Cada apicultor no processo de suas atividades enfrenta um problema sério - doenças de abelhas ou famílias inteiras de abelhas. O artigo discute as doenças mais comuns, métodos para seu tratamento e medidas preventivas.
Como e quando as abelhas adoecem
As doenças que causam danos significativos às famílias das abelhas são divididas em:
- Contagioso - aparecem quando os agentes causadores da doença entram no corpo da abelha. Indivíduos saudáveis são infectados pelos doentes de várias maneiras.
- Infeccioso - São doenças que surgem devido a cuidados, alimentação e manutenção inadequados.
As doenças infecciosas, por sua vez, são divididas em:
- Invasivo (parasítico) - um grupo de doenças causadas por parasitas de origem animal (vermes, artrópodes, etc.).
- Infeccioso - doenças causadas por microrganismos patogênicos, vírus.
Importante! Durante toda a sua vida, uma abelha produz cerca de uma décima segunda colher de chá de mel.
As doenças ocorrem em todos os estágios do desenvolvimento da abelha - do ovo ao inseto em funcionamento. Com base nisso, mais dois grupos de doenças são distinguidos: ninhada e abelhas adultas.
Falta europeia e americana
A natureza dessas doenças é uma lesão infecciosa agressiva do corpo. O foulbrood europeu é uma doença da ninhada aberta de abelhas. As larvas morrem com 3-4 dias de idade. Um cheiro específico de maçã é exibido. A infecção é introduzida através da introdução de ração, manipulação de inventário, adultos. Quando os primeiros sinais da doença aparecem, é necessário tratamento preventivo urgente de todo o apiário.
São utilizadas as seguintes preparações, dissolvidas em xarope à base de açúcar e água, em dosagens de acordo com a prescrição de um veterinário:
- estreptomicina;
- biomicina;
- tetraciclina;
- neomicina;
- eritromicina.
A cobertura médica é realizada três vezes, com um intervalo de cinco dias, enquanto as células antigas são substituídas gradualmente por novas. American foulbrood é uma doença da ninhada impressa de abelhas que causa um bacilo formador de esporos. É transmitido principalmente através de famílias infectadas. As larvas apodrecem, transformando-se em uma massa com um cheiro desagradável de cola de madeira. O tratamento é o mesmo do foulbrood europeu, mas a taxa de cobertura de uma colméia é um pouco maior.
Você sabe Pelo cheiro, as abelhas podem identificar minas, explosivos, então esses insetos estão no "serviço oficial" do Pentágono.
Varroatose
A varroatose é uma doença causada pelo carrapato de Varrora Jacobsoni. O inseto parasita os habitantes adultos da colméia, mas principalmente a ninhada de drones. A praga é fixada no corpo de uma abelha (útero, zangão) e suga a hemolinfa.
O combate à varroatose consiste na destruição completa de carrapatos por tratamento térmico das casas, pelo uso de produtos químicos. Medidas e tratamento prematuros levam à morte completa da família das abelhas.
Ascospherosis
Doença fúngica da ninhada de abelhas e zangões. Seu perigo se deve ao fato de os adultos não sofrerem, mas serem portadores. Você pode trazer controvérsia ao instalar (reorganizar) a estrutura para famílias saudáveis de infectados.
Os esporos são ativados em um ambiente úmido, mas não quente. A doença é determinada pelo número de larvas alteradas, células, que são mais concentradas nas bordas das células. As abelhas operárias limpam suas células jogando fora múmias de limão.
As medidas para combater a doença são assim:
- colmeias no interior são tratadas com maçarico;
- desinfetar equipamentos; roupas de proteção;
- aplicar remédios populares à base de plantas. Molho de calda de rabo de cavalo com calda de um a um por cinco dias consecutivos à taxa de 1 litro por colmeia. Pulverizado em ruas secas de abelhas yarrow. Alho picado, embrulhado em gaze, é colocado em cima das molduras. Alguns dias depois, eles mudam para frescos;
- preparações químicas são eficazes, mas quando usadas, não devem entrar no mel. "Dicobin", "Ascocin" é usado de acordo com as instruções.
Para evitar a ascospherosis, vale a pena cuidar da ventilação adequada das colmeias, não usar isolantes à base de algodão e cortar a grama regularmente. Todas as medidas devem ter como objetivo evitar o acúmulo de umidade.
Septicemia
Refere-se a doenças infecciosas de abelhas adultas. É caracterizada pela perda da capacidade das abelhas de voar. Após a morte, os tecidos dos insetos mortos caem em pedaços, adquirindo uma cor preta. O diagnóstico é estabelecido por exame bacteriológico. O fato provocador da doença é um nível excessivo de umidade nas colmeias.
O tratamento da septicemia consiste na transferência de colônias de abelhas doentes para colmeias secas e isoladas, seguido de cobertura com xarope antibiótico de tetraciclina (300.000 unidades). A cobertura é realizada três vezes, cada uma após 6 dias. Uma alternativa aos antibióticos é adicionar ácido cítrico ao xarope.
Nosematose
A doença invasiva que afeta adultos em famílias é causada por um parasita unicelular. A infecção ocorre através da entrada de esporos no corpo através dos alimentos. O início da doença coincide com o final do inverno, e o pico da doença é o final da primavera. Invernos longos, condições adversas, dieta (mel de melada) contribuem para a nasalose.
Como profilaxia, adicione o frasco de fumagilina a 25 litros de xarope de açúcar, com o qual a melada deve ser substituída. Na primavera, os insetos são movidos para limpar as colméias e os favos de mel são revisados. O tratamento é realizado usando o método de quatro coberturas com xarope de açúcar com Fumagillin (proporção, como na profilaxia), uma vez por semana, a uma taxa de 200 g por colméia.
Paratifóide (salmonelose)
A doença ocorre como resultado da infecção da família por bactérias trazidas para a colméia com água de um reservatório morto. Não é fato que as infecções por insetos necessariamente ocorram, pois há risco de famílias enfraquecidas que enfraquecem ainda mais em pouco tempo e morrem. O tratamento é realizado fertilizando o Novarsenol em xarope de açúcar. As medidas preventivas incluem uma dieta completa e manter as famílias aquecidas.
Paralisia viral
A doença afeta o sistema nervoso do inseto, paralisa os órgãos. O vírus carrega um carrapato que parasita as abelhas.
Além disso, a família é infectada de indivíduos infectados por indivíduos saudáveis:
- a infecção persiste no cadáver de um inseto por até 2 anos;
- a doença manifesta-se com mais frequência no verão, prossegue nas formas aguda e crônica. Se for detectada paralisia, a família deve ser isolada.
Para evitar o desenvolvimento da doença nos meses de primavera, as abelhas recebem uma endonuclease bacteriana (100.000 unidades) com a adição de 1 g de cloreto de magnésio por litro de água. Na primeira metade do verão, a fertilização com xarope de açúcar é feita com a adição de tetraciclina e biomicina. Usando um pulverizador, o favo de mel é tratado com ribonuclease pancreática 1 vez por semana, durante um mês.
Doenças causadas por protozoários
Pragas de abelhas causam danos irreparáveis aos apicultores e podem levar à morte de um apiário inteiro. Eles podem aparecer devido ao não cumprimento das regras de atendimento, falta de prevenção e criação inadequada de abelhas.
Aracnóses
Aracnose é o nome comum para doenças transmitidas por carrapatos.
Importante! Aracnose são doenças perigosas para seres humanos e animais.
Estes incluem:
- acarapidose;
- exoacarapidose;
- pemotose;
- varroatose
- euvarrosis
- tropilelapsosis.
Recomenda-se tratar a aracnose com o uso de medicamentos (de acordo com as instruções) como “Fenotiazina”, “Varroaxan”, “Folbeks”, “Sanvar”. Use ácidos oxálico e fórmico.
Entomoses
As entomoses são um grupo de doenças causadas por insetos parasitas nas abelhas (por exemplo, piolhos).
Entre as entomoses de abelhas, as seguintes são as mais comuns:
- browulose;
- cenotainiose;
- fisocefalose.
Braulez - causado por pequenos insetos sem asas - piolhos. Eles atacam adultos, empobrecem as abelhas. Quando o útero está danificado, o processo de postura é interrompido. Métodos de controle - o uso de pessoas ou tratamento de fumaça de colônias de abelhas. Shag, o tabaco deve ser usado como fonte de fumaça.
Senotainiose - ocorre quando as larvas são depositadas por um cenotainia de mosca na superfície do corpo de uma abelha. Há uma infecção. Depois que a abelha morre em alguns dias, as larvas se desenvolvem em seu cadáver e depois são enterradas no chão. As medidas de controle incluem o uso de iscas em conserva, a queima de abelhas mortas. Como os parasitas invernam no solo, é necessário arar a terra no apiário no final do outono.
A fisocefalose é uma doença na qual as larvas de uma mosca de cabeça redonda parasitam no corpo de uma abelha. A doença ocorre quase como a anterior, apenas com a diferença de que a larva de uma mosca, tendo completado seu desenvolvimento no corpo de uma abelha morta, “a deixa” com um inseto totalmente formado, ultrapassando o estágio de desenvolvimento no solo. As medidas de controle da fisiocefalose são semelhantes à cenotainiose. Neste último caso, a terra ao redor das colmeias é cuidadosamente abalada.
Doenças infecciosas das abelhas
Este é um grupo de doenças causadas por violações do conteúdo, alimentação e reprodução. Não transmitido às famílias de abelhas saudáveis dos pacientes.
Considere o mais comum:
- Distrofia de proteínas. Ocorre devido à ausência ou baixa qualidade do pão de abelha, excesso de açúcar na ração, distúrbios metabólicos no corpo da abelha. Os insetos ficam menores, não se desenvolvem. Pare de pôr ovos. As larvas são fracas, alongadas. A maioria morre. Para evitar a doença, é necessário fornecer às famílias alimentos protéicos em quantidades suficientes, além de colocar a estrutura com o pão de abelha. Você pode usar substitutos: uma mistura de xarope com leite, massa de fermento, mel e açúcar em pó.
- Ninhada refrigerada. A doença é caracterizada pela morte da ninhada e pelo aparecimento de deformidades das abelhas como resultado da hipotermia da família. Geralmente aparece na primavera. Surge devido ao mau isolamento das colmeias, com exposição prolongada aos favos com ninhada no frio. Para evitar a morte de insetos da doença acima, estreite as ruas, isole os ninhos, remova os insetos mortos e reabasteça a base de alimentação.
- Ovos estéreis. Os ovos postos pela abelha rainha deixam de se desenvolver. As causas desta doença não são totalmente compreendidas. As famílias de abelhas estão enfraquecendo, pois as larvas nos pentes não são suficientes. Estudos têm demonstrado que a criação de animais intimamente relacionados em apiários encoraja rainhas a pôr ovos "vazios". A situação pode ser alterada substituindo o útero por outros mais saudáveis, deslocados de outros lugares.
- Toxicose química. O verdadeiro flagelo da apicultura, devido ao uso descontrolado de produtos químicos na agricultura, emissões tóxicas industriais. As abelhas são inicialmente expostas quimicamente ao coletar néctar e pólen. Além disso, todos os membros da família sofrem com produtos químicos e pesticidas. O envenenamento pode ocorrer de uma forma super aguda, aguda e crônica.
Aplicam-se apenas medidas preventivas, que incluem:
- localização do apiário a uma distância suficiente das empresas industriais;
- as localizações familiares devem estar a pelo menos 7 km de áreas tratadas com produtos químicos;
- na ausência de tal oportunidade, com perigo potencial, as colmeias são cobertas com grama fresca, galhos;
- coloque adicionalmente tigelas com água;
- faça o tratamento interno das colmeias com uma solução alcalina de 5%, seguida de lavagem com água.
O que é ninhada doente
As doenças mais comuns e estudadas nas quais a ninhada de abelhas sofre são podridão podre (européia e americana), varroatose, ascosferose, aspergilose, ninhada sacular. As quatro primeiras doenças são descritas neste artigo, abordaremos as duas últimas. A ninhada saqueada é uma doença viral disseminada.
A doença ocorre nos meses de primavera e verão com períodos quentes ou frios prolongados, com desnutrição. Distribuído entre famílias. As larvas são alongadas, em forma de gancho, em forma de saco. Eles morrem no 5-7º dia após a infecção. O diagnóstico é estabelecido em laboratório. Como preparações médicas, Bactopol é usado - três vezes em uma semana.
A aspergilose é uma doença infecciosa. Tanto a ninhada quanto o adulto sofrem. A fonte são esporos de fungos que entram nas colmeias com pólen ou néctar. A doença se desenvolve rapidamente em um ambiente úmido. As larvas morrem 2 a 4 dias após a infecção.
Importante! Mel obtido pela família, onde foi confirmado o diagnóstico de ninhada ensacada, é estritamente proibido alimentar abelhas saudáveis.
As medidas de prevenção incluem:
- ventilação e aquecimento de casas;
- impedindo o espessamento da grama ao redor das colmeias;
- tratamento antibiótico não sistemático;
- fornecer às famílias nutrição medicinal com calda de açúcar com cebola ou alho.
Para o tratamento use drogas "Askosan", "Askovet", "Apiask", "Unisan", a droga "Abelha".
Prevenção de doenças das abelhas
Medidas preventivas para prevenir doenças e morte de insetos incluem:
- Planejamento cuidadoso da localização do apiário, levando em consideração a fisiologia dos insetos, a situação ecológica etc.
- Conformidade com regras e padrões sanitários em relação a estoque, vestuário.
- Alimentação terapêutica sazonal oportuna para fins preventivos.
- Remediação de colméias de forma contínua.
A apicultura é uma ocupação difícil e responsável que exige profundos conhecimentos e habilidades. Um grande número de doenças de várias etiologias às quais as abelhas são expostas em diferentes estágios de seu desenvolvimento pode complicar significativamente o processo de obtenção de produtos apícolas. Mas a medicina veterinária moderna possui um enorme arsenal de medicamentos e métodos de tratamento que permitem manter a família das abelhas em condições de trabalho.