O mel natural é considerado um produto único que pode ser armazenado em casa por anos sem perder suas propriedades benéficas. Mas às vezes acontece que um tratamento comprado recentemente muda sua estrutura, adquire um sabor desagradável e cheira a braga. Por que o mel fermentou no banco, o que significa e é possível usar esse produto? Leia mais sobre isso mais tarde.
Fermento de mel pode
Essa pergunta pode ser desconcertante para alguém, porque acredita-se que o mel quase nunca estraga. De fato, isso acontece muito raramente com um produto natural de alta qualidade, porque o próprio mel é um anti-séptico e o crescimento de quaisquer microorganismos nele é impossível. É azeda principalmente devido à falta de apicultores irresponsáveis e dos próprios compradores, e esse fenômeno é mais um desvio do que uma norma.
Os fatores ambientais que afetam a qualidade do mel não devem ser descartados: substâncias tóxicas presentes no ar e no néctar das plantas, chuvas, dias ensolarados, etc. Além disso, os fungos presentes em todos os produtos "vivos" podem provocar fermentação e são ativados sob certas condições. O fato de o mel começar a se deteriorar pode ser determinado por uma mudança de consistência - torna-se mais líquido e por um odor desagradável. Então o líquido começa a borbulhar e um revestimento branco e espumoso aparece na superfície.Causas da fermentação e como evitá-la
Não há muitas razões pelas quais a fermentação começa e, conhecendo-as, os danos podem ser evitados.
Colheita precoce e alta umidade
Alguns apicultores correm para coletar por lucro ou por ignorância e produzem mel imaturo, que logo começa a fermentar. Isso ocorre devido ao alto teor de umidade do produto. No momento em que as abelhas estão apenas começando a processar o néctar, ele contém cerca de 60% da água. É fácil supor que essa consistência não contribua para o armazenamento a longo prazo. Durante a fermentação, os insetos extraem a maior parte da água do néctar, trazendo a massa para a consistência espessa desejada com um conteúdo líquido não superior a 18-20%.
Se a umidade do produto exceder esse indicador, que é característico de um produto imaturo, o azedo não poderá ser evitado. Portanto, ele precisa ser bombeado não antes do que quando as abelhas selam as armações com própolis pelo menos em um terço. Se a coleta for realizada mais cedo, a iguaria pode ficar azeda devido ao alto teor de líquidos, que é um excelente meio para o crescimento de bactérias.Importante! O uso de mel "jovem" é, em princípio, possível, mas exclusivamente na forma processada, uma vez que nele existem muito poucas propriedades úteis.
Condições de armazenamento inadequadas.
O motivo mais comum de deterioração de um produto novo e de alta qualidade é o não cumprimento das regras e condições de armazenamento.
Existem vários fatores que reduzem a vida útil do mel natural:
- embalagem com vazamento, falta de tampa;
- embalagem de metal (oxida e confere ao produto um sabor específico);
- alta temperatura do ar (acima de + 20 ° C) e raios diretos do sol;
- temperatura muito baixa (abaixo de + 8 ° C);
- aumento da umidade na sala.
Em todos esses casos, o néctar absorve a umidade do ambiente, pelo que sua consistência muda e o processo de fermentação começa. Para que o produto não se deteriore, ele deve ser armazenado à temperatura ambiente, em local escuro e seco. Um recipiente ideal para armazenamento é um frasco de vidro, argila ou recipiente de cerâmica com uma tampa bem apertada.
Estrutura
Todo mundo sabe que o mel real fica nublado e cristaliza com o tempo, o que é um sinal de sua alta qualidade. As propriedades benéficas da massa doce, neste caso, não diminuem, e uma mudança na estrutura é considerada a norma absoluta. Mas se o produto for submetido a um processo de endurecimento forçado, após o aquecimento, sua consistência poderá mudar.
Isso acontece com o mel que está no frio há muito tempo, por exemplo, transportado ou vendido no mercado no inverno. Obviamente, em temperaturas de até -35 ° C, não congelará, mas engrossará significativamente e, quando armazenado em uma sala quente, ficará mais líquido devido à umidade liberada. Pelo mesmo motivo, não é recomendável que a iguaria seja armazenada na geladeira ou na adega.
A estrutura do produto também muda após o aquecimento, em particular repetida e irregular. Muitos vendedores o aquecem para vender, para que se torne fluido e tenha uma bela cor âmbar. Não se sabe quanto tempo esse produto pode ser armazenado, portanto, não é mais seguro comprá-lo em uma forma ligeiramente cristalizada fora de estação.Você sabe O mel tem uma forte propriedade anti-séptica e anti-inflamatória. Ajuda no tratamento de doenças do estômago, cura feridas e supera muitos medicamentos.
Impurezas
Às vezes, para aumentar o volume do produto acabado, os vendedores inescrupulosos adicionam água, xarope de açúcar ou menos néctar de qualidade das coleções anteriores. Esta mistura é submetida a tratamento térmico repetido até se tornar espessa e uniforme. É claro que essa iguaria não pode durar muito tempo, e a razão ainda é a mesma: excesso de água na massa doce.
É impossível detectar impurezas em um produto puro no momento da compra, pois os sinais de deterioração começam a aparecer 1-2 semanas após a fervura. Ainda assim, verifique sempre o conteúdo da lata. A presença de sedimentos, coágulos incompreensíveis, flocos brancos ou cinza é um sinal de baixa qualidade.
É possível comer
O uso do mel fermentado em sua forma pura é inaceitável, porque todos os fungos e bactérias, uma vez no estômago, certamente causarão inchaço, azia e até envenenamento se substâncias nocivas estiverem presentes na massa doce. E um produto azedo ou amargo com um odor duvidoso não proporcionará prazer. O mel tratado termicamente não é prejudicial à saúde, mas não há benefício com isso. Não haverá muito dano ao consumir néctar imaturo, mas se você estiver propenso a indigestão, é melhor evitar.
Importante! Em nenhum caso você deve usar mel fermentado para alimentar as abelhas. Os insetos podem morrer de um produto estragado.
O que pode ser feito com mel azedo
Se o mel apenas começou a se deteriorar e ainda não adquiriu um sabor amargo e um cheiro pronunciado "não comestível", você pode tentar salvá-lo. É claro que, ao mesmo tempo, todas as propriedades de cura desaparecerão, mas permanecerá uma massa de açúcar âmbar adequada para assar ou para outros fins.
Então, o que fazer com o mel fermentado antes de usá-lo na culinária:
- Se a espuma se formou na superfície, ela deve ser completamente removida com uma colher, capturando a camada superior de massa intocada. Este procedimento irá suspender a fermentação adicional.
- Em seguida, coloque o recipiente em banho-maria e aqueça a + 60 ° C por uma hora. Um tratamento térmico tão longo levará à perda de todas as propriedades curativas, mas, caso contrário, é impossível salvar o produto.
O resultado é uma massa aromática doce, da qual você pode cozinhar pão de gengibre, bolos, várias bebidas ou marinada para carne. Para dar um sabor característico, o produto pode ser misturado com mel de alta qualidade da coleção anterior e para um aroma agradável - com limão. Além disso, a massa doce fermentada é uma matéria-prima ideal para o hidromel conhecido por todos. Segundo muitos apicultores, a bebida é excepcional.
Você sabe O mel lida com a remoção de álcool do corpo. Se você estiver de ressaca pela manhã, uma colher de guloseimas saudáveis pode ajudar.
Obviamente, pouco é agradável que um produto tão valioso às vezes estrague e azeda. No entanto, não fique chateado. Com uma abordagem competente, ele sempre encontra uma aplicação útil na forma de aditivo para massa, creme ou outras sobremesas deliciosas.