Variedade de pimentão doce O comerciante merece atenção especial entre os produtores de vegetais - ele não se parece com os outros parentes, é rápido e fácil de se adaptar, alta qualidade comercial de frutas e incrível resistência à geada. Este artigo convida você a se familiarizar com outros recursos da variedade, tecnologia agrícola de cultivo, bem como recomendações úteis de cuidados.
Descrição e características da variedade
Comerciante de pimenta refere-se às primeiras variedades maduras de pimentão doce. Apesar do fato de a maioria das variedades preferir alta umidade e clima quente, o comerciante tolera facilmente geadas e agradavelmente a alta produtividade dos jardineiros em regiões frias. Essa característica da variedade foi obtida graças à seleção, que deu aos habitantes da Sibéria e dos Urais a oportunidade de cultivá-la em campo aberto.
O Pepper Kupets é um arbusto de cerca de 80 a 85 cm de altura, devido ao qual adquire uma semelhança externa com pequenas árvores. Uma haste bastante densa permite que os frutos sejam bem retidos e não dobrem a planta no chão sob sua massa. Esse recurso da variedade não requer brotos de liga. As frutas são caídas, ricas em vitaminas, a polpa é suculenta e saborosa.
Eles têm dois estágios de maturidade:
- no primeiro, técnico, adquire uma cor verde e já é bastante indicado para comer;
- no segundo, maturação biológica, os frutos têm uma tonalidade vermelha uniforme e uma pele brilhante.
Histórico de notas
O comerciante foi criado por especialistas da Estação Vegetal da Sibéria Ocidental, que possui uma rica base de criação. O objetivo dos autores era criar uma variedade de pimenta cujas características fossem ideais para os habitantes de regiões frias com um curto verão.
Após a conclusão do trabalho, o Comerciante entrou com sucesso no Registro Estadual em 2001 e, desde então, tem crescido ativamente pelos residentes da CEI. E embora a variedade tenha sido criada especificamente para condições climáticas adversas, seu pleno desenvolvimento pode ocorrer em qualquer condição; portanto, o comerciante se espalhou rapidamente por todas as regiões devido à sua resistência ao gelo e alta produtividade.
Exigir calor e luz não afeta a aparência das frutas, que podem se orgulhar de sua cor vermelha brilhante e alto teor de ácido ascórbico.
Você sabe Devido ao grande conteúdo de vitaminas B em sua composição, o pimentão age como um antidepressivo natural, aliviando perfeitamente a tensão nervosa, a fadiga e normalizando o sono e o sistema nervoso.
Recursos de rendimento
O amadurecimento precoce da pimenta Kupets permite que você obtenha a colheita já 100-110 dias após a emergência e, graças à rápida adaptação da variedade, mesmo levando em conta as condições climáticas mais adversas, cerca de 3-4 kg de vegetais podem ser removidos de 1 m².Além disso, esse indicador geralmente é muito maior. Se a pimenta crescer em um clima temperado, você poderá coletar com segurança pelo menos 7 kg de frutas e, como para a estufa, nessas condições o rendimento chegará a cerca de 11 kg a partir de 1 m².
Descrição do feto
Os frutos da variedade são grandes, de forma piramidal, sua massa quando cultivados em campo aberto atinge 85 a 90 g e em condições de estufa de 130 a 145 g. A espessura da parede é boa - de 0,5 a 0,9 cm, mas esse indicador é principalmente depende da frequência da alimentação e das condições climáticas.
A polpa tem um sabor muito doce e suculento, contém uma enorme quantidade de açúcar e vitaminas e não dá uma sensação de amargura ou pungência. As frutas também são caracterizadas por cores uniformes e brilho uniforme.
Variedade de pimenta O comerciante é caracterizado por um longo armazenamento, boa transportabilidade e até longas distâncias. A apresentação de frutas permite que você cultive pimenta à venda com lucro. Seu uso na culinária tem uma ampla variedade: desde a decoração de pratos de carne e peixe até a criação de produtos semi-acabados.
Vantagens e desvantagens da variedade
- O Pepper Merchant tem várias vantagens que o distinguem de outras variedades:
- período de maturação rápido, que permite obter frutos grandes selecionados com peso até 100 g;
- compacidade de plantas que não ocupam muito espaço no local;
- o aparecimento quase diário de novos ovários durante a estação de crescimento;
- consistentemente alta produtividade;
- excelente sabor;
- boa imunidade a pragas e doenças;
- despretensão em partir;
- boa transportabilidade;
- armazenamento a longo prazo de frutas;
- versatilidade que permite cultivar uma variedade em campo aberto e em estufa.
As regras para o cultivo de variedades
Você pode cultivar uma variedade de comerciantes de pimenta em casa, respeitando certas regras, cuja conformidade não levará muito tempo e esforço.
Uma colheita grande pode ser alcançada independentemente, mesmo sem grande experiência e habilidades especiais, o principal é seguir claramente as instruções e levar em conta as características da cultura:
- Ao regar uma variedade, é necessário usar água exclusivamente quente e sedimentada, mas em nenhum caso fria, caso contrário, retardará significativamente o crescimento e o desenvolvimento da planta.
- Observe a rega regular.
- Solte o solo e remova as ervas daninhas em tempo hábil.
- É imperativo incluir molhos de pimenta na fertilização e fertilização de acordo com as etapas de seu desenvolvimento: ao plantar mudas, o Comerciante prefere fertilizantes contendo uma grande quantidade de nitrogênio; após o início da floração e frutificação, a pimenta exigirá fertilização à base de fósforo e potássio, o que contribuirá para uma colheita mais abundante e fortalecerá as plantas.
Seleção e processamento de sementes
As sementes para o plantio de pimentas devem ser cuidadosamente selecionadas e atender a certos requisitos. É melhor comprar material de plantio de um fabricante confiável que garanta o recebimento da colheita da variedade reivindicada. Se você comprar sementes no mercado, verifique se elas estão secas e livres de danos. Eles também devem ter tamanho médio e não apresentar sintomas externos da doença.
O processo de tratamento inclui desinfecção e imersão em uma solução nutritiva. Antes de tudo, o material de plantio é desinfetado por imersão por meia hora em uma solução de permanganato de potássio, após o que é lavado cuidadosamente sob uma corrente de água fria. A preparação adicional de sementes se resume a “sessões” nutritivas:
- Primeiro você precisa fazer uma solução nutritiva especial - para isso, uma colher de chá de nitrofosfato é diluída em 1 litro de água. Na ausência de nitrofosfato, você também pode usar cinza de madeira.
- Em seguida, as sementes desinfetadas são colocadas em sacos de tecido e mergulhadas em uma solução por 48 horas.
- Após o tempo especificado, as sementes são removidas da solução e colocadas em um prato seco, limpas em uma sala com uma temperatura de pelo menos +25 graus por dois ou três dias. Esta técnica contribui para o crescimento rápido e de alta qualidade das sementes.
Depois de concluir todos os procedimentos necessários para a preparação do material de plantio, você pode prosseguir com segurança para o plantio.
Importante! Para cultivar pimenta à venda, a variedade Merchant pode ser colhida durante o período de maturação técnica, aumentando assim o prazo de validade da fruta várias vezes.
A seleção de recipientes para mudas
Apesar da variedade de recipientes para o cultivo de mudas, para a pimenta, a opção ideal é apenas copos individuais, porque a cultura é muito difícil de tolerar o transplante. Também é importante selecionar um recipiente de tamanho grande para que as mudas saudáveis tenham espaço suficiente para folhas grandes e nutrição.
Uma boa opção também será cultivar mudas em vasos de turfa - isso protegerá o sistema radicular das mudas contra danos. Os pimentões precisam ser plantados com muito cuidado, removendo-os cuidadosamente dos copos para não estragar o caroço de terra ou ferir raízes sensíveis.
Preparação do solo
O sucesso de cultivar qualquer cultura de jardim, incluindo pimenta, depende em grande parte do solo em que as mudas cresceram. Apesar da despretensão da pimenta, o substrato para mudas tem vários requisitos especiais que permitem que a cultura cresça e se desenvolva completamente.Antes de tudo, você deve escolher um solo bastante solto e fértil que possa nutrir as mudas com todas as substâncias úteis necessárias para sua vida. A pimenta prefere um substrato que consome umidade com acidez neutra, capaz de reter a umidade e absorvê-la bem.
Por esse motivo, não é recomendável escolher o solo da turfa para as mudas, pois a turfa, após a secagem, deixa de absorver a água.
A mistura de solo para mudas de pimenta pode ser comprada em uma loja especializada ou feita de forma independente, misturando os ingredientes necessários em determinadas quantidades. Os componentes mais adequados para a criação de terra são húmus, composto e cinzas vegetais.
Uma das composições de solo mais populares entre os jardineiros é a seguinte:
- 2 partes de húmus ou composto;
- 1 parte de turfa;
- meio copo de cinzas;
- uma colher de chá de sulfato de potássio.
Antes de cozinhar, todos os ingredientes selecionados são necessariamente submetidos a um procedimento de desinfecção - gravando em uma solução de permanganato de potássio.
Datas de mudas
As datas para a semeadura dependem diretamente do local de cultivo da pimenta - na estufa ou no jardim. No caso do cultivo de variedades em casa de vegetação, o momento ideal para a semeadura é o final de fevereiro. Se estamos falando sobre o plantio de mudas em campo aberto, as sementes são semeadas em meados de março.Uma semana após o procedimento, os primeiros brotos aparecem e, no 70–75º dia após o surgimento das mudas, as mudas estarão prontas para o transplante, tanto em campo aberto quanto em estufa. Na ausência de aquecimento, as mudas de fevereiro podem ser plantadas na estufa, já em meados de maio, e as mudas de março, no jardim - nos primeiros dias do mesmo mês.
Apresenta cuidados com mudas
O cuidado com as mudas de pimenta não será difícil, apenas é importante considerar os recursos e requisitos da cultura:
- Após o aparecimento dos primeiros brotos, o recipiente deve ser exposto à luz para evitar que as mudas se estiquem. Entre as 18h e a madrugada, as mudas sem falhas continuam a cobrir o filme.
- Durante todo o período de cultivo de mudas, a temperatura deve ser mantida em +20 ... + 25 graus; no entanto, durante o crescimento intensivo das raízes, recomenda-se reduzir esse indicador para +13 graus. Nesse caso, as mudas se esticarão muito menos.
- A rega deve ser fornecida com água moderadamente excepcionalmente quente e sob a raiz.
- A cobertura é um pré-requisito para o pleno desenvolvimento de plantas jovens. Este procedimento é realizado 3-4 vezes: o primeiro - após o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras, o restante - com um intervalo de 10 dias. Para a primeira alimentação, a composição fertilizante mais adequada é a seguinte: 10 g de nitrato de amônio, 12 g de superfosfato e 7 a 8 g de sal de potássio. Nos próximos dois curativos, as doses dos componentes são dobradas e, com o quarto curativo restante, os fertilizantes nitrogenados devem ser excluídos.
Você sabe O enorme conteúdo de vitaminas, minerais e antioxidantes faz da pimenta um produto ideal para quem quer perder peso. Dietas inteiras baseadas neste vegetal foram desenvolvidas para a rápida perda de quilos extras. Devido ao baixo teor calórico — apenas 27 kcal por 100 g, isso se torna possível no menor tempo possível, o principal — Não se esqueça de consultar um médico antes de fazer dieta.
Plantio de mudas no solo
Para preparar uma cama para o plantio de mudas deve começar em 3-4 semanas. Antes de tudo, o terreno é limpo de ervas daninhas e detritos e, literalmente, alguns dias antes do plantio de pimenta, ele deve ser cavado 30 a 40 cm de profundidade, mesmo se você já fez isso no outono.A segunda escavação é necessariamente acompanhada pela remoção das ervas daninhas e larvas de pragas restantes. É aconselhável realizar estes procedimentos após a chuva, para que o solo esteja úmido e fresco.
Essa cultura prefere solo argiloso ou argiloso, mas em outros casos a situação pode ser corrigida com a introdução dos seguintes componentes:
- se você tiver solos pesados no jardim, nesse caso, durante a escavação no outono, adicione turfa e húmus no chão. Serragem e areia do rio também ajudarão a facilitar o solo;
- no caso de solo arenoso, adicione turfa, solo argiloso ou serragem;
- a fim de tornar o substrato de turfa adequado para o plantio de pimenta, jardineiros experientes recomendam adicionar uma mistura de terra relvada com húmus.
O esquema de plantio depende das preferências do jardineiro e do local que ele possui.
Considere o esquema de plantio padrão para variedades de baixo crescimento, que incluem o comerciante:
- a profundidade dos furos não deve exceder 15 a 20 cm Antes de plantar mudas, é necessário derramar bastante água sobre eles, esperar até que a umidade seja completamente absorvida e só então prosseguir com o procedimento;
- as plantas são cuidadosamente removidas das xícaras, tentando não danificar as raízes e o caroço de terra e enterrar as hastes nos orifícios 3-4 cm mais baixos do que nos contêineres de desembarque;
- a distância entre os arbustos é mantida entre 35 e 40 cm. Se você decidir plantar pimentas em duas linhas, a distância deverá ser de 55 a 70 cm.
Um plantio de ninho quadrado também é generalizado entre os jardineiros - os buracos são escalonados de acordo com um padrão de 70x70 cm e 2 plantas são plantadas em cada um.
Os melhores precursores para vegetais são feijão, cenoura, cebola e repolho. Também é importante observar as normas de rotação de culturas, permitindo o plantio de pimenta em seu antigo local não antes de 3-4 anos.
Cuidados após o plantio no chão
Os cuidados adicionais com os pimentões se resumem à rega, cobertura, proteção das frutas contra doenças e pragas e afrouxamento regular do solo. A tecnologia agrícola de variedade praticamente não difere da tecnologia agrícola tradicional - é importante executar esses procedimentos de maneira oportuna e de alta qualidade, para que, no momento da colheita, o Comerciante o agrade com frutas grandes e saborosas.
Rega e alimentação
Recomenda-se regar os arbustos não mais que uma vez por semana com água morna, cuja temperatura não seja inferior a +25 ... + 28 graus. Se o solo secar, é necessário aumentar a quantidade deste procedimento para 2-3 vezes.
É muito importante que a umidade não chegue ao topo, por isso os jardineiros experientes recomendam fazer pequenas ranhuras de drenagem entre as fileiras e direcionar um fluxo de água durante a irrigação. É aconselhável irrigar no final da tarde para que a umidade não evapore ao sol, mas entre no chão.
A princípio, a pimenta não precisa urgentemente de cobertura, já que os fertilizantes aplicados durante o plantio costumam ser suficientes por um mês. Após o enraizamento e a construção do aparato foliar das mudas, é possível fertilizar com qualquer fertilizante nitrogenado.
A frequência desse procedimento depende da qualidade do solo - se o solo for fértil o suficiente, três coberturas serão suficientes para toda a estação de crescimento das plantas: a primeira é realizada no início da brotação, a segunda - antes da colheita e a terceira - após a formação de frutos nas mudas.
A seguinte composição é ideal para 1 m²:
- 10 g de nitrato de amônio;
- 30 g de superfosfato;
- 5 g de cloreto de potássio.
Orgânicos orgânicos também se provaram - é melhor usar composto ou húmus. É necessário gastá-los à taxa de 7 kg por 1 m².
Hilling e afrouxando o solo
O fator de alta produtividade das culturas é influenciado por muitos fatores, e um deles é o cuidado com o solo em que cresce. Bons resultados podem ser alcançados com o afrouxamento, o que contribuirá para o rápido crescimento das plantas, o fluxo de ar para suas raízes e a ativação de funções vitais de microrganismos benéficos.
O primeiro procedimento de afrouxamento deve ser realizado a uma profundidade não superior a 15 cm; no entanto, no caso de formação de crostas, é necessário afrouxar mais profundamente para que o solo seja bem aquecido e ventilado. Os procedimentos subsequentes devem ser realizados após a chuva ou a rega passadas.
O pleno crescimento e desenvolvimento da pimenta também envolve solo limpo, que só pode ser alcançado com a remoção de ervas daninhas regulares. Durante a estação de crescimento, a proximidade com a erva daninha é excluída.
Importante! Nas primeiras duas semanas após o plantio de pimenta, é estritamente proibido soltar o solo. O fato é que, nesse período, o enraizamento do sistema radicular está ocorrendo ativamente e o afrouxamento pode prejudicar significativamente esse processo.
A formação de arbustos de pimenta
De acordo com as garantias de jardineiros experientes, a formação de um arbusto de pimentão é um dos métodos mais significativos e necessários para aumentar frutas e produtividade.No entanto, é importante considerar que este não é um procedimento único - a formação de um arbusto envolve várias etapas de execução usando várias técnicas.
Ao cultivar pimenta em terreno aberto, é necessário beliscar a parte superior das hastes principais em cerca de 30 a 35 cm e remover os gomos da coroa. Na fase inicial, o arbusto de pimenta deve consistir em 5-6 brotos, o restante deve ser removido.
O processo de formação adicional consiste em beliscar os rebentos extras. A partir da bifurcação dos brotos principais do mato, é necessário deixar apenas 3-4 dos brotos mais fortes e viáveis e cortar cuidadosamente o restante, criando assim um arbusto decorativo.
Após a formação de 8–9 frutas no pimentão, você pode começar a aparar a parte superior. Graças a essa técnica, os frutos restantes no mato terão um ganho de massa ativo e os recém-formados deixarão de amarrar.
A planta direcionará todas as suas forças para o pleno desenvolvimento e amadurecimento dos frutos já formados. Ao mesmo tempo, o crescimento de novas folhas e brotos também continuará. Após a formação do mato, a cultura se desenvolverá em condições confortáveis e a colheita produzirá uma qualidade mais alta e mais abundante do que sem esse procedimento.
Doenças e Pragas
Doenças e pragas de insetos causam muitos problemas aos jardineiros, o que reduz significativamente o rendimento e estraga os arbustos. Ao contrário de outros vegetais, a proteção à pimenta será necessária com muito mais frequência; portanto, você precisa ser paciente e tomar medidas preventivas para evitar danos às plantações.As doenças das culturas mais perigosas incluem podridão radicular e raiz, murcha de fusarium, fitossporose e mosaico. Quanto às pragas, os pulgões e o besouro da batata do Colorado são considerados os inimigos mais maliciosos da pimenta, o que pode causar enormes danos e reduzir a 70% da safra.
A luta contra doenças é a prevenção e o tratamento abrangentes de arbustos com fungicidas, e isso se aplica tanto ao solo quanto ao caule das folhas. Os medicamentos de maior sucesso são Planriz, Gamair, Bactofit, Fitosporin e Haupsin.
Quando pragas são detectadas, agentes como Mikoafidin, Metarizin e Basamil enfrentam efetivamente. O processamento deve ser realizado a cada 2 semanas, levando em consideração as condições climáticas.
Medidas preventivas que podem impedir o aparecimento de adversidades são:
- isolamento espacial da pimenta e cumprimento das regras de rotação de culturas;
- predecessores corretamente selecionados da cultura;
- a exceção de aterrissagens densas e racionamento de coberturas;
- plantio de mudas saudáveis, sem sinais de doenças e pragas.
Colheita e colheita
A colheita dos frutos da variedade Merchant pode começar depois de atingirem a maturidade biológica e técnica. Como regra, a primeira colheita de pimentões em maturação técnica está pronta para a colheita 2 meses após o plantio.
O intervalo entre os estágios da maturidade técnica e biológica não é tão grande - apenas 25 a 30 dias; portanto, é habitual coletar os frutos da variedade Kupets em um estágio intermediário, quando eles contêm mais vitaminas, minerais e outras substâncias úteis. É possível determinar que os frutos estão prontos para a colheita pelo bacalhau característico quando você os toca.Durante toda a estação de crescimento, são permitidas cerca de 5 a 6 taxas. Em caso de colheita prematura, os frutos são amadurecidos e a amargura estará presente em seu sabor. É necessário armazenar as frutas em uma sala escura e fresca, para a qual você deve cobri-las primeiro com sacos de plástico.
A variedade Merchant é multifuncional no menu, pois mantém suas propriedades úteis durante a decapagem e o enchimento. Molho de pimenta, lecho, várias saladas e até ratatouille clássico são muito populares. Você pode apreciar as frutas em sua forma pura, usar como lanche ou misturar com outros ingredientes.
Apesar de sua aparência recente, a variedade de pimentão doce Kupets já se estabeleceu como a melhor variedade para o cultivo em regiões com clima frio. O processo de cultivo deste vegetal despretensioso não será difícil e a colheita será de alta qualidade e abundante, se você seguir todas as regras da cultura agrícola.