A cenoura é um produto valioso não apenas por suas muitas propriedades benéficas, mas também por sua alta vida útil, o que permite preservar a safra do ano passado pelo menos até a primavera. No entanto, para isso, como regra geral, você deve ter à sua disposição uma adega. Esta revisão discutirá se é possível armazenar cenouras cruas para o inverno em uma geladeira comum, como fazê-lo para que não desapareça, quanto vegetais de raiz podem ser mantidos sem congelamento e quais variedades são melhor usadas para a colheita.
Como colher e preparar para armazenamento
Para armazenamento prolongado na geladeira, você sempre precisa usar colheitas de raízes de seu próprio cultivo, pois os vegetais cultivados para venda geralmente contêm vários aditivos químicos que não apenas afetam negativamente a qualidade do produto, mas também reduzem sua adequação à colheita.
Para que a colheita de raízes seja adequada para a colheita no inverno, ela deve ser corretamente colhida e preparada. Primeiro de tudo, você precisa começar a colher a tempo, pois as culturas de raízes verdes e superexpostas deterioram-se subsequentemente muito rapidamente. Para determinar o tempo de colheita, é necessário levar em consideração as informações do fabricante sobre as datas de maturação dessa variedade, geralmente calculadas a partir do momento da semeadura. Um sinal adicional de que as cenouras estão maduras é o aparecimento de raízes brancas no nariz e o amarelo nas folhas inferiores (mas não o clareamento da própria raiz, como muitos dizem).
Importante! A cor amarela e a textura macia das cenouras não indicam que a colheita das raízes amadureceu, mas que está doente. Tais amostras não são adequadas para colheita longa.
Normalmente, as variedades de cenoura, caracterizadas por altos níveis de manutenção da qualidade, são colhidas no início do outono, até meados de setembro, quando a temperatura noturna cai abaixo de + 5 ... + 8 ° C. É muito importante acompanhar o início da estação chuvosa e, além disso, escolher o dia mais seco para a colheita: é o solo úmido no momento da extração da cenoura que geralmente explica por que, ao que parece, uma colheita de raízes de alta qualidade rapidamente se solta e apodrece.
Outra razão possível para esse fenômeno é a saturação excessiva do vegetal com a umidade durante a estação de crescimento, o que, em particular, pode ocorrer se o verão estiver muito frio e chuvoso ou se o regime de irrigação não estiver adequadamente organizado (qualquer jardineiro experiente sabe que pelo menos três semanas antes da colheita qualquer colheita de raízes deve ser completamente interrompida).
Outro truque que aumenta a resistência subsequente é o tratamento de superfície dos leitos com uma solução a 5% de sulfato de cobre 5 dias antes da data prevista da colheita. Essa precaução estimula a saída de nutrientes dos “topos” para as “raízes” e também bloqueia doenças que se desenvolvem nos topos e podem afetar a colheita na fase de sua coleta.
A limpeza em si deve ser realizada de acordo com as seguintes regras:
- só é necessário usar uma pá, pois um garfo provavelmente pode danificar a pele das raízes;
- você deve remover cuidadosamente o vegetal do chão, remover os restos do solo com a mão ou sacudi-lo suavemente, nunca batendo as raízes no chão e sem empunhar uma faca ou outros objetos pontiagudos para limpar o chão;
- imediatamente depois de desenterrar as cenouras, é necessário cortar os topos a uma altura de cerca de 2 cm da colheita das raízes.
Para marcadores para armazenamento, esses vegetais são selecionados que atendem aos seguintes requisitos:Importante! Para evitar que as cenouras brotem na geladeira, algumas donas de casa aconselham cortar a parte superior em 1-2 cm, permitindo que o local de corte seque completamente antes de colocar.
- ter a forma correta e estrutura sólida;
- não apresenta rachaduras, danos, sinais de definhamento ou deterioração;
- estão totalmente maduros (o diâmetro no topo deve ser de pelo menos 5 cm).
Após a triagem, a colheita é colocada por um dia em um local escuro para secagem completa. É desejável que a temperatura do ar nessa sala seja aproximadamente + 5 ° C: esse pré-resfriamento aumenta significativamente o tempo para o armazenamento subsequente de culturas de raízes.
Como guardar as cenouras em casa em um apartamento na geladeira
Existem várias maneiras de preservar uma colheita de cenoura na geladeira. A escolha depende do volume da colheita e do tamanho da câmara, da variedade e condição das raízes, dos períodos durante os quais se planeja usar vegetais, bem como das preferências pessoais da anfitriã em particular.
Cenouras não lavadas em sacos de plástico
Como regra geral, lavar e descascar as cenouras em preparação para armazenamento não deve, em caso algum, ser feito. Tais procedimentos danificam a camada protetora na superfície das plantações de raízes e reduzem drasticamente sua durabilidade e, portanto, são usados apenas em casos excepcionais para espaços em branco de curto prazo ou antes do congelamento.
Na maioria das vezes, as cenouras são armazenadas em um saco plástico, colocando-o em um recipiente para vegetais.Importante! Quanto menos raízes forem embaladas na sacola, mais elas durarão. Em condições industriais, são usadas sacolas com capacidade de até 35 kg, mas para refrigeradores domésticos é melhor parar em embalagens de 5 a 6 peças, não mais.
Esse método é considerado muito confiável, no entanto, duas condições devem ser atendidas:
- Antes de colocar o produto na geladeira na sacola, é necessário fazer vários furos para a liberação de dióxido de carbono, que as raízes emitem durante o armazenamento.
- O conteúdo do pacote deve ser verificado o mais rápido possível, identificando e excluindo oportunamente todas as instâncias nas quais os primeiros vestígios de dano aparecem.
Cenouras não lavadas em papel
Em vez de sacolas plásticas, algumas donas de casa usam papel para guardar cenouras e, o melhor de tudo, um jornal comum. Se cada colheita de raiz for envolvida em várias camadas de papel, evitando o contato de vegetais, é possível aumentar significativamente o prazo de validade da colheita, reduzindo a evaporação da umidade da polpa do vegetal, evitando sua desidratação e melhor circulação de oxigênio que interrompe o processo de apodrecimento.
Cenouras lavadas
Apesar do fato de a maioria dos especialistas não recomendar umedecer as culturas de raízes antes de armazená-las, há argumentos a favor da remoção preliminar de sujeira e terra dos vegetais pela água.
Em particular, os seguintes fatores testemunham o armazenamento de cenouras lavadas:Você sabe Talvez os maiores admiradores de cenoura do mundo sejam os americanos. Eles até têm um feriado especial - o Dia Nacional do Bolo de Cenoura, que é comemorado todos os anos em 3 de fevereiro, e no estado da Califórnia (Holtville), um festival de cenoura de uma semana acontece no mesmo mês.
- a terra é um habitat natural para muitas bactérias e outros microorganismos patogênicos; assim, ao limpar as raízes, a anfitriã reduz a probabilidade de danos à cultura por várias doenças;
- em vegetais puros, todos os danos, rachaduras, vestígios de doenças e outros problemas são muito mais visíveis, indicando que esse espécime não será armazenado por muito tempo e deve ser isolado dos outros quanto antes melhor.
Você pode armazenar cenouras lavadas da mesma maneira que as cenouras não lavadas, embora existam várias maneiras adicionais de usar esse produto para a colheita.
Cenouras lavadas em um recipiente
As cenouras lavadas são muito convenientes para guardar, colocando-as em recipientes para alimentos - plástico ou vidro. Se o recipiente estiver equipado com uma tampa de vácuo, o prazo de validade dos vegetais nele contido é aproximadamente o dobro.
Vídeo: Como armazenar cenouras lavadas em um recipiente
Lavado e descascado em água ou em uma toalha úmida
Se, por algum motivo, as cenouras lavadas e descascadas não puderem ser usadas imediatamente, elas poderão ser armazenadas por vários dias, abaixando-as em um recipiente com água e colocando-as na geladeira. Se a água é trocada periodicamente, o vegetal pode manter sua frescura ainda mais. Da mesma forma, você pode impedir que o vegetal descascado murcha, embrulhando-o na geladeira com uma toalha úmida ou outro pano absorvente de umidade, que precisa ser umedecido novamente de tempos em tempos. No entanto, este método permite salvar o vegetal por não mais de uma semana.
Em filme plástico
Se você deseja prolongar a vida útil de cenouras altamente contaminadas após remover a terra, cada instância pode ser enrolada firmemente em várias camadas de filme plástico e, em seguida, colocar os "casulos" resultantes no compartimento de vegetais. Se as cenouras foram bem secas, então, nesta forma, elas podem persistir por um longo tempo.
Você sabe A única vitamina que não tem menos medo de baixas temperaturas que o calor é o ácido ascórbico. No entanto, com o congelamento profundo e rápido, a perda de vitamina C é de apenas 15%, enquanto, por exemplo, a secagem à temperatura ambiente reduz a quantidade dessa vitamina no produto em 70%!
Congelado
No entanto, a única maneira de preservar verdadeiramente a colheita de legumes na geladeira até a próxima primavera é congelá-la.
A única desvantagem do congelamento é que, após essa colheita, as cenouras perdem sua estrutura crocante e, portanto, não são mais adequadas para preparar os pratos onde esse vegetal deve ser usado fresco. No entanto, para ferver, estufar ou assar subsequentemente, as cenouras congeladas não são menos adequadas que as frescas.
Para congelar os vegetais de raiz, eles precisam ser lavados e limpos e depois cortados da maneira necessária para preparar um prato futuro com esse ingrediente - grelha, cortada em fatias, palhas, etc. Em seguida, os vegetais assim preparados devem ser dispostos em uma camada em uma superfície plana e envie ao freezer para congelamento rápido por várias horas.
As cenouras preparadas dessa maneira são despejadas em recipientes com porções (sacos de congelamento com um prendedor especial, recipientes de plástico, copos descartáveis com tampa selada etc.) e enviados ao freezer para armazenamento permanente.
Importante! Após o descongelamento, não é recomendável congelar novamente os alimentos; portanto, você deve embalá-los imediatamente para que cada porção possa ser usada na sua totalidade.
Se desejar, você pode congelar não apenas cenouras raladas, mas também cenouras inteiras, simplesmente enrolando a colheita de raiz descascada em um filme e colocando-a no freezer. Esse vegetal pode ser posteriormente adicionado, sem descongelar, ao caldo para dar um sabor adicional e também fervido para uso em várias saladas (por exemplo, olivier ou arenque "com um casaco de pele").
Prazo de validade das cenouras na geladeira
O prazo de validade das cenouras na geladeira depende da qualidade inicial das matérias-primas, das características técnicas da própria câmara e do método de colheita selecionado. Em média, seguindo todas as recomendações acima, você deve se concentrar nas normas indicadas na tabela.
Tipo de peça | Prazo de validade |
Vegetais de raiz não lavados em um saco plástico | 4-9 semanas |
Vegetais de raiz não lavados em papel | 8-15 semanas |
Vegetais de raiz lavados na seção de vegetais | 10-15 dias |
Vegetais de raiz lavados e descascados na água | 3-7 dias |
Culturas de raízes com casca lavadas em tecido úmido | 8-15 dias |
Vegetais de raiz lavados em um recipiente de plástico | 7-10 dias |
Vegetais de raiz lavados em um recipiente de vidro com tampa de vácuo | 10-15 dias |
Vegetais de raiz lavados, embrulhados em embalagens individuais de um filme para alimentos | 5-12 semanas |
Legumes congelados | Até 12 meses |
As melhores variedades com alta teimosia
Na adequação dos vegetais para armazenamento a longo prazo, o menor papel é desempenhado por sua afiliação varietal, ou melhor, por uma qualidade como o prazo de validade. Para não tentar memorizar as variedades mais suaves de cenoura, você só precisa saber que aqueles que são mais adequados para armazenamento são:
- caracterizada pelo amadurecimento tardio (os vegetais precoces sempre são destinados ao consumo imediato, têm menos sabor e nutrição e custam muito mais);
- cultivadas na zona que corresponde à sua regionalização (em condições climáticas adversas, a cultura das raízes fica fraca e, portanto, não será armazenada por muito tempo);
- ter uma forma alongada (quanto mais curtas as cenouras, geralmente pior é armazenada);
- aumentaram a resistência ao cracking.
Recomendamos que você leia sobre o cultivo de variedades de cenoura como Dordogne e Chantagne.
Se falamos de exemplos específicos, a alta variabilidade é convincentemente demonstrada por tais variedades e híbridos de cenoura, como:
- Boltex;
- Vitamin
- Geranda;
- Gribovchanin;
- Grossa;
- Dolyanka;
- Imperador
- Cardeal;
- Cascade F1;
- Rainha do outono;
- Gigante vermelho;
- Losinoostrovskaya 13;
- Inverno de Moscou;
- Nantes 4;
- Olympus
- Inverno doce;
- Tuchon;
- Flacca;
- Flaccoro;
- Shantane 2461 e muitos outros.
Deve-se notar que, entre as variedades de cenoura para o início e o meio da maturidade, você também pode escolher aquelas que são adequadas para armazenamento a longo prazo.
Em particular, eles têm boa teimosia nessa categoria, por exemplo:
- Alenka;
- Artek;
- Bangor
- Vita Long;
- Cenoura;
- Lagoa;
- Nandrin F1;
- Sansão;
- Forto
- Uma chance.
É possível economizar cenouras por vários meses para que não apodreça e não desbote, não apenas no porão, mas também em um apartamento comum da cidade, inclusive na geladeira. Para isso, é necessário conhecer e seguir apenas algumas regras simples, especialmente no que diz respeito à seleção e preparação de matérias-primas, bem como às condições que as culturas radiculares precisam para manter sua aparência, propriedades nutricionais e sabor.Você sabe O Guinness Book of Records é a maior cenoura de 10,18 kg, cultivada em Minnesota por um fazendeiro chamado Christopher Qually. Mas a maior colheita de raízes cresceu no condado de Leicestershire (Reino Unido), no jardineiro local Simon Smith, o comprimento dessa cenoura foi de 120 cm.