Para o deleite dos jardineiros e residentes de verão, a seleção de variedades de tomate é ampla hoje. E entre essa variedade, a variedade Liana, que foi criada na década de 1990 e continua popular devido às suas qualidades únicas, merece atenção especial. Falaremos sobre ele no artigo abaixo.
Descrição da nota
O tomate Liang difere de outras variedades na aparência, sabor e versatilidade de uso.
Você sabe Os frutos do tomate contêm serotonina, ou hormônio da felicidade, além de tiamina, uma vitamina antineurítica. Portanto, o tomate em situações estressantes atua como antidepressivo. O tomate é especialmente rico em tais substâncias. Liana rosa.
Características da classe:
- os arbustos são subdimensionados, com um grande número de folhas, compactos;
- variedade de alto rendimento e maturação precoce;
- frutos redondos com peso até 100 g;
- as folhas são verde-escuras, densas;
- resistente a doenças, não exigente no clima;
- bem preservado durante o transporte devido à sua alta densidade;
- pode ser cultivado em estufa e em campo aberto;
- com os devidos cuidados, um arbusto dá até 2-3 kg de frutas;
- os frutos são doces, com baixa acidez.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer nota, o Liana tem suas vantagens, que têm mais do que desvantagens.
- Prós:
- resistência a doenças;
- amadurecimento rápido e uniforme;
- transportabilidade;
- bom gosto;
- produtividade;
- universalidade de aplicação.
- Contras:
- derrotar a praga tardia e o mosaico do tabaco;
- frequentemente atacado por pragas.
Mudas de crescimento próprio
Comprar mudas prontas hoje não é um problema, mas sempre existe o risco de obter a variedade errada que você deseja. Portanto, se possível, é melhor cultivar mudas a partir das próprias sementes.
Datas de semeadura
Se você mora em uma região com clima ameno e quente, pode começar a semear em fevereiro. Mas geralmente isso é feito na primeira quinzena de março e antes do início de abril. Isso se aplica ao cultivo de mudas em ambientes fechados. Na rua, em estufas, as sementes são semeadas na segunda quinzena de abril, quando o sol começa a aquecer o chão.
Solo
Os tomates adoram solos leves e soltos. A melhor opção é o solo adquirido para mudas, que possui uma composição especialmente selecionada. Se você não deseja gastar dinheiro extra em terra, estique com antecedência terra, areia e turfa. Terra adequada a partir de moles de buracos recém cavados.
Misture 2 partes da terra e uma parte de turfa e areia. No dia anterior à semeadura, o solo é tratado com água fervente para matar pragas.
Capacidade de crescimento
Como contêineres, você pode comprar caixas prontas na loja - elas duram mais de um ano. Também adequados são copos de plástico ou papel. Os comprimidos de turfa são uma boa opção. Basta molhar o comprimido e colocar 2-3 sementes.
Então, junto com ela, plante tomates no chão. Você também pode usar caixas de papelão pré-montadas e lavadas com suco ou leite, garrafas plásticas.
Importante! As folhas e os topos dos tomates são venenosos. A partir deles, você pode preparar uma infusão especial, que destrói pragas, incluindo o besouro da batata do Colorado.
Preparação de sementes
A preparação de sementes para semeadura consiste em 3 etapas:
- Rejeição.
- Desinfecção
- Endurecimento.
Em seguida, as sementes são imersas por 30 minutos. em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio, lavada e envolvida em um curativo ou gaze, enviada à geladeira durante a noite para endurecer. Você pode pré-sustentá-los em um estimulador de crescimento.
Semeando sementes
As sementes prontas são depositadas no solo, forçando-as delicadamente com um palito de dente. A terra está pré-umedecida. Polvilhe com 2 mm acima do solo, cubra com um filme ou vidro para obter um efeito estufa. A distância entre as sementes ao plantar 3-4 cm.
Cuidados com mudas
Após 5-6 dias, as primeiras mudas aparecerão nas mini-estufas. Quando atingem 1-2 cm, o abrigo é aberto primeiro por uma ou duas horas, depois por um dia e depois removido. Um lugar para mudas é melhor escolher entre o lado leste ou sudeste.
As capacidades devem ser sombreadas para que brotos fracos não queimem ao sol. A temperatura do ar para eles é +23 ... + 24 ° C. A terra deve estar úmida, mas sem excesso. Você pode regar com uma seringa - para controlar a quantidade de água. Para as sessões de fotos serem suaves, você precisa colocá-las na janela todos os dias, de um ou do outro lado.
As mudas plantadas em março precisam de iluminação adicional. Para fazer isso, uma lâmpada fluorescente é fixada acima dos tomates, que devem queimar após o anoitecer por mais 3-4 horas.
Antes do mergulho, as mudas não podem ser alimentadas. 14 dias após o mergulho, você pode fazer um fertilizante especial para mudas. Após 2 semanas - mais uma cobertura e a terceira - 2 semanas antes do pouso.
Endurecimento de mudas
O endurecimento começa nos primeiros dias de vida das plantas. Para fazer isso, leve-os para a varanda por 30 minutos à noite. A temperatura não deve estar abaixo de +15 ° C. À medida que crescem, os banhos de ar aumentam e a temperatura é reduzida para +10 ° C.
Antes de plantar em campo aberto, em cerca de 14 dias, os tomates são retirados para a rua. Primeiro à noite, a temperaturas mais baixas, deixe por uma hora. Depois, à tarde, para que as plantas se acostumem aos raios do sol. Nos primeiros 30 minutos são mantidos em sombra parcial, depois deixados ao sol - por 10 a 15 minutos.
Você sabe Na medicina popular, a polpa de tomates maduros é usada para tratar queimaduras e feridas. Contém fitonídeos antibióticos vegetais, que aceleram a cicatrização e impedem o desenvolvimento de infecções.
Plantio de mudas em local permanente
Os tomates são plantados no solo com 2 a 2,5 meses de idade, enquanto sua altura deve ser de aproximadamente 20 cm e, em regra, são plantados em casa de vegetação na primeira quinzena de maio. Mas, antes de plantar em campo aberto, você precisa garantir que não haverá congelamento. Isso geralmente ocorre após 22 de maio.
Você pode plantar em várias etapas - então há menos risco de perder todas as plantas e isso aumentará a frutificação.
Quanto mais luz e espaço os arbustos obtiverem, melhor. O local no jardim é escolhido ensolarado - do lado sudeste ou leste. Você precisa plantar arbustos a uma distância de 50 cm e, de preferência, 70 cm um do outro. A mesma distância é mantida entre as linhas. Portanto, é mais conveniente cuidar deles, e eles se infectam menos com doenças.
Características de cuidados ao ar livre
Depois de plantar as plantas no chão, elas precisam de cuidados. A quantidade e a qualidade da colheita dependerão disso.
Rega
O excesso de umidade é prejudicial aos tomates; portanto, você precisa regá-los não mais que duas vezes por semana. Faça isso debaixo da raiz e água morna. O procedimento é realizado de manhã cedo, após o nascer do sol. À noite, é melhor não regar - se as noites estiverem frias, os tomates podem ser afetados pela praga tardia e outras doenças.
Top vestir
Como cobertura, infusões de verbasco, cinzas, fezes de frango e fermento são adequadas. Eles podem ser alternados entre si. A primeira vez que são alimentados duas semanas após o pouso. Em seguida, faça 3-4 refeições adicionais por temporada. Quando os frutos se formam - a alimentação é interrompida.
Antes da fertilização, o solo é umedecido para que as substâncias benéficas cheguem às raízes. A regra de ouro para fertilizar - melhor que exagerar. Sob um arbusto, não é derramado mais de 1 litro de solução.
Importante! É melhor não plantar tomates onde antes se cultivavam pimenta, berinjela e batata. Eles são representantes da mesma família e têm as mesmas doenças com as quais são infectadas pelo solo.
Stepson
Os tomates de Liang são atrofiados, então eles não precisam de formação adicional de arbusto, mas você pode beliscar, porque quando você colhe as folhas mais baixas, os frutos amadurecem mais rapidamente. No entanto, este procedimento não é necessário para o cultivo ao ar livre.Se você deixar os enteados laterais, a colheita será mais tarde, mas mais frutas. Na estufa, os arbustos certamente serão enteados.
Cuidado do solo
Qualquer variedade de tomate adora solos soltos. Isso dá acesso livre de oxigênio às raízes. Uma vez por semana, a terra é solta ao redor dos arbustos e três vezes por temporada as plantas são estufadas. Também é importante remover as ervas daninhas a tempo, para que elas não retirem a umidade e os nutrientes das plantas.
Se o verão estiver quente, você pode cobrir o solo com palha. Isso preservará a umidade e as ervas daninhas não atacarão. Mas se houver chuvas suficientes, a cobertura pode ser prejudicial.
Bush amarrando
Embora a variedade Liang pertença ao tamanho inferior ao necessário, é necessário amarrá-lo, pois é de alto rendimento, muitas frutas são formadas e os caules não se sustentam, quebram. Você pode colocar um pino forte e uniforme no chão perto de cada arbusto e prender a planta a ele com montagens ou cordões especiais.
E você pode construir uma estrutura mais estável: no início e no final da linha são suportes de madeira ou ferro, aos quais são anexados dois longos postes de madeira em um e no outro lado da linha. Um fica a uma altura de 40 cm do chão, o segundo é um pouco mais alto. Os arbustos são amarrados a eles à medida que crescem.
Tratamento preventivo
Liana é resistente a doenças e pragas, mas muitas vezes sofre de mosaico de tabaco. O fato é que a variedade é fotofílica e a falta de luz causa essa doença. Não é tratado e, se aparecerem manchas e manchas claras no mato, ele deverá ser destruído.Para fins de prevenção, eles são tratados com uma solução de ácido bórico antes do plantio.
A prevenção de doenças e pragas deve ser considerada no outono. Para começar, remova todas as ervas daninhas. O local é escavado com a introdução de cinzas, que servirão como fertilizante e anti-séptico. Em seguida, trate a terra com controle de pragas.
Com o início do tempo frio, as larvas de insetos se escondem no solo, e esse tratamento destrói a maioria delas. Durante o plantio, um punhado de cinzas e casca de cebola é adicionado a cada buraco.
Você pode se proteger de pragas plantando calêndulas e chagas ao lado dos tomates, além de plantar tomates longe das batatas.
Variedade Liana conseguiu conquistar o amor dos jardineiros. E não é de admirar - não exige muito esforço para crescer, e as frutas são lindas e saborosas e, principalmente, as primeiras.