Com o advento de novos materiais modernos para cobrir estufas e estufas, o cinema familiar é coisa do passado. Agricultores experientes já apreciaram a cobertura de estufas de policarbonato, que possui excelente isolamento térmico, transmissão de luz, resistência a altas e baixas temperaturas.
As vantagens do policarbonato são mais que suficientes para dar preferência a ele na escolha de um material para revestimento de estruturas de efeito estufa. Comparado ao filme, é bastante caro, muitos jardineiros estão se perguntando se é possível economizar dinheiro instalando policarbonato em uma estufa por conta própria.
Tecnologia para instalação de policarbonato em estufa: como
Se uma decisão for tomada sem a ajuda de um especialista para instalar o policarbonato em uma estufa ou em uma estufa, primeiro é necessário estudar cada etapa do processo e levar em consideração todas as características do material utilizado.
A instalação consiste nas seguintes etapas:
- Colocando folhas ao redor do perímetro da estrutura e marcando os pontos de fixação.
- Faça furos para termopoços e parafusos, levando em consideração a distância mínima da borda (40 mm) e o diâmetro dos furos, que devem ser vários milímetros maiores que o diâmetro da arruela.
- Remoção de aparas após o corte.
- Fixação nas extremidades das fitas seladas.
- Determinando o lado correto da instalação - a camada de proteção deve estar do lado de fora.
- Colocar telas com uma pequena tolerância à expansão para excluir sua deformação.
- Colagem de folhas usando arruelas térmicas usando juntas.
Vídeo: Instalação e montagem de policarbonato em estufa
Dependendo do design da estufa, vários perfis são usados:
- para conectar blocos em ângulos retos - angulares;
- para conexão na parede - parede;
- para o cume no telhado - cume.
Um dos momentos mais cruciais na preparação do revestimento é a escolha do material.
A escolha do material para o velame
O material para o dossel depende diretamente do design da estufa. O vidro, filme e policarbonato mais comumente usados, que têm suas vantagens e desvantagens. Estufas modernas estão cada vez mais sendo cobertas com policarbonato.
A seu favor, essas propriedades testemunham:
- custo relativamente baixo;
- boa transmissão de luz;
- resistência ao desgaste;
- baixo peso de estruturas de policarbonato;
- baixa condutividade térmica;
- resistência a reagentes químicos;
- alta resistência;
- fácil de processar (cortar, perfurar);
- ampla gama de cores.
Uma grande variedade de policarbonato está disponível no mercado, e a escolha da melhor opção às vezes se torna um problema real.
Para evitar dificuldades durante a montagem da estrutura e o dossel durar muito tempo, é necessário prestar atenção a certos critérios ao escolher um material:
- Os produtos da mais alta qualidade são oferecidos pelos fabricantes europeus e israelenses. Com uma estimativa limitada, o policarbonato produzido na Rússia também pode ser adquirido. Mas é melhor recusar lençóis chineses.
- O produto deve ter um certificado de qualidade, que é uma garantia de que o vendedor é responsável pelo produto que está sendo vendido.
- O material deve ser rotulado pelo fabricante. A marcação deve conter informações abrangentes: detalhes do fabricante, data de lançamento, dimensões, etc.
- O material de qualidade deve ter uma cor uniforme, sem transições de cores. A ausência de áreas nubladas, rachaduras, dobras, bolhas, arranhões é sinal de um produto de qualidade.
- O filme protetor UV deve estar intacto.
- Os reforços devem ser paralelos entre si, sem ondulações.
- A embalagem não deve estar deformada ou danificada. Todas as bordas das folhas devem estar fechadas (exceto a inferior, projetada para remover o condensado).
- A espessura das chapas depende da estação para a qual a estufa deve ser usada. Para estruturas envolvidas na estação primavera-outono, basta usar uma espessura de até 10 mm. Para estufas e estufas aquecidas, deve ser de 15 mm ou mais.
No mercado, você pode encontrar várias variedades de policarbonato projetadas para cobrir estufas, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens.
Variedades, características
Dois tipos de policarbonato são utilizados para o revestimento.
O policarbonato monolítico é mais parecido com o vidro, mas é cem vezes mais forte e possui melhor transmissão de luz. As folhas são produzidas com uma espessura de 0,75 ... 40 mm.
- As principais vantagens deste tipo de material são:
- alto grau de resistência (usado na reserva, envidraçamento de transporte);
- a transmissão de luz atinge 89% (superior à de qualquer plástico);
- baixa inflamabilidade e capacidade de auto-extinção;
- leveza (4,8 kg / m2);
- altas taxas de isolamento térmico e acústico;
- segurança na operação (no momento da destruição não deixa fragmentos agudos);
- versatilidade no processamento (fácil de perfurar, conformação a frio e a quente, conformação térmica a vácuo).
Você sabe As propriedades do policarbonato são amplamente utilizadas na construção de aeronaves, onde qualidades como alta resistência com uma massa mínima de material são especialmente importantes.
- O celular, que possui uma estrutura celular, é frequentemente usado para criar coberturas e cobrir estufas e estufas, graças a qualidades como:
- alta capacidade de carga;
- facilidade de instalação;
- longo prazo de operação;
- Proteção UV;
- durabilidade;
- resistência à umidade;
- facilmente dobra;
- resistente a produtos químicos;
- excelente isolamento térmico;
- bem protege as plantas da luz solar direta, espalhando-as.
Com foco nos agricultores como um nicho separado, os fabricantes oferecem policarbonato com um revestimento especial que não permite que a água permaneça em sua superfície interna, garantindo assim uma boa transmissão de luz.
O corte correto do policarbonato na estufa
Cortar o material para cobrir a estufa é um estágio crucial em seu design, e é melhor confiar esse processo a especialistas.
Mas você pode fazer isso sozinho, sujeito a certas regras e tecnologia de corte:
- É necessário cortar o material de acordo com o padrão de corte para minimizar o desperdício.
- Durante o processo de corte, o filme protetor deve permanecer holístico.
- O corte deve ser feito exclusivamente ao longo dos espaços vazios.
- A serragem das folhas deve ser removida com ar comprimido.
- Comece a cortar com uma copa, depois corte as portas, janelas. Finalize cortando o material nas paredes.
- As extremidades devem ser cuidadosamente fechadas com selante.
O policarbonato é um material bastante maleável. Para trabalhar com isso, você precisará de uma serra (você pode usar uma serra circular) e uma serra em uma árvore.
Recursos de estilo
Ao cobrir a estufa, atenção especial deve ser dada ao lado do suporte, pois o filme protetor nas folhas é fornecido apenas em um lado e a distância de montagem.
Qual lado anexar
Antes de anexar, você deve determinar o lado externo que protegerá as plantas dos raios UV. Nem sempre é possível reconhecer de forma independente o lado com o filme protetor.
Algumas dicas para ajudar a evitar erros:
- o filme protetor geralmente é pintado e a superfície interna da folha é transparente;
- leia atentamente as instruções. Muitas vezes, o fabricante indica como o lado da superfície de proteção é indicado;
- Você pode entrar em contato com o vendedor ou especialista para obter ajuda.
Mais confiável, embora custe um pouco mais, policarbonato com um revestimento de dupla face de uma película protetora. Esse material durará mais, portanto, se o orçamento permitir, os especialistas recomendam a compra desse tipo de material.
Quão longe
A distância entre os suportes é uma condição importante para a confiabilidade da estufa e é consistente com as dimensões dos painéis. Os fabricantes produzem plástico celular com uma largura padrão de 2,1 m. Dado que os reforços estão localizados ao longo dos painéis, suas bordas devem ficar nas estruturas de suporte ao longo do lado comprido.
Desta maneira os suportes devem ser instalados a uma distância de 1,05 m ou 0,7 m. Os painéis podem ser presos juntos às partes longitudinais da estrutura usando perfis de conexão especiais.
Trabalhar com policarbonato celular
Ao projetar revestimentos de policarbonato celular, deve-se considerar o seguinte:
- Tamanhos de folha (o layout de corte deve ser ideal para reduzir o consumo de material).
- Condições climáticas (força do vento, espessura da cobertura de neve).
- Expansão do material quando aquecido.
- Raios de curvatura mínimos das folhas (se um revestimento em arco estiver sendo projetado).
- Possível compressão ou expansão de painéis sob a influência de altas temperaturas.
- O conjunto necessário de elementos de montagem.
Dada a variedade de projetos de estufas e estufas, é necessária uma abordagem individual para o corte e instalação da estrutura.
As folhas de policarbonato do favo de mel podem ser dobradas
O policarbonato celular tem sido utilizado com sucesso no projeto de estruturas em arco de estufas devido à sua capacidade de dobrar facilmente. A flexão não requer operações adicionais (por exemplo, aquecimento). Basta fixar a chapa com uma morsa, fornecendo o raio necessário.
Ao criar uma dobra, a localização dos favos de mel é levada em consideração: é possível dobrar exclusivamente ao longo, ou seja, apenas na direção deles.Importante! Ao criar uma dobra, você deve levar em consideração o raio mínimo permitido, que pode ser esclarecido com o vendedor. Para cada tipo de painel, ele tem significados diferentes.
Características de corte e preparação para instalação
Antes de cortar folhas, prepare um desenho com medidas precisas. Isso leva em consideração a localização em relação às costelas.
O processo consiste nas seguintes etapas:
- Corte. Uma serra circular com pequenos dentes não diluídos fará o melhor trabalho. É melhor usar rodas de metal duro. Para evitar ferimentos ou cortes de baixa qualidade, não segure as folhas de policarbonato com as mãos ao cortar. Recomenda-se fixar as folhas com segurança em uma superfície sólida; é melhor usar um torno para esse fim. As aparas dos cortes devem ser removidas usando ar comprimido.
- Fazendo buracos. Os furos nos painéis são perfurados entre as nervuras, para que os elementos de fixação não interfiram na drenagem do condensado. Para perfuração, é recomendável usar uma furadeira elétrica com brocas para metal.
- Vedação. As extremidades superiores dos painéis alveolares devem ser seladas com fita adesiva. As extremidades inferiores são deixadas abertas para a saída do condensado.
Em seguida, você pode começar a montar as folhas preparadas.
Métodos de montagem
O processo de instalação consiste em prender adequadamente o policarbonato. Na maioria das vezes, os especialistas usam poços térmicos e perfis para esse fim.
Anilhas térmicas
Os fabricantes de fixadores herméticos oferecem uma variedade de poços térmicos feitos de:
- policarbonato;
- polipropileno;
- metal.
Independentemente do material, todas as arruelas térmicas possuem juntas de polímero que fornecem uma vedação firme.
Termopoços em policarbonato são considerados os mais duráveis e práticos. São bastante estéticos e são produzidos em uma ampla gama de cores e, com a ajuda deles, acoplam policarbonato celular. O tamanho da lavadora térmica deve corresponder à espessura do meio carbonato. Os fixadores selecionados corretamente permitem apertar o parafuso autorroscante até parar sem comprimir o material.
Durante a instalação, um orifício é pré-planejado e perfurado no material, que excede o diâmetro da perna em 2 ... 3 mm de diâmetro. O passo ideal é considerado de 35 a 50 cm, o espaçamento mínimo da borda é de 4 cm Insira a arruela térmica no furo, centralize a vedação e aperte.Você sabe Os primeiros viveiros apareceram na Roma antiga, onde as plantas eram plantadas em pequenos carros, que eram lançados na rua durante o dia e deixados nos quartos aquecidos à noite.
Máquinas de lavar louça em polipropileno eles têm uma longa vida útil (4 a 5 anos), podem vedar suficientemente a junta devido à sua forma.Os termopoços de metal são os mais duráveis e não corroem. O aperto é garantido pelas juntas de borracha ou poliuretano incluídas no kit. Na maioria das vezes, esse tipo de arruela é usado ao fixar perfis de conexão de alumínio.
Perfil
Para a fixação de policarbonato, são utilizados vários tipos de perfis metálicos:
- UP-end;
- HCP - destacável, conectando, integral;
- HP - peça única;
- K - cume;
- Parede F;
- Y - angular.
As estufas em arco são montadas usando a extremidade, uma peça e a conexão. Para montar outros designs, você pode usar qualquer um dos perfis listados.
Importante! Se, ao cobrir uma estufa do tipo arco, ambas as extremidades de uma folha de policarbonato estiverem na parte inferior, é necessário cobrir todas as bordas com uma fita de perfil.
Fita selada
As fitas de vedação são feitas de dois tipos de alumínio: sólido e perfurado. Uma peça permite selar completamente a cavidade interna do policarbonato, colando com ela as seções superiores das folhas.
Para proteger as cavidades internas de insetos, poeira e sujeira, são usadas fitas herméticas perfuradas, colando-as no corte inferior das folhas.
Sistemas de montagem em alumínio
Os perfis de alumínio permitem montar estruturas muito duráveis usando juntas. Ao montar, a tira de alumínio é presa à base, as vedações são colocadas no topo das ranhuras.
As folhas de policarbonato são colocadas por cima, nas quais são montadas tiras superiores com gaxetas de borracha. Aperte com parafusos de cobertura. Fixe a tampa decorativa.
O policarbonato pode ser montado horizontalmente
As folhas de policarbonato nunca são colocadas horizontalmente. Com esta orientação, a possibilidade de remover o condensado da cavidade das folhas é excluída.
Regras para auto-instalação
Para evitar dificuldades durante a montagem, é necessário levar em consideração todas as nuances associadas a cada etapa individual do processo.
O que você precisa saber antes de iniciar a instalação
Apesar de o plástico polimérico ser um material bastante maleável, existem características que devem ser consideradas antes de trabalhar com ele:
- Ao colocar em uma superfície curva, verifique se uma rachadura não aparece na folha.
- As chapas de carbonato com uma espessura pequena, como regra, têm uma camada protetora sobre toda a espessura, para que possam ser colocadas em ambos os lados.
- As caras folhas de polímero são revestidas com uma camada protetora apenas em um lado, o que deve ser levado em consideração ao instalá-las.
- Se uma árvore for usada como estrutura para a estufa, as propriedades do inchaço e o aumento do tamanho quando umedecido devem ser levados em consideração.
- O ideal para cobrir estufas é uma espessura de folha de 4 mm ou mais, mas, na prática, qualquer espessura de material pode ser usada. Como a vida útil das chapas não depende de sua espessura e o preço aumenta na proporção direta, é melhor economizar na fase de seleção do policarbonato.
- As folhas de polímero quebram a integridade sob a influência de vários solventes, como metacrizol, tetracloroetano, prinio, cloreto de etileno.
- Para reduzir a força de pressionar o material na armação, ele é usado para prender parafusos - juntas, para parafusos autorroscantes - vedações de borracha ou poliuretano.
Como e como fixar policarbonato em metal
O policarbonato pode ser conectado ao metal de duas das maneiras mais comuns:
- Lavadoras térmicas (método de montagem no local). Nesse caso, os furos são perfurados 1,5 ... 2 mm maiores que o diâmetro da lavadora de roupas térmicas, de modo que a arruela de plástico com uma perna curta se encaixe perfeitamente no furo e clique no lugar. A goma de vedação incluída no kit evita a entrada de poeira e umidade, fixa firmemente o material.
- Usando perfis metálicos as folhas geralmente são presas quando precisam ser unidas (ao empilhar em várias linhas). Nesse caso, o policarbonato é inserido primeiro nos perfis, após o qual a estrutura acabada é instalada no lugar certo. As dimensões dos perfis são selecionadas dependendo da espessura do policarbonato. O comprimento padrão do perfil para elementos longitudinais é de 6 m, para o transversal - 2,1 m. A espessura é selecionada de acordo com a espessura das folhas.
Perfis finais projetado para impedir a entrada de poeira e umidade. O design fornece ventilação, o que permite remover a condensação das cavidades dos painéis. São colocadas nas partes finais das folhas após aparar e selar os adesivos da fita: na borda superior - alumínio, na parte inferior - perfurada. Ao projetar estufas em arco, uma fita perfurada é colada nas duas extremidades.
Conectando HP Os perfis são bastante flexíveis, fáceis de dobrar ao montar estruturas em arco. Você não precisa cortá-los, seu comprimento corresponde aos padrões das folhas. O tamanho deve ser selecionado dependendo da espessura do policarbonato. Se exceder 10 mm, é melhor usar perfis destacáveis.
Perfis destacáveis muito caro. Eles permitem a fixação longitudinal das folhas sem danificá-las e ocultam as juntas. Recomendado ao projetar estufas e estufas de inverno com folhas grossas de policarbonato. A instalação é realizada com parafusos auto-atarraxantes de metal através da barra inferior, na qual os furos são feitos a uma distância de 30 cm.O diâmetro é levemente maior que o diâmetro dos parafusos. O policarbonato deve ser instalado no local com uma folga de 2 ... 2,5 mm, coberto com a barra superior, que se encaixa no lugar.
Perfil Skate RP utilizado para a montagem de estufas de empena e arco com largura superior a 4 M. Para essas estruturas, é impossível usar policarbonato de tamanho padrão. As folhas são presas em ranhuras de um perfil de duas partes. Nesse caso, é fornecida uma folga de 3 ... 5 mm dentro da ranhura para expandir o material.
Perfil de ângulo FR usado para unir inclinações de telhado. Permite o aperto da adjacência das folhas em ângulo reto. Os perfis de canto são produzidos em tamanhos padrão: comprimento - 6 m, espessura - 6 ... 10 mm.
Perfil de parede FP Projetado para fornecer isolamento térmico das juntas e evitar vazamentos de umidade entre a inclinação do telhado e a parede. Disponível em 6 m de comprimento e 6 a 10 mm de espessura.
Para a árvore
Para fixar chapas de policarbonato nas molduras de madeira de estufas e estufas, são utilizados parafusos auto-atarraxantes dos seguintes tipos:
- coberturas galvanizadas com uma cabeça sextavada e uma arruela;
- com termowasher de borracha;
- com termowasher de polímero.
Além dos parafusos autorroscantes, eles usam perfis de conexão - removíveis e de peça única, com os quais as folhas são presas.
A fixação com parafusos de madeira é feita enroscando-os no material. Devido ao fato de a ponta ser feita na forma de broca e ter um pequeno número de voltas, o processo de inserção não é demorado.
Os parafusos auto-atarraxantes para telhados são a opção mais barata e são convenientes para trabalhar com uma chave de fenda, graças à cabeça hexagonal. A vantagem desses parafusos autorroscantes é o grande diâmetro da haste, bem como as propriedades anticorrosivas, uma vez que são feitos de galvanizado. Os parafusos autorroscantes com os termopoços têm um diâmetro grande e são frequentemente usados para resolver o problema da folga térmica.
Tendo muitas vantagens, em comparação com o filme, o policarbonato é bastante caro e difícil de instalar o material. No entanto, agricultores experientes estão cada vez mais abandonando o revestimento tradicional de estufas, preferindo esse método específico. Para reduzir o custo final da estrutura, você pode fazer isso sozinho. Mas, para isso, é necessário estocar conhecimento, paciência e seguir claramente todas as recomendações para a instalação de chapas de policarbonato.