O mel de girassol não pertence a variedades requintadas, no entanto, em termos de composição e saturação de nutrientes, não é de forma alguma inferior aos produtos de mel mais avançados. Leia mais sobre o mel de girassol no artigo.
Descrição e características do mel de girassol
Este produto pode ser distinguido imediatamente pelas características características peculiares a ele.
Como é isso?
A cristalização rápida do mel em um estado espessante se assemelha a massa ou banha, revestida com cristais de açúcar em vez de sal.
Você sabe A dieta de pré-escolares e crianças japonesas, chinesas e sul-coreanas inclui necessariamente mel. E não qualquer, a saber girassol.
Cor
Um produto recém bombeado tem uma cor amarela ou dourada brilhante, que escurece um pouco à medida que engrossa e, quando completamente cristalizado, fica coberto por uma crosta branca de glicose.
Gosto e Aroma
O mel de girassol não tem cheiro de mel. Alguns prendem o cheiro do feno, outros - tons de cheiro de pólen de flores e outros ainda - até o aroma de batatas fritas. Após a cristalização, os aromas exalados pelo produto apícola tornam-se ainda menos perceptíveis. Mas seu gosto é totalmente consistente com os padrões de mel, com uma amargura característica.
Termos de açúcar
Essa variedade cristaliza tão intensamente que já após 2 semanas, no máximo 3 após o bombeamento, é uma massa densa coberta com uma crosta branca de glicose. E embora o processo de cristalização não seja tão ativo nos favos de mel, este mel não é recomendado pelos apicultores, pois a alimentação das abelhas é deixada para o inverno.
A composição química e o teor calórico do produto
Um processo de cristalização muito rápido é explicado pelo aumento do teor de glicose no produto de girassol. Em todos os outros sentidos, este produto é praticamente diferente de outras variedades de mel de abelha. Uma alta porcentagem de glicose determina o alto teor calórico do produto, dos quais 100 g contêm 320 kcal.
O valor nutricional é determinado pelo conteúdo:
- 78% de carboidratos;
- 4% de proteína;
- 17% de água;
- 1% de minerais.
Os grupos de vitaminas presentes nele:Você sabe A maioria das pessoas se engana ao aceitar o girassol como uma flor grande. De fato, cada semente de girassol é fruto de uma única flor pequena.
- p-caroteno;
- C;
- E;
- H;
- K;
- PP
Micro e micro elementos são apresentados:
- iodo;
- potássio;
- fósforo;
- cálcio
- cobre;
- sódio;
- manganês;
- magnésio
- alumínio;
- cobalto;
- selênio.
Um conjunto de enzimas no produto é representado por enzimas:
- catalase;
- invertase;
- diástase;
- fosfatase.
Também é saturado com quase todos os ácidos orgânicos e aminoácidos, entre os quais os mais pronunciados:
- oleico;
- linoleico;
- palmítico;
- esteárico;
- linocérico;
- araquídeo;
- solantina.
Propriedades do mel para o corpo humano
A composição rica e diversificada de nutrientes determina o grande benefício que este produto tem no corpo humano. No entanto, isso nem sempre acontece e nem com todos, o que não é o culpado pelo produto em si, mas pelo estado de saúde de uma pessoa em particular.
O que é útil
- Os benefícios reais do mel são expressos em:
- fortalecer a imunidade e melhorar a saúde geral;
- otimização do sistema digestivo;
- luta eficaz contra resfriados e condições de gripe;
- prevenir o aparecimento de artrose;
- prevenção de aterosclerose;
- eliminação de problemas no aparelho geniturinário;
- fortalecimento do sistema cardiovascular;
- limpeza do corpo de venenos e toxinas;
- abaixando o colesterol ruim no sangue;
- estimulação das propriedades regenerativas das células.
Danos e contra-indicações
- Não use uma variedade de girassol com:
- intolerância individual ao produto;
- gravidez e amamentação se a criança tiver reações alérgicas ao produto;
- na presença de diátese infantil;
- com diabetes;
- com sintomas óbvios de obesidade.
Como determinar o mel de girassol para a naturalidade em casa
A variedade natural de girassol deve atender às condições mencionadas acima.
Além disso, em casa, a utilidade do produto pode ser verificada das seguintes maneiras:
- Você precisa tentar esfregar a gota dele entre os dedos. Se, ao mesmo tempo, os dedos grudarem visivelmente no filme adesivo formado entre eles, o produto é natural. Caso contrário, é formada uma consistência aquosa entre os dedos ou um caroço rolando entre os dedos.
- Se você deixar cair uma gota de mel natural em um guardanapo, ele não se espalhará.
- Ao misturar o produto de teste com água, os aditivos se destacam da falsificação e se depositam no fundo.
- Se você adicionar algumas gotas de iodo em um recipiente com mel líquido e misturar a mistura, se estiver azul, converse sobre a presença de amido no produto.
- Quando o vinagre é adicionado ao produto de teste, o assobio que aparece indica a presença de giz na falsificação.
- Se uma solução de mel a 10% for despejada no álcool medicinal na proporção de 4: 1, um precipitado branco indicará a presença de xarope de açúcar na falsificação.
- Um dos métodos mais simples e eficazes de verificar a naturalidade é observar uma pequena quantidade de produto colocada em um pedaço de papel. No caso em que, após 5 minutos, um ponto úmido apareça na parte de trás do papel, deveríamos falar sobre falsificação. O mel natural não deixa manchas. Esse método de verificação é conveniente para uso ao comprá-lo no mercado.
- A autenticidade do produto apícola cristalizado pode ser verificada pelo fogo. O mel natural simplesmente derrete quando exposto ao fogo. A falsificação em contato com o fogo começará a chiar e estalar, indicando a presença de ingredientes de terceiros.
- É fácil determinar a autenticidade do mel líquido mergulhando um pedaço de pão nele. Se depois de um quarto de hora o pão não amolecer, o produto será natural. Molhar o pão indica a presença de xarope de açúcar em uma farsa.
Vídeo: Como distinguir o mel real do falso
Como se inscrever
A taxa de consumo diário de mel depende diretamente do peso corporal e, para uma pessoa saudável, está entre 50 e 90 g. Com anemia, para aumentar o nível de hemoglobina no sangue, a taxa de ingestão diária do medicamento por um mês pode ser aumentada para 150 g. Ao usar mel de girassol e Ao determinar o método de como tomá-lo, leve em consideração as propriedades benéficas e as qualidades medicinais do girassol, que quase todas são utilizadas em produtos apícolas.
Na medicina popular
Os curandeiros tradicionais, usando as propriedades curativas do produto, combatem com sucesso:
- resfriados e gripes, para os quais misturam suco de 1 limão com 100 g de mel para três doses diárias de 1 colher de sopa. l.;
- doenças pulmonares através de uma mistura de um copo de suco de cenoura, rábano e beterraba com um copo de ingrediente de mel de girassol, 30 ml de vodka e suco de 2 limões, misturando tudo por meia hora à temperatura ambiente em um recipiente esmaltado e depois tomando 1 colher de sopa. eu meia hora antes de cada refeição;
- tosse, para a qual, em um rabanete bem lavado, faça um recesso para 2 colheres de sopa. mel, que insistem 4 horas, após o que eles tomam 1 colher de sopa. três vezes ao dia meia hora antes das refeições;
- um nariz escorrendo severo com a ajuda de suco de beterraba vermelha com ingrediente de mel adicionado a ele para obter uma solução a 30%, que depois adiciona 5 gotas em cada narina até 5 vezes por dia.
Em cosmetologia
A capacidade dessa variedade de afetar beneficamente a qualidade do cabelo e estimular as propriedades regenerativas das células da pele determina seu uso generalizado em cosmetologia.
Aqui estão algumas maneiras de usar com sucesso um produto de abelha em cosméticos:
- Para fazer uma máscara capilar, é necessário combinar em proporções iguais o ingrediente mel de girassol, óleo de girassol, gema de frango, suco de cebola e xampu, após o qual o produto é aplicado nos cabelos secos e após 2 horas de lavagem com água morna.
- Outra máscara capilar é obtida através da mistura de arte. ingrediente de mel, 150 ml de óleo de girassol e 10 gotas de sândalo, gerânio e lavanda. Depois de insistir em um banho de água, a máscara absorve os cabelos por um terço de uma hora.
- Uma máscara capilar também pode ser feita com ingredientes de mel, óleo de girassol, hena incolor e conhaque, em proporções iguais. O produto é aplicado nas pontas duplas dos cabelos por meia hora, após o que é lavado com água morna.
Na cozinha
Essa variedade de mel é frequentemente usada na fabricação de todos os tipos de doces, devido à sua capacidade de proporcionar um aroma agradável. Além disso, este ingrediente de mel é amplamente utilizado na preparação de pratos de carne, aves, sobremesas e é um excelente adoçante de todos os tipos de bebidas. Além disso, combina bem com laticínios, nozes, legumes, frutas e especiarias na forma de canela e cardamomo.
Importante! Aquecimento do mel a uma temperatura superior a +50°C, rouba o produto da maioria de suas qualidades benéficas. Um processo semelhante é observado quando o mel é adicionado à massa.
Aqui estão algumas receitas nas quais ao cozinhar uma variedade de mel de girassol não perde suas qualidades benéficas:
- Para preparar um mel-noggy, você precisa misturar 2 xícaras de leite frio, 1 ovo de galinha cru, 6 colheres de sopa. mel e 2 colheres de sopa. suco de limão ou laranja e depois bata a mistura resultante até obter uma consistência homogênea. A bebida é consumida refrigerada.
- Para preparar esta salada, você precisa cortar 4 cenouras, 30 g de nozes, 3 dentes de alho, misturar os ingredientes e adicionar 2 colheres de sopa à mistura. mel de girassol e creme de leite ou maionese a gosto.
Termos e condições de armazenamento
O objetivo principal, que é perseguido durante o armazenamento do mel de girassol, é economizar um máximo de substâncias úteis nele. A importância desse momento é evidenciada, por exemplo, pelo fato de que apenas um conteúdo diário de um pote de mel ao sol pode destruir mais da metade de todos os nutrientes nele contidos.
Daí a necessidade:
- armazene-o em um local protegido dos efeitos da luz solar a uma temperatura baixa, que não deve exceder + 20 ° C;
- a umidade durante o armazenamento não deve exceder 75%;
- deve ser armazenado em pratos limpos de vidro, porcelana ou argila;
- os vasos devem estar bem fechados com tampas para evitar a penetração de odores externos.
Importante! Em nenhum caso o mel deve ser armazenado em recipientes de metal, pois, em caso de um possível processo oxidativo, o produto adquire qualidades prejudiciais ao corpo humano.
O mel de girassol, devido à sua disponibilidade e custo relativamente baixo, não é considerado uma variedade de elite deste produto. No entanto, se o compararmos, por exemplo, com o mel de tília altamente citado, então, por alguns indicadores importantes, o produto das abelhas de girassol está à frente do famoso companheiro.