Os tomates são cultivados em muitos países e são um ingrediente em muitos pratos. Eles produzem pasta de tomate, suco de tomate, ketchups e molhos. Na Europa Oriental, o tomate é classificado como vegetal, com foco principal em seu sabor, mas longe de todos os países o tomate é considerado uma cultura vegetal. Considere como qualificar adequadamente um tomate, familiarizar-se com sua descrição, propriedades úteis e prejudiciais, como escolhê-lo na compra e como cultivá-lo.
O que é um tomate: bagas, frutas ou vegetais
Qualquer nerd diz com confiança que um tomate é uma bagaço syncarp multi-aninhado, porque possui um centro suculento com sementes e uma pele densa. No entanto, na vida cotidiana, as bagas incluem frutas menores e macias, como bagas pequenas (por exemplo, groselhas, cranberries), algumas raízes múltiplas (morangos, morangos) e drupas (cerejas, cerejas, amoras, framboesas, viburno). O tomate é muito grande e, portanto, deve ser picado e não possui um sabor muito doce, não é usado para sobremesa; portanto, na Rússia e em muitos outros países, é chamado de legumes.
Você sabe Nos Estados Unidos, os tomates foram reconhecidos como vegetais em um tribunal de justiça em 1893, ao considerar os impostos sobre suas importações. O tribunal tomou essa decisão com base em que eles são servidos como acompanhamento para os pratos principais, e não para a sobremesa, e crescem em canteiros com outros vegetais.
Além disso, a tecnologia agrícola de seu cultivo em nossas latitudes é a mesma de outros vegetais - o tomate é cultivado como uma safra de um ano. Mas a União Européia tomou outra decisão sobre o tomate e o levou para a fruta, porque é uma fruta com polpa suculenta. Essa decisão foi tomada pelos europeus em 2001 para regular as operações comerciais.Essa situação também ocorreu devido ao fato de que em inglês não há separação entre as palavras "fruta" e "fruta". Afinal, uma fruta não é um termo biológico, mas tem um significado familiar ou familiar: difere da mesma baga porque não é consumida inteira de uma só vez, mas é mordida e tomada com alguns dedos, não dois. Deste ponto de vista, o tomate pode ser facilmente atribuído às frutas.
Descrição e características do feto
O tomate chegou até nós do continente sul-americano, durante sua colonização pelos espanhóis em meados do século XVI. Inicialmente, os europeus cultivavam tomates como uma planta exótica, e a comestibilidade de seus frutos estava em dúvida. No século XVIII, ele caiu no Império Russo, onde foi considerado uma planta exótica decorativa, até o botânico e escritor russo A.T. Bolotov receber tomates maduros, usando métodos de mudas e maturação para eles.
Você sabe Bolotov Andrei Timofeevich viveu uma vida longa (1738-1833) e fez uma enorme contribuição para o desenvolvimento da agronomia russa. Ele introduziu batatas e tomates para o cultivo na agricultura e desenvolveu uma técnica agrícola para o seu cultivo. Ele defendeu a nutrição com produtos cultivados localmente e não importados de outros países ou regiões.
Os frutos do tomate são bagas multi-aninhadas de diferentes formas redondas (do cilindro plano ao alongado). O peso de diferentes variedades pode variar de 20 g a mais de 1 kg. Dependendo do tamanho da fruta, os tomates são divididos em frutas pequenas (até 50 g), médias (até 100 g) e frutas grandes (a partir de 100 g). Nos tomates, existem de 2 a 20 câmaras no interior das sementes e suco, e as variedades são divididas em câmaras pequenas (2-3 câmaras), câmaras médias (4-8) e câmaras multicâmeras (acima de 9). Quanto mais espessas as paredes das câmaras, mais gordurosas as frutas. A cor dos tomates cultivados em humanos é predominantemente vermelha, mas existem variedades com cores amarela, laranja, preta, verde, roxa e esbranquiçada.
Propriedades dos Tomates
Os tomates contêm poucas calorias (18 kcal por 100 g), vitaminas (C, K, E, PP, A e carotenóides, grupo B) e elementos minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês, flúor ) Eles são campeões no conteúdo do licopeno carotenóide, que tem um efeito antioxidante pronunciado.
Importante! Na dieta de crianças pequenas, recomenda-se inicialmente incluir variedades amarelas de tomate, pois os bebês costumam ser alérgicos a frutas vermelhas. O feto selecionado para a criança é primeiro lavado e escaldado com água fervente e, em seguida, a pele é removida.
Benefício
- Os tomates têm essas propriedades úteis:
- melhorar a digestão;
- tem efeitos antioxidantes e oncoprotetores;
- afetar positivamente a atividade cardiovascular;
- fortalecer o sistema imunológico;
- agir como um diurético;
- inibir processos inflamatórios;
- bom efeito no sangue, reduz coágulos sanguíneos;
- limpar o fígado e os pulmões;
- normalizar o metabolismo;
- útil para diabetes;
- reduzir a probabilidade de doença de Alzheimer;
- aumentar o humor e ajudar a combater a depressão;
- útil com diferentes dietas, incluindo comida para bebê.
Prejudicar
- Os tomates devem ser tomados com cautela ou descartados completamente em alguns casos:
- cálculos biliares e pedras nos rins;
- doenças articulares;
- gota
- alergias
- exacerbação de doenças digestivas (úlceras estomacais e intestinais, pancreatite).
Os tomates enlatados contêm muito sal e os pacientes hipertensos devem abandonar seu consumo consumindo frutas frescas. E se você comer muitos tomates de cada vez, isso causará um distúrbio intestinal.
Regras básicas para selecionar e armazenar tomates
Ao escolher tomates, você precisa prestar atenção a alguns detalhes. Afinal, um produto de baixa qualidade não só terá um gosto ruim, mas também pode causar danos à saúde. Ao comprar, você deve prestar atenção ao seguinte:
- Aparência Pessoas que têm tendência a reações alérgicas, é melhor não tomar um vegetal vermelho. Se houver um ponto esverdeado ao redor do caule, as frutas amadureceram depois de colhidas. Esse vegetal perde parcialmente suas propriedades benéficas.
- Vista para dentro. Seria bom considerar cuidadosamente esse vegetal em uma fatia. Deve ser bem suculento, não lento e sem veias brancas, e as câmaras devem estar cheias.
- Ribbing Normalmente, os tomates com nervuras contêm o maior número de câmaras. Mas quanto mais câmeras, os gostos são piores; além disso, esses casos racham rapidamente.
- Toque os tomates. Se o vegetal é muito mole, significa que está maduro demais e, se for muito duro, provavelmente não amadureceu. Casca grossa indica o uso de nitratos no cultivo.
- Cheiro. Um tomate de boa qualidade tem um aroma agradável. Tomates verdes não emitem aroma, ou são fracamente expressos.
Importante! O armazenamento prolongado na geladeira afeta negativamente o sabor dos tomates, portanto recomenda-se que sejam armazenados à temperatura ambiente - por exemplo, deitado em cima da mesa. Deve-se garantir que a luz solar direta não caia sobre este produto.
Ao armazenar tomates, você deve seguir estas regras:
- As amostras bem maduras são armazenadas por não mais que 3 dias;
- na geladeira na seção de vegetais, a vida útil é um pouco mais longa - 7 dias;
- Ao armazenar um grande número de tomates, geralmente são usadas caixas de madeira ou papelão nas quais é colocada serragem ou palha. Em um recipiente assim preparado, coloque os legumes com a haste para cima. Além disso, cada camada é coberta com serragem (palha) por cima. Eles são armazenados em uma sala bem ventilada com uma temperatura do ar de 8 a 12 ° C;
- Tomates de pequenos parâmetros são mais adequados para armazenamento do que os grandes.
As regras básicas do crescimento
Ao decidir começar a cultivar tomates no jardim ou na cabana, é necessário considerar o seguinte:
- Solo. Este vegetal prefere solo ligeiramente ácido ou neutro. Se o solo tiver uma leve acidez, deve-se usar cal. Caso o solo seja muito ácido, são utilizados grânulos de sulfato.
- Iluminação. Você deve escolher uma área bem iluminada. O tomate não gosta de sombreamento.
- Rotação de culturas. Não plante tomates na área onde a mesma cultura, bem como batatas, cresceram anteriormente.
- Sementes. Deve ser comprado de fabricantes confiáveis. Ao comprá-los, preste atenção à data de validade. Antes do plantio, a semente deve ser descontaminada.
- Mudas. Deve ser de boa qualidade. A variedade deve ser dividida em zonas e também ter resistência a várias doenças.
- Regime de desembarque. Ao plantar mudas no solo, o intervalo entre as plantas deve ser de cerca de 0,5 m, e entre as linhas dos canteiros - cerca de 1 M. Embora esses parâmetros dependam da variedade.
- Rega. São realizadas sob a raiz com água morna e sedimentada. Chover é inaceitável, pois pode causar queimaduras nas folhas. Em tempo seco, os tomates são regados a cada 2-3 dias. Não permita o registro excessivo de água, o que pode causar o aparecimento de doenças fúngicas, mas não deixe o solo secar.
- Afrouxamento. Solte a terra ao redor dos arbustos após cada rega. Isso saturará a planta com oxigênio.
- Hilling. Esse processo é melhor realizado durante o afrouxamento - fortalece bem o sistema radicular.
- Capina. As ervas daninhas devem ser removidas da área com tomates, pois atraem umidade e nutrientes, contribuem para a disseminação de doenças e pragas.
- Stepson. Na ausência de moldagem e compressão, a produtividade diminui. Apenas variedades de baixo crescimento não precisam de beliscar, e esse nem sempre é o caso.
- Liga. Certifique-se de amarrar os tomates se não estiverem atrofiados. Para fazer isso, use estacas ou puxe treliça. Sob o peso da fruta, bem como das rajadas de vento, o arbusto pode se quebrar.
- Top vestir. Torná-los para toda a estação de crescimento deve ser de 3-6 vezes. Para fazer isso, use fertilizantes minerais e naturais (por exemplo, esterco, cinzas).
- Grau. É melhor plantar variedades de diferentes datas de maturação. Neste caso, tomates frescos irão deliciar-se por um longo período. Tomates resistentes de alto rendimento devem ser selecionados.
- Doenças e Pragas. Se forem detectados os primeiros sinais de danos a uma doença ou pragas de insetos, use preparações químicas ou remédios populares para combatê-los.
Você sabe Tomates são cultivados em 25% maisque bananas e 42% - que maçãs. A China é líder na produção de tomate entre todos os países (16% da produção total).
Assim, um tomate pode ser chamado de baga, vegetal e fruta. Do ponto de vista biológico, o tomate é uma fruta e, ao resolver outros problemas (domésticos, comerciais, agrícolas), pode ser classificado de maneira diferente.