No processo de criação de aves, os agricultores freqüentemente encontram doenças infecciosas ou virais das aves. Para prevenção e tratamento, são utilizados medicamentos especiais, cuja dosagem e método de aplicação dependem do tipo e idade da ave. O artigo descreve o uso de meios terapêuticos e profiláticos "Baykoks" para galinhas.
Características gerais e descrição do medicamento
A ferramenta é usada para se livrar de uma doença como a coccidiose. Pode ser usado para tratar a doença em todos os tipos de aves, incluindo a geração adulta e jovem.
Você sabe Entre os pássaros domésticos, as galinhas se destacam por sua inteligência e visão nítida, lembram-se das características distintivas de cerca de cem pessoas e, além disso, alguns indivíduos conseguem distinguir figuras geométricas e contar.
Os "Baykoks" podem ser utilizados independentemente e em conjunto com outros agentes terapêuticos e complexos multivitamínicos. Não inibe o sistema imunológico e contribui para a destruição de coccídios, o que permite salvar a vida de um grande número de estoques de aves. É utilizado para tratamento e profilaxia, Bycox é um líquido incolor e inodoro.
Substância ativa, forma de liberação e efeito no corpo
O efeito é baseado nas propriedades de uma substância como o toltlazuril, que é capaz de exercer um efeito rápido e eficaz em um grande número de eimeria. As propriedades antiparasitárias são ativas em todas as fases do desenvolvimento.
O "Baykoks" é produzido pela empresa farmacêutica alemã "Vaueg AG" em 2 formas, com diferentes concentrações da substância ativa:
- 2,5% - usado principalmente para aves de criação;
- 5% - para o tratamento de animais grandes.
"Baykoks" 2,5% é produzido:
- em embalagem plástica de 1 litro;
- em ampolas de vidro com um volume de 1 ml;
- em frascos de 10 ml.
Além disso, em 1 ml de líquido - 25 mg da substância ativa. Quando o toltlazuril entra no organismo aviário, ele se acumula no trato gastrointestinal, onde estão localizadas as bactérias coccídios. A substância atua nos parasitas no nível do desenvolvimento intracelular, o que os impede de se multiplicar e os mata.
Indicações de uso
Use "Baykoks" para combater a coccidiose, uma vez que esta doença pode destruir uma parte significativa da população.
Aparece da seguinte forma:
- inibição do pássaro;
- "Congelamento" em um só lugar;
- marcha instável;
- diarréia com sangue;
- sangramento gástrico;
- diminuição do apetite;
- fraco desenvolvimento e um conjunto de crescimento e massa.
Importante! Em «Baykoks» e sua solução pode precipitar. Agite antes de usar.
Bycox é utilizado para tratamento profilático e sintomático. Mata todos os tipos de eimeria - parasitas da classe dos coccídios.
O que pode cair na casa:
- com o solo;
- durante a limpeza com inventário;
- com material de cama.
Instruções de uso da droga para galinhas
Em uma dosagem preventiva, o medicamento é prescrito na análise da concentração de coccídios na ninhada do galinheiro e um indicador de 10-20 mil / g. Em uma dosagem terapêutica, o uso é indicado para a manifestação dos sintomas descritos acima. O medicamento é diluído com água na seguinte proporção - 1 ml de água "Baykoks" por 1 litro de água - dose por 2 dias.
Nesse caso:
- para cada kg de peso de pássaro, você precisa tomar 7 mg da droga;
- ao preparar uma dose grande, o cálculo é o seguinte: por 100 kg de peso - 28 ml de líquido.
As recomendações de uso podem variar de acordo com o tipo de aves e sua idade. As galinhas recebem uma solução com o medicamento 2 vezes ao dia por 2 dias e, em seguida, mantêm um intervalo de cinco dias, após o qual, se necessário, repetem o curso do tratamento.
Importante! Não recomendado «Baykoks» camadas, uma vez que a substância ativa se acumula nos ovos. Se for necessário tratar aves, durante o período de tratamento, seus ovos não devem ser ingeridos, pois podem provocar intoxicação em humanos.
Existem duas opções de tratamento para frangos de corte. O primeiro é o mesmo que o descrito acima, o segundo envolve um aumento na concentração da solução para 3 ml por 1 litro de água e evaporação desse líquido por 2 dias, mas 8 horas por dia. Vale ressaltar que essas aves raramente são infectadas por uma infecção bacteriana, devido a condições sanitárias mais rigorosas.
Contra-indicações e possíveis danos
Sujeito às instruções e recomendações para o uso de "Baykoks", os efeitos colaterais da droga não são observados, pois são bem tolerados pelas aves domésticas.
Os especialistas atribuem o produto à classe de perigo 4, que corresponde a um baixo nível de potencial de dano. Note-se que mesmo uma violação significativa da concentração não prejudicará a saúde das galinhas. O medicamento sem consultar um veterinário pode ser usado já em duas semanas de idade.
O abate de um pássaro é possível após 10 a 14 dias após o final do tratamento, a substância ativa é excretada juntamente com a ninhada. Se o pássaro foi morto mais cedo, as pessoas não deveriam comê-lo. A carne pode ser usada para alimentar animais e obter farinha de carne e ossos.
Condições de armazenamento e datas de validade
Os “Baykoks” devem ser armazenados em conformidade com as condições que garantirão sua adequação e eficácia:
- embalagem fechada com segurança;
- local seco e escuro;
- regime de temperatura 0 ... + 25 ° С.
O prazo de validade é de 5 anos a partir da data de fabricação. Depois de abrir a embalagem, o medicamento pode ser usado por 1 ano. A solução Baykoks deve ser usada dentro de 48 horas a partir do momento de sua preparação.
Análogos da droga
Existem análogos que também podem lidar efetivamente com o problema dos coccídios nas aves domésticas:
- Koktsiprodin - substância ativa toltlazuril, produção Ucrânia;
- "Koktsidovit" - coccidiostáticos com baixa toxicidade, baixo custo, curso de administração de 5 dias;
- Baytril - um antibiótico de amplo espectro, tem um efeito efetivo nos estreptococos, salmonelas e pastrelas;
- Solicox - um medicamento com um efeito mais poderoso que o Baykoks, pois é usado para remover coccídios não apenas em aves, mas também em animais;
- Eriprim - pó para diluição em água, possui amplo espectro de ação, é eficaz no combate à clamídia, micoplasmas, pasteurelas;
- Amprolin - tem um efeito preventivo. Previne a ocorrência de cocidose em aves, roedores e gado. Reduz os sintomas. É fabricado na Holanda, mas possui o análogo ucraniano "Amprolinum 22%", com a substância ativa em uma concentração mais baixa;
- "Diaxox 0,2%" - uma novidade, utilizada no tratamento individual de animais, bem como na terapia de massa;
- Enroxil 5% - uma preparação sob a forma de pó ou solução pronta, adicionada à alimentação dos animais. O efeito de tomar é observado após 2 horas;
- Chiktonik - o remédio é semelhante à ação dos “Baykoks”, porém é mais frequentemente adicionado aos alimentos após a antibioticoterapia, pois contribui para a rápida recuperação de indivíduos em recuperação, saturando seu corpo com multivitaminas.
Você sabe Os cientistas descobriram que as galinhas "falam" sua própria língua e identificaram pelo menos 30 combinações sonoras usadas pelos pássaros para ligar para um parceiro ou para informar sobre o perigo. Além disso, o frango começa a se comunicar com a galinha poedeira antes mesmo de nascer do ovo.
O uso da preparação de “Baykoks” para fins preventivos e terapêuticos ajudará a se livrar dos efeitos negativos da infecção bacteriana e preservará a saúde das aves.