Em 2019, os produtores de framboesa planejam otimizar as plantas de bagas existentes devido às perdas e à falta de mão de obra. Projetos não-lucrativos serão encerrados e os demais serão transferidos para outras tecnologias, a fim de aumentar os lucros, Alexander Yarechenko, vice-diretor de trabalho científico do NAAS Gardening Institute, compartilha informações.
O boom da framboesa dos últimos anos passou e o aumento na produção de frutas em 2018 levou aos preços mais baixos nos últimos anos.
Agora você pode observar a transição da produção de framboesa de quantidade para qualidade. Em 2018, o mercado realmente precisava de framboesas de alta qualidade, mas não foi suficiente.Diante disso, este ano, os produtores de framboesa não investirão tanto na expansão da área de berry berries quanto na melhoria do nível tecnológico. Isso alcançará um produto de maior qualidade.
De acordo com Alexander Yarechenko, em 2019 devemos esperar a união de plantas de baga em cooperativas, bem como um aumento na capacidade de congelamento de frutas. Framboesas congeladas são bem exportadas. No ano passado, os produtores que conseguiram congelar a baga venderam com sucesso no exterior para países como Bielorrússia e Polônia. E o volume de vendas no exterior seria ainda maior se os produtos não terminassem, resume A. Yarechenko.