioria dos casos, essas estufas são instaladas diretamente no chão, sem construir uma fundação. No entanto, para que o dispositivo dure por muitos anos, enquanto executa todas as suas funções, é necessário preparar adequadamente o material de revestimento.
No processo de cortar folhas, muitos mestres cometem vários erros típicos:
- a folha é fixada “por toda parte”. Com esta fixação, com o tempo, vazamentos se formarão nos pontos de fixação;
- posicionamento incorreto dos painéis no avião, especialmente ao cobrir telhados quebrados ou esféricos. Correta é a orientação das folhas na direção da inclinação ou dobra;
- policarbonato muito grosso. O material espesso é mais difícil de cortar, enquanto custa muito mais. Ao escolher as folhas deve levar em conta as recomendações de especialistas;
- não conformidade com as tolerâncias exigidas para expansão térmica. Uma das qualidades do policarbonato é sua capacidade "respirável", que é especialmente perceptível em temperaturas extremas, por isso é muito importante observar as tolerâncias;
- cortando não junto, mas através de vazios. Seção transversal aumenta o risco de quebrar painéis;
- incumprimento das regras de fixação das arestas painéis.
As ferramentas
No processo de construção de um dispositivo de efeito estufa, os residentes de verão são confrontados com a necessidade de cortar e cortar material de policarbonato. Recomenda-se que tais eventos sejam realizados com muito cuidado e precisão, porque a qualidade e a facilidade de instalação do material dependerão de quão bem será o corte. É por isso que os mestres iniciantes devem realizar o corte de acordo com um esquema previamente preparado, bem como após consultar um especialista.
Importante! Para que, no processo de cortar o mínimo possível de resíduos, todo o trabalho seja realizado de acordo com desenhos feitos de acordo com um dos esquemas selecionados e mais orçamentários.
Para trabalhar com policarbonato, você precisará de ferramentas comuns e tradicionais:
- serra de madeira ou plástica;
- serra circular ou manual;
- faca de escritório afiada.
Ao cortar, você deve seguir várias regras importantes:
- a película protetora não é removida das folhas até o final do trabalho de corte;
- após cada corte, a serragem resultante é removida dos recessos. Para fazer isso, use o método de soprar lixo usando ar comprimido;
- ao cortar resíduos, deve haver uma quantidade mínima;
- corte não uma folha de material, mas imediatamente uma pilha, que evite rachaduras;
- com policarbonato, idealmente, eles trabalham juntos: uma pessoa corta os painéis, a outra os segura.
Características de corte de policarbonato para extremidades
As extremidades da estufa são consideradas as mais difíceis durante o processo de corte, uma vez que existem muitos elementos diferentes, e cada corte feito incorretamente pode estragar todo o trabalho. Recomenda-se que os eventos sejam realizados sequencialmente, seguindo cuidadosamente as regras básicas.
Sequência
A aderência estrita ao algoritmo de corte de chapa garante a eficiência, facilidade e qualidade do trabalho.
Preparação do local. Antes de prosseguir com o corte, limpe completamente o local contra objetos estranhos e em excesso. Galhos secos, pequenas pedras ou tábuas podem danificar a integridade das chapas de policarbonato e levar à formação de cavacos, rachaduras, amolgadelas, quase impossíveis de se livrar. Para a conveniência do trabalho, a superfície é coberta com uma folha de madeira compensada ou placa de madeira.
Desenhos. Antes de cortar plástico, faça desenhos preliminares de corte.
O diagrama pode ficar assim:
O policarbonato é instalado na superfície de trabalho, enquanto o filme protetor não é removido até o final do trabalho. Por meio de uma caneta e uma régua, as marcações de papel são transferidas para painéis de plástico. Nos dois lados da marcação, as placas de apoio são colocadas sob as folhas, de 4 cm de altura e 10 cm de largura, além disso, o comprimento dos suportes deve ser um pouco maior que a própria folha de policarbonato.
Seção dos painéis. Para fazer cortes precisos ao longo das linhas de desenho planejadas, use: para uma linha plana - uma retificadora, para círculos - um quebra-cabeças. Todas as pequenas imprecisões, arestas irregulares que surgiram durante o processo de corte, são ajustadas com a ajuda de uma faca de escritório.
Importante! Ao trabalhar com um quebra-cabeças ou moedor, deve-se usar equipamento de proteção individual, em especial óculos especiais.
Depois de cortar as folhas da superfície, você precisa remover todos os detritos e serragem e tratar as extremidades com uma fita perfurada, que impede o acúmulo de sujeira, poeira ou umidade nas células vazias.
Direção da Web em policarbonato
Como observado acima, o corte de telas nas extremidades é realizado em duas direções:
- de cima para baixo em uma ladeira;
- na curva do quadro.
Para não se enganar com a direção, é preciso prestar atenção à película protetora colada no interior, que possui a marcação correspondente. Na parte externa da tela, há um revestimento especial contra o fluxo ultravioleta. As folhas são cortadas com bastante facilidade, ao longo de um tubo de favo de mel, que atua como um excelente limitador para a lâmina.De forma transversal e diagonal, o tecido não é cortado, pois existe uma alta probabilidade de rachaduras e, além disso, é necessário muito esforço para cortá-lo. No corte plástico, em dois estágios: primeiro, corte a camada superior e, finalmente, divida a folha em duas partes.
Cálculo de material
O cálculo da quantidade de materiais é uma etapa importante na execução do trabalho de revestimento. Ao instalar telas, é aconselhável que todas as juntas caiam sobre os componentes do mancal da estufa, e essa regra deve ser observada para estruturas de empena e para arqueadas. Além disso, os especialistas aconselham a prestar atenção ao intervalo entre as costelas. O comprimento das folhas de policarbonato acabadas pode variar, dependendo do fabricante.
Você sabe Devido à sua alta transmitância de luz, o policarbonato é amplamente utilizado em óptica. É usado para produzir lentes para diferentes tipos de óculos. Além disso, as lentes de policarbonato são 200 vezes mais fortes que as de vidro.
A melhor opção para dispositivos arqueados é de 10 a 12 m. Para estruturas inclinadas, de acordo com o tipo de “casa”, é melhor escolher telas de comprimento médio, para que seja mais conveniente trabalhar com elas durante o corte. A quantidade de material necessário dependerá do tamanho de toda a estufa. Existem calculadoras on-line especiais na Internet com as quais você pode calcular rapidamente a quantidade de materiais necessários para montar vários tipos de estruturas: retangular, semicircular, arqueada etc.Cortar folhas de policarbonato para cobrir uma estufa requer algum esforço, conhecimento e precisão do mestre. Para concluir todo o trabalho com eficiência, você precisa escolher a tela certa que atenda a certas características, preparar o desenho e as ferramentas necessárias, estudar cuidadosamente o algoritmo de corte e usar os serviços de um assistente.