Jardineiros adoram abóbora por despretensiosidade, versatilidade e bom gosto. Especialmente popular é a variedade "docinho" de frutos grandes, que contém muito açúcar na polpa e, portanto, é usada ativamente na culinária. Um tratamento pouco exigente de abóbora permite cultivar legumes no jardim com rapidez e facilidade. No artigo abaixo, sugerimos que você se familiarize com a variedade, suas vantagens e desvantagens, técnicas de agricultura agrícola e recomendações úteis de cuidados.
Descrição e características da variedade
Em relação às variedades de abóbora no meio da temporada, o "docinho" e seu híbrido "docinho F1" toleram perfeitamente o frio e são considerados os mais produtivos - com os devidos cuidados, você pode obter de 6 a 9 frutos de cada cerca de acácia. O "docinho" é útil não apenas para as pessoas, mas também para os animais - a abóbora é adequada como alimento para o gado, de modo que os agricultores procuram plantar o número máximo de plantações. Característica vegetal:
Aparência | A planta é baixa, produzindo chicotes, cujo comprimento máximo não excede um metro e meio. Em cada chicote, 6 a 9 frutos amadurecem. |
Tamanho da fruta | De 1,5 a 3 kg. |
Forma de frutas | Rodada. |
Forma de folha | Pentagonal. |
Cor | Laranja brilhante segmentado. |
Celulose | Grosso, doce, a composição inclui antioxidantes como ácido ascórbico e caroteno. O ninho de sementes é pequeno. |
Sementes | Grande, revestido. |
Casca | Grosso, liso, laranja. |
Pedúnculo | Com nervuras, pentaédrica, estendida até a base. |
Raízes | Eles têm a capacidade de entrelaçar, bem desenvolvidos. |
Vantagens e desvantagens
- "Querida" em todos os aspectos ganha o resto das variedades, e é por isso que:
- a principal vantagem é a resistência a doenças e pragas, além de condições climáticas adversas;
- alto teor de vitaminas;
- despretensão em cuidar e cultivar;
- excelente sabor e comercialização;
- alta produtividade;
- universalidade em uso;
- boa transportabilidade;
- vida útil longa, durante a qual a abóbora se torna mais doce e macia.
As desvantagens dos produtores de vegetais incluem apenas a necessidade de uma grande área para o crescimento das plantas.
Galeria de Fotos
Plantando e crescendo
A abóbora desta variedade não é muito diferente no plantio e no cultivo agrícola de outras. Em geral, é despretensioso, e o processo de cuidar da planta é simples. Para obter uma boa colheita, que pode ser concedida a você "querida", você só precisa seguir as regras e levar em consideração alguns recursos. Mais sobre isso.
Requisitos de rotação de solos e culturas
A abóbora é um vegetal que adora calor, portanto, nas regiões sul, a planta é cultivada a partir de sementes, e nas regiões norte - mudas. Ao plantar "balas" em campo aberto, os requisitos da variedade devem ser levados em consideração:
- Observe os padrões de rotação de culturas, cuja principal condição é plantar abóboras no local anterior o mais tardar quatro anos depois.
- Plante "balas" em solos argilosos médios e leves, bem temperados com matéria orgânica.
- A distância mínima entre as plantas deve ser de pelo menos 95 cm.
- A variedade deve ser cultivada em solo com uma composição estritamente definida; se não for possível fornecer uma, desenterre os canteiros elevados, eliminando assim as ervas daninhas.
- Antes de plantar, você precisa desenterrar o solo e adicionar fertilizante - pode ser adubo ou composto.
Importante! Dado o fato de que o consumo de fertilizantes por 1 quadrado. m é de 8 kg, 60 g de superfosfato e 3 xícaras de cinza são adicionados ao solo empobrecido.
Condições ideais
Para "docinho", a temperatura aceitável do solo é de +10 ... + 13 ° C, quando se trata de plantar vegetais com sementes. Para o cultivo de abóboras, é melhor escolher o lado do local que é iluminado pelo sol, porque com a falta de luz solar, o risco de doenças e pragas aumentará.Recomenda-se plantar o mais longe possível de culturas fortemente cultivadas com arbustos. A umidade não deve exceder 60%. Juntos, todos esses fatores levarão à formação de plantas persistentes e generosas.
Características das sementes de sementeira
As sementes para mudas geralmente são plantadas no final de abril - início de maio. As medidas de proteção obrigatórias para a semeadura incluem a verificação preliminar para germinação e processamento. O primeiro é necessário para o plantio de sementes de alta qualidade, que ao final do procedimento devem ter tempo para eclodir. Para isso, as sementes são deixadas em um pano úmido por 24 horas.
Após a seleção das sementes germinadas, elas devem ser descontaminadas: imersão por um dia em uma solução fraca de manganês ou estrume diluído em água.Como procedimento adicional, é possível endurecer: mergulhe as sementes em água morna e coloque na geladeira por 2-3 dias, sem permitir a germinação.
Enquanto as sementes passam pelo processo de desinfecção, é hora de cuidar do tanque e do solo das mudas. Um recipiente adequado seria caixas de papelão, garrafas de plástico ou copos descartáveis. Se você escolheu uma garrafa como recipiente, precisará cortar não apenas a parte superior, mas também a parte inferior, pois as raízes sensíveis de uma abóbora podem ser facilmente danificadas durante o transplante. O próprio recipiente não deve exceder 9 cm de altura, para que possa ser movido facilmente mais tarde e o solo seja derramado no recipiente.
Agora você pode começar a plantar sementes para mudas. É produzido da seguinte forma:
- Em um buraco pré-cavado e umedecido, cuja profundidade depende das condições climáticas da região - se não for esperado o próximo gelo, é permitido plantar as sementes a uma profundidade de 5 cm. No entanto, se a temperatura for estável menos, a guia aumentará para 10 cm. 2-3 sementes devem ser colocadas.
- O próximo estágio é enchê-los com água, polvilhe levemente com terra por cima.
- Em seguida, as mudas são limpas em um local quente e bem iluminado.
- Depois que as mudas brotam um pouco, brotos fortes devem ser deixados e os mais fracos devem ser removidos para evitar o emaranhamento das raízes.
Cuidados com mudas
Cuidar das mudas de variedades de abóbora “doces” é simples e não difere dos procedimentos para cuidar de outras culturas - basta realizar regas regulares e observar o regime de temperatura. As recomendações gerais para o cuidado de mudas são as seguintes:
- regar as mudas não é necessário em abundância, mas muitas vezes a temperatura da água é de pelo menos +20 ° C;
- como a secagem excessiva, é melhor não permitir a umidade excessiva do solo; caso contrário, as mudas serão alongadas;
- nos primeiros dias, é importante manter as mudas nas condições corretas de temperatura: durante o dia as mudas devem estar a uma temperatura de +20 ... + 23 ° С e à noite - +14 ... + 17 ° С. Depois de mais uma semana, a temperatura deve ser reduzida para que as mudas não se estiquem - durante o dia deve ser +15 ... + 17 ° С, e à noite - +13 ... + 14 ° С;
- ao mesmo tempo, é aconselhável fertilizar com fertilizantes - uma solução de verbasco é adequada, mas se estiver ausente, você pode usar um fertilizante chamado Nitrofoska.
Você sabe Antigamente, era costume considerar a abóbora uma cura para picadas de cobra, e o vegetal também era usado para combater sardas. Agora, as sementes de abóbora ajudam a se livrar dos vermes e aliviam perfeitamente a dor durante as queimaduras.
Plantar mudas no chão
O plantio de mudas cultivadas e mais fortes em campo aberto é realizado no final de maio - início de junho, quando a temperatura não é inferior a +18 ° C. Dado que a abóbora precisa de calor e luz constantes, você deve escolher um local no lado sul, protegido do vento.
A tecnologia de plantio de mudas é a seguinte:
- Como a abóbora possui um sistema radicular bem desenvolvido, as plantas devem estar pelo menos a um metro de distância uma da outra.
- Os furos pré-cavados de diâmetro devem ter pelo menos 60 cm e uma profundidade aceitável para o desenvolvimento radicular.
- Se desejado, fertilizantes podem ser adicionados, então o buraco deve ser abundantemente preenchido com água e as mudas devem ser cuidadosamente transplantadas, preenchendo os vazios com terra.
- Imediatamente após isso, o furo deve ser coberto com turfa ou terra comum para evitar a evaporação prematura da umidade e para permitir que o broto se adapte a novas condições.
- Na primeira semana, não será fora do lugar cobrir as mudas com filme de jardim, o que acelerará o crescimento das plantas e consolidará o processo de adaptação.
Recursos de Cuidados
Cuidar de mudas plantadas em um local permanente inclui rega e cobertura, soltar o solo, capinar as camas e proteger as plantas contra doenças e pragas que podem destruir a colheita. No entanto, todas essas atividades devem ser realizadas antes que a folhagem da abóbora se feche. Procedimentos semelhantes começam 10 dias após o transplante de mudas em campo aberto. Vamos considerar cada um deles com mais detalhes.
Rega e alimentação
A abóbora não precisa de muita umidade. Regar as plantas pode ser pouco frequente, mas abundante, uma vez que a maioria das raízes está localizada a uma profundidade, e a umidade deve ser obtida lá. Se a abóbora crescer sob um filme que você não pretende filmar durante toda a estação de crescimento, os procedimentos de rega serão reduzidos ao mínimo, excluindo o crescimento intensivo de frutas.
A cobertura deve ser realizada regularmente para manter o equilíbrio de minerais no solo e melhorar a qualidade e a quantidade da colheita. Para um bom resultado, é melhor alternar curativos minerais e orgânicos. O estrume orgânico pode ser diluído com água (1:20), fezes de frango (1:10) ou verbasco diluído (1: 7). Cada planta deve receber um litro desse fertilizante até que a fruta fique forte. Você também pode usar o fertilizante da loja “AVVA”, que é aplicado por colher de chá a cada poço imediatamente antes do plantio, fornecendo à abóbora um complexo de alimentação completo para toda a temporada.
Não negligencie os curativos minerais necessários para as plantas ganharem massa no estágio inicial de crescimento.
Importante! Depois de interromper o crescimento e desenvolvimento da fruta, os procedimentos de rega e cobertura devem ser interrompidos, caso contrário as abóboras não serão armazenadas devido ao excesso de umidade na polpa.
Afrouxando o solo e capinando as camas
Um pré-requisito para obter uma boa colheita é afrouxar o solo, o que protege contra a formação de crosta terrestre. Esse procedimento é realizado até as linhas serem fechadas aproximadamente em meados de junho. Para esse fim, use helicópteros, enxadas, forquilhas, cortadores de avião. Um momento adequado para o afrouxamento será a chuva ou a rega recentes, enquanto o solo ainda não secou. Recomenda-se realizar o afrouxamento não uma vez, mas várias vezes, a fim de evitar uma desaceleração no crescimento e desenvolvimento das plantas, bem como garantir o acesso constante das raízes ao oxigênio.Uma técnica agrícola igualmente importante é a capina, que elimina os vegetais das ervas daninhas. Esse evento deve ser realizado com regularidade e responsabilidade - as mãos devem ser protegidas com luvas durante esse processo, e as ervas daninhas devem ser colocadas em um recipiente especialmente preparado, e não em uma cama, caso contrário, elas brotarão novamente após a chuva.
Ao contrário do afrouxamento, a remoção de ervas daninhas dos canteiros é feita em clima ensolarado e seco, porque os raios do sol secam as raízes das ervas daninhas e inibem seu crescimento. No estágio inicial, é desejável executar esse procedimento manualmente, sem o uso de ferramentas, a fim de reduzir o risco de deformação de plantas imaturas.
Formação de Bush
A formação de um arbusto de abóbora é um procedimento tão importante quanto a rega ou o afrouxamento, pois afeta diretamente a quantidade da colheita e, portanto, sua comercialização e sabor. Este evento consiste em duas etapas - beliscar e beliscar. É necessário remover o excesso de brotações da planta para permitir que o principal se desenvolva.
Aperte o “docinho” após a formação de 2 a 3 fetos no chicote principal, 6 folhas devem ser contadas a partir da última e o broto de crescimento deve ser cuidadosamente retirado. Assim, a planta direciona todas as suas forças para o desenvolvimento e o amadurecimento precoce dos frutos, o que no futuro afetará positivamente a quantidade e a qualidade total da colheita.
A abóbora é uma planta de escalada longa, portanto, para a correta formação do arbusto, os cílios da abóbora devem ser decompostos para que não se confundam entre si e não interfiram com a luz solar. Também é importante espalhar as folhas.
Vídeo: Formação de Abóbora
Doenças e Pragas
No processo de cultivo de qualquer cultura, é importante cuidar da eliminação de fatores que possam levar à perda de rendimento completa ou parcial, ou seja, doenças e pragas de plantas. "Docinho", embora resistente a doenças, ainda não está imune ao oídio, podridão, bacteriose. Portanto, é necessário executar medidas preventivas:
- Observe os requisitos de rotação de culturas.
- Livre-se dos detritos das plantas a tempo.
- Arar e irrigar o solo regularmente.
- Imunize e pulverize plantas com medicamentos que visam prevenir doenças.
Você sabe No total, existem cerca de 60 variedades de abóboras, nas quais, além da cor laranja da casca, são encontrados verde, branco e azul.
Datas de colheita e armazenamento
Os frutos da variedade não possuem datas de colheita específicas, pois o amadurecimento depende das condições climáticas e do solo. Geralmente, a colheita é colhida antes do início da geada, exclusivamente em clima seco. Durante o corte, as abóboras do chicote deixam o caule (aproximadamente 5 a 7 cm) e as frutas não são molhadas e protegidas contra danos. Os frutos para armazenamento devem ser firmes, fortes, sem amolgadelas. As abóboras selecionadas são empilhadas em uma camada em um plano macio para que não se toquem e armazenadas a uma temperatura não superior a + 10 ° C e a umidade não inferior a 80%. Para esse efeito, você pode usar uma geladeira.
A abóbora com o tentador nome "docinho", graças às frutas atraentes para o exterior, decorará seu jardim e acrescentará variedade ao cardápio, pois a carne deliciosa dá liberdade de imaginação e vários experimentos culinários. Sem perder sua popularidade, a variedade compensa e é reconhecida pelos produtores de vegetais, deliciando-se com uma colheita abundante e saborosa de estação para estação.