Recentemente, os patos Blue Favorit tornaram-se muito populares em grandes granjas de aves. Embora tenha sido criada apenas em 1998, essa prevalência foi resultado de uma seleção muito bem-sucedida. O artigo considerará as principais características da raça, principalmente a criação e o cuidado de seus representantes.
Descrição e características da raça
A criação do pato azul (como também é chamado) é baseada na raça da carne, o que deixa uma certa impressão na aparência do pássaro.
Aparência
Os representantes da raça descrita são distinguidos por uma cor nobre especial. Você pode distingui-los de outros patos pelos seguintes critérios:
- o corpo do pássaro é alongado, maciço, com um peito bastante largo;
- cabeça grande com bico achatado;
- as patas estão afastadas;
- plumagem cinza-azulada grossa. São possíveis variações de cinza escuro a claro, às vezes intercaladas com manchas brancas.
Como distinguir pato azul favorito de drake
Os patos azuis são um pouco maiores, mas mais leves que os marrecos e têm uma cor muito opaca, enquanto nos machos a plumagem é mais brilhante. Os drakes também têm uma crista pequena e uma barba longa.
Outro sinal de como distinguir um macho de uma fêmea pode ser considerado penas arredondadas na ponta da cauda - as fêmeas não as têm. Muitas vezes, os drakes emitem um som fino de assobio.Você sabe Paraesquivar não cria um eco.
Em tenra idade, às vezes, é difícil encontrar diferenças entre os sexos. Nesse caso, você pode observar o comportamento deles. Ao contrário dos patos, os machos são mais conflitantes e agressivos. Os pombos no piquete geralmente deixam os patos avançar e se afastam um pouco deles
Qualidades produtivas
Na avicultura, de acordo com suas características qualitativas, geralmente são distinguidos 4 tipos de aves: carne, ovo, carne de ovo e decorativa. A família descrita é do tipo 3, pois combina rápido ganho de peso e boa produção de ovos.
Produção de ovos
Durante a temporada, um indivíduo é capaz de pôr 100-150 ovos, cada um pesando até 100 g. Os gourmets observam que esses ovos têm melhor sabor do que outras raças ou galinhas.
Peso
Os pássaros da raça Blue Favorite ganham peso muito rapidamente. Assim, aos 9 meses de idade, o pato pode pesar de 2 a 3,5 kg, e o baço com nutrição adequada cresce para 5 kg.
Qualidade da carne
A carne dos pássaros desta família é mais macia do que, por exemplo, no pato de Pequim. Não possui odor específico, é suculento e caracteriza-se por um baixo teor de gordura, rico em elementos minerais. A carne desses patos é considerada dietética.
As sutilezas de crescer
Ao criar aves de capoeira, atenção especial deve ser dada aos cuidados adequados e a uma dieta equilibrada. Somente observando a balança é possível obter um bom ganho de peso em um curto período de tempo e reduzir o custo da criação.
Nutrição
Como o pato Blue Favorite pertence às raças de ovos, deve-se prestar atenção especial à dieta desta ave, pois, graças à nutrição adequada, é possível obter bons indicadores de produtividade.A raça descrita de patos é bastante despretensiosa em nutrição. Uma dieta equilibrada de adultos consiste em 3 refeições. De manhã e no almoço, os patos recebem alimentos úmidos, que incluem misturas de grãos, vegetais e raízes de forma crua e fervida e verduras. À noite, o pássaro recebe alimentos integrais.
Você sabe No processo de muda, o pato perde a capacidade de voar com penas, no entanto, após sua restauração, essa habilidade retorna.
No inverno
Na estação fria, a dieta das aves consiste principalmente em cereais, vegetais e suplementos vitamínicos e minerais. Duas vezes durante o dia, os patos recebem comida úmida, que consiste em farelo de cereais com a adição de vegetais e raízes, além de vários aditivos.
Dos vegetais, deve-se dar preferência especial a abobrinha, cenoura, abóbora ou repolho. Você também pode dar maçãs raladas - elas contêm uma grande quantidade de glicose, ferro e carboidratos. Além disso, batatas ou beterrabas pré-cozidas podem ser adicionadas ao purê.
Para manter o equilíbrio vitamínico-mineral, calcário triturado, giz e farinha de ossos também são adicionados ao purê. Você não pode prescindir de fermento, sal e cascalho, seu conteúdo não deve exceder 2 g por dia por indivíduo. Para manter o sistema imunológico, o pássaro recebe óleo de peixe: ajuda a fortalecer o esqueleto e a melhor absorção de cálcio.Na estação fria, a grama seca pré-preparada ou a farinha de grama, que pode ser misturada à ração úmida, pode ser fornecida como alimento verde.Importante! Uma variedade de dietas melhora a qualidade da carne e dos ovos. Com a alimentação excessiva, o pássaro é obeso e, com falta de comida, o crescimento é mais lento.
Antes de dormir, os patos são alimentados com grãos (por exemplo, cevada, milho, trigo ou aveia). O milho é bem digerido, portanto deve ser 50% da dieta. As vitaminas E e o grupo B são mais valiosas no trigo, por isso pode ser administrado tanto na forma integral como na forma de farelo. Como essas culturas em forma de grão são digeridas por um longo período de tempo, elas são dadas à noite. Assim, o pássaro permanece cheio durante a noite e a energia liberada durante a digestão permite que seja aquecido à noite. Os patos de grão são dados à taxa de 170-190 g por indivíduo.
Além disso, patos e legumes podem ser alimentados. Para isso, as ervilhas picadas são ideais, mas seu conteúdo não deve exceder 10% do volume total de grãos.
A água para patos adultos é dada em grandes tanques, enquanto a muda várias vezes ao dia. No inverno, é melhor derramar água morna, que pode aquecer o pássaro.Importante! Farinha fina, pão mofado e leite fresco devem ser excluídos da dieta, pois eles causarão mais mal do que bem. A farinha pode grudar e, assim, bloquear o sistema respiratório. Os esporos de mofo podem causar aspergilose e o leite fresco pode causar diarréia.
No verão
Na estação quente, a dieta tem uma diferença significativa - o pássaro tem acesso livre a alimentos verdes.Durante este período do ano, os patos podem ser liberados por conta própria para pastar em um gramado verde ou próximo a um reservatório. Essa caminhada afetará positivamente a saúde das aves, reduzirá os custos financeiros e simplificará o atendimento.
No entanto, se não for possível pastar o pássaro, você pode dar como aditivo para molhar os alimentos com uma pequena quantidade de lentilha, que pode ser coletada no reservatório mais próximo. Como alimento verde, trevo triturado, esporão, trepadeira, urtiga ou alfafa. Devem ser administrados até 1 kg de ervas frescas por adulto, por dia. Os patos apreciarão essa iguaria e rapidamente começarão a ganhar peso.
Quanto ao restante da dieta, ela permanece inalterada e apenas seu volume muda. Assim, por exemplo, o farelo precisa receber 1/3 a menos do que no inverno, e os grãos dão 10% a mais.
Recursos de Cuidados
Tal como acontece com a dieta, as condições de manter o pato Blue Favorite são despretensiosas. Pode ser mantido livremente em casas sem aquecimento. Para sua manutenção, um aviário e um curral são ideais. No entanto, ao escolher um local, lembre-se de que a casa deve ter um bom telhado, o que protegerá o pássaro da neve, chuva ou granizo. A área da sala deve ser proporcional ao número de pássaros que serão mantidos nela. E como os favoritos são pássaros grandes, o local para eles deve ser selecionado à taxa de 1 quadrado. m por indivíduo.
O isolamento das paredes e do piso da casa não é necessário, porque esses patos toleram grandes extremos de temperatura. Mas se você começou esta raça para obter ovos, deve saber que os patos correm apenas a uma temperatura ambiente de aproximadamente 30 ° C.Outro ponto importante na manutenção de um pássaro é a duração do horário de verão - sua duração deve ser de pelo menos 16 horas. Para fazer isso, grandes janelas são feitas na casa, que se tornará uma fonte natural de luz. No inverno, quando a duração do horário de verão é significativamente reduzida, em comparação com o verão, você pode usar iluminação artificial. Os criadores de aves de capoeira usam sistemas de iluminação automática que personalizam de acordo com suas necessidades.
O chão da casa é coberto com uma camada de palha - é uma excelente ninhada e uma espécie de poleiro para o pássaro. Além disso, você precisa pensar nos ninhos onde os patos botarão ovos, porque se você não os organizar, os pássaros os organizarão e serão transportados nos locais mais imprevisíveis.
O local para passear os pássaros deve ser espaçoso e ter uma cerca de pelo menos 2 metros de altura. Também é recomendável equipar um pequeno reservatório onde os patos podem nadar e nadar livremente. Tais procedimentos de água podem melhorar a qualidade das penas e penugem.
A casa precisa de limpeza e desinfecção regulares. Lave diariamente o alimentador e o bebedor. Se o lixo se soltar, uma nova camada é derramada, no entanto, é necessário substituí-lo completamente uma vez por semana. O feno nos ninhos é alterado, se necessário. No período de entressafra, a casa é desinfetada.Importante! Não é recomendável forçar os patos a passear. É melhor pastar pássaros depois das 10 da manhã, quando elee já pôs ovos.
Patinhos em crescimento
Não há diferenças especiais no conteúdo de patinhos da raça Blue Favorite de outros representantes dessas aves. Imediatamente após a eclosão, eles são colocados em uma caixa ou em outra pequena sala onde a temperatura é constantemente mantida na faixa de 27 a 32 ° C e a luz fica acesa 24 horas por dia. Sob tais condições, eles são mantidos pelos primeiros 7 dias de vida.A troca de calor dos patinhos é prejudicada, portanto, quando está quente, eles respiram pesadamente, abrem o bico e ficam encharcados. No entanto, se estiverem congelados, eles tentam informar seus proprietários sobre isso. Ao mesmo tempo, eles se reúnem em uma pilha e, assim, tentam se aquecer. As condições mais ideais são quando os patinhos mantêm sua atividade, se movimentam livremente em torno do recinto e descansam separadamente um do outro.
A partir do 8º dia de vida, a temperatura na sala onde os patinhos são mantidos é gradualmente reduzida para 18 ° C. Reduza também gradualmente a duração do horário de verão para 16-18 horas. Quando os patinhos se acostumam às condições, eles podem ser liberados para uma caminhada. Na estação quente, isso já pode ser feito na segunda semana de vida.
Dentro de 12 horas a partir do momento em que aparecem, eles são alimentados com um ovo ralado - pode ser pato, frango ou até ganso. Além disso, a dieta de animais jovens contém principalmente alimentos protéicos. Nos primeiros 3 dias, a dieta consiste em ovos cozidos, ervas, queijo cottage e farelo. Em seguida, vegetais de raiz cozidos (batatas, cenouras) são introduzidos gradualmente, mas o ovo é removido da dieta.Nesse estágio, você pode alimentar como um alimento feito por você mesmo e começos prontos que contêm todas as vitaminas e minerais necessários. É necessário dar comida em pequenas porções para que os patos possam comer dentro de 5 a 10 minutos; Depois disso, o alimentador deve ser lavado.
Não se esqueça da água. Nos primeiros dias de vida, os patinhos recebem água com uma pequena adição de permanganato de potássio. Depois disso, você pode fornecer água comum, mas certifique-se de que eles não virem o recipiente com água. A partir disso, eles podem se molhar e pegar um resfriado.Importante! Ao compilar uma dieta, é preciso lembrar que os grãos integrais podem ser administrados somente após 2 meses, e os laticínios deixam de ser administrados após 1 mês de vida.
Doenças frequentes
Para as aves, as mais perigosas são doenças como coccidos, infecções intestinais e tuberculose. Felizmente, o sistema imunológico do favorito é bastante forte. Os adultos raramente adoecem, mas os animais jovens são muito mais propensos a adoecer.
Para a raça descrita, as seguintes doenças são mais características:
- deficiência de vitamina e doença nivelada - surjam devido à nutrição desequilibrada e à deficiência de vitaminas e minerais, respectivamente;
- onfalite - uma doença na qual o canal umbilical fica inflamado;
- doenças infecciosas - surjam como resultado de nutrição inadequada e preparação de alimentos para animais.
História da raça
A raça em questão foi criada no final do século XX na fábrica de linhagem bashkir. Os criadores trabalharam em uma nova espécie, baseada na raça do pato de Pequim. Como resultado de longas experiências e seleção dos melhores espécimes, a raça Blue Favorite apareceu.
Inicialmente, esses patos eram considerados industriais, mas com o tempo, a história fez ajustes. Representantes da raça Blue Favorite caíram em grandes fazendas e, a partir daí, gradualmente se dispersaram em privado e, como resultado, esse pato se tornou o favorito. É daí que o nome veio, e o azul foi chamado por sua coloração, que durante o ano muda de escuro para azul claro.Você sabe Os patos são ridículos por suas pernas pequenas, que estão amplamente espalhadas pelos dois lados do corpo. É por isso que, a cada passo, o pato rola de um pé para o outro.
Duck Blue Favorite é a raça mais ideal para o lar. Tem boa produtividade em manutenção e em nutrição é despretensioso.