As abelhas são suscetíveis a várias doenças que levam à sua morte em massa e são mais freqüentemente afetadas pelo carrapato de Varroa. A varroatose (coloquialmente, varoose) é uma doença das abelhas na qual não apenas os indivíduos adultos são afetados por um carrapato sugador de sangue, mas também uma ninhada jovem, localizada nas células das células. Sem tomar medidas, a morte de toda a família das abelhas é possível. A droga "Bisanar" ajudará na luta contra o parasita, cujas regras de uso serão discutidas no artigo.
A composição do medicamento e a forma de liberação
"Bisanar" é uma solução transparente de cor amarelada e com um cheiro peculiar. Os componentes deste medicamento são ácido oxálico, timol, abeto e óleo de coentro.
É emitido neste formulário:
- ampolas de 1 ml (10 doses);
- Ampolas de 2 ml (20 doses);
- em frascos de vidro (plástico) de 50 ml.
Propriedades farmacológicas
Os produtos têm efeito acaricida de contato no ácaro maduro varroa jacobsoni. Não é viciante, adequado para cuidados terapêuticos e medidas preventivas de proteção contra parasitas. Em contato com o organismo aracnídeo, com qualquer parte do corpo, o produto causa paralisia, insuficiência respiratória, esteriliza as fêmeas, interrompe o ciclo reprodutivo. O carrapato começa a desmoronar após o processamento após 5 minutos. Mas eles a coletam, limpando o fundo da colméia, não imediatamente, mas depois de 18 a 20 horas.
A realização de medidas para desinfetar colméias no outono, quando não há semeadura em colônias de abelhas, é a maneira mais eficaz de controlar pragas e contribui para o inverno bem-sucedido de colônias de abelhas saudáveis.
Você sabe Nos Estados Unidos, em 1995, ocorreu a extinção quase completa das abelhas selvagens na natureza, cuja infecção com carrapato começou em 1987.
Instruções de uso e dosagem
É importante saber quando e em que doses o Bisanar deve ser usado, o método de seu uso. Abordagem desatenta e incorreta para a cura de insetos, levará a resultados ineficazes, não corresponderá às suas expectativas.
Instruções para o processamento de abelhas "Bisanarom"
No tratamento da varroatose de abelhas, o material medicinal é usado na primavera e no outono, nos tempos quentes. Na primavera, as colmeias são tratadas após o primeiro sobrevôo e no outono, após a coleta final de mel. Antes do uso, 2 ml de Bisanar são diluídos em 2 litros de água morna (+35 ... + 40 ° C), mexendo suavemente até formar uma solução de cor uniforme. O produto resultante é arrastado para uma seringa e borrifado com uma fina corrente de espaço entre os quadros, na taxa de 10 ml por rua.
Vídeo: Esquema de processamento para abelhas da varroatose com bisanar
O procedimento de desinfecção deve ser realizado duas vezes, com um intervalo de sete dias pela manhã, a uma temperatura ambiente de pelo menos + 10 ° C (a temperatura mais baixa reduz a eficácia).
Instruções de uso "Bisanar" para sublimação
A sublimação é um evento realizado para fumar abelhas (colméias) com fumaça usando a inovadora pistola de fumaça Varomor. A implementação deste plano leva em consideração o tamanho da família das abelhas.
Com base nisso, a colméia é fumigada com fumaça com uma preparação veterinária a partir do cálculo:Importante! Durante duas semanas, mas não mais tarde, antes do início da principal coleta de mel, a desinfecção está concluída. Tal ação ajudará a impedir a entrada de um medicamento veterinário no mel e garantirá um produto natural puro.
- para uma família comum (6 a 7 quadros) - um clube de fumaça;
- para uma forte (12-14 quadros) - duas nuvens de fumaça.
Para sublimação, uma solução bisanar a 5% de 50 ml de volume é frequentemente usada, o suficiente para fumigar aproximadamente 25 famílias de abelhas (devido ao tamanho da família). Depois de remover a tampa da garrafa, o vaso é anexado à unidade de sublimação. O procedimento é realizado na proporção de um rolo (um maço de fumaça) para a família média e dois rolos (duas nuvens) para uma família forte. Após o procedimento, é necessário um intervalo de cinco minutos.
O tratamento de famílias infectadas com varroatose é realizado de acordo com as instruções de operação deste equipamento (pistolas de fumaça). Ele deve ser configurado corretamente para que, com uma única prensa, seja consumido 1 ml de suspensão (dosagem padrão). Recomenda-se que, antes de iniciar o tratamento em massa de colônias de abelhas, este medicamento seja testado com antecedência quanto à confiabilidade e eficácia do tratamento usando 2-3 colmeias como exemplo, estabelecendo controle sobre elas com monitoramento constante por 20 a 24 horas. Uma overdose pode levar à morte de abelhas.
Ao usar esta substância, observe as precauções de segurança, tenha cuidado e cumpra todos os requisitos operacionais. Isso protegerá o impacto de fatores negativos diretamente no seu bem-estar.
Precauções para o uso da droga
"Bisanar" - um medicamento veterinário que é praticamente inofensivo e ecológico para as abelhas, é tóxico para os seres humanos. Se entrar em contato com a pele, os olhos ou o corpo, pode ser prejudicial à sua saúde; é imperativo cumprir as normas de segurança:
- as mãos devem ser protegidas com luvas de borracha;
- use uma máscara facial ou um respirador para evitar a inalação de vapores;
- no processo de desinfecção, você não pode comer e beber;
- na presença de um grande número de colmeias, é necessário fazer pausas;
- Após a conclusão das medidas tomadas, limpe bem as roupas.
Regras de armazenamento
Para que a substância não perca suas propriedades curativas e mantenha sua eficácia, as seguintes medidas devem ser observadas:
- manter a integridade das embalagens de mercadorias;
- armazene em uma sala seca e protegida pelo sol;
- o local de armazenamento não deve ser acessível a crianças;
- regime de temperatura - de 0 a + 25 ° C para ampolas de 1 ml, 2 ml e de + 5 ° C a + 25 ° C para um frasco de 50 ml.
O produto é adequado para uso por 2 anos a partir da data de sua fabricação.
Importante! Para evitar falsificações, compre Bisanar em lojas especializadas ou somente em vendedores confiáveis.
Perigo de carrapato de abelha
O carrapato de Varroa traz um grande perigo para as abelhas. Essa minúscula criatura aracnídea com um tamanho de 1-2 mm causa sérios problemas aos apicultores, pois causa muitos danos à família das abelhas. O inseto parasita não apenas as abelhas trabalhadoras, mas também os drones, o útero e até as larvas. Não viáveis, com defeitos de desenvolvimento, os indivíduos que morrem logo são removidos das larvas infectadas por carrapatos.
Durante o inverno, um espécime mata pelo menos duas abelhas. A infecção por pragas em mais de 20% dos insetos inevitavelmente leva à morte da família das abelhas. Este parasita também é portador de doenças virais (paralisia viral ou aguda das abelhas, cepa do vírus da asa deformada, etc.). Se a prevenção e o tratamento não forem realizados, não apenas a família das abelhas poderá morrer, mas outras colméias e até os apiários vizinhos também ficarão doentes.
Você sabe Desde 1940, o carrapato Varroa começou a se espalhar pelo mundo, infectando novos territórios, e na Rússia já foi detectado 10 anos depois. Desde 2000, apenas um continente da Austrália permaneceu livre dessa praga.
O trabalho para proteger os insetos domésticos da varroatose é um evento necessário na apicultura. Ao se familiarizar com as diretrizes para o uso da droga e com o conhecimento adquirido, com a ajuda de Bisanar, você pode impedir com sucesso o perigo de espalhar o carrapato pelo apiário e em uma única colméia, proteger as abelhas de várias doenças e pragas.