O último dia de outubro é conhecido no mundo inteiro como Halloween, e é difícil imaginar sem esse atributo uma abóbora luminosa com olhos e boca cortados. Ao mesmo tempo, poucas pessoas sabem por que você não pode ficar sem esses adereços. Hoje você aprenderá como aconteceu que era uma abóbora que começou a simbolizar este feriado.
Como é chamada a abóbora de Halloween?
Na forma em que conhecemos a abóbora do Halloween, ela apareceu pela primeira vez em 1837 - houve uma menção escrita ao nome e, desde 1866, o feriado não era celebrado sem ela. A lâmpada de abóbora típica, na qual o rosto do monstro é cortado e uma vela é inserida no Halloween, é a Lâmpada de Jack (ou lanterna) (em inglês, Jack of the Lantern ou abreviado Jack-o-lantern).
História e Descrição
Era costume os povos celtas (os antigos ancestrais dos irlandeses e escoceses) deixar lanternas para os mortos para ajudá-los a encontrar o caminho do purgatório, iluminando o caminho. Uma vez que uma lanterna desse tipo tinha que ser feita para a alma de um ferreiro, cujo nome era Jack. Há uma lenda que há muito tempo atrás, na Irlanda, vivia um ferreiro chamado Jack Stingy, que frequentemente se prendia à garrafa e ao mesmo tempo era mesquinho. Um dia, ele se encontrou com o próprio Satanás e ofereceu uma bebida juntos.
Importante! Acredita-se que, se você colocar uma lanterna de abóbora perto da casa na noite de 31 de outubro a 1 de novembro, quando as almas dos mortos caírem do outro mundo para o nosso, elas poderão encontrar o caminho de volta, e os espíritos malignos que vagam por esse dia ficarão assustados e partirão.
Para pagar a bebida, Jack pediu ao imundo que se transformasse em dinheiro, e ele os colocou no bolso, onde já havia uma cruz de prata; como resultado, o maligno não conseguia sair do bolso. Por sua liberdade, ele deu a Jack um ano de vida sem seus truques e prometeu que não levaria sua alma ao inferno após a morte. Isso não foi suficiente para Jack, e ele logo pediu ao diabo para ajudar a colher frutas da árvore. Quando ele subiu, o ferreiro desenhou uma cruz no porta-malas. Em troca, Jack negociou para si mesmo 10 anos de vida sem a intervenção do maligno.No entanto, o ferreiro se enganou. Quando sua saúde não suportava tanta quantidade de álcool, Satanás manteve sua palavra e não levou sua alma ao inferno. Mas a alma, que pecou muito durante sua vida, acabou sendo indigna do paraíso. Então Jack começou a passear pelo mundo, ninguém precisava. O diabo deu a ele um carvão ardente para que ele pudesse ver para onde estava indo. Colocando um pedaço de carvão em uma abóbora para não queimar as mãos, a alma de um ferreiro começou a vagar, esperando o Dia do Julgamento.
Você sabe No início da Ucrânia, eles entregaram a abóbora quando quiseram recusar o noivo que veio se casar. E entre as tribos eslavas eles preparavam pratos quando queriam que a casa não tivesse brigas.
Por que a abóbora se tornou um símbolo do Halloween?
Os celtas usavam cabeças esculpidas em vegetais grandes em várias cerimônias. Essas pessoas acreditavam na transmigração de almas após a morte, e também acreditavam que a alma humana vive na cabeça, de modo que as cabeças dos inimigos eram necessariamente cortadas e armazenadas em casa como troféus para que não voltassem à vida. Quando começaram a celebrar o Halloween, as lâmpadas de Jack eram esculpidas em vegetais como nabos ou rutabaga.Nos EUA, era mais difícil para os imigrantes do Velho Mundo obter esses vegetais, e a abóbora era um produto barato e crescia em abundância em muitos lares, e é por isso que começou a ser usada para lâmpadas. Antes disso, a abóbora simplesmente simbolizava o final da colheita. No século XX, começou a ser usado para criar lâmpadas em outros países.
Outros atributos e essência do Halloween
O dia das bruxas em inglês também é conhecido como véspera de Todos os Santos, véspera de todas as almas consagradas, par de todos os santos e véspera de todos os santos, traduzida como "noite de todos os santos". Com o tempo, o nome escocês Hallowin substituiu o resto. Outra interpretação - o feriado foi nomeado em homenagem à deusa da morte alemão-escandinava Hel. O Halloween é comemorado em 31 de outubro, na véspera do Dia de Todos os Santos, de acordo com o calendário da igreja católica. A primeira menção escrita do feriado remonta a 1556.
Importante! A essência do Halloween é espantar o mal ou se esconder dele, disfarçado de espíritos malignos com a ajuda de uma fantasia.
Nascido na Irlanda e na Escócia, gradualmente se espalhou para o Reino Unido, Estados Unidos e se espalhou para países relacionados (Japão, Austrália, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Cingapura, Ilhas do Pacífico) e, mais recentemente, se apaixonou por residentes de outros países da Europa e da ex-URSS. Acredita-se que o precursor desse feriado tenha sido o Samhain, traduzido - "fim do verão", como os irlandeses chamavam de novembro.Além disso, os celtas não associaram esse dia com espíritos malignos, mas foram o último dia da colheita. Nesse dia, parte do gado foi abatida para alimentar-se no inverno, com os ossos que eles desejavam saber no futuro. O gado restante foi mantido entre altas fogueiras para limpar e as pessoas saltaram através do fogo. Samhain já era visto como um feriado de veneração dos mortos após a adoção do cristianismo. Provavelmente, dessa maneira, os monges cristãos queriam compartilhar a celebração pagã e o Dia de Todos os Santos, que é comemorado em 1º de novembro.
Você sabe Nos Estados Unidos, as receitas com a venda de fantasias de Halloween totalizam cerca de US $ 5 bilhões.
Além da cabeça de abóbora, os símbolos do Halloween são:
- Trajes - nesta noite é costume vestir fantasias de monstros, fadas, bruxas e outros personagens inventados. Esse costume apareceu por volta do século XVI e as pessoas usavam máscaras de tecido no rosto. E a partir do final do século 19, vestidos extravagantes também apareceram.
- Doces - a princípio, para receber dinheiro ou comida do dono da casa, era necessário entretê-lo de alguma forma. "Travessuras ou gostosuras" - uma frase pronunciada para isso, traduz aproximadamente como "travessuras ou gostosuras".
Leitura Recomendada
- A cor é preferencialmente preta ou laranja.
- A decoração da casa é tudo o que está associado ao outono.
- Música - músicas populares de vários filmes de terror.
- Festas barulhentas que também assustam os maus espíritos.
- Adivinhação.
- Atrações - passeios em vários tipos de casas mal-assombradas.
- Pratos de maçãs, abóboras, milho, mel, às vezes em conjunto com adivinhação (anéis escondidos no interior, ervilhas, moedas e outros objetos significam diferentes opções para mudanças na vida).