Estufa - o tipo mais moderno de instalações de cultivo. É possível cultivar os legumes e verduras frescos necessários em condições de apartamento, e não apenas em uma trama pessoal. Para fazer isso, você precisará construir a estufa necessária em casa. Como fazer isso - mais em nosso material.
Você sabe O Reino Unido possui a maior estufa do mundo. Milhares de espécies de plantas estão alojadas em duas salas abobadadas interconectadas.
Para que serve uma estufa doméstica?
As estufas domésticas permitem que você cultive não apenas vegetais e ervas durante todo o ano, mas também ajude a economizar recursos financeiros para a compra de mudas. A estufa também pode ser usada para o cultivo de plantas de interior.
Vantagens e desvantagens de uma mini estufa caseira
Como qualquer edifício, uma mini-estufa caseira em seu uso tem lados positivos e negativos.
- Entre os positivos estão:
- é fácil ajustar o tamanho da estufa às dimensões da sala, bem como usar o design que você gostou;
- conveniência em operação;
- Você pode cultivar plantas ao longo do ano.
- Os lados negativos do design da casa incluem o seguinte:
- altos custos de mão-de-obra para a fabricação: é necessária muita paciência, é necessário pensar em todos os detalhes da estrutura;
- altos custos de energia durante a operação.
Tipos de estufas domésticas
Uma estufa em miniatura em um apartamento na cidade pode ser construída sem muita dificuldade. A tecnologia de fabricação dependerá do tipo de estufa que você deseja equipar em casa, portanto, você precisa se familiarizar com mais detalhes com os projetos básicos das estufas domésticas. Os principais tipos de estufas domésticas podem ser: uma estufa clássica, caixa térmica, design portátil, uma estufa na forma de um armário, etc.
Você sabe O maior número de estufas do mundo está localizado na Holanda. Sua área total no país é de 10,5 mil ha.
Clássico
Estufa clássica - uma cópia em miniatura de uma estufa com um telhado de duas águas. O primeiro passo é montar a estrutura e depois cobri-la com um material especial, que deve ter propriedades de condução da luz e de isolamento térmico.Durante a construção da armação, devem ser utilizados tubos de plástico ou metal, bem como barras de madeira. Como revestimento, você pode usar malha sintética, filme e vidro. Alguns jardineiros usam garrafas de plástico.
Armário para estufa
O desenvolvimento confortável de plantas em um apartamento ou em uma casa de campo pode ser facilitado por mini-estufas, que têm a forma de enfeites ou armários. Apesar de sua pequena área, essa espécie é composta por muitos níveis e pode acomodar um grande número de plantas, a melhor solução para um apartamento na cidade. A principal vantagem desse tipo de estufa é a mobilidade. No verão, você pode cultivar flores caprichosas, por exemplo, petúnia.
Growbox
Implementar essa estrutura em casa será mais difícil do que uma estufa clássica ou estufa de gabinete. Isso se deve ao fato de esse design ser um sistema automatizado inteligente. Esse tipo de planta de crescimento permite regular não apenas o microclima, mas também manter condições favoráveis de desenvolvimento.O Growbox está equipado com um sistema de iluminação, ventilação, umidificação, filtragem de ar, além de um complexo de saturação de dióxido de carbono, e seu revestimento interno é finalizado com material refletivo. As caixas de cultivo são dos seguintes tipos: padrão, cresça compacto e furtivo. O modo de operação depende das variedades de plantas que serão cultivadas em estufa.
Thermobox
Thermobox pode ser usado para o cultivo de mudas, legumes e ervas em casa. Recomenda-se colocá-lo na varanda, pois tolera calmamente as mudanças de temperatura. O suporte automático do microclima ideal é a principal vantagem desse tipo de estufa. O sistema pode ser configurado para fornecer automaticamente todos os oligoelementos necessários, a rega e também para regular o regime de temperatura.
Estufas aeropônicas
Este tipo de equipamento é um produto de alta tecnologia, cuja base é a aeroponia. O processo de cultivo de plantas ocorre sem intervenção humana e sem o uso do solo. Este método é baseado em um sistema de pulverização periódica de uma solução mineral em um sistema radicular caído. A planta recebe ao mesmo tempo toda a quantidade necessária de nutrientes.
Estufa de bricolage para mudas no peitoril da janela
Durante muito tempo, os jardineiros cultivaram mudas em casa sem o uso de desenhos especiais. Para obter plantas saudáveis e de alta qualidade, é aconselhável usar pequenas estufas. Uma estufa desse tipo cria o microclima necessário para o cultivo de plantas, que manterá a iluminação, temperatura e umidade necessárias.
Importante! Ao usar essas estruturas, é necessário monitorar constantemente a umidade do ar, que é sua única desvantagem.
É recomendável usar os seguintes peitoris da janela:
- "Casa". Uma cópia em miniatura de chalés de verão com uma parede traseira ou frontal. Esse tipo é mais adequado para o plantio de mudas de mergulho, e também durante todo o ano você pode cultivar as verduras necessárias.
- A caixa de pão. Tais estufas são feitas de materiais transparentes com uma parede de abertura frontal para o cuidado das plantas.
- "Container". Para esse projeto, recipientes para armazenar alimentos são adequados. Deve ser profundo, com um sistema de drenagem para drenar o excesso de água.
Materiais para a fabricação de estufas no apartamento
Se você não deseja gastar dinheiro na compra de uma estufa automatizada, pode projetá-la a partir de materiais domésticos improvisados. Para esses fins, você pode levar um aquário ou recipientes antigos para armazenar alimentos. Prateleiras caseiras também são adequadas, cobertas com materiais de proteção para criar o microclima necessário.
Para cultivar plantas com sucesso, todas as mini-estufas domésticas devem atender aos seguintes requisitos:
- fornecer um microclima estável e favorável para o cultivo de plantas;
- estruturas de alta resistência para uso por vários anos.
Importante! A opção mais popular e prática é um rack montado na janela, que deve ser feito para melhor penetração da luz do plexiglás. Para isso, é recomendável comprar folhas com uma espessura de 10–12 mm.
Instruções passo a passo da fabricação
Uma estufa doméstica ou outra estrutura pode ser construída em poucas horas. Para fazer isso, você deve seguir o algoritmo geralmente aceito:
- Escolha um local adequado para a sua estufa em casa.
- Prepare um lugar para a estufa. Para fazer isso, leve em consideração a época do ano e a temperatura do ar na sala.
- Escolha o tipo de estufa que você gosta.
- Elabore o desenho necessário e prepare todos os componentes.
- Prepare todos os elementos da estrutura e do teto, se necessário.
- Conecte todos os elementos da moldura com cola ou unhas.
- Vedar as juntas com material vedado.
- Cubra a moldura com filme ou vidro.
- Se necessário, você pode pendurar phytolamps e um termômetro para medir a temperatura.
Operação e manutenção
A estufa doméstica deve ser fácil de operar para que possa ser lavada, alterada os controles ou ajustado o programa a qualquer momento. Todas as plantas que estiverem nele devem estar bem visíveis, deve ser fácil chegar até elas. Para que a estufa funcione por um longo período, ela deve ser instalada corretamente e, se necessário, desmontada adequadamente, além de não violar as regras de operação.
Como escolher uma estufa pronta para casa
Ao escolher uma estufa doméstica pronta, você deve seguir as regras básicas, a saber:
- preste atenção ao material de que a estufa é feita: ela deve ser durável, transmitir bem luz e não agredir o meio ambiente;
- Considere o tamanho da estrutura pronta: ela deve caber no local da sua casa onde você planeja colocá-la.
O cumprimento de todas as recomendações necessárias de especialistas permitirá que você cultive vegetais e verduras de alta qualidade durante todo o ano em seu próprio apartamento. Nesse caso, você só precisa escolher o tipo de estufa que se ajusta às dimensões da sua casa.