Muitos jardineiros e agricultores usam estufas para cultivar flores e vegetais. Você aprenderá sobre como construir essa estrutura, como escolher o material e outros detalhes importantes deste artigo.
Qual estufa é melhor - vidro ou policarbonato
O material clássico mais comum para a construção de uma estufa é o vidro: esse material transmite bem a luz. Juntamente com o vidro, o policarbonato é frequentemente usado. Este é um material mais moderno e, embora seja mais caro que o vidro, é de alta resistência. Graças a essa qualidade, você não precisará reparar a estrutura no futuro, o que reduzirá significativamente seus custos. Ambos os materiais têm vantagens e desvantagens, que você aprenderá abaixo.
Os benefícios
- Vantagens de uma estufa feita de vidro:
- durante a construção são utilizados materiais ecológicos;
- você pode colocar um aquecedor ou fogão nele, enquanto ele não acender e não emitir substâncias tóxicas;
- o vidro é mais fácil de desinfectar e lavar;
- no verão, um microclima estático é criado nessa estufa.
- Vantagens da estufa de policarbonato:
- resistente às condições climáticas;
- Possui alto isolamento térmico, o que ajudará a economizar em aquecimento adicional;
- não requer esforços especiais na construção da estrutura;
- boa transmissão de luz;
- o plástico pode ser facilmente cortado e obter a forma e o tamanho que você precisa;
- material durável que irá atendê-lo por 25 anos, enquanto o vidro durará até 10 anos;
- Não pega fogo devido à exposição ao fogo;
- protege a planta dos efeitos negativos da luz solar.
Desvantagens
- Desvantagens de uma estufa de vidro:
- devido ao fato de a luz passar pelo poço de vidro, as plantas podem sofrer queimaduras durante o tempo quente;
- no inverno, é impossível cultivar algo em uma estufa assim, porque faz frio lá;
- o material é muito frágil e requer muito esforço para instalar;
- o vidro precisa ser trocado com frequência, pois podem aparecer rachaduras ou quebrar;
- durante a instalação, você precisa de uma boa base, porque a estrutura de vidro é pesada;
- somente construção quadrada ou retangular pode ser feita com esse material.
Você sabe A Holanda é o país em que o maior número de estufas de vidro é construído. A maior estufa foi construída na Holanda, cobrindo uma área de 10.500 ha.
- Desvantagens de uma estufa de policarbonato:
- Exige grandes fundos para comprar o material e o equipamento para construí-lo;
- existe uma dificuldade quando você precisa lavar uma estufa feita com esse material - você não pode usar um pano ou esponja de metal.
Variedades e características de estufas de vidro
A estrutura de vidro parece uma casa para crianças. Esse material é usado com mais frequência para abrigar estufas e estufas, mas outras variações de modelos deste material também podem ser adquiridas no mercado:
- Estufa ASG-12. A base é feita de produtos laminados, feitos de alumínio. Uma estrutura feita com esse material é instalada em uma base sólida e boa. As dimensões da estufa: largura - 3 m, comprimento - 4,5 m, altura - 2,5 m O projeto possui portas e aberturas de ventilação, que são colocadas ao longo da face transversal da estrutura e do telhado.
- TSP-13. A estrutura desta opção é feita de aço; é melhor cultivar vegetais em mudas.
- Lux e Sorte. Eles são os mais comuns. A sorte é considerada mais funcional, pois possui janelas no teto que servem como ventilação. A vidraça apertada é realizada usando um perfil de plástico que suporta altas e baixas temperaturas. Estufas "Sorte" As estufas "Lux" são de 2 tipos: modelos não padronizados e casas de empena comuns. As dimensões da estufa: largura - 3 m, comprimento - 6 m, altura - 2,5–3 m .. Sua configuração também consiste em quatro travessas para ventilação e tubulação térmica, uma porta e uma divisória interna. As estufas "Lux-não-padrão" podem ter a forma de um trapézio, angular, multifacetado.Estufa "Lux
Como fazer uma estufa de vidro com suas próprias mãos
A construção independente de uma estufa a partir de molduras de vidro requer a implementação correta e consistente de várias ações - seleção de material, criação de uma fundação e estrutura, fixação de vidro nela.
Materiais para estufa
Um ponto importante antes da construção é a escolha do material. Que tipo de vidro é melhor escolher e quanto tempo vai durar, você pode descobrir lendo as informações abaixo.
Estufa de vidro macio
O uso de vidro macio é uma boa opção, pois esse material é bem cortado e é possível selecionar facilmente a espessura necessária. Pode ser fixado em uma estrutura de metal e em uma de madeira. A principal vantagem do vidro macio ou líquido é que ele não quebra, mas se houver cortes, ele precisará ser substituído. O vidro macio é fixado à armação com a ajuda de acessórios adicionais.
Estufa de metal e vidro
Essa estrutura é uma estrutura sólida que o servirá por muitos anos, pois não se deformará. Também pode ser fixado diretamente na fundação. Esse projeto pode ser montado através de furos de pré-perfuração e fixação com parafusos de aperto.
Nesta forma, você pode desmontar a estrutura de metal no momento certo, mas não se esqueça de montar cantos e suportes nela. Se você possui uma máquina de solda, pode construir a estrutura usando costuras de solda. Há uma desvantagem: nesta modalidade, é impossível desmontar a estrutura, o que complica a transferência de uma estufa desse tipo.
Estufa de tijolo e vidro
Uma estrutura construída de tijolo e vidro, ou combinada, também o servirá por um longo tempo. Além disso, como material, você pode usar um tijolo antigo, uma moldura de portas. Ao construir essa estufa, menos custos são gastos com vidro e o peso da estrutura também é reduzido.
Para isso, a fundação é construída primeiro, depois o material de cobertura, o tijolo é colocado no topo, os parafusos de fixação são inseridos nas juntas, para facilitar a instalação da estrutura de vidro. Para a vidraça, é usada uma moldura de madeira ou o vidro é colado usando selante de silicone.
Estufa de vidro de madeira
Esta opção é a melhor para iniciantes. Além disso, a madeira é um material de baixo custo. A estrutura de madeira pode suportar cargas pesadas; também é fácil e conveniente trabalhar. A principal vantagem é que a instalação do vidro não é difícil, para isso você precisará de pregos, contas de vidro e selante. Mas esse design não durará enquanto os materiais das opções anteriores.
Vidro temperado para estufa
O vidro temperado é perfeito para quem vai cultivar alguma coisa no inverno, porque retém bem o calor. Também pode ser instalado em uma estufa já feita, se o vidro já estiver em seus quadros. A principal vantagem do vidro temperado é que ele não é tão frágil quanto o comum.
Instruções passo a passo e etapas de construção
Para construir uma estufa que dure por muitos anos, é necessário seguir todas as etapas da construção. Primeiro você precisa construir uma fundação, depois a moldura, paredes, teto e, por último mas não menos importante, esmalte.
Importante! Antes de começar, crie um desenho no qual você atuará além disso. Isso simplificará bastante sua atividade.
Fundação
Construir uma boa base requer uma abordagem especial, pois a estrutura de vidro é bastante pesada. Também é necessário levar em consideração o tipo de fundação, pois isso afeta de que material a moldura será feita. Você precisa prestar atenção ao tipo de solo na área em que planeja construir uma estufa.
Dos bares. De baixo custo e simples, é uma base feita de barras.
Para fazer isso, você deve:
- Amarre o perímetro da estufa com uma viga com uma seção de 12 × 12 cm.Antes de lançar esta fundação, as barras que você usa devem ser tratadas com óleo de linhaça ou outros meios para impedir o processo de apodrecer a árvore.
- Em seguida, você precisa cavar uma vala e colocar o material de cobertura lá, e no topo já existe uma viga. Para maior resistência e confiabilidade, a fundação pode ser feita em várias linhas, enquanto a vala deve ser um pouco mais profunda e as linhas são presas juntas usando um prisioneiro de metal.
- Depois, quando o arnês estiver pronto, você poderá consertar o quadro usando os cantos.
A principal vantagem dessa base é que é fácil desmontar e montar, e é fácil transportar uma estufa com essa base. No entanto, esta opção tem um enorme sinal de menos, pois a árvore, independentemente de várias impregnações, decairá com o tempo.
Blocky. Em áreas onde há forte acúmulo de água, a fundação deve ser forte e impermeabilizada para proteger as plantas da umidade excessiva.
Para fazer isso não é difícil - para isso, você precisa:
- Prepare o solo, remova ervas daninhas, arranque tocos de árvores, se houver, cave uma vala.
- Cubra a vala com uma camada de cascalho de 10 cm.
- Amassar cimento, pedra britada, areia e água para concreto.
- Despeje-os com cascalho, coloque os blocos por cima.
- Verifique a uniformidade dos blocos com um nível.
- Preencha o vazio nos blocos com concreto.
- Para alisar a superfície da fundação e colocar o clínquer ao longo do cordão de construção esticado, é necessário começar pelos cantos.
- Quando a argamassa de alvenaria se torna sólida, você precisa massa e triturar as costuras.
- Nos locais em que as paredes serão fixadas, é necessário colocar tijolos inteiros, os espaços entre eles podem ser colocados em pequenos pedaços de tijolo.
Tijolo à base de concreto. Este tipo de fundação é adequado para estruturas feitas de vários materiais. Processo de fabricação:
- Cavar uma vala com uma largura de 20 cm e uma profundidade de 10 cm.
- Amassar cimento, pedra britada, areia e água para concreto, despeje na vala.
- Verifique a uniformidade da superfície do concreto usando uma placa ou nível nivelado.
- Instale parafusos de fixação com um diâmetro de 12 mm nas laterais e nas extremidades, de modo que correspondam à base da estrutura.
- Depois de 7 dias, coloque uma fileira de tijolos.
Ao começar a construir a estrutura, será necessário fazer furos para os parafusos na base da estrutura para conectar a fundação à estrutura usando porcas. Se o seu quadro for de madeira, entre ele e a fundação é necessário colocar coberturas apenas para impermeabilização.
Importante! As juntas de tijolo devem ser preenchidas com argamassa e coincidir com a localização dos parafusos de ancoragem.
Moldura
A estrutura da estufa pode ser feita de perfil de alumínio ou madeira, se você não tiver uma máquina de soldar. Um perfil de alumínio com ranhuras é perfeito para construir uma estrutura sob uma estufa de vidro.
Para construí-lo, você precisa:
- Para comprar um tubo de alumínio 2 × 2, a espessura da parede deve ser de 0,15 cm, o canal 20 × 20 × 20 × 1,5 mm, além de um perfil com ranhuras nas quais o vidro será instalado.
- Conecte 8 guias em pares de forma que você tenha 4 peças de trabalho com 6 m de comprimento - a parte superior e inferior da estrutura ao longo do comprimento será composta por essas peças.
- Em seguida, são feitas as paredes finais, para as quais o perfil é usado: ele deve ser dividido em 12 partes, cada comprimento deve ter 1,5 m, esses detalhes servirão como postes verticais presos à fundação e ao telhado.
- Então você precisa começar a montar as partes horizontais da estrutura: para isso, as peças de trabalho são conectadas de forma que o retângulo resultante seja obtido.
- Em seguida, postes verticais são anexados ao lado final da figura resultante.
- Quando o fundo está pronto, o topo é montado da mesma maneira.
- Agora você pode começar a montar o telhado, para isso você precisa fazer 4 triângulos com bases de 3 m de comprimento e 60 cm de altura.
- Trave o teto na parte superior do quadro.
A estrutura de madeira é um material de construção de baixo custo. É melhor fabricado com vigas, pois suportam vidro pesado e é perfeitamente fixado a esse material.
Para construir uma estrutura de barras de madeira, você deve:
- Ao longo do perímetro da fundação, faça o chicote inferior.
- Anexe barras de suporte a ele e o desenho deve ser seguido.
- Meça a largura do copo para calcular a distância entre os suportes.
- Faça o chicote de fios superior, fortalecerá a estrutura; Também nele, você precisa consertar as barras de suporte.
- Agora você precisa instalar as vigas no telhado, elas precisam ser colocadas em um ângulo de 15 °.
Você sabe Os islandeses constroem estufas ao lado de gêiseres, recebendo calor adicional de fontes termais.
As paredes
Se você quiser fazer uma estufa combinada, pode construir paredes de tijolo e instalar uma pequena moldura em cima. Você também pode esmaltar todas as paredes.
O telhado
O telhado já está realmente construído quando o quadro está sendo construído. Ela só pode se esconder. Como cobertura, você pode usar o mesmo material usado nas paredes, além de telhados, telhas de ruberoide ou metal.
Vidros
O último passo na construção da estufa é a vidraça. Primeiro você precisa esmaltar as paredes e depois o telhado.
Esse processo ocorre da seguinte maneira:
- Na abertura do interior da estufa, construa contas de vidro ou ripas de vidro com uma seção de 2 × 2 cm e fixe-as com pregos especiais.
- Corte o vidro do tamanho desejado (sua largura e altura devem ser 2 mm menores que as aberturas entre as barras verticais) usando um cortador de vidro ou outra ferramenta destinada a isso.
- Lubrifique a área de montagem de vidro com selante.
- Pegue o copo com o suporte da ventosa e coloque graxa.
- Coloque-o em um selante de borracha de isobutil ou polibutadieno; ao aplicar selante, coloque o painel de vidro no lugar e use blocos de borracha para fixá-lo.
- Depois de instalar o painel usando um trilho ou contas de vidro, é necessário corrigi-lo.
- Faça o mesmo com o restante do material.
Você sabe Construído em londres no século XIV, o Palácio de Cristal abriga muitos festivais e vários eventos, além de recepções reais. O palácio foi construído pelo famoso jardineiro Joseph Paxton, que durante a construção do edifício foi baseado na experiência de erguer estufas.
Quando o trabalho com as paredes e o teto estiver concluído, é necessário derrubar as janelas e a porta da barra da seção do meio, envidraçá-las e instalá-las nas dobradiças.
Métodos para fixação de vidro em estufa
Existem várias maneiras de consertar o vidro:
- Sobrepor. É realizado de baixo para cima, enquanto é necessário bloquear o vidro de 10 a 15 mm para fluir livremente pela superfície do edifício. É impossível fazer uma grande sobreposição, pois isso acompanhará o acúmulo de poeira, pelo que a estrutura perderá sua condução de luz.
- Bunda. É usado se vidro grosso for usado para envidraçar. Este método é melhor que o anterior, porque é fácil de executar e também cria uma boa vedação no edifício. Consiste no fato de que, a princípio, os óculos inferiores são inseridos e presos para não cair, você pode proceder gradualmente à instalação dos superiores, enquanto eles podem ser colocados próximos aos inferiores. Tiras de textolito ou outros materiais opacos são colocados sobre as juntas.
- Vidraças de estruturas metálicas. Para diferentes perfis, são utilizados ganchos, grampos, cantos etc. Para fixar os óculos superiores sobrepostos, são utilizados ganchos em forma de s com uma espessura de 0,5 mm e uma largura de 30 mm.Eles são pendurados nos óculos inferiores e depois os superiores são apoiados neles. No entanto, este método não pode criar condições para uma boa vedação.
Vídeo: estufa de vidro e metal
Como escolher uma estufa de vidro acabado do fabricante
Comprar uma estufa do fabricante é a maneira mais fácil de obter um edifício pronto. Mas antes de selecioná-lo, você precisa:
- determinar o tamanho, forma e finalidade da estufa;
- escolha um local onde será localizado;
- descrever para o cliente o tamanho e a finalidade da estrutura;
- depois de comprar uma estufa, verifique seus parâmetros para que correspondam ao necessário;
- verifique se a configuração inclui instruções e desenhos.
É possível usar janelas coloridas para a estufa
Muitos jardineiros não recomendam o uso de vidro colorido, porque as plantas precisam de boa penetração da luz e o material altamente escurecido não será capaz de fornecer isso. Mas se você cultivar plantas que não exijam muita luz solar, uma moldura com vidro colorido é uma boa opção. Observe que este material tem um alto custo.
O conhecimento de como construir uma estufa de vidro por conta própria ajudará você a economizar não apenas em material, mas também no tempo que será gasto na construção. E os critérios pelos quais você precisa abordar a escolha de uma estufa do fabricante permitirão que você faça uma compra que fornecerá uma construção durável e de alta qualidade por um longo tempo.