Os recém-chegados à apicultura, em primeiro lugar, pensam sobre a questão: quais colméias são melhores para uma família de abelhas. Este artigo detalha colmeias com 10 quadros, seus recursos e vantagens, instruções de fabricação para desenhos prontos.
Descrição e características da colméia de 10 quadros
Uma colméia para uma dúzia de quadros é chamada Dadanovsky, em homenagem ao seu inventor Charles Dadan. O apicultor francês, além de criar abelhas, estudava seu comportamento. O design interessou muitos apicultores, pois era leve e fácil de manter. Além disso, permitiu receber coleções estáveis de produtos.A conveniência é dada na capacidade de adicionar complementos à medida que a família das abelhas cresce. A disposição vertical das armações facilita o trabalho de coletar produtos e verificar a condição dos insetos. A leveza da colméia é garantida por seu tamanho menor em comparação com os edifícios padrão, o que também permite economizar materiais.
Existem dois tipos de tamanhos que você precisa considerar ao criar a si mesmo, externo e interno. As dimensões externas da casa de abelhas na montagem (1 edifício e 2 lojas) - largura 585 mm, altura 815. O peso médio do edifício é de até 35 kg. Os parâmetros internos serão discutidos em detalhes posteriormente neste artigo.Em detalhes, todos os componentes da estrutura são visíveis na figura abaixo:
Você sabe A variedade de mel Elfinsky é considerada a mais cara do mundo, o preço por litro é de 5 a 7 mil euros. É extraído na Turquia na caverna Sarikair, com uma profundidade de mais de 1,8 km.
Vantagens e desvantagens da colmeia de 10 quadros
As vantagens de casas de abelha em 10 quadros são notadas por muitos apicultores. O design é considerado a melhor opção para iniciantes.
- Suas vantagens:
- uma estrutura em que a largura seja maior que a altura evite enxames devido à superpopulação;
- aumento da coleta de mel em até 50 kg da colméia;
- pequenas dimensões e peso, não há necessidade de um assistente (casco simples);
- a construção é suficientemente isolada de fatores externos, a família não gasta tempo protegendo-a do frio;
- acesso rápido a quadros;
- é possível fazer uma partição.
- As falhas de design são observadas principalmente pelos apicultores que possuem apiários móveis ou proprietários de grandes terras de mel:
- existem poucas estruturas para a postura de ovos, o que requer um alojamento adicional;
- com um corpo adicional, as operações de carga e descarga durante o movimento são complicadas;
- os quadros são pequenos, o que complica o processo de coleta.
Instrução DIY
A seção pode ser construída de forma independente, escolhendo uma opção de casco simples ou multi-casco.
Desenho da "casa" de 10 quadros:
Vista geral
Para navegar nos diagramas, considere as dimensões no exemplo do caso (no desenho, esta é a parte inferior):
a) blindagem frontal:
- altura - 370 mm;
- largura - 530 mm;
- espessura da parede - 40 mm;
b) os lados:
- altura - 370 mm
- largura - 490 mm;
- espessura - 40 mm;
c) dimensões internas do alojamento: 450 × 320 × 450 mm;
g) o tamanho das dobras:
- versão em caixa única - 20 × 10 mm;
- versão para vários casos - 12 × 10 mm;
- altura - 300 mm;
- largura - 435 mm.
Seleção e preparação de materiais
O material tradicional e mais comumente usado é a madeira. Você pode usar agulhas, mas não resinosas ou madeiras duras, as últimas são mais adequadas para quadros. A madeira decídua tem uma estrutura mais macia, na qual uma unha entra facilmente sem se partir.
A lista de raças utilizadas:
- abeto;
- cedro;
- álamo;
- tília;
- aspen.
Importante! Recomenda-se o uso de madeira nova, sem vestígios de decomposição e odores pungentes: as abelhas podem abandonar uma casa com aromas desagradáveis.
Para trabalhar com madeira, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:
- máquina para trabalhar madeira;
- fresa;
- lápis e fita métrica;
- espessura do cartão de 40 mm e 15 mm;
- cola para madeira;
- pincéis e tintas.
- A madeira é cortada no comprimento e largura desejados, dependendo da finalidade das peças.
- Então deve ser cuidadosamente lixado.
- Moer as bordas sob a trava na forma de um sulco de espinhos.
Fabricação de correias
Para manter bem as proteções corporais montadas, tiras finas com uma seção de 25 × 12 mm são coladas ao longo de todo o comprimento do lado interno. Posteriormente, essas tábuas também servirão como isolamento adicional. Além disso, as bordas das tábuas se tornarão um suporte para os quadros.
Coleção Hive
Os escudos são montados colando ranhuras e pontas com cola de madeira resistente. Para um encaixe perfeito entre os componentes da blindagem, após o encaixe na parte superior, é necessário bater com um martelo (use um martelo para assentar o laminado para não danificar os espigões superiores). Os escudos são montados da mesma maneira para a loja, na parte inferior das placas das quais há também uma ranhura para o espigão da parte superior da caixa.
Opções da loja:
- altura - 145 mm interno, 165 mm externos;
- largura - dentro de 450 mm, fora de 530 mm.
Importante! Observe: no desenho, a altura da estrutura da loja é menor, as folgas obrigatórias do espaço entre quadros também são indicadas.
Para cobrir a colméia, pegue uma prancha com uma espessura de 15 mm. Altura do produto 120 mm, largura 530 mm. A blindagem superior é mais larga - 585 mm. Antes de coletar todas as peças em um desenho, elas devem ser cuidadosamente pintadas para protegê-las dos efeitos do vento e da precipitação.
Perfuração de orifícios e ventilação
Uma casa de verão na parte inferior da habitação das abelhas é feita em toda a largura do casco. Sua forma pode ser retangular ou oval, a critério do apicultor. Uma placa é colocada na frente do orifício para a conveniência de insetos voadores, com cerca de 35 mm de largura.
O entalhe localizado na parte superior pode ter dimensões de 20 × 10 mm. Vários furos com um diâmetro não superior a 15 mm são perfurados nas laterais da estrutura. Os orifícios geralmente são fornecidos com material de treliça.
Trabalhar com colméias
Na primavera, os apicultores terminam de construir colméias estacionárias com um segundo edifício, além de lojas adicionais.
Após o florescimento das principais plantas melíferas, por volta do final de julho, os apicultores começam a tomar mel. Neste momento, as abelhas não são agressivas, estão ocupadas se preparando para o inverno nos andares inferiores da "casa". No mesmo período, o agricultor deve fornecer as abelhas com cobertura para que a porcentagem de postura não diminua.
O útero cria filhotes no local de maior acúmulo de abelhas. A alimentação irá atraí-los para os pentes, e isso, por sua vez, atrairá o útero.
Em agosto, a parte superior da colméia é inspecionada, os quadros completos de pérgolas são removidos - eles servirão de alimento no inverno. Ao mesmo tempo, as camadas superiores servem como uma espécie de secador para os favos de mel.Você sabe O autor da idéia de usar cera em colmeias foi o apicultor e inventor Johann Mehring, famoso no século XIX. Em 1860, para esta invenção, Mehring recebeu o prestigioso prêmio de apicultura em Hannover.
O trabalho de outono consiste em examinar toda a habitação, formando um ninho de inverno para a família. Vários favos de mel são deixados para a primavera, os favos de mel velhos são removidos. Uma loja é instalada sob o corpo, que servirá como um espaço de estrutura isolante. No próprio ninho, é necessário colocar uma moldura de mel selada, no total até 30 kg de estoque. As paredes laterais são isoladas por fora e por dentro com um travesseiro especial. No final do outono, manter um apiário com abelhas ocorre em uma casa de inverno.
Nos primeiros dias do degelo, no início de abril, ocorre o primeiro sobrevôo. Durante esse período, o apicultor consegue substituir o fundo, reabastecer os suprimentos de ração e reorganizar a "sala" de nidificação para um fundo limpo. No momento, a loja não é necessária, ela é excluída e também os quadros vazios. É muito cedo para remover o isolamento das abelhas.
Por volta do final de abril, é realizada uma limpeza geral da colméia. Medicamentos preventivos são dados aos insetos.
No início de maio, a prole para incubação reabastece a família, o ninho é expandido, adicionando a quantidade certa de quadros. Um segundo edifício é colocado sob o ninho, equipado com terra e cera - isso dá à família um espaço de reabastecimento para a atividade e, além disso, reduz o risco de enxames prematuros. Durante o verão, a família consegue "reconstruir" completamente um novo prédio.
Junho é o momento de encher os favos de mel com néctar; será útil instalar uma loja acima do ninho. Então você pode colocar outro, entre o slot e a loja original. Isso servirá como um incentivo para as abelhas reabastecerem seus próprios suprimentos alimentares de inverno.
Vídeo: Trabalhar com seção de 10 quadros
Dicas úteis para os apicultores sobre como fazer uma colméia
Em todos os negócios, a apicultura não é exceção, existem sutilezas.
Recomendações para a construção e operação de abelhas:
- Para aumentar o ninho de ninhada, você pode aumentar a altura e o número de quadros ou colocar o compartimento sob o estojo.
- Cada colmeia deve ter uma despensa, localizada na seção do quadro. Isso é necessário para a "secagem" de outono de armações com baixo teor de cobre.
- Além da “secagem”, o espaço da estrutura serve como uma espécie de isolamento e facilita o cuidado higiênico da parte inferior do edifício. É muito mais fácil fornecer à família nutrição adicional, remédios, se necessário.
- A madeira deve ser bem seca e protegida da umidade com materiais especiais. Caso contrário, sob a influência de fatores externos, ele perderá rapidamente a forma.
Para criar colmeias bezfaltsevyh, você precisa usar um padrão de calibração ao montar as peças. Isso é necessário para que os planos dos componentes da "casa" estejam perfeitamente alinhados. Normalmente, uma chapa de aço de tamanhos adequados, com até 8 mm de espessura, é usada para esses fins.
Portanto, o projeto Dadanov é conveniente de operar e fácil de montar. Qualquer apicultor pode atualizar o modelo original de acordo com suas necessidades.