Ao pescar, você precisa conhecer o máximo possível a aparência do peixe, seus hábitos e métodos de pesca para classificar corretamente o troféu. No artigo, você aprenderá tudo sobre o chub - como ele se parece, sua descrição e características, características da pesca.
O que é um chub
Chub (em latim: Leuciscus cephalus) - uma das espécies de peixes de água doce que aprende desde cedo a família Karpov (Cyprinidae). À medida que crescem, espécimes maiores geralmente levam um estilo de vida solitário. Ele não é um predador no sentido literal da palavra, como lúcio, lúcio, asp, peixe-gato, pois pertence à família das carpas. O chub é classificado como peixe predador condicional - é capaz de comer alevinos e pequenos juvenis de vez em quando, mas é onívoro.
Descrição e origem das espécies
Este é um peixe raso de cor prata escura, geralmente com brilho marrom ou bronze. Ela tem uma cabeça maciça e opaca característica (uma testa larga é a quarta parte em altura), uma boca muito grande e um corpo arredondado. Por esses sinais, esse nome ganhou seu nome - um chub.
Sinônimos podem ser os nomes de bandeiras, bandeiras usadas na vida cotidiana. A espécie deve sua origem à seleção natural e à maior sobrevivência das espécies na luta pela vida.
Características
As características morfológicas desta espécie podem ser reduzidas às seguintes características, permitindo identificar o filhote:
- corpo ligeiramente alongado, cilíndrico, achatado lateralmente. Os adultos são mais amplos devido ao fato de que o crescimento no comprimento diminui e eles crescem em largura;
- escamas cobrindo o corpo, grandes, marrom-esverdeadas, localizadas densamente imediatamente atrás das brânquias, delimitadas na borda livre com pontos de pigmento escuros. A direção da linha lateral, que contém 43-53 escamas, é curvada em arco para o abdômen;
- o dorso é marrom claro ou verde escuro, ficando quase preto na parte superior, os lados são amarelo dourado ou cinza prateado, a barriga é clara com um tom rosa pálido;
- barbatanas caudais dorsais e simétricas curtas, verde-acinzentadas com revestimento vermelho, barbatanas anal e oblongas arredondadas ventrais - vermelhas, peitorais - laranja. A barbatana dorsal em projeção está localizada na frente da anal e começa acima da base do abdominal;
- a cabeça é grande, inclinada para baixo;
- boca retrátil, larga, sem antenas, lábios avermelhados, grossos e macios, mandíbulas do mesmo comprimento;
- os olhos são grandes, com uma mancha esverdeada no topo, localizada abaixo do eixo do meio do tronco, a íris é cinza;
- bochechas e placas branquiais rosadas com um tom dourado;
- dentes faríngeos poderosos com um gancho no topo, dobrados para dentro, sentados nos ossos faríngeos, duas fileiras;
- a cordilheira consiste em 42–46 vértebras, dependendo do tamanho do peixe.
Quantos anos vive
A obtenção de tais informações na Internet não é tão simples, na maioria das vezes você só encontra os tamanhos e indicações máximos para o período em que a idade do peixe se aproxima da desova.
Ninguém pode determinar exatamente quanto tempo vive, mas a cautela e a vigilância permitem que o filhote viva por um tempo relativamente longo - até 8 a 15 anos, ou até mais. Caem na captura por acaso, e só podem ser alcançados durante a desova, pois permanecem em grupos no rio para procriação, ou com uma vasta experiência na pesca e no conhecimento dos hábitos desse peixe.
Você sabe Para descobrir a idade do peixe, pode-se examinar escamas retiradas de lugares diferentes, de preferência da área acima da linha lateral. Linhas concêntricas formadas anualmente e apropriadas à idade serão visíveis.
Quanto cresce e em que tamanhos cresce
A idade do chub pode ser aproximadamente determinada pelo tamanho que atinge pela taxa de crescimento estabelecida e pelas capturas registradas de troféus.
A julgar pelo fato de atingir um máximo de cerca de 60 cm, e os registros atuais indicam tamanhos grandes (63,2 cm), você pode estimar o tamanho por idade assim:
- o primeiro ano - cerca de 5-7 cm;
- o segundo - cerca de 10 cm;
- o terceiro tem cerca de 15 cm;
- o quarto tem cerca de 17 cm.
Um filhote de dez anos de idade a esse ritmo deve ter entre 30 e 33 cm ou até 39 cm e um filhote de quinze anos de 50 cm. As dimensões são de 30 a 40 cm e o peso é de cerca de 1 kg. Entre os troféus registrados, é mencionado um pedaço de 1,14 kg com o tamanho do corpo sem cauda - 38 cm e com cauda (da cabeça à ponta) - 44 cm.
O chub capturado na Bielorrússia é considerado um recorde mundial - 8 kg e 80 cm, infelizmente, o local e o autor da captura são desconhecidos (talvez essa seja outra bicicleta de pesca). Na Inglaterra, o recorde de 2,27 kg foi mantido por 55 anos, até que em 2010 ele foi pego em um equipamento padrão com acessórios para o cabelo com uma amostra de 3,29 kg (Trent River).Você sabe Colorir o peixe de uma cor escura por cima e uma transição gradual para um tom claro no estômago serve como disfarce. Esse padrão os torna menos visíveis na coluna de água.
Na Rússia, ninguém viu nas capturas do chub mais de 6 kg e mais de 60 cm de comprimento, mas não se pode argumentar que essa seja a verdade última, à medida que a pesca continua, e novos registros são possíveis.
Os números podem ser considerados muito aproximados, porque o tamanho do peixe na natureza, e não engorda, depende de muitos fatores ambientais - as condições no reservatório e quais alimentos estão disponíveis e em que quantidade.
Distribuição e habitats
O Chub é encontrado em rios de montanha e planície média na Europa, com exceção das ilhas do Mediterrâneo, Portugal, Irlanda, Islândia e Norte da Escócia, Ásia Menor, Cáucaso, Irã e Iraque, e é encontrado nas bacias do Volga, Urais, Tigre e Eufrates. Trata-se principalmente de peixes fluviais, mas raramente é encontrado em lagos, perto de reservatórios de represas e em baías.
A espécie é muito resistente a flutuações de temperatura e não realiza grandes migrações. No leste e noroeste da Rússia, o filhote vive nos mesmos lugares que a truta, o salmão, o acinzentado e muitas vezes onde, devido às baixas temperaturas, não há outros peixes da família dos ciprinídeos.Importante! O declínio da população de chub nos últimos anos deve-se a descargas descontroladas, efluentes industriais e poluição dos rios.
Trata-se de uma espécie difundida e às vezes numerosa, mas não tem valor comercial. Na maioria das vezes, é um assunto de pesca amadora ou esportiva.
Importante! A água que flui lentamente evita e se instala de boa vontade em rios limpos e frios, com fundo pedregoso e com velocidade de fluxo de 0,2 a 1,6 m / s, mas pode superar fluxos de até 2,7 m / s; portanto, quase nunca é encontrada nas regiões mais baixas e estuários, mas na parte superior - numerosos.
Os habitats favoritos estão sob galhos salientes e entre densos obstáculos subaquáticos, em margens íngremes e em fendas, onde os peixes podem contar com sombra, comida e proteção. Frequentemente encontrado em águas rasas e banheiras de hidromassagem na fronteira da mistura de fluxos rápidos, nos galhos laterais de grandes rios, onde o fluxo é mais calmo.
Vídeo: onde o chub mora
O que come
Chub é um eurífago, isto é, um peixe onívoro e guloso, em sua dieta uma ampla variedade de alimentos de origem vegetal e animal. Ao contrário de outros peixes, ele come durante todo o ano - tanto nos dias quentes de verão quanto em uma manhã gelada de inverno.
Desde o nascimento, os alevinos se alimentam principalmente de artrópodes e copépodes - plâncton, crustáceos marinhos e de água doce. Indivíduos com 10 cm de comprimento se alimentam de invertebrados, vermes, moluscos, insetos voadores, caídos na água, plantas vasculares e juvenis de peixes (carpas de água doce, gudgeon, barata, espécimes sombrios e pequenos de sua espécie). A pesca predatória ocorre com mais frequência nos meses de inverno.Você sabe Alguns peixes africanos escavam na lama quando os reservatórios secam e podem viver ali por anos esperando as chuvas, para que os habitantes locais pescem com uma pá, não com uma vara de pescar.
No verão, o chub não pode prescindir de alimentos vegetais, que representam até metade do volume de seus alimentos naturais (sementes, caules, raízes, folhas de plantas, algas pequenas, grãos de aveia, trigo, cevada, ervilhas que caíram na água). Ele gosta de frutas e, nas regiões sul, é frequentemente apanhado em cerejas ou ameixas. Espécimes grandes são capazes de caçar sapos e ratos nadadores.
Muitas vezes, a dieta depende da época do ano. Na primavera, a água derretida é levada para os rios de vermes; durante o vôo de besouros no início do verão, insetos descuidados se tornam uma comida saborosa. Em julho, quando muda crustáceos, o filhote geralmente guarda a cobiçada presa nas tocas. Com base nessas preferências de peixe, os pescadores escolhem iscas para a pesca de chub em diferentes estações.
Reprodução
Os machos atingem a puberdade aos 3-4 anos de idade, crescendo cerca de 15 a 17 cm de comprimento, as fêmeas aos 6-7 anos e 20 cm de comprimento. A desova começa em abril - maio a uma temperatura da água acima de + 18 ° C e geralmente ocorre ao meio-dia. Nas regiões sul da Rússia, o processo de criação ocorre mais cedo - no final de março.
A fêmea deposita cerca de 60 mil ovos por porção por quilo de seu peso corporal. O fundo do caviar, correndo sobre solos pedregosos e arenosos a uma profundidade de 1,8 a 3 m, laranja, tem um diâmetro de 1,5 a 2 mm e adere ao fundo do rio usando conchas pegajosas. A incubação dura 3-6 dias. Os alevinos aparecem com cerca de 5,5 mm de comprimento e, a princípio, se escondem no abrigo de pedras e obstáculos. Atingem 5 a 7 cm no primeiro ano de vida, as barbatanas se desenvolvem em 1,5 cm e o corpo é coberto de escamas em 3 cm.
A criação de chub é estimulada pela água corrente, para que eles não deixem o canal direito do rio, embora também possam procurar outros lugares calmos - em uma baía profunda atrás de um estímulo, na sombra e atrás de pedras, onde podem se esconder e descansar após atividades cansativas.Recursos de pesca
Nem todo mundo consegue pegar um peixe - esse peixe incrível é forte, cuidadoso e astuto, sempre em guarda como caçador. Embora culinário em muitas revisões, não é o peixe mais atraente, mas nas qualidades de luta, dinamismo e coragem, não é igual a ele.
Importante! Posicione-se o mais longe possível da costa, tente se esconder e se disfarçar - as vibrações que você faz perto da água e sua sombra na superfície podem assustar o peixe, e ele deixará este lugar.
Um peixe que sentiu um anzol na boca se afasta da costa, desenrolando os metros de uma linha de pesca de uma embreagem de fricção de uma bobina giratória ou alimentadora, acompanha o fluxo, tenta se esconder nas profundezas e é jogado para a superfície. Há evidências de que, na tentativa de se libertar, o filhote cortou a linha com a barbatana dorsal.
O chub pode ser considerado um peixe universal, porque é perfeitamente capturado em todos os tipos de equipamentos - fiação, alimentador, canas de pesca de fundo, meio barco com bóia, na fiação da costa ou do barco. A escolha da arte depende inteiramente da preferência do pescador. O mais importante é o conjunto de iscas, e um bom equipamento nesse assunto é a chave para o sucesso.
A variedade de iscas de fiação é muito grande - spinners e oscilantes, wobblers, cujos tamanhos variam de 2 a 5 cm, trava-galhos, rabo-vibradores com 4-5 cm de comprimento. As cores naturais coincidem com as espécies de suspensões e vegetação comuns encontradas nesta água. Vale a pena comprar iscas flutuantes, neutras e afundantes.São capturados em wobblers flutuantes por liga - são baixados rio abaixo até o local provável de peixes em arbustos pendentes, obstáculos subaquáticos, ou seja, áreas onde é difícil jogar o equipamento. Então a isca é gentilmente puxada. Wobbler afundando: funciona bem ao pescar contra a corrente e leva rapidamente à profundidade desejada.
Um equipamento como um alimentador permite que você puxe amostras grandes para o local de pesca e pesque com sucesso, e a alimentação constante atrai um grande tubarão. O método é usar uma cesta de isca e uma isca vibratória. Em vez disso, você pode usar bugigangas especiais que ficam penduradas em uma linha de pesca entre as guias da vara.A isca para pescar na fiação é bastante diversificada devido ao chub onívoro. Isso pode ser larva, vermes vermelhos e brancos, milho enlatado, o que ajuda mesmo com as mordidas mais lentas, queijo, salsichas, frutas, crostas de pão, moscas caddis, algas, sanguessugas, besouros, caracóis, moscas, borboletas.
O local de pesca deve ser alimentado com uma pequena quantidade de cereal de cereais (cevada, milho, milho, ervilha) com a adição de bolo de óleo, minhocas picadas, dispersando a bóia antes do banho, o que possibilita a atração de peixes. Certamente, cada pescador tem seus segredos na preparação da mistura de trabalho e dos métodos de isca. Em diferentes regiões, depende dos alimentos que o chub alimenta na lagoa.Em maio e junho, é possível capturar espécimes realmente grandes, pois assim que as margens começam a ficar verdes, os tubarões atacam a vegetação costeira em busca de alimento. Geralmente, você pode confiar em morder o ano todo - na primavera, verão e outono, mas a melhor e mais eficaz estação de pesca ocorre nos meses de verão e o início do outono é julho, agosto e setembro.
A temporada de outono de pesca geralmente dura de setembro a final de novembro e, mesmo com tempo chuvoso, é possível pegar o padrão desejado, embora o chub não seja tão ativo no outono quanto no verão. Pescar na temporada de outono exige encontrar um bom lugar, porque o peixe sai dos habitats de verão (transborda e canais fluviais) e vai para novas áreas tranquilas onde pode sobreviver com sucesso ao inverno.Importante! No inverno, a atividade vital do chub diminui, vai para o fundo e praticamente hiberna, de modo que só pode ser enganchada durante o degelo.
Quanto à hora do dia, pela manhã as condições são mais favoráveis e, durante o dia, você pode esperar apenas peixes pequenos. O melhor momento é a noite, quando indivíduos grandes mostram sua atividade. Mas à noite, sendo um peixe diurno, não mostra sinais de atividade.
É difícil confundir uma mordida de chub - uma onda espumosa, um forte respingo, um empurrão e um golpe forte que podem quebrar o equipamento e derrubar a haste da mão. No caso de um anzol ruim, o peixe geralmente o interrompe, porque tem uma boca forte. Isso requer que o pescador não apenas tenha habilidade, mas também uma compreensão das características biológicas, características e hábitos do peixe.
Chub Fish
Dos parentes mais próximos da família Karpov - dace e ide -, o filhote se distingue por uma cabeça grande com uma boca grande e inclinada, uma testa larga. No dace, as barbatanas são mais amareladas, as demais são cinzas, com bordas brancas, a anal tem um perfil de corte diferente do chub, no qual é reta ou convexa.
Somente durante a estação de desova, as barbatanas anãs adquirem uma cor laranja avermelhada. Foi nessa época que era difícil distinguir entre dace maduro e filhotes jovens, pois eram semelhantes em estrutura e coloração corporal.
Importante! De acordo com o testemunho de pescadores experientes, em locais onde o ide está se reunindo, não se deve esperar pegar um chub - ele está ausente lá.
Os pescadores menos experientes têm dificuldade em reconhecer o chub e o ide - são muito semelhantes na aparência e na forma do corpo, mas podem ser distinguidos pelo tamanho e cor dos olhos - no chub são grandes e brilhantes e no ide - pequeno e verde-amarelado. Ambas as espécies vivem em lagos, rios de montanhas e planícies, são quase onívoras e crescem do mesmo tamanho. Os adultos podem atingir até 70 cm de comprimento e pesar cerca de 6 kg.
Em tamanhos pequenos, às vezes o chub é confundido com barata, pois tem a mesma cor do corpo e da barbatana. A identificação deve ser realizada de acordo com o formato das barbatanas dorsal e anal - elas são convexas no chub e côncavas na barata.
O chub é onívoro e capaz de crescer em ritmo acelerado, é um predador astuto e cauteloso, não permite que ele se aproxime de si mesmo e resiste ao último - essas qualidades tornam a pesca uma atividade emocionante e permitem merecer uma captura de troféu.