A variedade Kesha é uma daquelas castas que já conquistaram o amor e o reconhecimento de muitos jardineiros. No entanto, nem todo mundo sabe como plantá-lo corretamente em seu site e qual colheita pode ser esperada no futuro, portanto, sugerimos que você se familiarize com as principais regras para cuidar dela em casa.
Histórico de seleção
A variedade de mesa Kesha apareceu no meio do início do cruzamento das variedades Vostorg e Frumoasa Albe. Os autores da nova uva foram criadores russos do VNIIViV im. Potapenko. Outros nomes menos populares dessa variedade são Delight Superior e FV-6-5.
Você sabe Entre as castas, destacam-se as frutas azuis clássicas e as vermelhas, rosa, amarelas e brancas, com tons completamente diferentes. No entanto, é nas bagas escuras que contém o maior número de substâncias úteis, em particular as que impedem a formação de processos oncológicos.
Descrição e características das uvas
A variedade Kesha tem muitas vantagens atraentes, mas antes de estudá-las, vale a pena se familiarizar completamente com as principais características: os dados externos do arbusto e das bagas, o sabor e as características de possíveis variações varietais.
Aparência
A variedade mencionada refere-se a espécies vigorosas, com altos rendimentos. Com bom cuidado, as uvas sempre serão grandes e confortáveis, com formato cilíndrico-cônico. O comprimento do pincel amadurecido é de cerca de 18 a 24 cm, com um peso de 550 a 1000 G. As bagas são grandes (cerca de 30 × 27 mm), doces e carnudas. Teor de açúcar na faixa de 19 a 24%. O peso de uma baga não é superior a 14 G. Em média, a variedade Kesha amadurece de 100 a 115 dias.
A variedade Kesha inclui duas subespécies que, dependendo da velocidade da ocorrência, são designadas como Kesha 1 e Kesha 2. Ao mesmo tempo, cada uma delas é conhecida por outros nomes.
Uso e Finalidade
Kesha é uma uva de mesa, o que significa que é melhor usá-lo fresco ou preservá-lo com frutas inteiras. É improvável que o vinho seja bem-sucedido, pois o suco é mal separado da polpa, mas você ainda pode fazer smoothies saudáveis de verão. Vale a pena fazer outras bebidas com as frutas - todo mundo decide por si mesmo, mas esta uva é ótima para criar deliciosos e perfumados assados.
Vantagens e desvantagens
As vantagens do cultivo da variedade Kesha são muito maiores que as desvantagens, mas, de qualquer forma, é importante considerar todas as características desta uva de elite.
- Os pontos fortes neste caso são:
- excelentes características de sabor;
- amadurecimento amigável de frutas;
- aparência atraente, que é em grande parte o mérito de pincéis grandes e maduros;
- indicadores de alta fertilidade de arbustos jovens (os frutos aparecem em 80% das mudas, portanto, para evitar o espessamento das plantas, é preciso lidar com o desbaste manual).
Quanto aos aspectos negativos do cultivo de Kesha, vale ressaltar que a dureza do inverno não é alta o suficiente (nas regiões norte da Rússia e da Ucrânia você não pode prescindir do abrigo de inverno), bem como a necessidade de remover regularmente um grande número de enteados que engrossam o plantio.
Como escolher as mudas certas ao comprar
Para não calcular mal com as mudas adquiridas, é melhor comprá-las não no mercado, mas em um viveiro especial com boa reputação. Os funcionários dos centros de jardinagem sempre poderão escolher uma muda forte e completamente saudável, que você pode verificar a qualidade apenas inspecionando o material de plantio.As raízes das uvas Kesha não devem ser ressecadas e, com um pequeno corte na pele de uma amostra adequada, um meio brilhante aparecerá necessariamente por dentro. As folhas e a videira da planta selecionada também não devem apresentar nenhum dano ou sinal de doença; caso contrário, existe uma alta probabilidade de que ela não se enraíze em um novo local ou comece a doer imediatamente, o que afetará negativamente a qualidade da colheita futura.
Um dia antes do suposto plantio da uva, as pontas das raízes são ligeiramente cortadas das mudas e colocadas em uma solução de estimulante de crescimento, que no futuro proporcionará um bom enraizamento em um novo local.
Importante! Não compre mudas em recipientes fechados que não permitam avaliar o estado real do rizoma. Às vezes, mesmo uma planta com aparência saudável pode sofrer o estágio inicial da podridão radicular, que só se desenvolverá no futuro.
Recursos de desembarque
A preparação para o plantio de uma muda, como o próprio processo, sempre possui certas características, dependendo da variedade selecionada. Kesha, nesse sentido, não é muito exigente, mas ao mesmo tempo, o jardineiro deve escolher o local certo e executar as ações técnicas necessárias.
Seleção e preparação do local
A área ideal para a colocação das uvas descritas será uma área bem iluminada, mas sem exposição constante à luz solar direta (elas podem deixar queimaduras nas folhas). O plantio de mudas ou mudas geralmente ocorre no final de abril ou início de maio, quando o solo está quente o suficiente. Nesse caso, já em setembro, novos brotos aparecerão na planta jovem e, no próximo ano, as uvas darão os primeiros frutos.Ao preparar o local para o plantio de uma muda, o solo do outono é limpo de detritos de plantas e pás escavadas em uma baioneta, de modo que, na primavera, duas semanas antes do procedimento, apenas desenterre os poços e fertilize-os. Se o acúmulo de umidade é frequentemente observado na área, é útil colocar tijolos quebrados ou argila expandida no fundo do buraco, o que servirá como uma boa camada de drenagem.
Importante! Para garantir uma boa polinização das uvas no local, vale a pena plantar não apenas a variedade Kesha, mas também outras variedades de uvas com flores bissexuais.
Tecnologia de pouso
O processo de plantio da variedade Kesha é bastante padrão e envolve as seguintes ações:
- 2-3 semanas antes do plantio, cavar um buraco de 80 × 80 cm e cobrir 1/3 com solo misturado com uma pequena quantidade de húmus apodrecido. Se for planejado plantar várias plantas ao mesmo tempo, o segundo buraco deve ser cavado a menos de 1 m do anterior (a distância entre as fileiras nesse caso deve ser de pelo menos 50 cm).
- No dia do plantio, adicione uma mistura limpa de solo ao caroço e, depois de colocar o rizoma das mudas, encha-o cuidadosamente com o restante do solo. A profundidade do plantio da uva é determinada com base na altura do colo da raiz: juntamente com o local do enxerto, ele deve permanecer acima da superfície do solo.
- Depois de plantar uma planta jovem, ela é abundantemente regada (o líquido deve ser trazido para o buraco organizado ao redor da muda a uma distância de 30 cm do tronco) e amarrado a um suporte. A quantidade de água usada de cada vez pode ser de 20 a 25 litros.
Cultivo e cuidado
Ao cultivar a variedade Kesha, os pontos-chave para cuidar dela serão a organização de rega competente, a seleção de fertilizantes apropriados, a poda da vinha e o afrouxamento do solo com a remoção simultânea de ervas daninhas.
Rega e fertilização
Ao contrário de muitas outras variedades de uvas, a variedade Kesha não precisa de muita umidade, portanto, com chuvas moderadas, é regada somente após a remoção do abrigo de inverno, antes da floração e durante a estação de colheita de frutas. Para cada arbusto, é consumida uma média de 15 a 20 litros de água parada e relativamente quente.Para não cometer erros de cálculo e não encher demais o mato (isso pode deixar as frutas muito úmidas), você pode cavar um pequeno orifício de drenagem próximo a ele, no qual o excesso de água será drenado.
Em um período seco, a frequência da irrigação terá que ser aumentada, e aqui já é melhor focar no estado da camada superior do solo: não deve secar mais do que 5 cm.A partir dos fertilizantes, as uvas Kesha serão igualmente úteis como compostos orgânicos (por exemplo, estrume podre) e misturas minerais, incluindo fósforo e potássio. Com produtos que contêm nitrogênio, você precisa ter muito cuidado, pois uma grande concentração dessa substância é prejudicial às uvas Kesha.
Poda
A poda sanitária das uvas Kesha é realizada da mesma maneira que para outras variedades, ou seja, antes que os brotos apareçam na videira. Todas as partes congeladas durante o inverno terão que ser removidas e, no futuro, será necessário controlar o espessamento do mato, removendo brotos inférteis laterais desnecessários e folhas murchas.Um novo rim crescerá no lugar da antena cortada, sem rim, mas o tempo dirá quão frutífera será. Se, durante a formação repetida das antenas, novas inflorescências ainda não aparecerem nela, você terá que cortar todo o ramo em que está formada, para que novos brotos apareçam do local da poda ao longo do tempo (pelo menos duas em cada cinco devem estar frutificando). Obviamente, brotos sem frutificação são posteriormente removidos.
Com uma quantidade excessiva de brotos frondosos, a luz solar e uma quantidade suficiente de ar não entram no mato, o que significa que os aglomerados formados não serão capazes de se desenvolver normalmente, o que necessariamente afetará seu tamanho.
Você sabe As uvas são uma das plantas mais antigas cultivadas em nosso planeta, cujas menções foram encontradas nos escritos cuneiformes da Babilônia, na Ilíada Homérica e na Odisséia, que foram trabalhadas de acordo com estimativas aproximadas de arqueólogos dos séculos IX a VIII. BC e
Remoção de ervas daninhas do solo
Um crescimento excessivo de ervas daninhas pode levar a uvas espessadas, então você precisa combatê-las imediatamente assim que elas brotarem do solo. A remoção de ervas daninhas pode ser feita ao afrouxar o solo, o que será apropriado após a próxima rega. É muito mais fácil remover as ervas daninhas de um substrato umedecido, e elas são facilmente esticadas junto com a raiz. É indesejável usar produtos químicos na luta contra eles, porque, em qualquer caso, há uma probabilidade de produtos químicos entrarem na videira.Em média, remover ervas daninhas da variedade Kesha não precisará gastar mais de uma hora em duas semanas, mas isso é apenas se você não iniciar o site.
Importante! Você pode proteger a zona de raiz das uvas das ervas daninhas e da evaporação excessiva da umidade cobrindo a área com estrume podre. Nesse caso, a camada dessa cobertura não deve exceder 3 cm.
Métodos de criação
Entre os métodos reais de propagação de uvas da variedade descrita, apenas duas das opções mais adequadas são distinguidas - plantar estacas e enxertar uma planta antiga, o que ajudará a renová-la. O material de plantio, separado do arbusto-mãe, enraíza-se facilmente em solo fechado, após o qual as mudas cultivadas podem ser plantadas em um local constante de crescimento, como descrito acima.
Em média, será possível obter a primeira safra com esse método de propagação da variedade Kesha antes de 3 a 4 anos; muitos jardineiros preferem simplesmente atualizar o mato antigo enxertando. Além disso, esse procedimento pode ser realizado durante todo o período vegetativo da planta, o que também é uma vantagem adicional. O processo de enxerto de uva consiste nas seguintes etapas:
- Corte de um corte anual de uma planta mãe saudável (realizada em forma de cunha) e seu tratamento com um estimulante de raiz (por exemplo, "Humate"). No enxerto de inverno, é aconselhável cobrir adicionalmente o pedúnculo com parafina derretida (após a aplicação do material, o material de plantio deve ser imerso em água fria). Isso irá protegê-lo da exposição a baixas temperaturas.
- Aparar e rejuntar a partir da lasca do mato (o local da enxertia deve ser suave e uniforme).
- Realizando uma pequena divisão na filmagem, cujas dimensões corresponderão ao tamanho da haste (um eixo com uma divisão muito grande não é mais adequado para uso posterior).
- Colocando as estacas em uma fenda e fixando o local da fratura com barbante de tecido (é melhor não usar materiais artificiais, pois eles não se decompõem).
- A aplicação de argila úmida no porta-enxerto e sua cobertura com uma camada de solo, o que deve evitar a evaporação excessiva da umidade (sem ela, o processo de fusão de uma nova estaca e uma antiga planta será impossível).
Abrigo para o inverno
A variedade de uva Kesha é uma planta resistente ao frio que pode suportar geadas de até -23 ° C. No entanto, em alguns casos, esse nível de resistência ao gelo não é suficiente e, para evitar o congelamento da videira e a aparência de gelo nela, é melhor abrigar os brotos em tempo hábil. É aconselhável realizar este procedimento logo após a poda de outono da videira, simplesmente removendo os brotos do suporte e prendendo-os ao próprio solo.
No final de novembro, todos os galhos devem ser cobertos com folhagem ou outros galhos secos e, além disso - esticar fibras de agrofibra ou filme plástico com orifícios para circulação de ar.
Importante! A videira não deve ser coberta com vapores, caso contrário, as gotas que aparecem em dias gelados se transformarão rapidamente em gelo.
Doenças e Pragas
A variedade descrita é caracterizada por uma resistência bastante alta a doenças e pragas, no entanto, a probabilidade de infecção não pode ser completamente descartada. Inspecione regularmente a videira e as folhas de videira para detectar sinais de oídio, podridão cinzenta e carrapatos, que são os inimigos mais comuns da variedade Kesha.
Oídio afeta a parte verde da uva e se espalha muito rapidamente por todo o arbusto. O principal sintoma de um problema é um revestimento ligeiramente amarelado e até tuberoso nas folhas, às vezes apresentado como manchas disformes. Para lidar com isso, eles costumam usar uma solução de sulfato de ferro (300 g por 1 balde de água), bem como preparações fungicidas especiais: por exemplo, Strobi e Mikal, diluídos em água, de acordo com as instruções da embalagem. O processamento da uva é preferencialmente realizado em clima calmo, protegendo previamente a pele e o trato respiratório da exposição a produtos químicos.Podridão cinzenta - uma doença fúngica que se desenvolve ativamente com altos níveis de umidade. O principal sintoma de dano às uvas é a presença de manchas marrom-acinzentadas em todas as partes do arbusto; com o tempo, folhas e brotos danificados caem. As partes mortas devem ser removidas do local, caso contrário os esporos do fungo cairão novamente na planta. Para impedir o desenvolvimento da podridão cinzenta, a planta é pulverizada com uma solução da preparação de Folpan, e os fungicidas Topsin M e Rohrval Flo são adequados para a fase ativa da doença.
Presença carrapatos é fácil perceber quando se examina a planta, você só precisa olhar para o interior da folha. Os principais sinais da atividade de pragas:- manchas marrons cobertas com uma ligeira pubescência (ácaro de feltro);
- pontos de luz cobertos com placa amarela (ácaro);
- manchas amarelas com um buraco no meio (ácaro das folhas).
Como prevenção de doenças e pragas, é aconselhável tratar a planta com uma mistura de Bordeaux a 1%, duas vezes por temporada, e também monitorar a remoção do excesso de líquido do mato.
Assim, a variedade Kesha não exige muito cuidado e, com atenção moderada, sempre o deliciará com uvas grandes e saborosas. A reprodução desta uva não será difícil.