Uma das melhores variedades de cenoura no meio do início é a variedade Cordoba f1. As plantas são notáveis por sua alta taxa de crescimento e cuidados despretensiosos, e a qualidade comercial e o sabor da fruta receberam muitas críticas positivas dos jardineiros que cultivaram essa variedade em suas áreas. As características das cenouras de Córdoba F1, as características de seu plantio, as regras para cuidar de plantas e dicas para colher frutos maduros, bem como as formas de lidar com possíveis dificuldades, estão listadas mais adiante neste artigo.
Características e descrição da variedade
As cenouras de Córdoba f1 foram criadas em 1899 na Holanda. Os criadores da famosa empresa holandesa Bejo trabalharam na criação de uma nova variedade. A variedade resultante de vegetais tinha excelentes características, por isso se espalhou rapidamente para outros países.
Você sabe Para reduzir o risco de ataque cardíaco em 44%, basta beber um copo de suco de cenoura diariamente.
Uma breve descrição dessa variedade é apresentada abaixo:
- A parte do solo da planta é forte e tem uma taxa de crescimento rápida.
- As cenouras Cordoba f1 têm uma roseta vertical, composta por longas folhas verdes claras. Sua altura total é de 43 a 48 cm.
- A placa da folha é caracterizada por dissecção média.
- A fruta madura apresenta tamanhos médios, formato cônico ou cilíndrico e ápice levemente pontudo.
- Lá fora, as cenouras são cobertas com cascas de laranja suaves e sua carne também é de cor laranja.
Regiões de desembarque mais adequadas
Devido à despretensiosidade da variedade às condições ambientais, hoje a venda de sementes de cenoura Cordoba f1 é realizada na Ucrânia, Rússia, República da Bielorrússia e Cazaquistão. Na Rússia, recomenda-se que essa variedade seja cultivada nas regiões:
- Central;
- Volga-Vyatka;
- Terra negra central.
Importante! 100 g de cenoura Cordoba F1 contêm cerca de 6 a 10% de açúcar e cerca de 17 mg de caroteno.
Tempo de amadurecimento
Essa variedade de cenouras atrai muitos jardineiros com seu amadurecimento precoce. Desde o momento do plantio das sementes até a colheita das primeiras raízes maduras, passam de 85 a 118 dias; portanto, as cenouras Cordoba f1 são frequentemente cultivadas para a venda antecipada de legumes frescos. Mas, apesar do amadurecimento precoce, os frutos desta variedade são caracterizados por excelente qualidade de conservação, mantendo o sabor e a apresentação atraente, mesmo durante o armazenamento a longo prazo.
Produtividade
As cenouras Cordoba f1 são caracterizadas por alta produtividade e excelentes características de commodities dos frutos. Legumes maduros têm uma aparência atraente e bom gosto, composição química rica. As principais características do rendimento e frutos desta variedade estão listadas abaixo:
- ao seguir as recomendações de plantio e cultivo, o rendimento da variedade é de 460 a 740 kg / ha;
- vegetais maduros, em média, atingem um comprimento de 15 a 20 cm;
- o peso médio de uma cenoura madura é de 120 a 250 g;
- a fruta madura tem um sabor doce;
- fração de matéria seca em cenouras Cordoba f1 - cerca de 12%;
- a produção de produtos comercializáveis é de 75 a 95%.
Recomendamos que você se familiarize com as primeiras variedades de cenouras:
Vantagens e desvantagens de outras variedades
As cenouras de Córdoba F1 têm várias vantagens que a distinguem dos vegetais de outras variedades. É por isso que rapidamente ganhou popularidade entre muitos jardineiros e é frequentemente cultivada em famílias grandes e pequenas.
- A lista de qualidades positivas da variedade inclui:
- amadurecimento bastante precoce da colheita;
- imunidade persistente de plantas a doenças;
- despretensiosidade às condições de cultivo e cuidado;
- resistência ao cracking;
- excelente sabor do vegetal, falta de amargura;
- boa qualidade de manutenção;
- resistência ao calor;
- universalidade do uso de frutas;
- resistência a infecções fúngicas.
Tecnologia de pouso
As sementes de cenoura Cordoba f1 apresentam boa germinação, mas quando são semeadas no solo, recomenda-se observar várias regras. Antes de tudo, é necessário selecionar um local adequado para o cultivo e preparar o solo para criar condições confortáveis para o crescimento das plantas. Ao mesmo tempo, as regras de rotação de culturas devem ser levadas em consideração para alcançar altos rendimentos.
Você sabe Os frutos das cenouras silvestres cresceram originalmente no Afeganistão e tinham uma cor roxa. A cor laranja dos vegetais surgiu como resultado da seleção.
O procedimento para plantar sementes de cenoura Cordoba f1 no solo não possui características específicas, mas deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções. As plantas são geralmente colocadas em filas em fileiras, entre as quais pelo menos 15 a 20 cm de espaço livre deve ser deixado. Nesse caso, o material de plantio é imerso em sulcos longitudinais, colocando as sementes adjacentes a uma distância de 2 cm uma da outra.
Seleção do local e preparação do solo
Ao escolher um local para o cultivo desta cultura, é necessário considerar sua localização, o grau de iluminação e a composição do solo. Todos esses fatores afetam a germinação de sementes e indicadores de produtividade, bem como o tamanho e sabor dos vegetais maduros. O enredo para o cultivo de cenouras Cordoba f1 deve atender aos seguintes requisitos:
- solo solto e nutritivo - proporciona uma rápida germinação das sementes e a formação de frutos com formas maravilhosas;
- superfície plana - na presença de planícies ou poços, a água da chuva pode se acumular neles, o que levará ao apodrecimento das raízes;
- nível de acidez do solo neutro ou levemente ácido;
- boa exposição solar - à sombra, a cultura dessa variedade crescerá muito mais lentamente e as raízes não atingirão tamanhos grandes;
- nível da água subterrânea a menos de 60–80 cm da superfície do solo - Com excesso de umidade, a parte subterrânea da planta pode apodrecer e as colheitas de raízes adquirem uma forma feia.
Antes de semear, é necessário preparar o solo na área selecionada. Para fazer isso, execute as seguintes ações:
- após a colheita, o solo é limpo de ervas daninhas e todos os detritos das plantas;
- no outono, a terra é escavada a uma profundidade de cerca de 30 cm, acrescentando serragem e turfa ao solo (cerca de 3 kg da mistura por 1 m²);
- na primavera, a superfície do solo deve estar bem solta e aplicada a cada 1 m² de meio balde de húmus, 2 colheres de sopa. eu superfosfato, 1 parte de salitre e 0,5 l de cinza de madeira.
Regras de rotação de culturas
Para manter altos rendimentos, cenouras dessa variedade não é recomendado pousar no mesmo local por dois anos seguidos. É melhor cultivar essa safra na área onde os antecessores adequados haviam crescido antes.
Os jardineiros experientes são aconselhados a plantar cenouras Cordoba f1 após essas culturas:
- abobrinha;
- batatas
- repolho;
- pepinos
- Tomates
- cebola.
Os precursores ruins para plantas dessa variedade são legumes, endro, aipo e salsa.
Importante! Voltar a cultivar cenouras no mesmo local só é possível após 3-4 anos.
Aterragem direta
O plantio de sementes de Córdoba f1 em áreas abertas geralmente começa na segunda quinzena de abril, mas para as regiões do norte, as datas de semeadura mudam para o início de maio. É necessário focar nas condições meteorológicas - as sementes desta cultura germinam melhor a uma temperatura de +15 ... + 18 ° C.
Uma instrução passo a passo para semear cenouras Cordoba f1 é apresentada abaixo:
- Mergulhe o material de plantio em um copo de água por vários minutos. As sementes flutuadas devem ser removidas - elas não germinam após o plantio no solo.
- Antes de plantar, mergulhe as sementes selecionadas em um recipiente com água por 48 horas, para que elas inchem bem. Em seguida, coloque-os em um guardanapo e seque-os um pouco.
- Na área preparada, desenhe sulcos longos com uma profundidade de 2,5 a 3 cm. Se o solo estiver muito seco, você poderá regar levemente os recuos com água.
- Mergulhe as sementes no fundo do sulco, observando uma distância de pelo menos 2 cm entre elas e polvilhe o material plantado com terra solta.
- Polvilhe a superfície da cama com água e cubra com um filme para fornecer calor e alta umidade às sementes. Sob tais condições, as primeiras mudas aparecem após 10-12 dias. Depois disso, o abrigo pode ser removido.
Vídeo: plantando sementes de cenoura
Crescendo e cuidando de cenouras
Essa variedade de cenouras é despretensiosa para as condições de cultivo, de modo que o jardineiro não precisa de muito tempo para cuidar da colheita. Após a emergência, é imediatamente recomendado afinar as plantações, para evitar espessamento excessivo e reduzir o risco de doença.Entre as plantas adjacentes seguidas, deixe cerca de 4-8 cm de espaço livre. Os cuidados adicionais com as cenouras de Córdoba F1 se resumem a rega adequada, aplicação oportuna de fertilizantes e combate a possíveis doenças e pragas.
Rega
Ao regar essa variedade de cenouras, é necessário observar uma medida para que a terra nos leitos não seque muito, mas também não seja saturada com a umidade. No primeiro caso, o sabor do vegetal está se deteriorando e, no segundo, a planta começa a crescer ativamente, o que leva a uma diminuição no tamanho das raízes.
Importante! Para a irrigação de canteiros de cenoura, é recomendável usar o método de irrigação por gotejamento - ajuda a umedecer uniformemente a terra e não corroer o solo em torno das raízes.
As principais recomendações para regar as cenouras Cordoba f1 estão listadas abaixo:
- recomenda-se irrigar plantas adicionalmente apenas em caso de ausência prolongada de chuva, caso contrário os frutos apodrecerão;
- a taxa de consumo de água no processo de crescimento ativo da safra é de cerca de 5 litros por 1 m² de canteiro;
- frequência de irrigação durante calor extremo - até 3 vezes por semana;
- as plantas são regadas em várias abordagens com pequenas porções de água - para que a umidade penetre uniformemente no solo;
- a temperatura da água para irrigação deve estar em torno de +22 ... + 25 ° С;
- na fase de formação da fruta, os canteiros são regados uma vez a cada 7 a 10 dias, gastando cerca de 15 litros de água por 1 m²;
- Recomenda-se irrigar as cenouras no início da manhã ou à noite após o pôr do sol - isso evita queimaduras nas folhas das plantas e evita a rápida evaporação da umidade;
- após a formação das raízes, a rega dos canteiros é interrompida para que os frutos maduros sejam melhor armazenados e não rachados.
Aplicação de fertilizantes
Para obter uma colheita generosa de frutas grandes dos canteiros, é necessário alimentar periodicamente as cenouras com fertilizantes. Ao mesmo tempo, é necessário seguir o cronograma de alimentação e saber que tipo de nutrientes a planta precisa durante cada período de seu crescimento.
Você sabe As cenouras são amplamente utilizadas na culinária. É adicionado às sopas, usadas para preparar saladas de vegetais, bem como para preparar chá.
As regras de fertilizantes para as cenouras Cordoba f1 estão listadas abaixo:
- 30 dias após o aparecimento das primeiras mudas, as cenouras são regadas com uma solução nutritiva preparada a partir de 30 g de nitrato de amônio e 10 l de água;
- 3 a 3,5 semanas após a primeira alimentação, as plantas são fertilizadas com uma solução de superfosfato (15 g por 5 l de água);
- em agosto, são adicionados fertilizantes à base de potássio e fósforo, necessários para o bom sabor do vegetal - 30 g de superfosfato e sal de potássio são dissolvidos em 10 l de água;
- cerca de 1 litro das soluções nutricionais acima é consumido por metro de leito;
- antes da fertilização, você precisa regar as cenouras - para que os nutrientes sejam melhor absorvidos no solo;
- os fertilizantes são dissolvidos em água para irrigação e a mistura resultante é introduzida em um sulco escavado entre fileiras de plantas;
- Na fase de formação e amadurecimento da fruta, os fertilizantes nitrogenados não podem ser aplicados - eles estimulam o crescimento da parte do solo da cenoura, mas pioram a qualidade e o sabor da fruta.
Prevenção de Doenças e Pragas
A variedade Cordoba f1 é caracterizada por boa imunidade a doenças e pragas, mas com cuidados inadequados eles ainda podem infectar plantas. Para corrigir o problema, você precisa observar os primeiros sinais em um estágio inicial e iniciar imediatamente o tratamento.
As doenças e pragas mais comuns de cenoura desta variedade estão listadas abaixo:
- Mosca de cenoura. As larvas deste inseto danificam a cultura das raízes, fazendo passagens estreitas e longas em sua polpa, como resultado das quais as cenouras se tornam inadequadas para armazenamento. Ao mesmo tempo, o crescimento das plantas diminui, os topos adquirem uma tonalidade de bronze e morrem gradualmente. Para destruir as lagartas, o solo das camas é polvilhado com uma mistura de pó de tabaco e cinzas ou regado com amônia. Em caso de infecção grave, são utilizados preparados especiais (por exemplo, "Ziper", "Actellik").
- Folha de pulgas de cenoura. O inseto põe ovos nas folhas verdes da planta e as lagartas emergentes se alimentam de seu suco. Como resultado, a parte do solo das cenouras fica amarela e morre, e as plantações de raízes não têm tempo para atingir o tamanho desejado e amadurecer. Você pode remover a praga do local pulverizando os canteiros de cenoura com uma solução de sabão ou infusão de tabaco líquido.
- Wireworm. Esta praga é a larva de um inseto quebra-nozes e prejudica as culturas de raízes. Os sinais de infecção incluem uma desaceleração do crescimento das plantas, letargia das folhas e furos redondos na superfície do vegetal. Para se livrar do verme, as camas são fertilizadas com substâncias que contêm amônia. Com infecção grave, inseticidas são usados (por exemplo, Aktara).
- Fomose (podridão seca). A doença tem uma natureza fúngica, e seu principal sintoma são manchas marrom-acinzentadas nos topos e frutas. No processo de disseminação adicional da infecção, as cenouras começam a apodrecer e se tornam inutilizáveis. A podridão seca não é tratável e as plantas afetadas devem ser removidas imediatamente do local para evitar a propagação da infecção para outros canteiros.
- Podridão branca. A doença afeta os frutos e se manifesta principalmente durante o armazenamento da colheita, cobrindo os vegetais com uma camada de placa branca e macia, que na aparência se assemelha ao algodão. A superfície do feto sob um revestimento é coberta com muco e começa a deteriorar-se rapidamente. Para combater a infecção, você precisa destruir as raízes afetadas e borrifar as cenouras com preparações que contenham cobre.
- Rizoctonia (podridão de feltro). Com esta doença, manchas cinzas escuras aparecem na superfície da cenoura, que penetram profundamente na carne do vegetal. No futuro, as colheitas de raízes são cobertas com um revestimento de feltro violeta, levando à podridão da colheita de raízes. É impossível salvar plantas doentes - elas são removidas do jardim e destruídas. As plantações restantes são pulverizadas com preparações à base de oxicloreto de cobre.
Para evitar a ocorrência dessas dificuldades, basta implementar medidas preventivas simples:
- aderir ao esquema de plantio recomendado;
- desbaste de mudas;
- observar o regime correto de rega e adubação;
- realizar escavação de outono do solo no local;
- observar rotação de culturas;
- remova regularmente as ervas daninhas e solte o solo entre as linhas.
Colheita e armazenamento
Colheita de cenouras Córdoba F1 começa a amadurecer em agosto. O principal sinal de maturidade dos frutos é o amarelecimento das folhas inferiores das copas e a cor laranja saturada da parte superior da cultura das raízes.
Importante! Cenouras maduras precisam ser retiradas do solo imediatamente para que sua carne não fique lenta e solta devido à exposição prolongada ao solo.
As regras básicas para a coleta e armazenamento de culturas de raízes estão listadas abaixo:
- as cenouras são desenterradas em clima seco e ensolarado, antes do início da estação chuvosa e fria;
- desenterram os legumes com um garfo e depois os puxam cuidadosamente do chão para os topos;
- os frutos precisam ser cuidadosamente limpos à mão dos pedaços de terra que grudaram, mas não podem ser lavados com água;
- os topos são cortados na planta desenterrada - as folhas e cerca de 3 mm da raiz são removidas com uma faca;
- para a secagem, as frutas são dispostas em uma pequena camada à sombra na rua ou em uma sala bem ventilada por várias horas;
- Antes de depositar para armazenamento, as frutas são separadas, removendo cópias danificadas por podridão ou pragas;
- os legumes são armazenados em um porão escuro com boa ventilação a uma temperatura de 0 ... + 2 ° C e umidade de 90–95%.