As modernas estufas ou estufas nas fazendas permitem criar condições confortáveis e favoráveis para o cultivo de muitas culturas de jardim. Mas, para que o cultivo de hortaliças permaneça lucrativo, eles precisam estar envolvidos o ano todo. Uma grande variedade de filmes para estufas permite organizar o cultivo de vegetais em qualquer época do ano. Quais são as variedades de filmes e qual é a sua característica, vamos entender.
Propriedades de revestimento de filme
Na fase de escolher um revestimento para estufas, muitos se perguntam que tipo de filme de alta qualidade deve ser.
De acordo com os códigos de construção geralmente aceitos, uma cobertura para estufas deve ter as seguintes qualidades:
- excelente resistência ao vento;
- capacidade de dispersão da luz;
- respirabilidade, capacidade de transmitir bem oxigênio e dióxido de carbono;
- capacidade de reter bem o calor;
- alta elasticidade;
- alta resistência aos fenômenos atmosféricos;
- excelente resistência à tração;
- qualidades antiestáticas;
- longo prazo de operação.
Você sabe Todos os anos, mais de 1 trilhão de sacolas plásticas são vendidas no mundo. Além disso, o período de decomposição do material é de 1000 anos. O primeiro que se recusou a usar este pacote foi a ilha americana do Havaí.
Variedades de filme com efeito de estufa
Hoje no mercado existe uma ampla gama de filmes que podem satisfazer plenamente todos os requisitos para eles.
Polietileno não estabilizado
A opção econômica mais comum é considerada um filme não estabilizado comum de polietileno (PE).
- Suas vantagens são as seguintes:
- custo acessível;
- boa proteção contra o vento;
- excelente transmissão de luz.
Importante! No mercado há um filme de várias espessuras. Mas esse indicador não afetará de maneira alguma a vida útil do revestimento; portanto, ao escolher entre filmes de diferentes espessuras, menos caro deve ser preferido.
Polietileno hidrofílico estabilizado
Através do uso de vários aditivos, os fabricantes conseguiram produzir um revestimento hidrofílico estabilizado de PE com excelente capacidade de absorver a luz solar, refletir calor e não formar condensação na superfície da estufa. Além disso, a composição do material foi complementada com componentes antiestáticos que impedem a acumulação de poeira e permitem que o filme permaneça transparente durante todo o período de operação.À noite, o calor na estufa de polietileno hidrofílico é muito melhor preservado. As flutuações diárias da temperatura são quase imperceptíveis, o que afeta positivamente a condição das plantas dentro da estufa. Excelentes características técnicas e operacionais contribuem para um período bastante longo de uso do material, que é de 3 a 4 temporadas.
Importante! O filme de estufa é caracterizado por uma longa vida útil, no entanto, os fabricantes oferecem apenas 3 anos de garantia em termos de resistência ao gelo.
Retenção de calor
O revestimento de retenção de calor será uma opção ideal para quem está tentando economizar no aquecimento no inverno. O material esbranquiçado mate possui uma excelente função de economia de calor, maior capacidade de absorver radiação térmica, qualidades antifog (efeito anti-embaciamento), antiestática e hidrofílica. No meio de uma estufa coberta com um filme retentor de calor, os indicadores de temperatura são sempre 2-3 graus mais altos do que nos outros.Esse material, devido à sua qualidade, é recomendado para uso em regiões com condições climáticas instáveis, onde ocorrem grandes diferenças nas temperaturas diurnas e noturnas. Entre as deficiências deste revestimento, os especialistas observam uma baixa resistência e elasticidade insuficiente. A vida útil do filme é de aproximadamente 2 temporadas.
Importante! A largura da folha de rosto deve ser o mais próxima possível do tamanho da moldura da estufa.
PVC
O filme de PVC de todos os tipos é o mais durável, prático e flexível. Segundo os fabricantes, o período de serviço é de 8 anos. Destina-se ao uso em regiões com um grande número de dias de sol por ano.
- Além disso, o PVC possui essas propriedades:
- excelente transmissão de luz - até 90% da luz e 80% da luz ultravioleta;
- alta resistência e elasticidade;
- funções de preservação de calor;
- excelentes indicadores de resistência ao gelo, resistência à umidade;
- capacidade de reter mais de 95% da radiação infravermelha.
Você sabe Muitos acreditam erroneamente que a estufa e a estufa são a mesma coisa. Apesar de as estruturas serem projetadas para a mesma finalidade, a principal diferença é o método de manutenção da planta. Nas estufas, o cuidado com as culturas é realizado fora e nas estufas por dentro.
Reforçado
O filme de polietileno reforçado é feito com base em um material de revestimento estabilizado convencional com reforço adicional com roscas PE fortes, com 0,29 a 0,32 mm de espessura. Como os fios utilizados para reforço têm alta resistência, o produto final - o filme - também recebe propriedades de maior resistência, graças às quais pode durar pelo menos 2 anos. A principal desvantagem do revestimento reforçado é considerada um baixo grau de transmissão de luz, o que é explicado por fios reforçados densamente instalados que reduzem a produtividade.
Copolímero refletivo
Para organizar estufas em regiões com o clima mais severo, os especialistas aconselham o uso de um filme refletivo de copolímero, que é altamente resistente a rachaduras e resistência ao gelo. Devido à sua alta resistência, é capaz de suportar altas cargas, suportar ventos fortes.O material apresenta boa hidrofilicidade, devido à qual a umidade na forma de gotas é distribuída uniformemente sobre a superfície de toda a estufa. O revestimento de copolímero possui alta transmissão de luz, considerada sua principal desvantagem, pois em dias claros os vegetais cultivados em estufa correm o risco de superaquecimento.
Acrílico
Uma característica especial do filme acrílico de efeito estufa é sua capacidade de "respirar". Ele passa o ar perfeitamente, evita a formação de condensado e mantém indicadores de temperatura estáveis dentro da estufa. Além disso, possui boa transmissão de luz, cuja taxa varia de 82 a 85%. A vida útil do material acrílico, na ausência de ventos fortes e granizo, chega a 3 anos. Entre as qualidades negativas do revestimento podem ser observadas baixa resistência e elasticidade.
Densidade, espessura e dimensões
Residentes de verão com pouca experiência em trabalhos de construção sugerem que, quanto mais espessa a película para a estufa, mais confiável e durável ela é. No entanto, para revestimentos comuns de polietileno, esse indicador não possui valor especial e não afeta sua vida útil.
O parâmetro mais importante para o material de revestimento é a presença de componentes estabilizadores da luz que evitam os efeitos negativos da radiação ultravioleta, que destrói a estrutura do filme. Obviamente, o processo de destruição do material sob a influência dos raios ultravioleta é inevitável, mas pode ser retardado por meio de estabilizadores.
Distinguir visualmente um revestimento com uma espessura de 100 ou 200 mícrons é quase impossível, e é por isso que você deve se concentrar no peso de um metro linear:
- um filme com 100 microns de espessura e peso de 260 g;
- 120 microns - 320 g;
- 150 microns - 400 g;
- 200 microns - 530 g.
Como escolher o melhor filme para estufas
A produção inovadora moderna permitiu às empresas produzir vários tipos de filmes que diferem não apenas nas características técnicas, mas também na cor. Juntamente com as telas transparentes ou brancas tradicionais, hoje você pode comprar materiais coloridos que visam refratar a luz do sol para alterar a cor, o que aumentará o rendimento dos vegetais cultivados. Em tempo nublado, os vegetais são deficientes em amarelo e vermelho, de modo que um filme multicolorido pode eliminar essa falha. Quanto a outros parâmetros de seleção de materiais para estufas, os especialistas recomendam prestar atenção também a:
- hidrofilicidade - a capacidade do material para impedir a formação de condensado na forma de gotículas na superfície;
- a presença de elementos estabilizadores da luz, que protegem a tela da destruição sob a influência dos raios UV;
- antiestático - a capacidade de repelir a sujeira e não acumular poeira na superfície;
- função de retenção de calor que permite absorver a radiação térmica e manter um microclima confortável dentro da estufa.
Como fazer uma estufa de um filme com suas próprias mãos
A construção da estufa de bricolage baseia-se em várias etapas importantes.
Seleção de filmes. A estrutura da futura estufa é coberta por uma tela especial, cuja escolha dependerá da finalidade da estrutura, das condições climáticas, etc. Como mencionado acima, é recomendável escolher um material com uma espessura de 120 mícrons ou mais e uma largura o mais próxima possível do tamanho da estrutura. Você pode optar por um material de duas camadas com qualidades hidrofílicas ou estabilizadas pela luz. Se a largura da tela não for suficiente, é permitido colar ou soldar várias peças.
Trabalho preparatório. Para que o processo de instalação seja o mais rápido e fácil possível, a preparação deve ser realizada com antecedência, o que inclui:
- Escolhendo um lugar para construir. A área em que a estrutura será instalada deve ser lisa, bem e uniformemente iluminada, com solo da mesma composição e baixa umidade.
- Solo. Os especialistas recomendam a preparação da terra desde o outono: escavação, nivelamento, alimentação.
- Detalhes Todas as peças de madeira necessárias para a fabricação da estufa devem ser tratadas com agentes anti-sépticos para evitar sua deterioração, a formação de fungos e mofo.
A fabricação do quadro. O tipo mais popular de estufa é o arco, no qual todas as partes elétricas são feitas de tubos de aço ou PVC. As armações de metal são mais confiáveis, duráveis e práticas. Os plásticos são caracterizados pela facilidade de montagem, sem a necessidade de realizar trabalhos de soldagem para conectar peças.
Para a produção do quadro, você precisará de:
- tubos de cloreto de polivinila ou metal com um diâmetro de 25 a 30 mm;
- blocos de madeira para criar a base do design com uma seção de 100x100 mm;
- pinos ou acessórios de aço para fixar a estufa no chão com um comprimento de cerca de 1 m;
- barras de aço com 80 a 100 cm de comprimento, nas quais serão montados tubos;
- tubos adicionais que serão montados no topo da estrutura para dar resistência.
A tecnologia de fabricação da estrutura a partir de material de PVC é a seguinte:
- De barras de madeira para fazer uma caixa de acordo com o desenho feito anteriormente, instale-a em um local permanente.
- Para consertar a estrutura, insira pinos de aço no chão, nas laterais da caixa.
- Nos cantos, coloque pinos de aço de 1 m de comprimento no chão até a metade do comprimento, a uma distância de 50 a 60 cm entre eles.
- Coloque um tubo em cada par de pinos para formar um arco, fixe os elementos com laços especiais para instalação.
- Nas extremidades, instale uma viga de 50x50 mm para fortalecer a estrutura e coloque um tubo no topo do arco necessário para a estabilidade estrutural.
- Monte uma caixa de madeira e prenda-a em uma das extremidades.
- Fazer portas, cobrir com um filme, estabelecer-se no lugar certo.
- Da mesma forma, faça saídas de ventilação.
Instalação de material de revestimento. O próximo passo é prender a banda de filme ao quadro. Deve ser realizado com extrema cautela e precisão, prestando especial atenção aos pontos de fixação, nos quais o filme é mais danificado devido ao atrito. O pano para os acessórios de metal deve ser fixado com prendedores de roupa especiais, em uma estrutura de plástico ou madeira - com grampos de plástico prontos.
Soldagem por filme. Ao instalar estufas grandes, geralmente é necessário unir várias partes do material de cobertura. O problema pode ser resolvido soldando as peças com um ferro de solda ou ferro.
Dicas para prolongar a vida útil do filme
A instalação adequada, bem como o manuseio cuidadoso, podem prolongar significativamente a vida útil do material de revestimento.
Especialmente, os especialistas aconselham a seguir regras simples, mas importantes:
- proteger o material de danos mecânicos, arranhões, rasgos, especialmente ao realizar trabalhos de instalação;
- certifique-se de que a estrutura da estufa não tenha cantos afiados, tenha uma superfície lisa;
- a estufa deve ser tratada com anti-séptico, o que reduz o risco de fungos e bolores, afetando negativamente a condição do filme;
- recomenda-se a instalação de uma folha de rosto com indicadores de temperatura de + 5 ... + 15 ° C;
- a instalação deve ser realizada de forma a eliminar a flacidez, pois, sob a influência de um pequeno vento, o celofane flacidez se quebra facilmente;
- é proibido instalar uma curva de filme no “cavalo” da estrutura.