A cebola é um dos tipos mais populares de vegetais, que tem sido utilizado com sucesso no campo da culinária, cosmetologia e medicina tradicional. Entre as variedades maduras de cultura, os cultivadores de legumes destacam a variedade Olin, que agrada com excelente rendimento, plasticidade durante o cultivo e rápido amadurecimento de frutas. Como obter cebolas a partir de sementes e quais técnicas agrícolas para cultivá-las em solo aberto são descritas mais adiante neste artigo.
Descrição e características das cebolas
A cebola de Olin é uma planta anual de maturação precoce, criada por criadores tchecos da empresa AGROFIRMA MORAVOSEED no século passado. Hoje, o vegetal é indicado para cultivo nas zonas centrais e na região do Médio Volga.
Os bulbos desta variedade são caracterizados por uma forma uniforme e redonda, com peso variando de 80 a 100 G. As escamas externas do vegetal são de cor amarela, e as internas de branco.
A polpa das lâmpadas é bastante densa, suculenta, de cor branca, com sabor de severidade média.
Tempo de amadurecimento
As cebolas da variedade descrita são caracterizadas pelo amadurecimento precoce; a colheita dos frutos começa após 67-96 dias, quando cultivada a partir de sementes, e após 60-87 dias, quando cultivada a partir de sementes.
Você sabe No mundo, existem cerca de 900 tipos de cebolas, enquanto apenas 228 são de frutas. Na natureza, a planta cresce nas estepes, prados e florestas.
Uma das principais vantagens do olin de cebola é considerada excelente maturação e excelente rendimento. Uma cultura cultivada a partir de sementes pode agradar com um rendimento de 1 quadrado. m 1,5-2,5 kg. Ao cultivar plantas a partir de conjuntos de sementes, até 5 kg.
Resistência a doenças
A variedade tem imunidade média. Das doenças mais sofre de doenças fúngicas, em especial oídio e podridão das raízes, de parasitas - mariposa, tripes, mosca de cebola.
Condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças fúngicas são consideradas indicadores de baixa temperatura noturna em combinação com alta umidade. Ao cuidar de vegetais, não deve ser permitido umedecer excessivamente o solo, pois isso pode provocar o apodrecimento das raízes.
Na primeira aparição de sintomas de doenças ou a presença de parasitas, que geralmente se manifestam por amarelecimento e secagem da massa verde, devem ser realizados plantas de pulverização com uma mistura de preparações biofungicidas e bioinseticidas.
Importante! Ao realizar a descontaminação, é proibido afetar a pena verde da cebola com quaisquer preparações químicas.
Condições ideais para o cultivo
A cebola de Olin é adequada para cultivo em terra aberta. Ele prefere crescer em solos leves e nutritivos, com um nível neutro de acidez. O cultivo de vegetais em solos ácidos e densos não pode garantir uma boa colheita. As sementes de ervas daninhas não devem estar presentes no solo, pois inibem o pleno desenvolvimento da planta. As cebolas se relacionam negativamente com produtos orgânicos frescos, mas quando cultivadas em solos “pobres” e com baixo teor de nutrientes, recomenda-se enriquecer a terra com húmus.
De preferência o local da cebola estava localizado em uma determinada elevação e recebia uma quantidade suficiente de luz solar. A cultura precisa de mais iluminação do que outras plantas vegetais. Olin é considerada uma variedade com boa resistência ao gelo, portanto, a temperatura mais confortável é a de + 12 ... + 16 ° C. O principal é que, após a semeadura, os indicadores de temperatura noturna não devem cair abaixo de + 3 ° C. Para o pleno desenvolvimento das lâmpadas descritas, é necessário organizar uma quantidade suficiente de umidade, caso contrário, os vegetais serão pequenos e com pouco suco.
Uma cama para vegetais deve ser protegido de correntes de ar e ventos friosque afetam adversamente o crescimento das culturas. Os melhores antecessores para a variedade descrita são batatas, pepinos, tomates, legumes, que foram fertilizados com esterco.
Importante! Ao plantar cebolas, você precisa prestar atenção ao bairro. Olina se dá bem com cenouras, todos os tipos de repolho, beterraba e verdura.
A preparação do solo para o plantio de cebolas deve começar imediatamente após a montagem das plantas precursoras. Para isso, afrouxando o solo no outono, aprofundando de 6 a 8 cm, medidas que impedem o crescimento de ervas daninhas, pois podem saturar o solo com oxigênio e nutrientes. Depois de algumas semanas, mas o mais tardar em 20 de setembro, o local é escavado com uma pá e faz preparações à base de fósforo ou potássio.
Cultivo de sementes para mudas em casa
Os produtores de vegetais praticam alguns dos métodos mais eficazes para cultivar cebolas: sementes, semeadura, mudas. O método de muda é frequentemente usado, é mais problemático, mas também mais econômico em comparação com o sevk.
Como preparar sementes
As mudas de cebola começam a crescer no final de março - início de abril.
Para obter mudas saudáveis e de alta qualidade, as sementes são cuidadosamente preparadas antes da semeadura:
- eles são dispostos ordenadamente em um segmento de gaze;
- a gaze com sementes é embebida em uma solução de permanganato de potássio - 1 g de permanganato de potássio por 1 litro de água;
- após 45 minutos, as sementes são baixadas para uma solução de qualquer estimulante do crescimento, por exemplo, Epina, e incubadas por pelo menos 18 horas;
- após um tempo especificado, a semente é seca até um estado de fluidez.
Como regra, as variedades peninsular e doce são mais adequadas para o cultivo de cebola por meio de mudas.
Qual é a melhor maneira de crescer
Para semear, use pequenas caixas plásticas, de madeira ou vasos. É melhor optar por gavetas de tamanho 30x30x10 cm ou cassetes especiais com células, que são bastante convenientes de usar e permitem realizar colheitas de maneira doseada.
O processo de plantio de sementes e cuidados adicionais
O processo de semeadura de sementes para o cultivo de mudas é bastante simples e consiste nas seguintes etapas:
- prepare a mistura do solo para mudas de proporções iguais de terra de jardim, turfa, areia fina de rio e composto. O solo é desinfetado por qualquer método disponível: calcinado no forno a uma temperatura de + 18 ° C por 25 a 30 minutos; verter com uma solução fraca de permanganato de potássio;
- o tanque é enchido até uma altura de 8 cm com solo preparado;
- faça pequenos recessos para plantar sementes;
- as sementes são plantadas com uma pinça na mistura do solo: a distância entre as sementes em uma ranhura deve ser de 3 cm, o intervalo entre as ranhuras deve ser de 5 cm, a profundidade da semente deve ser de 1 cm.
- as culturas são cobertas com uma pequena camada de solo, a superfície é umedecida com uma pistola de pintura;
- o recipiente com sementes é coberto com um filme plástico para criar um efeito estufa.
Importante! Ao cultivar mudas em temperaturas mais altas, a cebola se estica e, posteriormente, não será capaz de agradar as cebolas grandes.
Após a semeadura, os recipientes são colocados em local quente, seco e claro, com indicadores de temperatura estáveis + 20 ... + 25 ° C. Após 21 dias, quando as primeiras filmagens aparecem, o filme é removido e o recipiente é transferido para um local mais fresco e com temperatura de + 16 ... + 20 ° C.
Durante o período de germinação, à medida que a camada superficial do solo seca, as colheitas recebem umidade regular. Após 1,5 meses, as mudas começam a temperar gradualmente, levando o recipiente com mudas para o exterior, aumentando diariamente o tempo gasto nas ruas.
Características do transplante aberto
Geralmente, o período de germinação de sementes para mudas é de 50 a 65 dias, durante o qual 3-4 folhas completas devem aparecer nas mudas. Neste momento, é recomendável plantar mudas em campo aberto.
Antes do trabalho, é necessário preparar o material de plantio:
- classifique as mudas, remova amostras muito fracas e subdesenvolvidas;
- processos e folhas das raízes são encurtados em 1/3 do comprimento;
- raízes de mudas são mergulhadas em uma solução especial preparada a partir das mesmas partes de verbasco e argila.
As medidas de pouso são realizadas em clima quente e seco. Como regra, o período de desembarque é na segunda quinzena de abril.Você sabe Algumas cebolas contêm mais açúcar do que frutas, em particular maçãs e peras. Assim, em um pedaço de vegetal afiado é cerca de 6% de sacarose. Durante o tratamento térmico, os componentes voláteis evaporam do feto, tornando-o doce.
O processo de pouso é realizado de acordo com este algoritmo:
- sulcos são feitos na cama, cuja distância é de 50 a 60 cm;
- as mudas se aprofundam no solo em 1,5–2 cm, compactam suavemente o solo. O intervalo entre cada muda deve ser de cerca de 5-6 cm;
- após o plantio de mudas, o solo é abundantemente umedecido com água fria e sedimentada;
- o solo é coberto com turfa ou grama cortada.
Uma semana depois, é permitido afrouxar um pouco o solo no jardim, o que saturará o solo com oxigênio e nutrientes, ativando o crescimento do sistema radicular da planta.
Cultivo e cuidado de sementes em campo aberto
O cultivo de cebola a partir de sevka é considerado o método mais comum para obter bulbos suculentos de tamanho grande.
Seleção do local e preparação do solo
As datas de desembarque em Sevka serão determinadas pelas condições climáticas da região. Com o início quente da primavera, a semeadura de cebolas na segunda década de abril é permitida. Se a primavera estiver fria, é melhor adiar as atividades de plantio em maio, quando a terra esquentar de 6 a 8 cm. Para o plantio de cebolas, é selecionada uma área espaçosa, quente e ensolarada, com profundidade de águas subterrâneas de pelo menos 1,5 m. É necessário garantir que o local seja protegido ao máximo contra ventos frios e correntes de ar.
Para o norte é melhor escolher terras férteis, leves e sem ervas daninhas com um teor de acidez neutro. Um lote de cebolas foi preparado desde o outono: as ervas daninhas são colhidas, regadas abundantemente, cavadas cuidadosamente até 25 a 30 cm. Se a terra não é altamente nutritiva, é enriquecida com húmus apodrecido, composto ou minerais, na forma de preparações de uréia, superfosfato e potássio.
O processo de plantar sementes no chão
As lâmpadas de plantio de 1,5 a 3 cm de diâmetro são selecionadas para o plantio de mudas, sem danos, áreas podres ou presença de sintomas de doenças. 14 dias antes do suposto desembarque no solo, o material é aquecido a índices de temperatura de + 40 ... + 45 ° C por 6–8 horas. Antes do plantio, os bulbos são embebidos por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio e mergulhados em uma solução de qualquer preparação biofungicida por 1-2 horas.
O sevoc tratado é plantado no solo:
- sulcos são feitos no local, cujo intervalo deve ser de 20 a 25 cm;
- o plantio de cebolas com um diâmetro de 1 a 1,5 cm é realizado a uma distância de 4 a 5 cm entre si, com um diâmetro de 2 a 3 cm - com um intervalo de 8 a 10 cm, enquanto a profundidade do encaixe deve ser de 1 a 1,5 cm;
- as culturas são cobertas com o solo, compactadas, hidratam abundantemente;
- a cama é coberta com uma pequena camada de cobertura morta de 2,5 a 3 cm.
Plantando conjuntos de cebola
As primeiras mudas, por via de regra, aparecem após 1-2 semanas. É muito importante fornecer aos brotos cuidados oportunos e regulares para obter a colheita desejada.
Rega e fertilização
Para um desenvolvimento completo, a cebola de Olin não requer uma grande quantidade de água, no entanto nas primeiras 3-4 semanas após o plantio, a semeadura requer solo constantemente úmido. É por isso que é muito importante, neste momento, manter um equilíbrio da umidade do solo e impedir a secagem prolongada. Inicialmente, as medidas de irrigação são realizadas uma vez a cada 14 dias e com seca severa - uma vez a cada 7 dias. Inicialmente, o solo é umedecido a 10 cm de profundidade e, à medida que as lâmpadas crescem, o volume de irrigação aumenta, de modo que o solo é umedecido em 20 a 25 cm.Um mês antes da colheita, as culturas não são umedecidas.
Importante! Ao alimentar as culturas, é melhor não usar produtos à base de nitrogênio, pois eles ativam o crescimento da massa verde e inibem o desenvolvimento do bulbo.
Durante toda a temporada de amadurecimento da cebola, ela deve ser alimentada várias vezes:
- a primeira aplicação de fertilizante é realizada 2-3 semanas após o plantio na fase de crescimento da pena verde. Para nutrição, as plantas usam uréia, que é adicionada à raiz;
- a segunda porção de nutrientes é introduzida 3 semanas após a primeira. Nesse caso, é utilizada uma solução preparada a partir de 20 g de superfosfato e 10 g de sal de potássio;
- o terceiro curativo é realizado 3 semanas após o segundo, usando preparações de fósforo-potássio.
Cultivo do solo e capina
Afrouxar o solo e remover ervas daninhas do solo são medidas obrigatórias para o cultivo de cebolas Olina, sem as quais é impossível obter uma colheita de alta qualidade.
A remoção de ervas daninhas é realizada regularmente, a cada 2-3 semanas. As plantas daninhas criam maior umidade, o que contribui para o desenvolvimento de várias doenças fúngicas. Além disso, em bulbos que crescem em áreas não tratadas, forma-se um pescoço espesso com alto teor de suco, o que complica a secagem de vegetais e, como resultado, reduz o tempo de armazenamento.
Para garantir a nutrição e hidratação adequadas dos processos radiculares da cultura, o afrouxamento do solo é realizado regularmente. Além disso, um procedimento semelhante impede o crescimento de ervas daninhas e dá às lâmpadas mais espaço para crescimento. Além disso, quanto mais vezes o afrouxamento for realizado, melhor para o desenvolvimento completo de bulbos grandes e densos.
Pragas e doenças de plantas
As cebolas costumam se tornar uma “vítima” de ataques de muitas pragas de insetos, entre os quais o maior risco é mariposa, nemátodo, mosca da cebola e tripes. Como regra, violações das regras da tecnologia agrícola da cultura contribuem para o aparecimento de pragas, razão pela qual especialistas aconselham para a prevenção de parasitas e doenças:
- afrouxamento oportuno do solo;
- limpe o canteiro de ervas daninhas;
- cumprir as regras de rotação de culturas;
- desinfetar a planta com preparações especiais.
Das doenças, as cebolas geralmente sofrem de doenças fúngicas - oídio e podridão das raízes. Se houver manchas claras, manchas amarelas secas nas penas verdes, as cebolas são pulverizadas com uma solução preparada com 10 l de água, 1 colher de sopa. eu sulfato de cobre, 1 colher de sopa. sabão líquido para a roupa. O processamento é realizado quando as folhas crescem para 12-15 cm.
Como medidas preventivas, praticam polvilhar da cultura e do solo na área com cinzas de madeira ou pó de tabaco. Após duas semanas, a criação de perfil é repetida.
Colheita e armazenamento
A cebola Olina pertence às variedades de amadurecimento precoce. Geralmente datas de colheita caem no final de agosto - início de setembro. Você pode determinar o grau de amadurecimento da cebola pelo estado das folhas - elas ficam amarelas e secas.
Os vegetais são colhidos em clima seco e quente. As lâmpadas são gentilmente retiradas do chão ou cavadas com uma pá. As frutas coletadas são dispostas sob um dossel e secas ao sol por 7 a 10 dias, revertendo-as regularmente. Os bulbos secos são selecionados para amostras danificadas ou podres, as raízes e folhas residuais são cortadas, deixando um coto de 5-6 cm de tamanho, e as frutas selecionadas são colocadas para re-secagem em uma sala aquecida por uma semana. As cebolas totalmente secas são armazenadas em caixas de madeira ou plástico em várias camadas, cada uma trocada com feno ou palha, ou dispostas em redes ou sacos de tecido.
Para a variedade Olin, as condições de armazenamento mais confortáveis são:
- área seca e bem ventilada;
- indicadores de temperatura 0 ...– 1 ° С;
- umidade relativa de 75-90%.
A cebola Olina será uma excelente opção para os produtores de vegetais que, com tempo e custos financeiros mínimos, desejam obter uma boa colheita de frutas de alta qualidade. A variedade é caracterizada por rendimento estável, despretensiosidade no atendimento, boa resistência ao gelo, alta maturidade e excelente apresentação das lâmpadas.