"Quero criar abelhas, mas não sei por onde começar" - esses pensamentos geralmente prevalecem entre os apicultores iniciantes que estão tentando adquirir pelo menos algumas colméias e abelhas rainhas para obter mel caseiro. Para que as tentativas de equipar um apiário em casa sejam bem-sucedidas, você precisa conhecer os segredos básicos dos apicultores bem-sucedidos e poder aplicá-los corretamente na prática.
Como se preparar para a apicultura
Antes de iniciar uma ação ativa para a criação de abelhas, vale a pena estudar em detalhes os conceitos básicos da apicultura, as características de organizar uma colméia, ler sobre famílias de abelhas, útero, seus meios de subsistência, para não destruir as famílias adquiridas e coletar a quantidade máxima de produtos apícolas no primeiro ano. Recomenda-se obter o conhecimento necessário no inverno, para que na primavera imediatamente comece a agir, sem perder tempo.
Ao estudar materiais sobre apicultura, dê preferência à literatura marcada “para iniciantes” ou “apicultura do zero”, onde todos os meandros e técnicas de organização de um apiário são descritos em palavras simples e compreensíveis.
As principais áreas de estudo devem ser:
- características do comportamento dos insetos e sua interação, hierarquia na família;
- sutilezas do comportamento dos insetos, dependendo da estação;
- estágios de reprodução e desenvolvimento de insetos;
- organização de ninhos nas colméias;
- invernada de insetos;
- possíveis doenças e pragas, a luta contra eles;
- sutilezas da coleta e processamento de produtos apícolas.
Vale lembrar que a criação de abelhas é um processo complexo e demorado; portanto, você deve decidir com antecedência se está pronto para passar todos os dias do seu tempo livre atendendo o apiário. O futuro apicultor deve estar pronto para dedicar tempo suficiente para cuidar das colmeias, apenas neste caso a atividade trará um resultado positivo.
Importante! As picadas de abelha provocam em algumas pessoas uma reação alérgica grave do corpo, que pode resultar em morte. Mesmo as roupas de proteção mais confiáveis e as precauções tomadas não garantem segurança completa, portanto a ausência de alergias no futuro apicultor é um pré-requisito para a criação de insetos.
Um fator importante na organização de um apiário são recursos financeiros suficientes, pois um apicultor iniciante terá que arcar com os custos de:
- aquisição ou construção de colmeias;
- aquisição de famílias de abelhas;
- a aquisição do equipamento necessário para o tratamento das colmeias, a coleta de produtos apícolas e seu processamento;
- arranjo de um local de inverno para colméias (em caso de condições climáticas inadequadas no inverno - para proteger colônias de abelhas da morte);
- compra de alimentos (os insetos nem sempre têm tempo para preparar mel suficiente para o inverno, por isso são alimentados adicionalmente).
Como escolher um local para um apiário
Ao escolher o local mais adequado para a colocação de colmeias, preste atenção a:
- A proximidade do apiário com a fonte de água, que as abelhas precisam para esfriar as colméias e desenvolver a prole. Se tal fonte estiver localizada longe do apiário, a produtividade das abelhas será significativamente menor. Nascentes naturais, lagoas ou áreas criadas artificialmente - barris de água, bebedores de gado, na superfície em que flutuam galhos ou tábuas (para que os insetos possam se sentar sobre eles e tirar água) podem ser fontes adequadas.
- Boa iluminação do local escolhido pela manhã para um despertar mais precoce dos insetos, a fim de estimulá-los ao início do "dia útil" mais cedo do que o habitual.
- Existe uma abundância de alimentos para as abelhas durante todo o período de atividade dos insetos; portanto, as plantas com flores no território devem sempre ser (do início da primavera ao final do outono), para que a produtividade dos insetos esteja em um nível alto e eles não precisem comer estoques coletados anteriormente. As plantas com flores necessárias precisam ser cultivadas de forma independente ou colocadas em prados floridos, perto de jardins, o que é mais fácil de implementar nos subúrbios do país ou para os residentes do campo.
- A presença de movimento ativo das correntes de ar no local das colmeias, uma vez que, no processo da vida, os insetos emitem uma grande quantidade de vapor de água, o que deve deixar suas casas em tempo hábil. Para manter as colméias bem ventiladas, evite planícies, barrancos e valas para acomodá-las.
Que colméias escolher para as abelhas
Existem vários tipos de habitações de abelhas:
- Colmeia Dadanov - o mais comum, é feito de madeira de abeto, tem um design simples e tem boa capacidade. Ele pode acomodar imediatamente 12 quadros e, no processo de crescimento de uma família de insetos, a equipe com quadros adicionais;
- colmeia alpina - apresentado na forma de uma casa com cascos múltiplos, que em sua estrutura é o mais próximo possível do habitat natural dos insetos. O design da colméia é muito compacto, não possui divisórias e orifícios de ventilação;
- Design da Rue - possui 6 edifícios, cada um dos quais pode acomodar até 10 quadros; cada um dos edifícios é adicionado à medida que a família de abelhas é adicionada. Esse projeto só pode ser usado em climas quentes, de modo que o movimento constante dos cascos não provoque um super-resfriamento das colmeias;
- colmeia de cassetes - É cada vez mais utilizado pelos apicultores na criação de abelhas, pois é capaz de manter um microclima especial criado por abelhas dentro de casa, o que minimiza os riscos de danos à doença. Para a fabricação da construção, são utilizadas apenas tábuas de abeto ou pinho, enceradas e secas com um secador de cabelo para garantir a resistência à umidade e a resistência do produto;
- Espreguiçadeira ucraniana - Um design de colméia horizontal simples e adequado para apicultores iniciantes. Distingue-se pela simplicidade da manutenção e construção, permitindo que você aprenda gradualmente o básico e as principais habilidades da apicultura. Essa colméia comporta até 20 quadros e possui paredes laterais isoladas, proporcionando um inverno confortável para os insetos.
Ao escolher colmeias, os apicultores iniciantes devem prestar atenção à facilidade de manutenção, espaço, boa ventilação e presença de isolamento para o inverno na rua. Dadanovsky, colmeias alpinas e espreguiçadeiras ucranianas correspondem a essas características; portanto, é melhor dar preferência a uma delas, com base nas preferências pessoais.
Vídeo: como se tornar um apicultor
Como escolher e comprar abelhas
A melhor época para comprar abelhas é a primavera - o começo do verão, quando a família das abelhas contém representantes de todas as idades. Além disso, a compra da primavera, seguida pela instalação na colméia, permite que os insetos equipem novos favos de mel, estocem alimentos para o inverno e trabalhem para obter mel comercializável.
Ao escolher as abelhas, preste atenção à raça; é necessário dar preferência a cópias adaptadas a uma região específica. É melhor para os apicultores iniciantes pedirem ajuda nas estações de apicultura zonais ou regionais, o que pode dar bons conselhos e ajudar na escolha. A aquisição de insetos nesses locais reduz significativamente o risco de produção de colônias de abelhas improdutivas, antigas ou doentes.
Você sabe Para obter 1 litro de mel, as abelhas precisam voar cerca de 8 milhões de flores, coletando néctar delas.
Antes de comprar, não deixe de inspecionar a família selecionada, prestando atenção especial ao útero. Um sinal da presença do útero é a presença na família de representantes de diferentes idades, enquanto as células rainha inerentes não são observadas. Certifique-se de avaliar a qualidade do útero, para isso considere a ninhada nos pentes.
Se o favo de mel for denso, praticamente sem manchas carecas, semeado de ovos - podemos assumir que o útero é de alta qualidade. Se a ninhada de diferentes idades estiver localizada nas proximidades, isso pode indicar um útero ruim ou danos à ninhada pela doença. A presença de uma ninhada de drones pode indicar infertilidade do útero ou presença de pavio, uma família assim não é recomendada.
Também preste atenção ao estado da família. Famílias de alta qualidade na primavera devem incubar pelo menos 8 quadros, enquanto até 4 quadros são ocupados para ninhada. No verão, uma família de alta qualidade instala até 15 fotos, no outono - até 10.
Que equipamento é necessário para um apicultor iniciante
Para o desempenho de alta qualidade do trabalho de cuidar das colmeias, coletar e processar produtos apícolas, é necessário equipamento apropriado que não apenas simplifique e acelere o processo, mas também proteja contra picadas de insetos.
Proteção de apiário
Para que o trabalho realizado no apiário seja eficaz e seguro, é necessário cuidar de roupas de proteção que cubram todas as partes do corpo e previnam a picada de insetos.
Existem várias regras básicas para escolher e usar roupas de proteção:
- É necessário escolher roupas de proteção da cor clara, é melhor do que branco, neles os insetos reagem mais calmamente.
- O traje deve proteger todas as partes do corpo; as bordas devem ser fixadas com um elástico que impeça a entrada das abelhas.
- Dê preferência às máscaras de apicultura, que se distinguem pela boa visibilidade, possuindo uma malha densa e uma pequena estrutura que impediria que a malha aderisse à face em tempo ventoso (neste caso, as abelhas podem facilmente picar através dela).
- Escolha luvas feitas de material sintético; nas luvas de couro, o ferrão permanece e pode penetrar na pele, mesmo no processo de troca de roupa.
Você sabe As abelhas não fazem distinção entre tons de vermelho, em contraste com azul e amarelo, elas também são capazes de ver raios ultravioletas.
Existem muitas opções para fantasias e máscaras feitas por si. Para uma máscara, é melhor escolher um tule ou uma malha fina de cor escura, pois o material claro afeta muito a visibilidade.
O que você precisa para cuidar adequadamente das abelhas
Cuidar de abelhas e da colméia é mais fácil se você estocar as ferramentas necessárias, entre as quais:
- formão de apicultura - a ferramenta necessária para espalhar os favos de mel, raspar o revestimento de cera e a própolis da estrutura, limpar as paredes e o fundo da colméia;
- fumante - fabricado sob a forma de um cilindro de ferro com um cone de tampa e foles para fumaça. Este dispositivo permite que você afaste as abelhas e faça o trabalho necessário com segurança;
- célula uterina de malha - um recipiente do tamanho de uma caixa de fósforos com duas saídas: uma na persiana de ferro, a segunda representada por um bloco de madeira com uma abertura na qual o alimento é colocado;
- caixa para armação de transporte - Contém até 6 quadros, possui boa ventilação, fecha bem com uma tampa, é necessário mover as abelhas antes de pousar na colméia;
- escova de varredura de insetos - deve ser macio para não ferir as abelhas. É necessário remover insetos das molduras de mel extraídas para o processamento de produtos apícolas. Para cada colméia, é melhor comprar ou fazer uma escova separada para não transferir possíveis doenças entre as famílias de abelhas;
- dispositivo para disparar enxames - representado por dois quadros, que são conectados por um poste longo e leve. Para atrair o enxame para as molduras, elas são esfregadas com melissa e colocadas na colméia, aguarde até que todo o enxame passe para as molduras e transfira-o para a caixa de apicultura;
- removedor de abelha - é necessário remover os insetos das lojas de mel antes de bombear o mel para fora delas. Os mais eficazes são os removedores mecânicos.
Um conjunto de ferramentas para trabalhar com produtos da apicultura
Para trabalhar com produtos apícolas, você também precisa adquirir algumas ferramentas:
- a grande faca do apicultor - o dispositivo, afiado nos dois lados, tem uma extremidade pontiaguda para facilitar a abertura das células de mel. É aconselhável adquirir duas dessas facas, pois cada uma é aquecida antes de iniciar o trabalho para simplificar o procedimento e, quando uma estiver completamente resfriada, use um segundo bem aquecido.
- extrator de mel - necessário extrair o mel dos favos de mel. Existem muitos tipos de separadores de mel, mas os mais populares são os de 2 a 4 quadros (mecânicos) ou 20 a 50 quadros (elétricos);
- peneira - cozinha comum, necessária para filtrar o mel bombeado;
- mesa para impressão de favos de mel, que geralmente possui caixas adicionais onde é conveniente manter todo o inventário.
Métodos de criação de abelhas
Existem dois métodos principais de criação de abelhas:
- Raça pura - é a principal para a obtenção de raças de abelhas domésticas, enquanto acasalam rainhas e zangões da mesma raça para obter rapidamente descendentes de raça pura, preservando as qualidades reprodutivas. O acasalamento livre também é possível, o que garante a máxima sobrevivência e produtividade da família das abelhas.
- Cruzamentos - é utilizado para a obtenção de novas raças; para criação, útero e zangões de diferentes raças. Tais cruzamentos geralmente não dão um resultado positivo, a taxa de sobrevivência de uma nova raça é mínima, a produtividade das abelhas é muito baixa em comparação às famílias de raça pura.
Você sabe Por um dia, uma família de abelhas pode coletar até 10 kg de mel. Em uma família de abelhas, existem até 50 mil abelhas, enquanto apenas 60% dos indivíduos são responsáveis pela coleta do mel.
Cuidados sazonais com abelhas
O trabalho no apiário é realizado durante todo o ano, para que um apicultor iniciante precise conhecer todos os meandros de cuidar de abelhas em um determinado período.
O início dos trabalhos da primavera após a aquisição da família das abelhas deve ser realizado entre maio e abril. Neste momento, todos os esforços do apicultor são enviados para a exibição de abelhas, revisão de famílias de abelhas (se hibernarem no seu apiário), criação de condições favoráveis para alta produtividade e aumento do número de famílias (ninhos são limpos, colmeias são isoladas, abelhas recebem alimentos em quantidades suficientes, favos de mel são reconstruídos, as camadas são reforçadas, caixas adicionais são instaladas para aumentar a família).
No verão, de junho a julho, eles concluem o plano de crescimento da família das abelhas para atingir altos níveis de coleta de mel. Também estão em andamento trabalhos de construção e aquecimento de colméias para abelhas no inverno, e estruturas de forragem são preparadas para o inverno. Ao mesmo tempo, é recomendável mudar as rainhas nas famílias, se houver essa necessidade. No processo de instalação de um caso adicional, eles removem a estrutura do mel para bombear o mel, removem as lojas quando o processo de suborno é interrompido.
No outono, de agosto a outubro, estão em andamento trabalhos para preparar o apiário para o período de inverno. Para isso, é realizada uma auditoria pós-lote para determinar a condição das famílias no final do período de coleta de mel, reduzir e aquecer os ninhos, alimentar ativamente a família das abelhas para estimular a postura de ovos pelo útero. Além disso, eles coletam ninhos para o inverno, preparam a cabana de inverno, processam as matérias-primas de cera, movem as abelhas para as cabanas de inverno.
Importante! Se é ruim preparar um apiário para o inverno, grandes perdas na família das abelhas não podem ser evitadas; mesmo que parte da família permaneça, sua produtividade durante a temporada será muito baixa.
De outubro a março, é realizado o apiário de inverno, baseado na observação de abelhas.Se as colmeias são colocadas na sala, elas mantêm as condições necessárias para um inverno normal, monitoram o regime de temperatura para evitar o congelamento de insetos, mantêm a secura na sala, regulam o nível de umidade (não mais que 50%) e combatem os ratos que gostam de se instalar em colmeias quentes.
Assim, é possível para quem tem boa saúde, recursos financeiros estáveis e, o mais importante, um grande desejo de criar abelhas. Para tornar mais fácil para um iniciante lidar com o trabalho de arranjar um apiário, adquirir abelhas e cuidar delas em diferentes épocas do ano, é recomendável prestar atenção às informações apresentadas na literatura sobre o assunto.