Por vários milênios, a cebola continua sendo a cultura vegetal mais popular do mundo, devido às suas valiosas propriedades nutricionais. No entanto, existem muitos desvios na saúde, nos quais é necessário abordar cuidadosamente seu uso na culinária. O artigo é dedicado ao uso de cebola para pancreatite.
O que é cebola prejudicial e útil?
Cada produto alimentar tem propriedades benéficas e prejudiciais. Legumes não são excepção.
Importante! O alto teor de zinco afeta positivamente os sistemas reprodutivos feminino e masculino, a condição dos cabelos, a pele e as unhas.
Alho-porro
O alho-poró é uma fonte de vitaminas A, C (ácido ascórbico), vitaminas K, B e oligoelementos, a saber:
- Níquel
- ferro;
- magnésio
- potássio;
- cálcio
- fósforo.
O alho-porro é usado para condições anêmicas do corpo, uma vez que o ferro, que está contido em quantidades suficientes nas cebolas, está envolvido na síntese da hemoglobina. O ácido fólico e o potássio melhoram a estrutura e a elasticidade dos vasos sanguíneos. Possuir propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas alivia significativamente as consequências de doenças como: gota, artrite, doenças do trato urinário.O alho-porro é rico em fibras; portanto, um consumo razoável suporta o trabalho "adequado" do trato gastrointestinal e tem um efeito benéfico na microflora intestinal. Como esta variedade de cebolas contém carotenóides, zeaxantina e luteína, ela deve ser incluída na dieta para manter a saúde ocular. O rico conteúdo de fitoncidas torna o alho-poró uma excelente profilática durante o período de entressafra, quando surtos de resfriados e infecções do tipo gripe ocorrem.
Com cautela, o alho-poró deve ser consumido por pessoas com maior acidez do estômago. Quantidades excessivas em alimentos podem provocar um aumento na pressão sanguínea. Durante a amamentação, você não deve abusar de um vegetal picante, pois isso pode afetar o sabor e o cheiro do leite.
Verde
As penas da cebola verde são campeãs no conteúdo de vitamina C, cuja quantidade é várias vezes mais do que em maçãs e laranjas. Portanto, ervas frescas é uma vitamina, produto anti-frio, aumenta o apetite e normaliza a digestão, é um produto indispensável na prevenção de doenças tão graves como o escorbuto. Contidos em fibras, Ca e P (fósforo) reduzem o risco de periodontite, impedem o desenvolvimento de doenças dentárias.No entanto, existem restrições ao uso de vegetais verdes. O consumo excessivo pode provocar um ataque de asma brônquica, provocar um aumento da pressão arterial. Com patologias do duodeno e do estômago, o uso de cebolinha deve ser minimizado.
Você sabe Os cientistas provaram a presença de uma forma especial da doença - pancreatite por nicotina, que pode desencadear o câncer do órgão. Esse é outro motivo para parar de usar produtos de tabaco.
Cebola
As cebolas são caracterizadas por um alto teor de Fe e K, enquanto o nível de conteúdo desses elementos permanece alto para qualquer tipo de consumo - cru, cozido, assado, frito. O nabo-de-cebola é um produto que possui propriedades anti-infarto, normaliza o sono e o sistema nervoso, melhora a contagem sanguínea. Phytoncides e óleos essenciais, que são encontrados em excesso na polpa de cebola, têm efeitos antimicrobianos e antivirais, os médicos recomendam em caso de infecções intestinais. Na sua forma bruta, o vegetal não é recomendado pelos médicos para uso por pessoas com doenças gastrointestinais (aumenta a acidez do suco gástrico, irrita os intestinos), pacientes cardíacos e distúrbios do ritmo cardíaco e pode ocorrer um aumento da AT.
Posso comer cebola com pancreatite?
A pancreatite é uma inflamação do pâncreas. A doença é caracterizada por um curso agudo e uma forma crônica. Vale a pena prestar atenção se o uso de cebola é aceitável para várias formas do curso da doença.
Importante! Antes do estágio de remissão persistente da doença, o vegetal deve ser consumido na forma descascada ou fervida.
Na forma aguda
Na forma aguda do curso da doença, qualquer variedade e tipo de cebola deve ser excluída da dieta. Isso ocorre pelos seguintes motivos:
- A presença de um grande número de óleos essenciais provoca aumento da produção de enzimas. As substâncias ativas quebram o tecido pancreático, levando-as a uma proteína que entra no corpo com a comida, agravando bastante a condição dolorosa do órgão interno.
- As fibras grossas requerem atividade intensiva do trato gastrointestinal e do pâncreas e, como resultado, diarréia, vômito e dor ocorrem.
- Os ácidos orgânicos (cítrico, málico, ascórbico) contidos no suco de cebola atuam no órgão, como as fibras, apenas de forma mais intensa, causando um forte ataque de dor.
Em um estágio crônico
Com o início de uma melhora na condição do corpo, as cebolas podem ser gradualmente introduzidas nos alimentos. No estágio de remissão persistente, você pode começar a comer um vegetal picante em sua forma crua, principalmente adicionando-o a saladas. A quantidade de produto deve ser moderada, pois o consumo excessivo pode desencadear um ataque da doença.
Você sabe Sabe-se com certeza que, para aumentar a capacidade de trabalho, força e resistência, os escravos que construíram a pirâmide de Quéops eram alimentados com cebolas diariamente.
Características de comer
Como e de que forma um vegetal deve ser usado para a doença pancreática é indicado abaixo.
Fresh
Como mencionado acima, a adição de pequenas quantidades de cebola fresca de várias variedades às saladas, okroshka, como um suplemento vitamínico para enfeitar e produtos à base de carne, permitirá que o corpo seja enriquecido com vitaminas sem prejudicar o órgão doente (não na forma aguda).
Refogado
Este tipo de tratamento térmico de cebola, sem adição desnecessária de óleo, é o mais preferido para a patologia de órgãos. Stewing sugere que você pode fazer o prato principal, ou seja, use um vegetal como acompanhamento ou um ingrediente em ensopados de legumes, saladas complexas.
Assado
A maneira mais suave de cozinhar legumes. Permite economizar nutrientes e oligoelementos. O grau de tratamento térmico pode ser ajustado para preservar ou alterar a estrutura do vegetal. Use como base um suflê, purê de batatas e pratos independentes.
Fervido
Esse método de cozinhar legumes permite que você use o produto vitamínico em sopas de legumes amassadas, pastas de vegetais ou de carne, em geléias e pratos de dieta gelatinosa.
Frito
Fritar alimentos não é considerado saudável, especialmente para pessoas que sofrem de doenças do sistema digestivo. A fritura requer uma grande quantidade de óleo que, quando aquecido, libera substâncias nocivas. Portanto, é aconselhável excluir este método de cozimento.
Recomendações úteis para uso
O principal postulado que deve ser seguido em um distúrbio de saúde tão grave como a pancreatite é a moderação na ingestão de alimentos. As culturas de cebola não são exceção. Portanto, apenas um gastroenterologista pode recomendar ou proibir o uso de vegetais com especiarias na nutrição diária.
Obviamente, a cebola é a colheita de vegetais mais valiosa disponível para absolutamente todos. Mas você não deve usar essa vitamina vegetal incontrolavelmente, especialmente no caso de uma doença grave como a pancreatite, que pode provocar uma doença igualmente formidável - o diabetes.