Para todo agricultor, o processo de restauração do gado é muito importante. Para isso, é necessário ser capaz de selecionar corretamente fêmeas e machos para o acasalamento, bem como alimentar adequadamente os filhotes. Isso vale para qualquer animal, incluindo codornas. Para essas aves, a questão da nutrição é ainda mais relevante devido à sua menor distribuição e, portanto, menor conscientização dos criadores sobre o cuidado com elas.
Como alimentar a codorna pequena
A alimentação de codornas nos primeiros estágios de sua vida requer uma abordagem competente. A nutrição desses filhotes precisa ser selecionada individualmente por diferentes períodos, a fim de acostumar gradualmente os animais jovens à alimentação e transferir para uma dieta adulta. Paralelamente, é elaborado um cronograma de alimentação, que permanecerá inalterado no futuro.
Subsídio diário
No primeiro dia após a eclosão, muitos criadores usam o feed do grupo “Start”. No entanto, vale considerar que, para as codornas, os pellets desses alimentos compostos serão muito grandes e, portanto, exigirão moagem adicional. Além da alimentação, você pode usar ovos de codorna misturados com cascas trituradas ou ovos de galinha ralados sem casca como alimento. Além disso, ervas e outras verduras podem entrar nos alimentos. O número de refeições é de 6 a 8 vezes por dia.Além de alimentos, a água também é importante para as codornas. Os filhotes devem montar tigelas com água morna. Em tamanho, eles não devem exceder 3-4 cm de largura e 1-2 cm de profundidade.
Importante! As taças para beber não devem ser muito grandes e profundas para que as codornas não caiam nelas e se afogem.
Semanal
A dieta de pintos que atingiram uma idade semanal já é mais diversificada. A proteína é muito importante para as aves nessa idade, pois fornece crescimento estável e formação adequada do corpo. Peixe cozido e queijo cottage são permitidos em alimentos. Para digerir melhor os alimentos, são adicionadas conchas trituradas. Dos legumes, repolho, espinafre e salada chegam à comida, além de culturas como trevo, urtiga, cebola verde e alfafa.
Duas semanas
Os filhotes de duas semanas já são fortes o suficiente para mudar para uma comida mais séria. Antes de tudo, eles são transferidos para a ração combinada do grupo Rost, cujos principais ingredientes são milho e trigo. Esses alimentos são caracterizados por um alto conteúdo de suplementos minerais e vitaminas. Se o criador não quiser alimentar os filhotes com alimentos compostos, verduras, peixe cozido e queijo cottage podem ser usados como alternativa.Além disso, é necessário instalar banhos com cinzas e areia na gaiola - neles os pássaros não apenas limpam suas penas, mas também limpam o bócio.O alimento é tomado 4 vezes ao dia ao mesmo tempo, formando nutrição de acordo com o regime.
Importante! O alimentador deve ser limpo regularmente para evitar a deterioração dos alimentos. Assim, após cada refeição do alimentador, os demais alimentos devem ser limpos e o próprio recipiente - lave. Somente então você pode adicionar uma nova parte.
Mensal e mais velho
A partir de 1 mês, a codorna leva comida para adultos. É caracterizada por um maior teor de cereais e uma diminuição na proporção de proteínas. Continua o composto de ração "Crescimento".
A dieta dos pintos de codorna é composta pelos seguintes produtos:
- cereais, bem como resíduos deles;
- sementes de papoula, chumiz, cânhamo e outras ervas;
- legumes;
- aditivos gordurosos, incluindo farinha de ossos e peixes, óleo de peixe;
- minhocas;
- produtos lácteos;
- ovos de galinha e codorna;
- culturas vegetais;
- suplementos minerais e vitaminas.
Você sabe Devido à presença de lisozima em sua composição, os ovos de codorna não se deterioram.
O que não pode ser alimentado
Apesar da despretensiosidade bastante alta das codornas nos alimentos, existem produtos inaceitáveis para o consumo dessas aves:
- Queijos
- restos da mesa;
- enchidos cozidos e defumados;
- doces e iogurtes;
- pão branco e preto;
- batatas
- aipo e salsa;
- Tomates
Condições confortáveis
Por mais equilibrada que seja a nutrição, para sua melhor assimilação, é necessário proporcionar às aves condições confortáveis. Primeiro de tudo, esse arranjo da célula. Não deve ser muito pequeno para que os pássaros tenham espaço livre suficiente. Além disso, o design da casa deve excluir correntes de ar e luz solar direta. As taças e os alimentadores devem ser fixados à parede e poder fechar para que nenhum resíduo ou germe entre na ração e na água. A instalação dos banhos de cinzas e areia mencionados acima também é importante. A umidade deve ser mantida em 30% e a temperatura - +20 ° C.
Você sabe Codorniz - um pássaro participando da exploração espacial. Em 1990, o embrião desta ave foi enviado para a órbita, onde nasceu com sucesso. Ao se tornar o primeiro ser vivo nascido em órbita, ele também mostrou que o processo de nascimento não é passível de radiação cósmica.
O processo de alimentar filhotes de codorna é mais do que fácil de aprender. Tudo o que é necessário para o criador é fazer uma dieta adequada para as codornas e alimentar as aves, levando em consideração sua idade e observando a dieta.